Quantcast
PplWare Mobile

Dicas para melhorar o Windows 8

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Só um reparo Pedro, na parte de recomendar a desfragmentação do disco, isto só é válido para os discos mecânicos (HDD).
    Nos discos SSD a desfragmentação automática deve ser desactivada já que não se retira nenhum proveito em desfragmentar e em vez disso são feitos muitos movimentos de write que devem ser reduzidos ao essencial nos SSD.

    Abraço!

    • OneX says:

      Para mim a melhor dica depois de usar o windows 8 foi mesmo instalar de novo o windows 7 que corre tudo as mill maravilhas e sem ratices ou metro a meter nojo

      cumps

      • Alex says:

        x2

        aconteceu o mesmo comigo,

        este windows 8 vai demorar muito a conquistar-me!

        estou muito satisfeito com o 7

        tendo em conta o nº de utilizadores de windows

        40 milhões acho pouco de vendas, não passa de

        estratégias de marketing….

        cump

        • OneX says:

          Eu acho que esses 40 milhões inclui os portáteis que estão nas lojas e um Surface que desiludiu muito e foi o maior FAIL ate a data da Microsoft

          • NMF says:

            o maior Fail foi o Zune lol
            O Surface vai vender quando sair o PRO.
            Se te disserem olha podes ter este carro que só anda em cidade mas fica a saber que daqui a dois meses(?) vai sair um carro que já pode andar em todo o lado se calhar esperavas os 2 meses.

            não penso em comprar nem um nem outro mas a comprar preferia esperar e ter a versão mais completa e que até me deixa jogar CIV 5 no comboio 😛

            O engraçado é que o surface rt é o equivalente a ter um ipad e ninguém gosta e falam mal por ser limitado, mas já o ipad é a melhor coisa desde a roda…

      • Dimms says:

        One X, subscrevo a 500% o teu comentário, porra que coisa mais mal amanhada, instalei num disco a parte para tentar adaptar-me a ele e nada, vai ser outro fiasco como foi o Vista. Há uns anos atrás quando era técnico de informática tinha dezenas de clientes que compravam portateis novos e pediam-me para tirar o vista que era horrivel e só queriam o XP, quando mudamos para o Windows 7 nem um unico cliente me pediu para alterar para o xp, agora nem quero imaginar o que os meus antigos colegas de trabalho vão passar….

      • marcelo says:

        cara o win 8 e o win 7 melhorado tambem nao gostei da tela metro mais tem gente como vc que acha o win 8 ruim nao acho vai da opiniao de cada um obs : so por causa do menu iniciar preguiçosos

      • pedro says:

        ola oneX. Concordo contigo e tambem queria voltar a instalar o 7 mas nao sei como pois o meu pc ja veio com o 7 e nao tenho o cd…. como e que tu voltas te para o 7??? abraço.

      • Jorge Mateus says:

        Não percebem a ponta dum corno, porque não se calam???

    • Redin says:

      Completamente de acordo.
      Só acho é que deveria haver um automatismo no SO para quando aparecesse um disco desses no sistema, fosse desativado essa função sem ser preciso nos lembrarmos de o ter de fazer.

    • Alberto Alves says:

      O Windows 8 faz a gestão automática dos discos SSD através de Trim pelo que não é necessário desligar.

    • Carlos Alves says:

      O meu comentário é um pouco atrasado…mas gostaria de exclarecer o sr. Filipe Lourenço que os discos SSD tambem têm que ser desfragmentados, eu por acaso tenho um faz algum tempo e desfragmento todos os dias várias vezes… quando sairam para mercado os primeiros discos SATA tambem diziam que não se deveriam desfragmentar…se não desfragmentamos os SSD iremos ter exatamente os mesmos problemas que temos nos HDD…saudações.

  2. Tiago Costa says:

    Por vezes o meu disco fica com a utilização a 100%, mesmo que não o esteja a utilizar :/

  3. Micael Vinhas says:

    Filipe: corretíssimo. Para além disso, nos SSD’s o SuperFecht deve ser desativado uma vez que os SSD’s têm tempos de acesso extremamente rápidos, tornando-se uma funcionalidade inútil. Para tal: Executar>services.msc>SuperFetch e escolher no tipo de arranque a opção ‘Desativado’. O Windows 7 faz isto tudo sem intervenção do utilizador.

    @Tiago, isso acontece quando estás a usar o PC? É que quando o PC está parado o Windows costuma efetuar manutenções ao PC, sendo portanto normal isso que descreves.

