Eu quero o ReadyBoost na minha Pendrive USB
Antes de mais deixem-me dar-vos alguns esclarecimentos sobre esta tecnologia agora usada pela Microsoft no Windows Vista. O ReadyBoost em grosso modo funciona como um disco de cache do Windows, isto é o sistema operativo usa esta memória para aliviar o processador.
Bom, estamos então a falar de uma espécie de memória virtual, o processador em caso de saturação da RAM desvia para essa memória o conteúdo a processar. Basicamente este processo deveria aumentar o desempenho do Windows quando abríssemos uma aplicação por exemplo, ou mesmo notaríamos diferenças no carregar do Windows. Ainda não me convenceu.
Mas decidido a experimentar lá comprei uma pendrive de 1GB e todo contente dei-a a conhecer ao Vista. O resultado foi que a pen não reunia as condições para ser usada como ReadyBoost. Li em vários artigos que a utilização das pendrives nesta tecnologia reduzia o tempo de vida das mesmas, dado a tremenda utilização por parte do Vista.
Mesmo assim não estava nada convencido que aquela pen não dava. Toca a vasculhar a net e lá vi uma forma de contornar o problema. Deixo-vos um guia simples para em caso de lhes terem acontecido o mesmo poderem dar uso ao dispositivo.
Esta foi a mensagem que recebi assim que dei inicio à tentativa de utilização do ReadyBoost, não dá!
Muito bem, para começar vamos lá mexer no registo do Vista, chamem a janela do Executar, pode chamar essa janela premindo a tecla win+E. Escreva regedit e carregue no enter.
Agora dentro do registo não se esqueçam de fazer uma cópia integral do mesmo, Ficheiro, exportar, nessa janela escolhem o destino da cópia, dão o nome à cópia do registo, seleccionam logo por baixo do nome a opção "Tudo" e Guardar.
Agora vamos navegar até HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion -> EMDgmt
Dentro da chave EMDgmt podemos encontrar as referências dos dispositivos USB já instalados no Vista.
Naveguem com o scroll até final dessas chaves e verifique que no final de cada uma terá o nome dado por si às mesmas.
Muito bem, agora clique na pendrive em causa e repare no menu do lado direito onde aparecerão vários valores DWORDS.
Escolha o valor com o nome "DeviceStatus" dois cliques e altere o valor decimal que lá está para 2, pode reparar que no meu caso tinha 4.
Agora escolha o valor com o nome "ReadSpeedKBs", dois cliques e altere decimal o valor para 1000.
Por fim edite também o valor de nome "WriteSpeedKBs" e altere também o valor decimal para 1000.
Muito bem, depois de feitas as alterações feche o registo do Vista, retire a pendrive da porta USB e volte a ligar. Agora escolha na janela de arranque a opção "Acelerar o meu sistema"
Como podem constatar já está preparada para servir de "proporção a jacto" ao Windows Vista, nada ou quase nada notei, mas eles afirma melhorias significativa. Em nota de rodapé quero apenas dizer que a qualidade dos equipamentos interfere como é óbvio nos resultados, um dispositivo de qualidade apresenta valores em tempos de gravação superiores a dispositivos menos capazes.
Para saber mais, usem o Google e descobrirão quem já usou esta tecnologia nos seus produtos, resultados e muita mais informação. Espero que seja útil este guia e se souberem mais usem os comentários para expressarem a vossa opinião.
Este artigo tem mais de um ano
Eu vi em um vídeo no youtube um cara fazendo mágica com o Windows Vista. Boot em alguns poucos segundos, programas pesados abrindo rapidamente, tudo utilizando essa tecnologia… não me lembro do link, mas se der uma olhada, acho que consigo ele novamente.
Abraço.
Estranho que eu tenho o Vista instalado mas devido a algumas incompatibilidades, só utilizo o Ubuntu e o XP. Qualquer hora pego um pen drive e tento fazer esse teste aqui em casa.
Não existe para o Xp essa função?
existe sim um software chamado ebooster segue o mesmo principio
não notei qualquer diferença de velocidade no meu computador com o ReadyBoost.
