Como desabilitar a pesquisa Your World no Google
Na passada semana a Google apresentou uma alteração na sua pesquisa para que passasse a incluir em primeiro plano os resultados da nossa interacção na sua rede social. O Search Plus Your World abria assim uma porta para que as pesquisas no Google fossem mais pessoais.
Apesar de a Google descrever esta nova funcionalidade como muito importante para aproximar ainda mais os utilizadores da sua rede social e dos conteúdos que aí colocamos, nem todos os utilizadores a viram com bons olhos pois acaba por desvirtuar o objectivo inicial do motor de pesquisa e tornou-o centrado demais no Google Plus. Felizmente é extremamente simples remover o Search Plus Your World das vossas pesquisas, de forma permanente.
Desde que foi lançada que era possível aceder à pesquisa normal do Google através do clicar de um simples botão na interface, mas este processo teria de se repetir sempre que realizássemos uma pesquisa, o que tornava muito mais maçadora a utilização do motor de pesquisa da Google.
Felizmente a Google disponibiliza uma opção que pode activar ou desactivar o Search Plus Your World e é o que vamos explicar de seguida. Se não gostam desta nova forma de integração de resultados com o Google Plus só têm de seguir as instruções apresentadas abaixo.
Em primeiro lugar devem aceder às definições da pesquisa do Google. Acedam à página do Google e procurem pelas Opções. Esta zona está acessível do lado direito e devem clicar nas opções (roda dentada) para que acedam ao menu onde estão as definições de pesquisa.
Se não as opções não estiverem disponíveis na página principal efectuem uma qualquer pesquisa e conseguem passar a tê-la disponível.
Dentro da página de definições de pesquisa devem procurar pela zona dos Resultados pessoais (Personal results). Esta deverá estar sensivelmente a meio da página.
Numa situação normal devem ter a opção Utilizar resultados pessoais (Use personal results) activa. Mudem a opção para a seguinte, Não usar resultados pessoais (Do not use personal results).
Devem gravar a alteração para que ela seja assumida e passem a ter acesso à pesquisa onde os resultados são os de uma pesquisa normal. Esta opção está no final da página de definições da pesquisa.
Após esta alteração vão ser redireccionados para a página principal do motor de pesquisa da Google e podem voltar a realizar a vossa pesquisa.
Devem então notar que os resultados apresentados não contemplam agora nada do Google Plus e são os normais de uma pesquisa, antes da introdução do Search Plus Your World.
Podem ainda reparar que o ícone para a apresentação dos resultados está presente e a qualquer altura podem verificar o que vos apresenta o Search Plus Your World. Basta clicarem no símbolo e têm acesso directo a ele.
Se pretenderem reverter a alteração que fizeram só têm de voltar a seguir os passos indicados e alterar a opção seleccionada nas definições de pesquisa.
Apesar de ser uma novidade muito interessante, o Search Plus Your World afasta o Google do que é a sua génese e a sua principal função. É suposto dar-nos acesso aos links onde estão presentes os termos que pesquisámos. A integração com a sua rede social pode e deve ser feita, mas não deve ser tão intrusiva.
Artigo Relacionado:
Homepage: Google Plus Your World
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
Deixo aqui um artigo interessante relacionado com esta nova “funcionalidade” do Google.
http://gizmodo.com/5875571/google-just-made-bing-the-best-search-engine
Cumprimentos,
Manuel Costa
Exacto, já encontrei alguém que concorda comigo…
À dias quando esta notícia saiu eu disse que era precisamente o que eu não queria, quase ninguém achou bem lol
Esta é uma das principais razões para não ter Google+!!
Eu tenho Google+ (sou curioso) embora raramente aceda à minha conta. Sou um utilizador assíduo do Facebook e nada vejo no Google+ que me faça mudar. No que diz respeito ao Google (motor de pesquisa) após ter lido as notícias relacionadas com a alteração dos critérios de pesquisa, deixei-o de lado por uns dias e decidi experimentar o Bing de forma mais exaustiva. O resultado? Continuo a usar o Bing e não tenho “saudades” do Google. Ok, demora um pouco mais a iniciar, mas as belas imagens compensam a espera…
acabei por fazer o mesmo, antigamente o motivo pelo qual usava o google nas pesquisas era por mostrar o mais relevante e importante para o termo que eu usava.
Agora está cheio de “bloatware” anuncios e porcarias.
Já há 1 mês que me mudei para o bing e a diferença foi para melhor, mais bonito, e limpo!
acho que acima de tudo isto mostra o que a maioria das pessoas até agora não tinha percebido. Se acham a Microsoft ou a Apple empresas pouco “eticas”, a Google é 100x pior.
Experimentem tentar entrar em contacto com eles que é algo que até uma empresa básica disponibiliza, eles ganham milhões e é quase impossivel para quem usa gmail adsense ou adwords entrar em contacto a google, nem se tão para chatear.
Algo um pouco “offtopic”…
Desculpem se es estou a incorrer em algum erro, mas a palavra “desabilitar” além de soar mal (pelo menos a mim), parece-me que o seu uso é mais correcto/usado em PT-BR, e sendo este site PT-PT, a palavra mais correcta seria “desactivar”.
E não escrevi segundo o novo acordo ortografico porque ainda me faz uma enorme confusão ter que rever o que aprendi só porque de vez em quando gostam de andar a fazer acordos sem perguntarem se nós concordamos… 🙂
os resultados dos amigos não aparecem nas minhas pesquisas, no google.pt ou no google.com
Para desabilitar precisava primeiro de habilitar, mas é algo que ainda não corre no meu… 😉
para desactivar? não ter a conta g+ aberta ao fazer pesquisas…
já agora, como desactivar noticias nas pesquisas do Google? ainda sou do tempo em que ao fazer pesquisas lá, os resultados não eram noticias