Instalar extensões do Chrome no Opera e vice-versa
Desde que a Opera anunciou que iria abandonar o seu motor de browser, o Presto, para passar a usar o WebKit e desde que foi apresentada a sua primeira versão que se aguardava por uma forma simples de usar as extensões do Chrome no Opera e o contrário.
Era inevitável que esta situação acontecesse até porque ao partilharem uma base comum, muitas das suas funcionalidades são similares e compatíveis.
Pois agora passou a ser possível instalar as extensões entre estes dois browsers de forma indiscriminada. Vejam como.
Para conseguirem realizar esta instalação de forma transversal entre os browsers apenas necessitam de uma extensão, no caso do Opera e um renomear de um ficheiro, no caso do Chrome.
São processos muito simples e que vão para já garantir que possam usar uma extensão no Opera que tenha sido originalmente criada para o Chrome e o oposto.
De notar que este intercâmbio entre estes dois browsers apenas funciona para extensões e não para Apps ou temas. Devem ainda ter instalada a versão Next do Opera e a versão e a versão 28 ou superior do Chrome.
Do Chrome para o Opera
Esta será com certeza a mais usada das duas dicas. O Opera ainda agora chegou ao mundo do WebKit e do Chromium e por isso existem ainda poucas extensões disponíveis para este browser.
Mas nada como reaproveitar as extensões que mais usamos no Chrome e trazê-las para este (novo) browser.
Claro que alguém já se debruçou sobre esta questão de forma séria e surgiu de imediato uma extensão para Opera que permite que instalem de forma directa e na Store do Chrome as extensões que pretendem usar no Opera.
Para acederem a essa extensão basta que acedam com o Opera à página da extensão Download Chrome Extension, criada para ser usada no Opera, mas na Store do Chrome.
Depois de instalada a extensão apenas necessitam de aceder com o Opera à Store do Chrome e escolher as extensões que querem instalar.
Vão ver que o botão de instalação mudou para vermelho e que têm um novo símbolo na barra de endereço do Opera.
Cliquem então em Instalar para que essa extensão passe a estar disponível no vosso Opera.
Download: Download Chrome Extension
Do Opera para o Chrome
A instalação de extensões do Opera no Chrome é também possível e requer apenas um pouco mais de trabalho que o oposto. Não existe nenhuma extensão criada para este fim e por isso o método é tradicional.
Comecem por aceder à página de extensões do Opera e procurem a que querem transportar para o Chrome.
Dentro da página dessa extensão devem clicar no com o botão direito do rato em cima do botão verde de instalação e escolher a opção de gravar o conteúdo do link.
Ao contrário do Chrome, o Opera permite que descarreguem os ficheiros das extensões, o que facilita este processo.
Gravem o ficheiro num local conhecido e alterem a extensão do mesmo de .nex (formato Opera) para .crx (formato Chrome).
Depois disso necessitam de aceder à página de extensões do Chrome (Coloquem chrome://extensions na Omnibar) e arrastar lá para dentro o ficheiro que descarregaram e renomearam.
De imediato a instalação é iniciada e devem apenas validar as permissões pedidas e dar continuidade a este processo.
De imediato essa extensão fica disponível para ser usada, ainda que não seja nativa do Chrome.
A necessidade desta instalação manual prende-se com a impossibilidade de instalar extensões de fora da Store do Chrome fora desta página de gestão de extensões.
Este assunto tinha sido já tratado neste artigo e nele apresentámos com maior detalhe a forma de instalação e as razões deste impedimento.
Está então apresentada a forma simples e rápida de usar extensões do Chrome no Opera e o inverso.
Apesar de ser um browser que agora começa a usar todas as potencialidades do WebKit, ainda existe uma oferta reduzida de extensões. O tempo encarregar-se-á de trazer os programadores para o Opera, ainda para mais com a facilidade que é criar extensões, tendo por base o que está já criado para o Chrome.
Este artigo tem mais de um ano
E do firefox para o chrome existe como?
Muito bom! Sendo o Opera o meu browser de eleição, fico contente com esta notícia 🙂
Me too! =)
+1
Já testaram a aplicação? Qual foi a versão que usaram. A mim ainda só meu uma aplicação 🙁 À espera de novidades, parece-me tão excelente 🙂
“Don’t get Scroogled!” e é bem verdade, chrome nunca mais, tem uma interface muito simples, não tem com personalizá-lo e poucas definições avançadas para o meu gosto. Opera não me converte bem os favoritos do firefox, para além de não abrir algumas páginas web.
Entre ser complexo com demasiadas funções que raramente se irá mexer e ser simples, rápido e prático, bem como seguro, acho que prefiro a 2a parte… Mas gostos são gostos.. lol
Sim também concordo, só que o chrome é simples demais, prefiro algo que tenha mais coisas mesmo que não as vá utilizar do que depois fazer falta.
Se linux fosse tão ou mais complexo como o windows em termo de definições avançadas tenho a certeza que agora era o linux que reinava. Mas como é um sistema tão simples e faltam-lhe tantas coisas a nivel gráfico como o windows, isso nunca irá acontecer.
Sou muito favorável ao Chrome, mas ja fiz uso do Opera posteriormente, e aprovei o pouco tempo que tive com ele, o que não me fez ter longo uso dele foi que eu ja fazia uso do Chrome a um bom tempo.
Mas pelas notícias recentes espero que ele me surpreenda, e porque não, fazer com que eu o escolha como browser nato.
A unica coisa que me entriga é, será que ele também apresentará uma forma de sincronização de extenções dos Operas de distintos dispositivos bem como o Chrome o faz?
Finalmente Mudaram, o presto era uma grandessissima m*#4$%#
deveriam era terem mudado para o blind para serem diferentes 😛
Bem terem mudado para webkit vai trazer mais população xD
Agora falta o firefox 😛
Eles usam blink junto com a Google.
Gosto do Ópera, sempre gostei talvez porque nos primórdios da Internet era o mais usado em ambientes empresariais.
Entretanto mudei-me para o Firefox e posteriormente para o Chrome (engraçado, acho que nunca usei IE, tanto quanto me lembre). Quem sabe se, com este novo rumo, não me mude novamente para o Ópera.
Quando clico em “Adicionar ao Opera” pede-me para transferir o ficheiro “download-chrome-extension-9-2.0-2.nex”. Já tentei outra extensão e deu. Só esta é que não consigo.
Resolvido.
Como reslveste? Tenho o mesmo erro.
Estava a usar o navegador errado. Tens de usar este: http://www.opera.com/pt/developer/next
Quando clico em “Adicionar ao Opera” pede-me para transferir o ficheiro “download-chrome-extension-9-2.0-2.nex”. Como faço para resolver? Não consigo!
Tens de usar este navegador: http://www.opera.com/pt/developer/next
Alguem pode me ajudar?? Não instala… apenas transfere! O Colega Gonçalo Damas, conseguiu mas não divulgou como!
Tens de usar este navegador: http://www.opera.com/pt/developer/next
Eu não divulguei porque como ninguém estava com o mesmo erro…
Aqui se está a falar do imbuste do Opera Next e não do verdadeiro, e quanto mais enface se da a isto menos tempo vão dedicar a melhorar o Opera… o que quero dizer com isto é que daqui a pouco nos arriscamos a que os sites sejam feitos para Chromium (webkit ou blink) e nos esqueçamos de Trident, Firefox (não me lembro agora)…
Poderia atualizar? essse ano as estensões ficam desativadas!