PplWare Mobile

Dica – Como activar o Legacy Boot Menu no Windows 8


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Gonçalo says:

    O problema é que a Microsoft não pensa nos utilizadores! Eu, por exemplo, quando precisei de aceder às opções avançadas não era porque não tinha nada para fazer, mas sim porque o Windows não arrancava. E aí, o que é que faço? Porque segundo eles só pode aceder a essas opções com o Windows arrancado. São estas coisas que se tem de pensar antes de se fazer um sistema operativo.

  2. Joana Belo says:

    Estou com uma dúvida!
    Se eu activar o Legacy Boot Menu, quando ligar o PC ele irá sempre para o écran com as conhecidas opções ou só irá para ele só e só se eu carregar na tecla F8?
    Ou seja, o PC ficará a iniciar normalmente?
    Agradeço uma resposta.
    Boa Páscoa.
    Obrigada.

  3. Tiago says:

    Por falar nisto surgiu me uma duvida, o Secure boot assim como o Legacy Boot pode ser desativado na bios em alguns portáteis sem estes comandos, mas lá esta temos de entrar no windows sempre para ir a bios! A minha duvida é quando o sistema operativo falha e na Bios estiver a arrancar pelo HDD como conseguimos arrancar por um CD do tipo Hiren’s Boot?

  4. Filipe says:

    Pplware na vanguarda dos fanboys Apple, sempre a tentar deitar abaixo o windows…

    • Carlos André says:

      Não posso concordar contigo.
      A verdade é que um mac não tem nada disto(boot secure) e consegue ser um sistema mais seguro, rápido e estável que o windows, quanto mais coisas pior é acho eu, o sistema já tem de vir seguro, rápido e estável de si e não adicionar funções na bios para o mesmo.

      • Filipe says:

        “Apesar das inovações, são muitos os utilizadores que ainda se queixam que este não é um sistema operativo direcionado para a produtividade”

        É mais porque sempre que fazem um artigo sobre o windows começam com uma frase deste gênero.

        • Pedro Pinto says:

          Filipe, eu sou utilizador de Windows e Linux e digo-te que a questão da produtividade é colocada em causa com o WIndows 8. Da minha experiência, passados uns meses de utilização do windows 8, parece que as vezes ainda me “perco” no sistema.

    • EacHTimE says:

      Não sei como podes dizer isso. Andam a fazer uma publicidade avassaladora ao Win8 no pplware

  5. Invision says:

    Este windows 8 é uma merda para conseguir entrar em safe mode se nao conseguir bootar o windows. No entanto Shift+F8 funciona, o problema é que funciona muito ocasionalmente!o meu W8 não bootava e fazendo shift+F8 lá consegui que o menu aparecesse e escolher a opção safe mode. mas precisei de uns 10 restarts até a merda do menu aparecer. Das coisas mais estupidas que já alguma vez vi no windows…se não me engano a maneira mais eficaz e ter o shift ja pressionado e ir carregando no F8, ou entao estar constantemente a carregar nas duas teclas ao mesmo tempo, sinceramente já não me lembro como fiz. Resumindo, apesar de parecer impossivel aceder ao menu se o windows 8 não bootar, é possivel. é preciso é paciencia lol

  6. Luis says:

    Tenho a mesma sensação! Com o W8 sentia-me tb perdido com meses de uso, por isso voltei a instalar o bootcamp no mac com o Win7. E só uso windows por causa do COD. Assim que comprar a porcaria de uma ps3, formato o mac…

  7. Costa says:

    Por exemplo, se alguém com o Windows 8, precisar de fazer um “Restauro de Sistema” para por o windows a arrancar normalmente (imaginemos que, por exemplo, apanhou um dos conhecidos “Vírus da Polícia”), simplesmente não consegue entrar no modo de segurança. Isto é bastante mau. Gosto bastante do Windows 8, mas nesse aspecto reconheço que a Microsoft devia de repensar o acesso ao sistema. Não tem lógica só ter acesso a estas opções dentro do próprio sistema. Se não conseguimos entrar resta-nos o quê? Formatar? Parece que é a solução que resta. Outra coisa que já fiz, foi tentar aceder há partição do sistema, usando um “Live CD” do Linux Mint, e também não consigo. No entanto não tentei com outra distribuição, pelo que, não sei se há alternativa. Isto para o caso de ter alguns ficheiros que queiramos guardar antes de formatar. É mau! 🙁

  8. Bruno Coimbra says:

    Pplware para quando um tutorial para instalar o Windows 8 em Bios com UEFI…?

