Dica: Veja como é simples correr o Edge no OSX
Os browsers são, na sua maioria, aplicações multiplataforma. Existem, no entanto casos em que isto não é verdade e os utilizadores ficam por isso impossibilitados dos usarem.
O Edge foi criado como sendo uma das peças fundamentais do Windows 10 e por isso está limitado a este sistema operativo. Mas a verdade é que existe um pequeno truque que pode ser usado para correr o Edge no OSX. Veja como o pode fazer!
Esta é uma dica que curiosamente vem da própria Microsoft, que criou a forma, simples para qualquer utilizador de um sistema operativo não Windows ter acesso ao Edge.
Passa pela utilização de uma máquina virtual, criada pela Microsoft e pronta a ser usada, garantindo assim que em poucos minutos temos o Edge acessível e a ser usado.
Vamos apresentar o exemplo de como o fazer no OSX, mas a mesma receita pode ser seguida no Linux ou até no próprio Windows.
Requisitos
Antes de iniciar o processo de utilização do Edge no OSX necessita de ter alguns requisitos cumpridos. São ambos simples e podem ser obtidos na Internet. Veja a lista abaixo:
- VirtualBox instalado no OSX - Obter do site oficial
- Imagem virtual do Windows 10 com o Edge - Obter do site de imagens virtuais da Microsoft
- The Unarchiver - Software de descompressão, aconselhado por suportar uma grande variedade de formatos
Para terem a imagem virtual certa deve aceder ao site da Microsoft e escolher o separador Mac, escolher a máquina virtual Edge no Windows 10 e depois escolher como plataforma o VirtualBox. O download da imagem aparecerá do lado direito.
Uma vez que são mais de 5GB, este é um download que pode ser demorado, dependendo sempre da sua velocidade de ligação à Internet.
Como correr o Edge no OSX
Uma vez que tenham a imagem do Windows 10 no seu Mac deve descomprimi-la com o The Unarchiver. Guardem essa imagem num local onde facilmente a possam encontrar.
Lancem de seguida o VirtualBox e escolham na barra de menus a opção Importar, que está no menu Arquivo. Naveguem para o local onde guardaram o ficheiro com a imagem do Windows 10. Terminem com a importação da máquina virtual.
Uma vez que a máquina virtual esteja importada para o VirtualBox devem escolhê-la da lista de máquinas que é apresentada.
Arranquem a máquina carregando no botão Iniciar e aguardem que a mesma termine de ser lançada. Uma vez que é a primeira vez que é executada, necessita de criar alguns ficheiros.
No fim do processo, o Windows irá estar funcional e pronto para ser usado. O Edge irá ser também lançado e mostrará uma mensagem de sucesso.
Podem a partir de aí usar o browser como se estivessem numa máquina Windows, quer para testes quer para navegar em sites que exijam um browser da Microsoft.
Importa notar que esta imagem irá funcionar apenas por 90 dias, pelo que a Microsoft recomenda que seja feito um snapshot de imediato, para que a mesma possa ser reaproveitada mais tarde.
Caso prefiram, podem usar um outro método, baseado na Web e através do RemoteIE, que já apresentámos e explicámos antes.
Este não é um método perfeito e não permite que o Edge esteja integrado directamente no OSX, mas é a forma mais simples de termos acesso a este novo browser da Microsoft dentro do sistema operativo da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Só querem um browser a sério?
Que tal instalarem o windows 10 de raiz nesses macs e vão ver ficam com um sistema completo a sério.
Estou a ver que não tens experimentado o OSX e tens passado demasiado tempo preso ao Windows. Variar não faz mal a ninguém!
tenho um macbook pro que corre o windows e tenho um Surface que corre o OS X Yosemite
e não vejo estas diferenças gritantes que vocês falam
sinceramente nao tou a perceber este preconceito dos Fanboys da Apple contra o windows, somos os melhores e tal, se mudarem não vão querer voltar atraz
bla bla whiskas saquetas
Não deves ter lido nada escrito por mim a dizer bem ou mal de qualquer um desses sistemas. O que nos limitamos a fazer é enaltecer os pontos positivos de cada um e a apontar os menos bons de cada um deles.
Sendo eu utilizador dos 3 principais sistemas operativos, nas suas funções correctas, posso falar bem do que cada um deles tem. Todos têm problemas, todos têm qualidades, o que muitas vezes acontece é que querem usar um SO para funções que não deve ou que não está preparado.
Bela treta, usas os 3 sistemas ou alegas isso para ficar bem visto e isento?
Eu noto uma enorme diferenca na autonomia, o surface pro dura metade do macbook ja para nao falar dos engasgos do surface ao navegar no chrome que n existem no macbook
Entao amigo, tas a falar do Surface RT?
estou a falar de um surface de verdade, o windows esta desenhado para ter uma perfeita armonia com o surface
ou tens um surface rt ou entao tas a falar do surface do amigo
Confesso que não percebi o propósito deste artigo…
Está bem explicado no próprio artigo.
Para quê tanto trabalho se só serve para instalar o Chrome?
Chrome? Onde? Falamos do Edge rapaz!
Para quê usar um software que na maioria das vezes serve apenas para fazer o download do chrome? 😀
Qual é a lógica de instalar o Virtual Box só para correr o Edge no OSX?
