Dica: Usar extensões antigas no Firefox 4
Com a chegada de mais uma versão do Firefox é natural que muitos leitores a queiram testar e até fazer dela a sua versão de utilização frequente.Mas como é normal nestas versões, muitas das extensões não conseguem ser instaladas por não serem compatíveis. Este problema limita em muito a utilização das novas versões, pois grande parte do atractivo e potencial do Firefox deve-se às extensões.
Mas e como contornar este problema? É muito simples. E o Pplware vai explicar como o fazer.
A forma de fazer com que o Firefox 4 passe a utilizar as extensões que têm já instaladas e que não estão funcionais ou que não podem ser instaladas por serem dadas como incompatíveis, é extremamente simples e resume-se apenas à criação de uma nova chave de registo.
Para iniciarem o processo devem abrir um novo separador no vosso Firefox 4 e escreverem o seguinte na barra de endereço: about:config. Será mostrada a mensagem que devem ter cuidado a efectuar alterações pois podem comprometer o bom funcionamento do brower. Tenham mesmo muita atenção ao que fizerem pois podem realmente terminar com a vida do vosso mais recente browser.
Indiquem então que vão ser cuidadosos e avancemos para o passo seguinte.
Uma vez que a receita passa pela criação de uma nova chave, devem clicar com o botão direito do rato na zona das chaves já existentes e no menu que aparecer navegarem para a zona New. Ai dentro devem escolher a opção Bolean.
Deverá ser mostrada a caixa para introduzirem o nome da chave a ser criada. O nome dessa chave vai depender da versão do Firefox 4 que estejam a utilizar.
Caso estejam a utilizar a versão 4.0 Beta o nome a usar é extensions.checkCompatibility.4.0b. Se estiverem a usar a versão 4.0 o nome é extensions.checkCompatibility.4.0.
Para verificarem a versão que estão a utilizar devem aceder ao menu Help e depois a About Firefox. O nome que aparecer debaixo do Firefox é a versão que têm instalada.
Coloquem então o nome que se adapta à vossa versão e cliquem em OK.
De seguida serão mostrados os valores possíveis para a chave. Escolham a opção False e cliquem em OK.
Depois de criada a chave, devem reiniciar o vosso Firefox para que o valor seja assumido, as extensões instaladas passem a funcionar e para que possam instalar extensões que eram dadas como incompatíveis.
Após esse reiniciar do browser acedam à vossa lista de extensões. Vão verificar que todas as que estavam marcadas como incompatíveis e desabilitadas, passaram a estar plenamente funcionais.
Devem ter presente que existem extensões que, apesar de poderem ser instaladas com este método, são ainda incompatíveis ou apresentam problemas de funcionamento. Esta dica vai apenas permitir que consigam instala-las e não resolver outros problemas.
Fica então apresentada a forma mais simples de poderem ter as extensões das versões anteriores do Firefox a funcionar na versão 4.0.
Este artigo tem mais de um ano
Like always, mm a calhar este artigo.
Apesar de preferir o FF, vi-me “obrigado” a usar o Chrome face a sua maior estabilidade qt lidamos com varias abas (40/60) o que ocorre neste PC com alguma frequencia.
Sera que este FF4 ira demonstrar que ganhou outra capacidade p lidar com um numero de abas elevado? Hope so… ou vou posteriormente ter q voltar p o Chrome.
É mesmo uma versão Beta.
Tenho definido que ao abrir o firefox abre o http://www.sapo.pt
e o FF Beta nem isso faz.
Fico á espera da versão final.
eu uso o firefox desde ai a versão 2.0 como o principal.. e sempre adorei..
Experimentei à um mês atras a ultima versão do Crhome, e gostei muito, achei mais rápido, e etc..
Mas sabem, já voltei ao Firefox e neste caso a 4.0b que está excelente..
O chrome engana, pelo menos a minha experiência… após um período que parecia cinco estrelas, comecei a notar que ainda é mais pesado que o firefox, além da instabilidade que nada é melhor que o firefox..
Pena que entusiasmou.. mas esta 4 esta impecável mesmo..
abraço
O que é uma aba?
Separador 🙂
Foram mais rápidos que eu a responder…
40/60 separadores?????
Por muito que tente, não consigo imaginar necessidade para tantos separadores abertos em simultâneo!! lol
Eu já estava a espera de algum feedback desse genero, mas acredita que por certo não sou só eu.
Tenho q reconhecer q esses numeros são já a tocar o limite, mas deduzo que n seja o unico a chegar a esse numero ocasionalmente e sinceramente n é algo de mt anormal, principalmente qd estou a fazer pesquisas p trabalhos e tenho mm muita coisa aberta, por vezes metade sendo artigos em PDF q talvez puxe mais (deduzo eu) e lá com as abas as cores lá me consigo orientar. Contudo sei bem q poderia facilmente fechar as que já nao estão em uso, mas se app me permite trabalha assim, facilita-me a vida.
