PplWare Mobile

“Cábula” do MySQL


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

9 Respostas

  1. José Fonseca says:

    Ai está um resumo interessante.

    Já agora, para quem quer aprender SQL pode também experimentar os tutoriais interactivos de http://sqlzoo.net/

    Um abraço

  2. rsl says:

    Offtopic

    Alguém sabe o que se passa com as actualizações do Kaspersky Internet Security? É que desde ontem que dá erro ao tentar actuallizar. Diz “erro ao ligar ao servidor”
    Obrigado

  3. Casca says:

    Bem…
    Excelente resumo…
    Por akaso vai ajudar BASTANTE!

    Obrigado!
    NC

  4. Nastase says:

    Apesar de trabalhar (pouco) com Sql e (infelizmente muito pouco) com MySql, há aqui comandos que desconhecida e que me irão com certeza ser muito úteis. Mais um grande trabalho do PplWare! Parabéns malta.

    ———————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  5. Miguel Guerra says:

    Um artigo muito bom!

    Escrevo strings de SQL todos os dias no meu trabalho e, há aqui funções que eu desconhecia!

    Excelente compilação dos comandos mais úteis!

  6. Fausto says:

    Muito bom! Resume funções que não são muito conhecidas, mas que são úteis no dia-a-dia.

  7. Sergio BR. says:

    Obrigado pelo artigo, vai dar muito jeito.

  8. Luís Santos says:

    Boas,

    também podem usar subselects com o IN e NOT IN.

    Por exmeplo:

    SELECT *
    FROM EMPREGADOS
    WHERE NUM_EMPREGADO IN (SELECT NUM_EMPREGADO
    FROM DEPARTAMENTOS
    WHERE DEPARTAMENTO = ‘CONTABILIDADE’)

    Aqui temos que garantir que o SELECT interno só traz uma coluna para satisfazer a condição WHERE NUM_EMPREGADO IN …. , pois de contrário não faria sentido.

    Na verdade não importa de que forma preenchemos os valores para a condição IN, importa é que o resultado seja um valor, ou lista de valores, que verifiquem as propriedades do campo (numérico de 15 posições, alfanumérico de 10, etc…).

  9. Luís Santos says:

    Uma condição que dá jeito para gerar amostras de dados, ou para outros cenários mais específicos, é a que nos devolve apenas um número fixo de registos:

    SELECT *
    FROM TABELA
    FETCH FIRST 10 ROWS ONLY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.