PplWare Mobile

Energia nas portas USB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. malcriado says:

    Muito boa dica mesmo!!!!

  2. Renato Miguel says:

    Boas…

    por acaso tenho um problema desses… tenho um disco externo 2.5 ”, que é alimentado por usb, quando ligo ao portatil é reconhecido e “trabalho” bem com ele… quando chego ao PC do emprego ligo e nada se passa… já experimentei ligar o cabo onde faz a ligação USB/Dados ao PC e o do USB/Energia ao portatil e aí já dá!!!

    O que não dá é muito jeito!!!

    😉

  3. Miguel says:

    Pois tambem cheguei à conclusao que a minha hub nao dava para o disco externo, mas a porta USB do portatil ja da 😀

  4. Evandro says:

    soh em windows vista?

  5. Renato Miguel says:

    por acaso no meu… no vista dá.. no Win Xp não.. mas não deve ter a haver com o SO… e sim com as portas… k é uma bela… digamos k .. Bodega!

  6. nfu says:

    Por isso muitos discos externos usb de 2,5″ têem 2 bananas usb do lado do host, para ir buscar mais corrente, distribuindo o consumo por 2 em vez de 1.

    A desvantagem óbvia é que assim ficam 2 portas ocupadas com apenas um dispositivo.

  7. Renato Miguel says:

    pois.. mas nfu.. o problema está aí… eu tenho de andar distribuir bananas… e acredita k de macaco não tenho nada… 😉

    é que para o pôr a funcionar no PC… tenho de ligar a banana de energia ao portatil.. porque as do PC não dão energia suficiente! :S

  8. aver says:

    Um cabo USB que dum dos lados tem dois terminais para ligar a duas portas USB, recebendo energia das duas, costuma resolver a falta de energia. O Kanguru tem um cabo desses.

    Uso um disco externo com fonte de alimentação própria, mas de facto isso não é muito prático para portáteis.

  9. Flecha says:

    Os HUB’s USB devem ser alimentados externamente, ou seja, com fonte de alimentação própria!

  10. Sniffer says:

    Não sei se vocês perceberam, mas há algum lugar nessa janela de configuração em que se pode especificar manualmente a quantidade de energia que você quer disponibilizar para cada porta (ou concentrador).

    Lembro de ter tido essa espécie de problemas e ter resolvido assim.

  11. MARCOS says:

    Ola, a qualidade da fonte de um desktop pode ser a causa de problemas com dispositivos USB ?

  12. Ruben says:

    Podem chamar-me de picuínhas mas o Ampère não é uma unidade de potência eléctrica… De resto, muito bom post. Cumps

  13. Weasel says:

    Em XP também dá (testado aqui c/ versão XP PRO SP3)

  14. TopPlus says:

    Já tinha me deparado com este problema antes, mas realmente não reparei no erro das unidades, e do valor, aquilo com certeza que não são 500 watts 😀

    Potência – Watts
    Intensidade de corrente – Amperes

  15. J.P. Fernandes says:

    Eu vou pela regra do 25/75. Parto sempre do principio que num Desktop 25 da energia das portas usb está nas frontais e o resto nas traseiras. dai ligo sempre os discos às traseiras.

  16. TopPlus says:

    @Marcos

    Sim, e outras coisas, gráfica não ligar, falta de corrente na memoria e o pc crashar enfim.

    Mas podes sempre testar esse dispositivo noutra máquina antes de trocares de fonte. A qualidade da fonte não é só comparar Watts, convém verificar a corrente que consegue manter (Amperes).

  17. aver says:

    Off Topic

    Já foi lançado o novo Windows Azure (azul-marinho) o tal que se falava para desenvolvimento de aplicações web que já teve vários nomes, windows cloud, etc.).

    Sem tradução
    “is an internet-scale cloud services platform hosted in Microsoft data centers, which provides an operating system and a set of developer services that can be used individually or together”.