    É q os modelos com UEFI mas com w7 tem tido algumas dificuldades para formatar correctamente o disco e activar ou desactivar opçoes na BIOS para permitir instalar o W8

    Abraços

    • Pedro Pinto says:

      Sim, é verdade. Eu vou tratar disso e brevemente apresento.

      • Bruno Coimbra says:

        Mt agradecido Pedro Pinto

        Eu tenho um samsung serie 5 Ultra q comprei em Novembro mesmo antes de sair o mesmo com W8.
        E quando tentei instalar o W8 com licença original (n é pirata) n consegui a instalação limpa só por cima do W7.
        Andei pela net a procura mas a informação ainda é mt dispersa e pouco consistente e varia de modelo para modelo por causa dos discos rígidos híbridos (é o meu caso).

        Portanto s puderes ter isso em atenção agradecia imenso, alguma ajuda q seja necessária..é so avisar.

        Cumps

  9. Pctotil says:

    Mais uma dica util, já agora uma sugestao, sao aqui publicadas muitas informaçoes valiosas mas por vezes depois é dificil localizá-las, o que é bom sinal , quer dizer que sao muitas e boas :), nao poderia haver uma opçao de favoritos em que quando uma dica fosse considerada relevante para um user era adicionado aos favoritos e assim mais facil de encontrar.

    • Bruno Coimbra says:

      Gosto da ideia, era mt bem jogado, os users devidamente registados terem acesso a uma lista dos seus favoritos n é preciso ser elegante ou coisa do genero.
      Era mt bem vinda…eu por exemplo tenho uma pasta nos favoritos q é Artigos Pplware…dao sempre jeito!

  10. Paulo Santos says:

    Vamos lá ver outra coisa que mudará com isto do
    bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

    Quem tem só o Win8 instalado não notará nada de especial ao Boot do sistema.. e tem acesso ao dito menu do F8 para as aflições com acesso ao Safe Mode

    mas tem outra novidade para quem tem instalados mais de um SO.. em vez de arrancar no Win8 e aparecer o menu azulinho com os vários SO instalados ..e aí selecionar arrancar com o SO pretendido….
    aparecerá o antigo menu em fundo negro do “tempo” do Win7 e Vista….

    para quem tem 2 ou + SO instalados esta opção do menu legacy poderá ser um pouco mais limpa e rápida

  11. Nuno A. says:

    Boa dica, obrigado 😀

  12. Hugo F. says:

    Eu tenho um Asus N56VZ que veio com Windows 8, se eu puser esse comando, posso instalar normalmente um sistema linux e ela vai aparecer no menu de multi-boot???

    É que já ando a uns tempo a tentar instalar linux numa partição e não consigo, visto que depois de instalar o portátil arranca como se este não existe-se.

    Obrigado

  13. Esmeraldo says:

    NÃO CONSIGO ENVIAR EMAIL POIS O BOTAO ENVIAR NÃO ATIVA NA HORA DE ENVIAR

  14. samuelamancnio says:

    cara tenho um HP 1000 e fiz exatamente oque manda nesse tutorial, consegui ativar o legacy boot e escolhi a opção CD/DVD, mais depois que dou F10 a instalação do windows 7 não inicia e o windows 8 acaba iniciando novamente !

  15. David says:

    gente eu to muito aflito: meu pc vinha com win 8 e eu formatei e instalei win 7. depx disto ao reiniciar aparece uma mensagem: “boot divice not foud”. tentei activar o legacy boot mas quando quero salvar aparece: “enter the code to complete” e eu nao vejo o lugar por onde por o codigo. o que faço? Peço ajuda.

  16. danyel says:

    deu certinho aqui tudo isso ai,mas, porem com o dvd do seven na unidade da um erro,(erro interno na instalação do windows)e agora como faço?pode ajudar?

  17. Marcio says:

    Bom dia
    Tentei mas nao deu certo , alguem pode me ajudar ai?

  18. Iolanda says:

    Obrigada, ajudou-me imenso!!
    Estava ja ha quase uma semana para resolver este problema, e encontrei o seu topico e decidi experimentar 🙂
    Estava a ficar cansada de tentar vezes sem conta de formatar o windows 8.1 para voltar para o 7. Apos experimentar as dicas deste topico fiquei muito contente pois ja tenho o windows a instalar 🙂
    um grande muito muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.