Ja experimentei e não notei diferença…
Bom meu caro amigo o que poucos sabem é que esta tecnologia é algo mais complexo do que se imagina, o recomendavel é um tamanho de búffer no seu dispositivo portátil (neste caso pendrive) de no minimo 4096 MegaBytes (ou 4 Gigas) pra notar um resultado bastante significativo, no entando, com 1 ou 2 gigas as melhorias são tão fracas que mal podem ser notadas, e posso vos afirmar que usando 2 Pen drivers de 2 Giga cada um (ou um de 8 e um de 16 como no meu caso) realmente irão notar diferença, se usam uma memória DDR2 ou DDR3 so iram sentir diferença usando pen drivers mais avanaçado e com grande capacidade de tranferencia de dados juntamente com uma porta USB 2.0 (ou 3.0) e um processador de no minimo 2.2 Ghz ( com menor velocidade será nota uma ralentização no sistema)
Bom espero ter ajudado qualquer duvida avisem-me!
no xp nao tem essa funçao.. é pena… mas existirá algum programa para o xp que faça o mesmo que o readyboost?
De referir que este tipo de sistemas auxiliares à memoria já existem em Linux (e nos outros unix for that matter) desde sempre. O windows usa um page file para armazenar a memoria virtual, os unixes usam uma partição chamada de swap. Basta criar uma partição swap numa pen disk e esta feito.
—
@ Rafael
O Vista pode parecer-te mais rapido a fazer o boot/shutdown mas isso é enganador já que pelo que sei o vista por defeito faz-te uma suspensão, penso que para o disco (chamado de hibernação) e aí é obvio que o boot vai ficar muuuuuuuuuuuuuuuito mais rápido.. só que na pratica aquilo não é boot mas sim voltares ao uso normal de uma hibernação. Logo não podes dizer que o boot do vista é muito rapido 😛
—
Para os outros, é normal que não tenham notado diferente, depende muito da RAM que usaram e da memoria virtual que têm atribuida para o disco. A memoria virtual é usada para aplicações que não naquele momento estão de alguma forma idle e logo não precisam de estar na RAM, talvez só notem diferença com aplicações muito pesadas em uso ao mesmo tempo. A menos que isto do readyboost seja só para inglês ver, embora não tenha experimentado (nem sequer o Win vista), não me parece.
CoolMaster
De facto a qualidade afecta e muito. Com estas alterações ao regedit para uma pen de qualidade inferior funcionar com o readyboost, torna-se um teste pouco fidedigno.
Vi alguns testes com pens da kinsgton, passo a publicidade, e de facto notava-se diferença.
Para o Windows XP não conheço, pelo menos que utilize este processo do ReadyBoost.
Existe o Programa eBooster para o XP
O readyBoost foi uma invenção do Vista, não estando disponivel em nenhum sistema operativo anterior da Microsoft. Entretanto, para quem estiver interessado em informações mais conclusivas sobre esta tecnologia. deixo aqui este link
http://www.tomshardware.com/2007/01/31/windows-vista-superfetch-and-readyboostanalyzed/
para o Tom’s Hardware, tal como o Pplware, uma instituição de nomeada no mundo da informática.
É disto q o povo gosta, a mim aconteceu-me o mm qd coloquei a minha pen, hoje de tarde qd tiver oportunidade experimento o tutorial e logo digo alguma coisa.
Eu utilizo sempre que jogo no meu Portátil. A diferença é grande.
@nrocha
Não confundas memória virtual com page file (windows) e swap(linux).
Memória virtual é um mecanismo dos sistemas operativos actuais que mostram sempre às aplicações 4GB de memória a cada uma delas (máq. de 32 bits) (até 1024*1024 TB), permitindo memória isolada a cada aplicação e só necessitar de manter em RAM os pedaços utilizados.
O page file e swap (file/partition) é onde os S.O.’s guardam o excedente de páginas (pedaços de memória) que não podem estar em RAM por esta estar ocupada. No caso do ReadyBoost e no Linux a definição da swap numa pen, permite que as trocas entre RAM e swap sejam mais rápidas.
Uma pen USB2 pode atingir até um limite de 480 Mbps (80MB/s) equanto os discos não passam muito além dos 150MB/s (SATA/150).
Mas a velocidade é compensada pelo facto de a pen ter um tempo médio de acesso à volta de 1ms equanto os discos mais rápidos andam à volta de 10ms.
Não é nenhuma revolução 😛
Hmmm…..
https://pplware.sapo.pt/?p=4667
Veio-me à cabeça este post! E com uma destas? Se calhar a diferença ainda se torna mais notória não?
Imagino tudo a comprar uns tornos de borracha para segurar os portáteis às mesas de tão rápidos que eles ficam 😉 .
