PplWare Mobile

Automator: Crie serviços no Menu de Contexto do OS X

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Excelente dica. Acrescentaria que as possibilidades de uso são imensas, sendo possível juntar comandos do terminal e AppleScript. No fim, o resultado pode ser um serviço ou uma aplição autónoma. O Automator é uma ferramenta indispensável para quem pretende simplificar tarefas repetitivas, mas, também para criar soluções que usam recursos escondidos do OS X. Por exemplo, é muito simples criar uma app ou serviço que converta um PDF em RTF, ou outro que extraia as páginas de um PDF ou outro ainda que compacte fácilmente qualquer ficheiro ou pasta em formato dmg. Por fim, o Automator também possibilita a gravação de macros, de forma a simplificar a criação de serviços ou apps. É por estas e por outras que, quem pega no MAC nunca mais o larga!

    • Vítor M. says:

      Excelente. Bom comentário.

      Em relação aos exemplos, temos várias dicas para o Automator e vamos continuar a desenvolver, até porque, como o António refere e bem, o Automator é uma ferramenta indispensável.

  2. Edgar Guedes says:

    No caso da primeira dica, talvez seja mais facil pegar no anexo e largá-lo no icone do mail na barra …. e esta feito, mesma coisa.

    • Vítor M. says:

      Verdade, é um método simples, introduzi o mesmo via Automator para mostrar como podemos usar esta ferramenta para criar serviços, tal como referi no post. Além disso foi para introduzi o tema abordando a segunda parte, onde podemos já enviar os vários ficheiros compactados.

      Mas á rios de possibilidades. 🙂

  3. Manuel says:

    Cada vez tenho mais a certeza que um sistema operativo para funcionar bem, e o OSX não é exceção, deve-se ao máximo evitar instalar software de terceiros, sempre que possível utilizar as aplicações nativas, com o automador consegue-se fazer uma série de tarefas para as quais existem aplicações mas é sempre de evitar e o automador é sem duvida uma excelente ferramenta.

  4. Sérgio Silva says:

    Será possível atribuir o assunto padrão para os mails?
    Tipo: “Nome do FicheiroTexto personalizado”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.