    • Tiago Costa says:

      por vezes é quando estou a trabalhar no pc, mas após o iniciar o windows. mas penso que o meu pc tem setores danificados, não é possivel acabar um chkdsk (encrava sempre aos 41%) =/

  4. WILL1AN says:

    Se há uma coisa que o Windows tem, que o demais sistemas não têm, é espaço para melhorar.

    • Pedro says:

      Isso é um total absurdo, qualquer sistema tem espaço para melhorar, qualquer sistema tem os seus defeitos e qualidades.

    • Captain Obvious says:

      Então está taco a taco com a tua opinião…

    • Carlos says:

      kill yourself

    • André Patrício says:

      Nota-se que nem um Sistema Operativo sabes o que é, senão não dirias tal coisa…

      São tantos os algoritmos que estão “lá por baixo”, uns tão parecidos e uns tão diferentes (uns melhor no Windows, uns melhor em Linux/MAC OS), ambos feitos por seres humanos…
      É como as discussões ext4 > NTFS… please… são iguais! Com pequenas diferenças… Enfim, rapaz, usa o que quiseres, noone cares! 😀

      Eu admiro ambas as soluções, e acho que o Linux ainda tem um longo caminho a percorrer nos seus sistemas de janelas (Interface Pessoas-Máquina) já que uma data de vezes que tentei “impingi-lo” à minha família com diferentes sistemas de janelas (xfce, unity, o do mint, o cinnamon, por aí…) e continuam-me a pedir para voltar para o Windows porque acham-no mais bonito e mais funcional… Apesar de não ser a minha opinião, são logo 3 vs 1 🙂

    • Sr. Imparcial says:

      Caro WILL1AN, como não partilho da mesma opinião, gostaria de saber em que factos ou experiências te baseias para dizer tal afirmação.

      Talvez assim possamos ter uma discução saudável e produtiva.

      Os meus melhores Cumprimentos.

  5. Guilherme Soares says:

    Eu li em alguns sites que o desfragmentar do Windows 8 em discos SSD agem de maneira diferente, realizando uma otimização (aproveitando dos recursos de TRIM) e não uma desfragmentação convencional.

  6. Mike says:

    Na minha experiencia, só uso este tipo de “afinações” em em pc’s com os requisitos no minimo. A maioria dos casos que tenho encontrado em pc’s dentro do requisitos recomendados é por mau uso do equipamento do equipamento (disco, pó. etc) e bloatware S.O., e raramente a 1ª metade das dicas ajudam. Quanto á 2ª metade, sendo a espaço e manutenção do disco e respectivos ficheiro – é crucial ao desempenho e tempo de vida.

    Quanto a dicas, com o windows 8, recomendo saber alguns dos atalhos de teclas e a existencia do Quick Access Menu, categorizar as apps para organização, e seleccionar a aplicações por defeito (browser, imagens, audio, etc.). Não esquecer da opção “Remover tudo e reinstalar o windows” que acaba por ser util em util recurso.

    Quanto a um utlizador casual, recomendo que este começe a ponderar descarregar aplicações pela loja do windows, evitando assim paginas de aplicações não fidedignas.

  7. cra2sh says:

    Basicamente isto resume-se a Downgrade xD

    Just kidding!

  8. Paulo says:

    Windows 8: estranhei, mas lentamente entranhei. Nãp desgosto, até me cativa a explorá-lo, mas continuo a dizer: o meu OSX é bem melhor, simples e rápido. Utilizo ambos, é normal que compare (atenção, não sou um fanático da maçã), mas estas coisas de ter de mexer no SO para que ele se torme melhor… não acontece no OSX, que numa máquina com 5 anos contina fluído (última versão do SO). Parabéns pelas dicas que todos os dias o Pplware disponibiliza! Bom trabalho.

    • Ganhoto says:

      O teu belo do OSX corre em 10 máquinas diferentes no máximo..
      Por isso está optimizado para 10 máquinas apenas..
      O windows corre até no teu Mac.. hmm estranho não..
      Como corre em centenas de máquinas, tem de as suportar todas. Logo, certamente que é diferente e talvez mais pesado..
      Não é possível comparar.