Para Web Developers até compreendo, mas para o utilizador comum é basta usar o Safari, Chrome ou Firefox.
Acabaste por perguntar e responder…
Mas há muitos outros cenários, basta pensares um pouco.
mas que novidade. LoL. Já agora, já algumas versão do Safari que não existe para Windows. Querem ver a Apple a aconselhar a mesma coisa em relação ao safari de forma oficial. LOL. 😉
“Simples”. Isso é instalar o windows 10 no OSX e usar o edge dentro do windows. Não faz sentido. Simples seria, de alguma forma instalar Edge no OSX diretamente
Infelizmente a Microsoft não deixa… Mas sempre é mais do que a Apple com o Safari, que nem tem forma de ser usado no Windows ou no Linux.
Este ao menos ainda pode ser usado fora, recorrendo a estes truques.
Então porque diabos pos o click-bait “como rodar o Edge no OS X”?
É que fazia todo o sentido eu testar no OSX, fazer imagens no OSX e depois colocar o título “como rodar o Edge no Ubuntu”, não achas?
De simples não tem nada…
Como não? Sacar o ZIP, abrir o VirtualBox e carregar a máquina!
Depois só tens de a usar sempre que precises.
Ao menos sempre é mais eficaz que utilizar Wine.
Desta forma temos a certeza que conseguimos correr todas as aplicações de windows no OSX
Não sei se essa imagem do win10 dá para correr mais aplicações na mesma instalação. Se for assim, tudo bem. De contrário, a mais de 20Gb por aplicação (win+app), pode ser eficaz mas é extremamente limitativo …
No mínimo tens as apps nativas do Windows 10, o que já é bem bom.
isso é virtualizacao, ta rodando o Edge no ISO do Windows 10, nada haver com o que sugere a materia, dava a entecder que o Edge estava instalado no MAC OS
Será que funciona no ubuntu? – a ser irónico…..
e eu respondo sem ser irónico… Sim dá!
Que artigo mais inútil…
Compreendemos perfeitamente que não te seja útil, mas de certeza que a outros utilizadores vai dar bastante jeito.
Uma vez que pode ser aproveitado para qualquer plataforma, terá ainda mais gente a usar.
Mas como tu não precisas, deixa, não te preocupes e nem percas mais tempo, a alguém vai servir de certeza
O edge continua a não fazer atletismo no osx, mas sim no seu ambiente nativo…
O Edge é tão podre. O Safari mete-o no bolso.
Podre não diria, pobre sim, por enquanto, mas é bem rápido em ambiente Windows.
Agora para que raio querem usar o Edge no OS X? Quem usa o Safari no OS X, acho que não precisa de mais nada.
Adblock no safari? Acho que n e tao bom como no chrome
Keep talking. Eu uso o adblock no safari e até hoje nunca me deixou ficar mal.
Pplware, o titulo devia conter “como usar o edge em outros sistemas operativos” :), para entendidos é básico pensar nesta solução, mas o que conta (e com razão o Pedro Simões), o que o titulo diz, o artigo cumpre 🙂
Isto é especialmente útil para web developers!
Finalmente alguém viu a luz!!! Estás no bom caminho, continua
Para isso web developers usam windows, n precisam de osx..artigo estranho
Sim, qualquer web developer deve ter 3 máquinas ( Windows, Linux e OSX) e ter também 4 ou 5 smart phones, e mais 4 ou 5 tablets….
Ou não!
Estava a pensar exatamente o mesmo!
Assim fica um pouco mais barato!
Um aparte relacionado: Pplware para quando um maior destaque sobre o Windows 10 Mobile? Ainda hoje decidi arriscar e fiz upgrade para a build mais recente do Windows insider e estou impressionado com a performance, visual e funcionalidade deste sistema no meu limitado Lumia 630. Digo mesmo, valeu a pena a espera ate quase ao fim do ano! Se o projecto Islandwood der frutos, temos aqui um caso serio. Infelizmente, a maioria dos artigos que tenho visto aqui sobre win10 e w10m sao perspectivas negativas. Uma pena.
Mas é dos teus olhos, até porque fomos o primeiro site em Portugal a falar tudo o que há sobre o Windows 10 Mobile. Mas se gostas de ser masoquista, é lá contigo.
Mas temos guias, truques, temos tudo quer a falar bem, quer a falar muito bem. Se há artigos a mostrar alguma parte menos boa, faz parte, mostramos de todos, a vida é feita disso também, até porque não podemos deixar nenhuma marca nanar à sombra da bananeira, têm de trabalhar para respeitar o utilizador que investe nessa marca e os outros que um dia irão investir. Fica mais atento, pesquisa mais e deixa de te castigar, o Windows 10 Mobile é muito bom e já o realçamos muitas vezes.
…gosto de tudo no windows 10, com exceção para o edge que para alem de ser muitissimo limitado me obrigou a mudar, ao fim de varios anos, para o Firefox (especialmente na area profissional).
Acho curioso alguem sentir necessidade de utilizar o edge, ainda para mais no OSX…
mas para que é que serve instalar o edge no mac os? há alguma vantagem que me esteja a escapar? com um browser tão fixe como o safari para que raio é que alguém quer o edge? não entendo…