Sabia que já pode receber a correspondência do IEFP por email?
No que toca aos serviços públicos, muita tem sido a resistência para a passagem para o mundo digital, embora, aos poucos, isso esteja a mudar.
Indo de encontro aos pedidos de muitos cidadãos, já é possível receber por email toda a correspondência que o IEFP enviava antigamente por correio. Saiba como ativar as notificações eletrónicas.
Com uma simples pesquisa na Internet, conseguimos verificar várias queixas referentes à correspondência entre o IEFP e os candidatos, com várias pessoas a terem perdido a inscrição no centro de emprego devido a cartas extraviadas nos correios.
Para resolver este problema, há muito tempo que já se pedia que esta comunicação fosse feita por email, no entanto, o IEFP foi resistindo a esta mudança digital, mantendo a carta como único meio de comunicação oficial.
Em Março, ao abrigo do plano Simplex+, foi publicado em Diário da República uma diretiva que irá permitir a criação de um serviço público de notificações eletrónicas associado à morada única digital para as finanças, segurança social e justiça. Com este novo sistema, os cidadãos poderão passar a receber todas as notificações por email, em vez de receberem a tradicional carta.
Seguindo esta onda de digitalização, o IEFP também já introduziu um serviço de notificações eletrónicas que permite receber toda a correspondência que era enviada por carta no nosso email. Vamos então aprender como se ativa esta função.
Como receber as notificações do IEFP por email?
Em primeiro, para conseguir ativar esta função, deve aceder ao website do net emprego e carregar na opção Área pessoal.
De seguida, deve fazer o login na sua conta da plataforma ou, caso não tenha, registar uma nova conta.
Depois de entrar na área pessoa, deverá carregar no aderir presente na opção "Aderir ao Serviço de Notificações Eletrónicas, que lhe permite receber toda a correspondência enviada pelo IEFP, em formato eletrónico, de um modo prático e seguro."
Por fim, deverá carregar em subscrever. Após uns minutos, irá receber no seu email a confirmação desta subscrição.
Com a introdução desta nova opção, toda a comunicação entre o IEFP e o candidato será mais simples e célere, evitando assim os problemas do extravio de cartas nos correios e as respetivas consequências na inscrição no centro de emprego.
Fotos: FENPROF
Este artigo tem mais de um ano
Isto é que é digitilização? Usar email’s?! Até os bancos com info mais sensivel tem apps
Comentário sem nexo, qual o problema do email?
Não é cifrado de ponto-a-ponto, ficando a confidencialidade das comunicações em causa, uma vez que o e-mail não foi concebido de raiz para proporcionar tais protecções.
Sim, pode ser utilizado o S/MIME e o OpenPGP… mas quantas pessoas utilizarão isso no dia a dia? E quantos serviços de webmail suportam tal sequer?
Até o DIME (Dark Internet Mail Environment) ou similar ser uma realidade, e apenas na versão ponto-a-ponto (em que o utilizador não confia no operador (ex.: Gmail, Hotmail, etc.) a segurança/ confidencialidade será sempre muito sofrível por e-mail.
Se a informação não é confidencial? Para uns é, para outros não a consideram como tal… mas deveria ser sempre tratada como confidencial ficando à opção de cada um torná-la publica se quiser claro.
João, até podes ter toda a razão nessa afirmação, mas pelo que me deu a entender não há necessidade de preocupações a esse nível porque a informação a passar ao utente não vai por e-mail. A notificação por e-mail apenas informa o utente que tem informação relevante na sua área pessoal e este acede pelo portal.
Somente haverá perigo se esse portal não for acedido por HTTPS.
Desde que não façam com a EDP ou uma empresa de gás canalizado, que OBRIGOU a receber a factura electrónica e quando cometeram um erro grosseiro nos dados, obrigaram-me a imprimir a factura e levá-la à loja para reclamar de uma cobrança que fizeram e que não era um serviço que me tinham prestado. Em 2 vezes que isso sucedeu com essas empresas, tive de imprimir a factura pois o identificar-me pelo cartão do cidadão não chegava para efectuar a reclamação e era necessário levar um comprovativo do que estava a reclamar… (E pela internet só se recebem respostas automatizadas.)
Já sabemos que para aderir e pagar são só facilidades, desistir ou corrigir erros que nos prejudiquem é um problema.
boas, o título da notícia não está correcto! como utilizador do serviço, as cartas são disponibilizadas apenas no portal do IEFP/netemprego! para o email vão apenas avisos de novas cartas/outros!
Sempre que receber uma carta no portal vai receber um aviso no email para ver a nova notificação. No fundo, embora obrigue a consultar no portal, o aviso vem por email
Completamente de acordo.
Para entidades oficiais deveria ser sempre assim.
Já foi retirada a opção.
Aqui continua a aparecer
No meu caso tive que atualizar os meus dados pessoais para a opção ficar disponível.
o benfica não vai gostar desta noticia
😀
Fiz o registo seguindo todos os passos acima e quando carreguei para subscrever responde que a pagina não está disponível e que lamentão ; simplex? Só para gastarem dinheiro do povinho
Em tempos idos tentei contactar via emails fornecidos … nunca obtive resposta. Há centros em que as pessoas são pura e duramente ou preguiçosas … ou alguém que o faça. Ainda me lembro de tentar marcar uma reunião uma vez para tirar umas dúvidas … e a pessoa do outro lado se demonstrou totalmente imprestável. Não fosse eu incomodar qualquer jogo de solitário da Sra. Doutora …
Pena é o design desta página. Que medo.
Isto está mal feito de propósito. Eu recebo os avisos por mail mas depois para conseguir ler os mesmos é uma dor de cabeça, mete nojo.
O Portal netemprego.gov.pt já não existe e essa função foi esquecida no iefponline o site que o substituíu…… terão andado de cavalo para burro?
eu sou empresda e queria saber para falar com alguem
A função está no cabeçalho perfil é aí que se podem ativar as notificações eletrónicas do IEFP