    Numa tradução livre
    “é uma plataforma baseada na web, dimensionável, alojada nos centros de processamento de dados da Microsoft que fornece um sistema operativo e um conjunto de serviços de desenvolvimento que podem ser usados individualmente ou em conjunto”

  18. Canelas says:

    Eu k já estoirei um portatil devido ao excesso de voltagem nas usb.

  19. N_Lite says:

    Aproveitando este tópico relacionado com o HD Externo gostaria de saber se alguém me sabe dizer como resolvo um problema que tenho com o meu HD Externo. Quando o PC arranca por vezes não prossegue devido ao HD Externo pois se desligar ele e voltar a arranjar o PC já arranca normalmente.

  20. LuXyUz says:

    Vocês tem todos PC’s muito potentes sim

    ahahahahah

    Um disco de 3.5 polegadas tem de ser alimentado à parte do USB (tenho um externo que necessita de ser ligado à luz)

    Um disco de 2.5 polegadas (tenho 1 externo) trabalha bem só com uma porta USB

  21. Kastma says:

    Comprei um disco externo 2.5” WD My Passport Essential de 320GB. Experimentei em alguns pc’s (uns com vista outros com xp) funcionou perfeitamente. Até que experimentei num pc mais antigo (a correr xp sp2 e só com portas USB 1.1) e nada! Reconhecia que estava qualquer coisa ligada mas nao passava de “Dispositivo USB nao reconhecido” (ou qq coisa assim). Pensei que o problema fosse falta de corrente nas portas USB, mas, arranquei o pc com o live cd do Ubuntu 7.10 e reconheceu o disco às mil maravilhas! Funcionava tudo, copiar, ler do disco… Como posso resolver o problema do XP?

  22. rmcrys says:

    – Os hubs por si “roubam” energia ás portas e todas as portas do hub sao alimentadas por 1 USB logo, se nao houver transformador, os HDD podem nao funcionar

    – os SO regulam a energia dos USB (se o driver funcionar correctamente) por isso um que nao tenha “energy savings” a funcionar correctamente pode nao enviar os 500mA quando sao necessários. Em principio desligando o energy savings para o USB deixa de haver problemas

    – todos os discos 2.5″ devem estar em conformidade para puxarem no máximo 500mA mas, claro está, que muitos devido á velocidade puxam mais e aí desligam-se “do nada” ou nem sequer arrancam.

  23. Luís Santos says:

    Essa opção já está disponível desde o Windows XP e sempre a usei para ver em que portas é que podia ligar as drives externas (as de 2,5″ apenas, pois as de 3,5″ necessitam sempre de alimentação externa).

    E descobri também uma coisa interessante há uns tempos: tive vários discos externos de 2,5″ e vários cabos que vinham com eles, e sempre achei estranho uns funcionarem bem apenas com uma ficha USB e outros precisarem de duas. Mais tarde, e por mero acaso, descobri que se usar um cabo USB dos GPS’s da Garmin (dos que têm uma “caixa” cilíndrica no cabo, antes da ficha que liga ao PC), todos os discos de 2,5″ funcionam bem apenas com uma porta USB. Agora é o cabo que uso sempre 🙂

    http://boxxer.wordpress.com/
    http://in4serve.wordpress.com/

  24. malta vamos la esperar pelos adaptadores para ter SDD’s externos ou poder encaixa-los no proprio desktop como se fosse um cartao de fotogradias que isto de usar discos externos a mamarem o limite da potencia da porta até vos pode lixar o disco se ele nao for bonzito.

  25. Isai says:

    Quando se tem um HUB com alimentação elétrica independente (fonte de alimentação), não se percebe tal problema.

    Faço uso de um HUB com 8 portas USB e nunca me deparei com problemas de energia.

    Parabéns pelo site!
    Aqui no Brasil nós gostamos muito.

  26. Victor Vieira says:

    Cara, eu desativei essa funcção e agora meu teclado e meu mouse nao funcionam… como eu soluciono isso sem formatar e sem utilizar um mouse ou teclado PS2 (nao possuo)?

    Algueem pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.