Agora só falta mesmo o suporte de boot para express cards e até se põe é o SO a arrancar e correr directo de lá! Isso sim era velocidade!
«Tom’s Hardware, tal como o Pplware, uma instituição de nomeada no mundo da informática.» so pode estar a brincar o tom’s hardware FAZ testes e escreve artigos de opiniao, o pplware limitasse a traduzir e coligir informacao retirado dos siter de referencia… eu tb acho q o rioAve esta a fazer um bom campeonato nao é o mesmo do benfica e sporting..
heheh está boa sim senhor caro “consciencia”. Obviamente a “hipérbole, metáfora, analogia” usada pelo Francisco foi simpático, ok eles são profissionais, só fazem isso na vida, dedicam-se a ganhar dinheiro com os teste. São bons isso não tenho duvida, visito regularmente, mas nós aqui além de traduzir e corrigir sites de referência fazemos os nossos trabalhos de casa, pomos em prática técnicas e métodos, experimentamos, temos opiniões, além disso informamos.
Não quero comparar o Pplware a nada, pois acho que fazemos aqui um trabalho sério com base na experiência de cada um, agora minimizar o esforço ao ponto de traduções….!!!
Para terminar, ia mandar esta minha opinião por mail, mas o caro amigo nem o mail deixou, não se acanhe nem intimide, trocar ideia pode corrigir a sua opinião sobre o que desconhece. Ou será que não quer ser elucidado?
@consciencia
Visito o Tom’s Hardware há muito tempo, o Pplware há menos, mas também já há algum. Estes dois entre outros. E considero que o Pplware ao longo do tempo se foi tornando num ponto de consulta indispensável do mundo da informática em língua portuguesa. Tenho visto aqui ideias interessantes, dicas que utilizo no dia-a-dia e resoluções para alguns problemas que fui tendo. Para além de uma grande disponibilidade de quem faz este site diariamente e não vive disso.
Obviamente que sei as diferenças existentes entre um e outro e quis, tal como disse o Vitor, fazer uma comparação simpática, mas não hesito em repetir o que escrevi anteriormente; acredito que grande (maior) parte das pessoas que lêm este site o fazem, mesmo conhecendo outros sites de TI, porque gostam dos conteúdos e se sentem à vontade com o que é aqui escrito.
O Tom’s Hardware é bom? Claro que sim, um dos melhores, talvez mesmo o melhor. O Pplware é bom? Sem sombra de dúvida e não dispenso a consulta de nenhum dos dois.
Mas isto sou eu a falar, ainda por cima sem usar metáforas futebolísticas com clubes da 2ª divisão.
esclarecido 🙂
se aqui vim é pq reconheco a importancia do pplware 😉 apenas achei q o exagero era tao grande q nao podia ficar em branco. quanto ao mail ja tenho spam q chegue, nao levem a mal.
Grande dica
Bem Haja
Carlos
Há pessoas que só vivem para emitir opniões negativas. Este site é muito bom nos objectivos a que se destina. Muito bom mesmo. Aproveito a deixa para parabenizar os seus mentores. Obrigado, muito obrigado pela parte que me toca
@consciencia
Nunca mandei a nenhum leitor deste espaço um único mail publicitário ou de qualquer outro conteúdo. Pode ficar tranquilo com isso.
Aproveito para deixar esta a informação a todos, os endereços de mail dos vossos comentários não são usados para publicidade ou outro qualquer fim. Essa informação é apenas para eu, em caso de necessidade de resposta, poder enviar ao autor as minhas considerações, assim como o autor dos comments pode usar o meu email.
Agradeço por isso que coloquem o vosso email com toda a tranquilidade, este não será divulgado.
No XP pode-se sempre tentar o mesmo método para o pagefile.sys e manda-lo ir para a pen ou para um cartão de memória…
Não sei que efeito fará, mas deve ser algo semelhante!
@sSs
Por acaso já experimentei… bem não torna o PC mais rápido, porém com uma pen de 1GB consigo abrir mais meia dúzia de fotos no PSP. É uns 2 a 3 segundos mais rápido do que meter o pagefile.sys no disco. Mas como o Edgar disse não é a mesma coisa 😛 🙂
Não tenho noção do real aumento de desempenho que isto trás, mas com certeza que a ideia é muito boa.
keep up the good work Vitor 😉
o melhor mesmo é meter 2 gigas de memoria ddr2 800 em dual chanell´ e ai sim desabilitar a memoria virtual no vista ( manualmente ) ai voce ve a diferença eu fiz e notei melhora
Se eu add um Pen Drive de 4gb, isso dara ao meu windows 4gb a mais de ram ou é alguma porcentagem?