      • Redin says:

        Depois de ler o teu comentário, ocorre-me que a Microsoft tem um SO chamado de “Embedded” e que bem poderia servir para utilizar num qualquer equipamento de forma a apenas usar os recursos necessários e não um do género de “tudo em um” que só atrapalha, enche e entope esses mesmos recursos.
        Por exemplo uma instalação apenas dedicada ao hardware existente, personalizado apenas a este e com os recursos optimizados para ele. Tal como o que se faz para os equipamentos que tem o tal “embedded” instalado.
        Mas construir um SO desses, não está no conceito normal de aprendizagem. Pelo menos, não consegui encontrar forma fácil de nos explicar como usar um SOo embedded para criar um desses.
        Se alguém souber links. TKS

  9. Nelson Fonseca says:

    “pesquisem por “Ver definições de sistemas avançadas” no vosso sistema, quer seja através da chamada da Charm Bar ou do atalho Win + Q.”

    o atalho é sim Win + W para ir na aba das defenições 😉

  10. marquinhos says:

    Windows 8 ? Não obrigado, ainda não quero transformar meu PC em um tablet !!

    • Scorpion says:

      Só uma questão; já experimentas-te?

    • Li70 says:

      LOL, sao esses comentarios que me fazem rir. as vezes nem vale apena dar importancia mas como vejo que ainda nao utilisaste windows 8 aconcelho-te a installa-lo e depois vais ver que nao so o transformas em tablet como tens varias vantagens. 😀

      • marquinhos says:

        Usei e testei desde a versão beta, e só achei inconvenientes.

        O visual é horrível, metro é péssimo, não achei drivers, acho importante o botão start !! Quer mais razões ?

        Alias, nenhuma razão para fazer upgrade do 7 para o 8.

        • Rui Mesquita says:

          è sempre assim na mudança de S.O. do 98 po xp do xp po vista do vista po 7 do 7 po 8… Só do vista po 7 é que foi bem aceite, mas nem repararam que o vista era “um beta” do 7. Os tempos evoluem as necessidades aumentam os S.O. adaptam-se.

          • marquinhos says:

            Não sou contra evolução e aceito muito bem um upgrade. Meu sistema atual é Windows 7 e adóro ele, mas comecei com W98, XP, Vista.

            Porém, minha experiencia com o Windows 8 foi péssima e talvez com o Windows 9 ou Windows Blue seja boa. Acho que mecheram em coisas que não deviam e estragaram o W8.

            Mas aqui me parece que a moda é elogiar o Windows 8 e se a pessoa falar mal é imediatamente sensurado e criticado e apelidado de ignorante.

            Mas continuo com a mesma opinião, as pessoas não são iguais e os gostos são diferentes e pessoalmente odiei a experiencia com Windows 8, pois estava muito interessado em fazer o upgrade, mas não consegui gostar.

        • Li70 says:

          So achaste inconvenientes, as drivers podes bem fazer uma pesquiza google axo que vais encontrar, agora se nao gostas de metro que para min nem gosto nem disgosto mas acho, isso ja sao gostos, so nao digas que e pessimo para pc.

      • Nuno says:

        O Windows 8 não tem corrector ortográfico?

      • Serginho M says:

        Eu partilho da mesma opinião. Instalei o Windows 8 para o testar a fundo no meu notebook e, já nem penso voltar ao 7. É tudo tão prático, tudo tão à mão, que só os mais leigos vão dizer mal dele. Se calhar por eu já ter um Windows Phone (Lumia 800) a adaptação foi bem fácil, diga-se… Sinceramente, acho que é o melhor “SO” alguma vez lançado pela Microsoft.

    • Carlos says:

      eu sou de opinião contrária penso que num portatil se encaixa perfeitamente com um simples deslizar no dedo em cima do touchpad, penso que fica a matar e mais a microsoft nao tem de ficar sempre com a mesma maneira de fechar as aplicações com o X para fechar o quadrado para maximizar… Se souberes a evoluçao dos sistemas operativos começou com um simples ecrã preto com um underscore a piscar…

  11. Mário Cardoso says:

    Isso é típico de quem fala sem conhecimento de causa…

  12. jefe says:

    Já estava admirado por ainda não se ter saído nenhum artigo sobre o tema. Gracias .

  13. Sérgio Dias says:

    http://www.startisback.com

    O Windows 8 com start menu igual ao 7 😉

    Dos que testei sem dúvida o melhor…

    Não altera nem acrescenta nada que o 7 não tivesse, faz igual.

  14. André Pereira says:

    Boas, estou com problemas nas portas usb.
    Quando ligo a pen ao pc diz que o dispositivo não foi instalado correctamente ou dispositivo desconhecido.
    Já procurei por drivers para a pen (kingston data travel) e não encontro.
    Gostava de saber como resolver este problema.

  15. Jose says:

    Isto são tudo ferramentas já presentes no Windows a anos, poucas tiveram melhorias do Windows 7 para o 8.

