Dica: Como evitar problemas a instalar a Atualização de Outubro do Windows 10
A próxima grande atualização do Windows 10 está prestes a chegar. Chamada de Atualização de Outubro, vai trazer grandes novidades e melhorias, todas focadas no utilizador.
A Microsoft já começou a preparar os utilizadores para alguns problemas que podem acontecer, sendo o mais problemático relacionado com a falta de espaço para a instalação. Vamos ver como evitar este problema.
Na próxima grande atualização do Windows 10 é muito provável que os utilizadores acabem por ter problemas.
O alerta surgiu diretamente da Microsoft, que fez saber que esta atualização vai ser iniciada sem qualquer verificação de espaço disponível em disco.
Este poderá ser um problema para quem tem o disco cheio e levará a problemas posteriores no arranque.
Apesar de não se saber quanto espaço a Atualização de Outubro do Windows 10 vai ocupar, esta deverá se similar à anterior, que ocupava 16GB na versão de 32-bits e 20GB na versão de 64-bits. É por isso necessário garantir este espaço, de preferência com algumas simples configurações.
Como verificar se existe espaço em disco no Windows 10
O primeiro passo para perceber as ações a serem tomadas passa por entender que espaço está disponível.
Para o fazerem devem aceder à zona de Armazenamento, que está acessível na página de Sistema nas Definições do Windows 10.
Ai dentro vão poder ver que espaço está livre nos diferentes discos que o PC tiver e assim decidir que espaço precisam conseguir ganhar.
Onde eliminar espaço ocupado no disco do Windows 10
As áreas óbvias onde podem conseguir esse espaço extra estão na Reciclagem, em aplicações que não usem e também as fotografias, vídeos, documentos e outros ficheiros que podem enviar para um dos normais serviços cloud que usem.
Ativar a limpeza automática do Windows 10
Um último passo que é recomendado é a limpeza automática do Windows 10. Esta remove os ficheiros temporários que vão sendo criados e que podem ser eliminados. Ainda dentro zona de Armazenamento devem escolher o Sensor de Armazenamento.
Ai dentro devem mudar quando o Sensor de armazenamento é executado e também ativar a eliminação de Ficheiros temporários e a forma de o fazer.
Ganhar espaço para a Atualização de Outubro do Windows 10
Claro que há ainda a possibilidade de mover, temporariamente, ficheiros importantes para um disco externo ou uma pen USB, que poderá ser acedida a qualquer momento.
Apesar de não haver ainda uma data definida para a sua chegada, o mais provável é que a Atualização de Outubro do Windows 10 chegue nos primeiros dias do próximo mês, imediatamente após o evento que a Microsoft está a preparar.
Este artigo tem mais de um ano
Excelentes dicas, obrigado!
20 GB parece algo elevado para o update. E quem tem 32 GB de disco? Lá vou eu ter de instalar o windows de novo já com a actualização de Outubro no meu Acer com 32GB de disco. De 6 em 6 meses faço a mesma tarefa. Mas vale a pena porque o raio do pc tem uma bateria que aguenta 8 horas!
quem tem discos de pequena capacidade tem mesmo de ser, fazer uma instalação limpa de raiz, update é para esquecer…
Parte dessa necessidade tem a ver com o download da informação necessária mais a compilação de ficheiros que farão parte da substituição dos anteriores até que o utilizador final sinta o interesse em os remover posteriormente. A solução mais expedita será criar uma pen de instalação do Windows 10 através do site da Microsoft e utilizar a mesma para efectuar o update.
Nao precisas de instalar de raiz. Quando sair a actualização, através do media creation tool crias um média de instalação. Depois é só arrancar com este e escolher actualizar em vez de instalar.
Uma dúvida: é normal no Sensor aparecer um valor para o espaço livre e quando acedemos ás propriedades do disco via “Este PC” aparecer outro valor (aproximado, mas diferente)?
Apesar de ter uma máquina “generosa” em termos de Armazenamento uso esta dica sempre q sai um update
Isso acontece devido à forma como é mostrado. 1MB é igual a 1024KB
mas não devia ser mostrado da mesma forma nos 2 locais? acho q sim…
Boas, preciso de uma dica.
Normalmente o windows faz o download do update em “silêncio”, apercebo-me que já tenho uma nova atualização quando surge a opção de encerrar e atualizar.
No meu caso pretendo adiar o download desta atualização.
Existe possibilidade de adiar?
Podes diferir a atualização acedendo a Definições > Atualizar & Segurança > Opções Avançadas.
Na opção “Escolher quando as atualizações são instaladas”, indicas o numero de dias que pretendes adiar a Feature Update (max 365 dias).
Ok. Desconhecia. Muito obrigado pela dica.
Só espero que o áudio do meu WhatsApp no meu Lumia 930 volte a funcionar, porque no 8.1 Denim funcionava direitinho, depois que eu atualizei para o 10 parou de funcionar do nada o viva voz e o áudio do whats quando eu envio.
O post não está de todo correto: a versão de 32 bit não ocupa 16 GB mas sim necessita um disco com 14-16 GB livres para instalar, a de 64 bit uns 20 GB. Para fazer update ainda mais porque faz backup do anterior mais a instalação.
Eu tenho um PC secundário rudimentar com 16 GB e sempre que há grandes updates tenho que o formatar e instalar do zero… o mínimo ideal é 64 GB de disco, com 128 GB já se está mais desafogado.
O facto do update não verificar o espaço disponível no disco do sistema, dá cabo de mim.
ya realmente é algo que não parece normal em 2018..
Utilizando SSD com bastante espaço, tive problemas na atualização a partir da versão 1803, baixava e instalava e entrava em looping pedindo para reiniciar o tempo todo. Ai me veio uma luz para atualizar os drivers e foi o quê resolveu. Interessante não ter nem um “Zé “na Internet que comente sobre isso. Utilizei o Driver Max.
A melhor maneira de evitar problemas é fazer uma formatação de raíz com o iso já contendo essa versão actualizada. Simples. Toca a fazer cópias de segurança e a fazer isso nos pcs em que for permitido fazê-lo em vez de vir para aqui no dia encher isto de comentários de hate.
Melhor opção: nunca instalar nenhum update..
Problemas, formata-se.
Opiniões…eu tenho as atualizações automáticas ativadas e nunca tive qualquer problema. Se, porventura, alguma atualização “carregar” algum bug…desinstalo a atualização.Um PC só se formata quando não existem mais soluções de reparação de algum problema…conselho de um MVP Windows!
Não era mais simples a rotina de instalação verificar se há espaço suficiente para a instalação da atualização e em caso afirmativo orientar o usuário a proceder a liberação de espaço no HD para posterior atualização do sistema.
Claro que sim, pelo menos para quem corre o risco de ficar com o PC todo encravado!
Atualizei ontem, demorou cerca de 35 minutos e nao deu qualquer problema.
gostei particularmente do tema escuro no explorador e o melhoramento do menu iniciar.