O vista copiou o linux em varias coisas e talvez tenha copiado o Mac tambem
os efeitos aero e desktop 3d ja tem no linux a tempo
Readyboost eh um arquivo de memoria swap ou pagefile em um pendrive que a maioria dos sistemas sempre teve ate o XP
o windows vista eh uma copia 10 vezes mais pesada de outros sistemas operacionais que fazem as mesmas coisas e rodam em PC’s de ate 64MB de memoria
e ainda custa mais de R$500,00 e tem sistemas de graça,leves e que tem as mesmas funçoes do vista como linux,macintosh e outros.
eu recomento usar os seguintes SO: Linux(qualquer distro),macintosh,ReactOS(copia do windows em codigo livre),windows 2000 ou xp,e outros sistemas que nao sejam o vista nem o 95.
Tem um cara que arrumou um jeito de fazer o readyboost no xp aí vai o link: http://misterpc.wordpress.com/2007/08/26/readyboost-no-xp/
Sem duvida esta é a maneira mais idiota de usar uma pendrive que já vi..
passo a explicar
em primeiro lugar o computador já faz isto por defeito usando o disco rigido
se nao está satisfeito com a quantidade de momória atribuida então aumente isso, mas saiba que a memória que ele atribui por defeito é na verdade o limite superior do que deve usado.
Segundo a pen drive é significavamente mais lenta que o disco por isso se efectivamente o windows tentar usar essa memória vai notar-se um valente decrescimo de performance..
por ultimo se por acaso conseguir arranjar uma pen mais rapida do que as tradicionais que se vendem por 10€/giga e que efectivamente a sua velocidade de accesso aproveita uma parte da capacidade da porta usb. então esta será significativamente mais cara por mega do que qualquer dim de memória de tamanho equivalente..
Ora agora diga-me se teve paciencia para ler isso se nao é efectivamente um uso estupido de uma pen..
Obrigado
Boas, quem quiser saber se a sua pen e compativel com o readyboost pode consultar este blog: http://www.grantgibson.co.uk/misc/readyboost/
Para o XP, existe o programa eBoostr.
eu naum axei essas chaves no meu registro, soh tem esse EMDMgmt, e dentro dessa pasta não tem nenhum valor ou sub-chaves… alguem ajuda por favooor u meu msn eh oscar_jr92@hotmail.com
Vítor você esta de parabéns o tutorial está muito bom eu queria acrecentar que viz este passo a passo em um HD de mão 120 GB entrada USB e funcionou como um Pendriver ficou muito bom em minha máquina e liberou 3.7 GB para o cache. continue assim ,precisamos de pessoas como para nos ajudar ,Obrigado.
Eu tenho um note de core2 duo 1.66ghz com 2GB, eu usando readybosst consigo obter algum aumento no desempenho?
Gost
boa noite
eu tenho um pequeno problema com este sistema, a mensagem que obtenho quando tento usar é a seguinte:
existe uma cache noutro dispositivo remova antes de criar neste sabem como me ajudar?? obrigado
NOSS so cliquei não usar este despositivo. devo tudo ao cara do mapa
Não vale a pena,no meu caso não vi diferença significativa.
ALEM DO MAIS REDUZ A VIDA UTIL DE SEU PENDRIVE.
Eu faço edições de filmes em casa com o meu note e sempre tenho uma pen de 4gb como readyboost. Posso afirmar que para este tipo de trabalho pesado o readyboost faz diferença no processamento. Não fiz nenhuma alteração no regedit pois a minha pen sempre é aceita direto, porém já tentei com pen da kingston e náo funcionou.
Para os usuários que irão fazer este processo de modificar os registros do Windows, façam um backup dos registros
no regedit vá em Arquivo –> Exportar –> Salve-o em lugar onde terá um acesso fácil.