  16. Abílio says:

    As necessidades também variam de máquina para máquina.
    Eu tenho o Win 8 num portátil com 3 anos, com 4 gb de ram e com um I3, e não sinto necessidade de melhorar o desempenho.
    As manutenções habituais e sempre a andar…
    Não esqueçam que o Win 8 é instalado em centenas de combinações de hardware…

  17. nandol says:

    boas,n consigo aceder ás apps do metro,pq me diz o seguinte “can´t be open with a built in administrator account.log in with another account…”
    alguém pode ajudar?obg

  18. Jorge Désirat says:

    Boas dicas.

    Uso desde há umas semanas e sinto que é de facto mais rapido que o 7. Não desgosto, nem gosto, apenas tenho de me habituar.

    A malta jovem tanto que gosta de inovar mas quando têm assim um mackup tão grande queixam-se logo e apontam defeito pixel a pixel.

  19. geraldo silva says:

    coloco linux, volto ao windows xp, vou ao win7, coloco outra versão, vou ao tal maça , gente fiz analise de sistemas em 1980 texto somente sabe tem hora que instalo na maquinas possiveis o win95 e fico com ele mais tempo do que os outros sistemas , o que aconteceu de lá pra cá cadê os tais ets.

    • hipotuga says:

      Geraldo, com todo o respeito, não consegui perceber o que escreveste. o texto está encriptado? ou foi traduzido à “martelada”?
      Acredito que consegues escrever melhor, é só questão de ler no fim antes de enviar o comentário, vais ver que não custa assim tanto. Principalmente para quem fez “analise (…)em 1980 texto” :]
      Abc.
      by win8 – i like this OS!!

  20. Rui Mesquita says:

    @Marquinhos, quando vejo um filme de culto e não percebo, costumo dizer que acho que ainda não tenho cultura suficiente para poder apreciar o filme, conheço várias pessoas que se limitam a dizer que o filme é estúpido :/ Claro que gostos não se discutem, tem toda a liberdade para não gostar do metro, assim como eu tenho liberdade para criticar o facto de eles dizerem que iria consumir menos recursos (vi a rodar em 400mb), e se não tivermos de core i3 para cima a coisa complica-se. No entanto fala do botão do start, sabia que pode usar o menu clássico? Em termos de drivers o que não encontra? A maioria são compatíveis com o 7, o que poderá dar mais trabalho será a gráfica se for híbrida, mas também há. Hoje em dia, a meu ver, não se colocam muito essas questões, vi-me bem mais aflito quando usava o Win Xp x64 isso sim é que era um bico d’ obra para arranjar drivers, até maquinas virtuais cheguei a usar 😀

    • marquinhos says:

      É talvez eu não tenha experiencia o suficiente para ver as qualidades desse sistema Windwos 8, pois trabalho com informatica e tecnologia ha 8 anos e com certeza ja formatei e instalei mais de 1.000 computadores e notebooks com todos os sistemas operacionais existentes.

      Agora se eu pintar de branco um carro que era azul, ele vai ser mais rápido e melhor ?????

      Sinceramente acho que preciso de óculos, pois não consigo ver as melhorias do Windows 8.

      Para mim mais parece um caça niqueis, uma maquiagem para vender mais licenças e tornar as que ja temos inúteis, pois tudo que foi feito no Windows 8 pode ser feito no windows 7 sem precisar pagar novamente outro serial.

      Tudo é MONEY !!!

      • Rui Mesquita says:

        Até podes ter formatado e instalado 1 milhão e não perceber nada de informática (não estou a dizer que não é o caso, apenas que não é relevante).
        Acho que estás a confundir um pouco os objectivos da Microsoft, a intenção deste Win8 não é ganhar nas empresas (estas já estão mais que fidelizadas por imposição de SW de terceiros que têm que usar), é a pensar no utilizador doméstico, e na utilização de novos dispositivos. Atractivamente ou não, o objectivo é teres a mesma GUI na xbox, Windowns Mobile e Windows, foi uma aposta forte e de muito risco, que até ver não está ganha.
        Por isso, quem tem o 7 e gosta fica com o 7, quem tem outro tipo de dispositivos ou gosta de andar na vanguarda passa para o 8, só têm a ganhar. Vais ter que mudar, mais dia menos dia, se o tens que fazer, mais cedo ou mais tarde, porque não mais cedo?

