Dica: como carregar o Andante a partir do seu smartphone
Hoje deixamos uma dica, vamos ensinar a carregar o Andante, através da App que permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Tal como foi anunciado há alguns dias, já é possível carregar o cartão andante pelo telemóvel através da APP “Anda” que utiliza a tecnologia NFC do telemóvel para ler o chip integrado no cartão e com isso substituir as máquinas de carregamento físicas.
A app Anda permite aos aderentes ao sistema intermodal Andante (SIA) viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto de forma simples, rápida e cómoda. Esta aplicação está disponível para telemóveis Android, versão 5.0 ou superior, equipados com as tecnologias Near Field Communications (NFC) e Bluetooth. Também está disponível para iOS.
Para começar a utilizar basta descarregar a App através da Play Store da Google ou na Apple Store.
Como funciona o TOP UP?
Antes de mais é importante perceber o que é o TOP UP. Trata-se da funcionalidade da aplicação que permitirá o carregamento do Andante através do smartphone. Assim, como se procede a esta operação?
Após instalar a App o primeiro passo é garantir que a funcionalidade NFC do seu telemóvel está ativa e a funcionar (no iOS, o NFC está ativo por predefinição). No Android procuramos nas definições “NFC” e deve aparecer algo como isto:
Depois de confirmar que o NFC está ativado e a funcionar, abra a app e selecione a opção em baixo à esquerda:
Ao carregar nesta opção o utilizador vai ser transferido para a página inicial do “TOP UP” onde lhe será pedido para encostar o cartão à parte traseira do telemóvel (importante lembrar que caso tenha um íman colado nas costas do telemóvel o NFC pode não funcionar):
Após a leitura bem sucedida do cartão, será transferido para uma página de confirmação onde este confirma as informações associadas ao cartão (tipo de título e quantidade de títulos):
A seguir será transferido para a página onde poderá escolher o tipo de título e a quantidade que deseja carregar:
Após confirmar o tipo de título e a quantidade que pretende carregar a APP vai ser transferido para a página de informações de faturação e de pagamento:
Depois de confirmar as informações e o método de pagamento vai-lhe ser pedido para voltar a encostar o cartão ao telemóvel outra vez onde a APP vai carregar os títulos que foram previamente escolhidos e pagos no cartão (não retire o cartão antes da confirmação, pois pode dar erro):
Após receber a confirmação do carregamento já poderá utilizar o seu andante como normal. Pronto, agora já não precisa ficar na fila, faça tudo a partir do seu smartphone.
Artigo desenvolvido por Henrique Pinto para o Pplware.
Bela ideia! É pena que não possa existir o mesmo em Lisboa e Coimbra! E era ideal para os Metro.
Tens Pickhub e CarrisWay…..
tb concordo, mas em Coimbra, 1º é tapar os buracos e colocar aquela espécie de metro chinesa (carroça com rodas elétrica)
Pois mas fiz o carregamento via app, foi me debitado e bela surpresa hoje de manhã… Título inválido, toca a carregar de novo. Ou seja 80€ pelo passe? Não obrigado
Como diz neste pequeno tutorial, depois de ler o passe e efectuar o pagamento da mensalidade, a App vai ter a indicação de pagamento validado. Depois disso TEM DE VOLTAR A LER O PASSE ATRAVÉS DA APP, para passar a informação de pagamento para o passe.
Na máquina de carregamento, diz o mesmo? Se disser, print e email para eles, o suporte pelo menos funciona bem (e até ligam para ti para te ajudar a resolver)
que supresa agradavel.
Agora so falta puder user ao cartao na app (em vez da funcionalidade de “uso e cobra ao fim do mês”).
quem me der que a CP tivesse uma app assim… As maquinas de carregamento da cp já pediam um upgrade há anos (ainda não tem nem mbway or qrcode…)
O problema é que supostamente para os estudantes é gratuito e não deveriam pagar. Porque tem o meu filho que pagar o andante pela aplicação? Devido a este passo, fui tentar carregar na loja física e gratuitamente e o meu espanto é que com as tentativas na aplicação, o cartão deu erro e bloqueou. Há dias que o tenho que o levar à escola até saberem resolver o problema do cartão!!
No meu ios não funciona , fica sempre pela leitura do cartão e não sai dali
verdade
Tem que se ter dos últimos ios para o nfc estar aberto a apps de terceiros.
Como sempre em portugal, o software funciona mal e porcamente. Além disso deviam obrigar todos os operadores a usar um API que várias apps pudessem usar e ter tudo numa. Porque é que sou obrigado a ter um cartão físico?! E não uma conta e mudar as zonas e carregamentos somente com a App? Porque posso com uns transportes e noutros não?
Um sem fim de questões que demoram que no país tudo vai por interesses financeiros só do lado das empresas.
Ficam muitas questões:
– porquê o de existirem cartões físicos obrigatoriamente se tivermos apps
– porque é que obrigam em muitos sítios a pagar com via verde enão também de outros operadores? Porque é que para VEs temos que ter um cartão”especial” e nao pode ser com o de crédito?
– porque é que nas AEs não existem também tarifários para quem vive por exemplo na Nazaré e trabalha em Lisboa? (Tipo passe)
É tudo uma roubalheira…
Qual a versão do ios? Estou no iPhone 15 e ontem consegui sem stress
Não dá para carregar o passe mensal, apenas para carregar os cartões em papel com títulos individuais de viagem
Isso não é verdade. Não sei qual o problema que teve, mas é possível carregar o passe Mensal.
Não leve a mal, mas é sempre preferível contar o seu problema, talvez até alguém aqui saiba ajudar ou esclarecer, do que acrescentar desinformação sem a menor utilidade.
Eu tenho passe mensal, carregado até ao final do corrente mês. Experimentei o procedimento e não tenho a opção para carregar para o mês seguinte (Junho).
Só a partir do dia 20 ou 21 é que é possível carregar o mês seguinte.
Dá sim. Digo isto por experiência própria. Foi feito e a funcionar.
Uma coisa que pode acontecer:
Um telemóvel, com a app, escolhe-se o método pagamento do cartão de débito, dados inseridos, tudo ok.
Se a conta for conjunta com outra pessoa, onde a mesma também com o seu telemóvel e dados bancários corretos, for para fazer o carregamento, à primeira pessoa carrega e faz tudo normalmente, no outro telemóvel com os dados da pessoa e que tenha conta conjunta com a 1º, então aí o carregamento fica (amarelo), e não faz o carregamento. Nem sequer debita na conta. Fica amarelo durante um dia e nada. Opção apagar a app no 2º telemóvel. FICA AQUI A INFORMAÇÃO. PODE ACONTECER VISTO SE FOR CONTA CONJUNTA. A SIBS deveria ser mais rápida na verificação. Outro problema carregamento de passe no final de Abril. Fatura, nem no mail nem em lado nenhum. A app está boa, mas certas coisas DEVEM verificar com URGENCIA. Sei o que digo. Situação reportada. Mas……e resolução? Tomem atenção a estes factos.
O que referi:
2 telemoveis individuais com a app.
2 referencias de pagamento para cada.
Conta conjunta.
Um funciona outro…….. nada.
Os titulos de transporte, esses podem ser carregados com qualquer telemovel. Os passes, aí deveriam de arranjar maneira que o método fosse idêntico.
Giro, mas: a app já substitui os títulos e permite usar o telemóvel nos leitores, e até tem algoritmo para q o sistema opte pelo produto mais barato quando é emitida a faturação. Dito isto, se tenho a app… pq preciso de título?