Costumo ter uns 80 abertos
Boas.
Só pra deixar o meu testemunho acerca das muitas abas abertas..
Tal como o outro pessoal que já falou , tambem eu abro sempre cerca de 20 de uma só vez , tenho nos favoritos uma lista de sites pplware incluido 😉 e mando abrir todas as tabs de uma so vez , já nem consigo fazer de outra maneira rsrs.
Abraço ao pessoal da PPLWARE e leitores que costumam opinar com a sua sabedoria
Neste momento tenho 92!
Bem a nível de varias abas parece se comportar bem agora, contudo nada como uns dias em teste p tirar isso a limpo.
O modo privado continua mt fraquinho, qd iniciamos tal como o utilizador n tem a indicação na frama do browser q esta em modo privado (indicação essa existente no Chrome) e p n falar do incrível e talvez mm cómico facto de p abrir uma janela privada ter-mos que fechar a janela “normal” outra coisa que o Chrome fica a ganhar :\
Acid3 97 contra 100 no Chrome tb (pre-beta 2 tb esta c 97 :\ )
Apesar de esses defeitos todos cont a gostar mais do FF ^^ e este novo layout esta mais agradável à vista.
O comportamento das varias abas aparecerem dispostas tal como no IE e no Opera é bem vindo 😀 (dês que haja a opção p desactivar se n ira haver ai ppl q vai logo aos arames).
Outra questão é ter sakado a suposta versão x64 (firefox-4.0b2pre.en-US.win64-x86_64.installer) mas a verdade é q o Windows solicita a instalação na pasta de programas de x32, isto é mm x64?! Pelo menos parece abrir bem mais rápido mas provavelmente o facto de só ter uma app compatível por agora ajuda nesse mm arranque.
Ao contrario de outras versões do FF a opção Help n é um menu mas sim um link q abre um site da Mozilla o que torna impossível ver qual a versão FF q estamos a usar (wierd, i know) tal como sugerido no artigo :S De qq das formas usei a “extensions.checkCompatibility.4.0b” e funcionou bem. Esta tudo 5* c os add-ons agora 😀
Neste momento já não sou usuario do firefox, mas pelas imagens que vi aqui, parece-me que continua a copiar algumas novidades do Opera! Pelo menos na aparencia…
Eu já vejo mockups da nova interface do Firefox há mais tempo do que se vê no Opera, eles só foram mais rápidos a implementar…
Também tive a mesma impressão, muito semelhante com o Opera.
Isto era interessante era para o Thunderbird.
Queria fazer update para a nova versão, mas tenho uma extensão que uso a toda a hora que não funciona… enfim.
Vê o meu comment mais abaixo, funciona no thunderbird
Já tinha lido esta dica em outro site da “especialidade”, após experimentar verifiquei que realmente alguma extensões ficam a funcionar, mas nem todas. Também é de notar que algumas extensões (poucas ainda) do ff4 ja funcionam nativamente sem este tipo de truques, o que significa que e equipa vai trabalhando em ambas as “frentes”. Em relação ao novo menu, dá para alterar e pôr como no ff3, que é como eu tenho neste momento.
Saudações a todos os internautas.
Btw e para adicionar o dicionario PT ao FF4? 😀
Nos addons para Firefox procura por Corrector para Português Europeu 9.10.13.0 e instala-o (pode ser preciso insistir)
Indo por Firefox (canto superior esquerdo) Customize / Addons diz que a extensão é incompatível. O que é facto é que com o “desbloqueio” do post funciona lindamente.
P.S. SE é só para experimentar o Firefox 4 Beta, é melhor a versão Portable.
Mais fácil do este procedimento é usar esta extensão oficial da Mozilla:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/15003/
😉
Ia comentar exatamente isso, desnecessario mexer em chaves de registro sendo que a propria Mozilla disponibilizou esse add-on, que, alem de voce conseguir usar as extensoes antigas, avisa o criador da extensao sobre algum problema de compatibilidade que possa vir a existir, e esse por sua vez, corrigi-lo para o FF4.
Não funciona com firefox 4 beta 2
o add-on da dica acima continuar funcionando no Beta 2
Estou falando do Add-On da Mozilla:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/15003/
Funciona sim no beta 2, 3 e atualmente estou usando no 4. Obvio que nao funciona com todos os Add-Ons, mas a maioria roda sem problemas (mesmo aquelas indicadas que não funcionam, elas funcionam se você ativar)
Usando a dica no 4.0b4 não funcionou