Olá, no dia de ontem 20/01/11 fiz uma descoberta. Pendrives que os usuários acima estão falando que NÃO DA CERTO.. QUERO AFIRMAR DÁ SIM.. Meu pendrive estava formatado como FAT32. Eu formatei ele para NTFS e reconheceu meu pendrive. ENTÃO TESTEI. Como diz algumas pessoas ai em cima, o aumento não é na memória RAM. Mas notei alguma diferença sim. Meu pc é Windows Seven Ultimate tem 2 gigas de RAM e 250 giga de HD processador AMD Atlon x2 =D e MEU PEN DE 4 GIGAS, Embora tenha outro de 16 Gigas… Muito útil a Dica do cara que postou, mas vai mais uma aee. FORMATE SEU PEN PARA NTFS.. no meu caso deu certo.. Faloo..!!!!
Deixe acrescentar mais uma coisinha.. Você deve configurar Seu pendrive para MELHOR DESEMPENHO. Para isso acesse COMPUTADOR>>(Clique com botão direito no pendrive)>>PROPIEDADES>>HARDWARE>>Selecione seu pendrive >> (dois cliques) >> DIRETIVAS E SELECIONE MELHOR DESEMPENHO E DÊ OK.. depois volte em ReadyBoost e veja.. (Aqui deu certo..)
Pelo que percebi até agora, só se nota diferença a partir de pen’s com 4 ou mais gb, e no minimo USB 2.0, certo?
Tenho uma pen HP de 16gb 2.0, será que vai fazer alguma coisa?
Tenciono usar porque o meu mac está a dar o berro, e com o Magican (obrigado pelo conselho PPlware!) vejo que o pc anda a consumir muita ram e CPU sem quase nada aberto… E quero ver se com um “upgradezito” de ram, se noto diferença…
By the way, existe maneira de fazer isto em OSX?
Cumprimentos e já agora, parabéns pelo excelente trabalho 🙂
utilizo um cartao de 2GB no windows 8 a diferença só é notavel quando se transfere algum arquivo muito pesado atraves de unidades removiveis e se nota uma melhora ao instalar programas e abir programas mais pesados como photoshop, word musicas parece que melhora o trabalho simultaneo com mais rapidez tanto ao acesso como salvamento de arquivos, recomendo o uso tanto no windows 8 quanto no windows 7 e recomendo no minimo 2GB tanto para pendrive quanto para cartao de memoria
Comigo não deu, tenho o readyboost desabilitado e não o sei pôr a funcionar.
Alguém sabe
Ola e obrigado pelo excelente tutorial. Um abraço de Cambres e continue o seu optimo trabalho 😉
Meu, muito obrigado mesmo, só teve uma parte em que eu tive de criar os DWORDS porque no meu nao tinha, entao editei o nome e editei o Hexadecimal alterando os valores. Sinceramente achei que nao funcionaria, mas foi, agora posso utilizar meu pen drive de 14gb.
Boa tarde amigos.
Estou com um problema com o ReadyBoost:
Usei 01 PENDRIVE para aumentar memória, usando /habilitando o ReadyBoost. Então um arquivo de mesmo nome (ReadyBoost) foi para o PENDRIVE. Depois não vi eficiencia e nem mudanças no pc, apaguei/deletei o arquivo ReadyBoost que estava dentro do pendrive, e depois ainda formatei o pc, antes e agora com o win 10.
Ja a algum tempo, depois dessa besteira, espeto o PENDRIVE, dá informação que “há um problema nessa unidade. Deseja reparar?” e clico em sim, em seguida vem informação que “não foi possível fazer a reparação”. Ele aparece em “meu computador” com a letra F:, mas aprece que está CHEIO e apenas com 100MB de espaço livre. Clico nele, ele abre e mesmo habilitando todas opções no explorer n aba “exibição” e marcando todas as caixas mostrar itens ocultos e etc, mas o pendrive NÃO revela/mostra nenhum arquivo parecendo estar vazio. Coloco para formatar, mas dá informação que “o pendrive está protegido contra gravação”. Clico em propriedades do dispositivo, vou na aba “ReadyBoost” e invés de abrir opções para ativar/habilitar ou desativar/desabilitar como quando antes da besteira, dá a mensagem:
! Este dispositivo não pode ser usado para o ReadyBoost. O dispositivo está montado para somente leitura. Geralmente, isso acontece com dispositivos/mídias protegidos contra gravação ou quando as configurações de política de grupo do BitLocker proíbem o acesso para gravação a dispositivos removíveis não cryptografados.”
Quero voltar a usar o pendrive novamente e não consigo. Por favor, alguem pode me ajudar?
Poderia me ajudar, (EMDMgmt) nao tem nada, oque devo fazer?