  21. joaquim says:

    O meu portátil (com 5 anos e um disco SSD) arranca o windows 8 em quatro segundos. Melhor do que isto, não há… estou rendido. Venha o IOS, venha o Linux, venha o Windows 7, estes já os esqueci cá em casa

    • Victor says:

      eu não sei se alguém já leu quais as alterações efetuadas no Windows 8 mas o facto de ser rápido no arranque e no fecho deve-se a que este novo Windows gravar um estado da máquina muito parecido com um suspend. por isso é tão rápido a arrancar. façam um restart e vejam quanto tempo leva. por isso se tiverem um problema como eu já tive vários só o restart corrige o mesmo. quanto ao Windows em si é uma melhoria do 7 nada mais pleno isso . consome menos recursos porque é mais simples desenhar quadrados que janelas transparentes caso não tenham notado.

      • Redin says:

        Não sei se será esse o conceito mas no caso de um “suspend” vai exigir que haja energia para o manter. Só se for hibernar é que seria o ideal, já que muitos dos discos existentes nos novos equipamentos são os famosos SSD e estes ajudam.
        Quanto a forma de recursos consumidos nos quadrados ou num processo de transparência, não acho que seja isso já que os quadrados são repletos de dinâmica e também existem as transparências como se poderá verificar com mais alguma atenção.
        O que existe é uma melhor gestão de recursos e memória sem precedentes nos sistemas anteriores.
        Acredito que haja a necessidade de uma maior curva de aprendizagem do que o anterior mas no seu todo há melhorias significativas que deixam as partes “chatas” insignificantes.
        Eu pelo menos, não me estou a dar mal com ele.

  22. Rui says:

    Estou abismado..sinceramente é com cada comentário…só pessoal a criticar profissionais que têm anos de experiência no mundo de desenvolvimento de SO’s e SW como se soubessem mais e conseguissem fazer melhor…fonix..olhem-se ao espelho e tenham juízo…A nova versão do Windows, quer na versão para dispositivos móveis, pc’s ou servidores, está muito bem conseguida, e há que louvar o trabalho desenvolvido pela Microsoft e não criticar..se não gostam, não comem 🙂 eu já nem sequer penso voltar ao 7, o 8 está melhor em tudo, seja para uso doméstico ou empresarial!!!

  23. Antonio Abreu says:

    O windows 8 está muito bom , só é pena não vir de origem a opção para desactivar o metro e activar o menu iniciar.
    Mas recorrendo a gadgets existente por ai fica 5* .
    só pela velocidade no arranque e no encerrar da maquina, já vale a pena mudar !!!!!
    já agora fica aqui um link para acticar o menu iniciar tem varias soluções .

    http://www.thetechmentor.com/posts/how-to-add-the-start-menu-back-to-windows-8/

  24. marquinhos says:

    Responsável pela interface metro é DEMITIDO!!

    https://www.youtube.com/watch?v=BQlnv8gYUdg

  25. alexandre a g neto says:

    Eu achei otimo o windows 8 mais rapido efeciente com muito menos travamentos que o 7 com mais ferramentas , e bem mais leve que o 7, aos que nao gostarão é so um pouco de paciencia pois realmente a gente fica perdido e ate decepcionado no começo ,mas ai gente apela pros geitinhos coloca o botaozinho iniciar que tem bons e gratuitos por ai e etc mas logo a gente meio deixa de lado pois se habitua ao 8 e quem gosta do 7 com o tempo vai amar o 8, nao sou puchasaco da microsoft nao mas gente e so aprender usar que realmente e bom mesmo.

  26. Abílio 2 ( ja tem um aí) says:

    Gostei do windows 8 rapido eficaz.Evoluiu muito se comparado ao 7 realmente não repetiu a pessima experiência que foi a passagem do XP para o Vista .
    Um novo leque de ferramentas com menor número de traves.
    A maioria de amigos meus que realmente se debruçam sobre o assunto gostaram .Aconselho aos que estão depreciando o novo produto prudência , paciência e dedicação ( me parece mais reação ao novo,problemas que se agrava à medida que estamos ficando mais velho ou preguiça mental).
    Já meu ponto de vista com reação ao LINUX é obvia , o melhor custo benefício , se considerado os sistemas legalizados .
    Cordiais saudações a todos.

  27. JM says:

    boas (:
    bem, eu comprei à sensivelmente um ultrabook com s.o windows 8, e gostaria de saber como posso realizar uma copia de segurança…
    tenho procurado faze-lo mas ainda nao consegui :/
    se alguem me puder ajudar agradeçia 🙂

    (ja agora, como nao tem leitor de cds eu nao vou conseguir fazer o cdboot, sera isso um problema?)

    obrigado

  28. Luís says:

    Olá João.

    De todo, não tem problema nenhum em não ter leitor de cds, quando quiseres formatar o pc, formatas através de um pendrive.

    Abraço

  29. Elton sf says:

    Muito Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.