Active a nova cache do Firefox e tenha um browser mais rápido
A Mozilla tomou a decisão de criar o melhor browser e o mais capaz de enfrentar tudo o que a Internet tem para oferecer. São várias as frentes em que tem estado a trabalhar, desde a mudança da interface apresentada na última versão, até a outras alterações profundas do próprio motor do Firefox.
Uma das novidades que têm estado a trabalhar, de forma discreta e sem grande alarido, é uma nova cache HTTP, que permitirá recuperar mais rapidamente em caso de problemas.
Mas esta novidade pode ser usada também no dia-a-dia, para tornar o Firefox um pouco mais rápido e com uma melhor performance.
Esta cache está em desenvolvimento há já algum tempo e era para ser lançada e tornada activa nas novas versões do Firefox no final do ano passado, mas devido a várias razões ainda não foi tornada pública, mas está pronta a ser activada e usada.
A ideia por de trás desta cache é permitir aos utilizadores recuperarem mais rapidamente de um crash ou de uma quebra do browser, ao mesmo tempo que servem as páginas que visitam de forma recorrente.
Qualquer utilizador pode activar esta cache e usufruir de imediato da sua utilização e das funcionalidades extra que disponibiliza. Para o fazerem só precisam de realizar alguns poucos passos.
Activar a nova cache HTTP no Firefox
Comece por escrever na barra de endereço do browser about:config. Este "endereço" vai dar acesso às definições mais escondidas do Firefox.
Devem depois confirmar que vão ser cuidadosos com as alterações que vão realizar.
Dentro dessa zona de configuração devem procurar uma entrada específica e que irá alterar a configuração que querem mudar.
Colem a entrada browser.cache.use_new_backend no campo de pesquisa e será de imediato mostrada a entrada que procuram.
Para alterarem esse valor devem apenas aplicar um duplo clique na entrada e será aberta uma nova janela para alterarem o valor, que deverá passar de 0 para 1.
Alterem então o valor e carreguem em Ok para que seja alterado e assumido pelo sistema.
Assim que introduzirem esta alteração no Firefox ela é de imediato aceite e configurada, não necessitando que reiniciem o browser.
Apliquem esta pequena alteração de registo e vão ter o vosso Firefox a funcionar de maneira muito mais estável.
Podem não notar de imediato uma melhoria efectiva na utilização do Firefox, mas vão tê-la com o passar do tempo, notando que o browser está mais rápido e mais estável.
Este artigo tem mais de um ano
Nice. Done!
boas.testei este novo firefox mas dáme brakes muitas vezes …deixa de responder muitas vezes =/ alguem tem uma solucao para isto?obrigado
isso normalmente é do plugin do flash. Desactiva-o que tens o problema resolvido
e como é que faço isso? depois o firefox vaime pedir de novo o flash…obigado
Vê lá se não terás ai algum plugin desactualizado, flash, java.
O meu funciona muito bem.
Em ultimo caso desinstalação limpa e volta a instalar
E para o google não existe nada do género?
Desculpem o off toppic
O chrome é muito mais avançado que o FF, nao te preocupes, se o teu chrome nao está rápido é porque está na hora de comprares um pc novo.
lol, isto é com cada comediante, boa cena pá, quando é o teu próximo espectáculo?
Só comédia eu até pensei que estava enganado no site. Onde é o caixote do lixo dos teus PC`s?
Procura em about:config (mete isto na barra de endereço) e podes encontrar lá opções que te permitem melhorar o Chrome.
Uma outra dica e para quem ainda não reparou esta versão tem a função “PIN TAB” que é excelente nos casos em que se tem que aceder a um site constantemente. Em cima da aba que está aberta basta clicar com o botão direito do rato e fazer “Pin Tab” e depois já tem uma tab exclusiva para o site aparecendo só o icon do site para desativar é só fazer “UnPIN “.
rapaz, mudou minha vida! kkkk
obrigado pela dica! testado e aprovado 🙂
Tenho ideia que essa funcionalidade não é nada de novo no firefox, isso já existe no firefox há muito tempo. Tu se calhar é que só agora deste por ela.
Sim, a funcionalidade já está lá há alguns anos.
Essa função já existe a imenso tempo
já uso isso há mais de um ano como é que este pessoal ainda nao reparou nisso…
Porque passou ao lado simplesmente …a usar tantos anos FF, nunca me deu para explorar como aesta nova versão que teve mudanças.
Devo ser dos afortunados a quem o firefox nunca crashou, e uso-o desde a primeira versão estável oficial. Boa dica, de facto não notei diferença imediata mas vou deixar ficar para teste nos próximos dias.
Se nunca crashou contigo deves ser especial, ou não usas o PC.Também uso o firefox 8 horas por dia e acho que tive crash em todas as versões por um motivo ou outro…
Não vês que ele não usa flash 😀
Quando o meu crasha é culpa do flash (nem sempre clico em “Stop plugin”
Uso-o 300~345 dias ano, 5~8 horas dia e sim, flash só quando quero, está lá o noscript que trata dessa e outras coisas… Mas sinceramente não sabia que era normal o firefox crashar. Em 3 PCs onde o tive instalado, XP32 e W764, nunca um crash ya, já tou a celebrar! 🙂
Confirmo que funciona mesmo, valeu a dica aqui divulgada. A não ser que o isp me tenha brindado com extra velocidade de navegação, hoje está bem mais rápido! E o cleaner trata sempre de tudo (cache, cookies etc), antes do fecho do sistema.
Confio que a fonte seja credível e vai ficar alterado, mesmo ficando dúvidas quanto ao porquê não terem feito ainda este ajuste num update, principalmente se pode aumentar a vulnerabilidade.
eu adoro o firefox sobretudo pela forma como permite agrupar e organizar separadores e claro, pelos add-ons, mas irrita-me que de vez em quando vá abaixo e outras vezes fica sem responder algum tempo, acho que está na altura de criarem uma versão 64 bits, dividirem processos como o Chrome para que um processo não cause o crash do navegador e assim finalmente será um browser à altura dos restantes, deviam tratar o problema de raiz em vez de remediar os crashes com workarounds destes. Nota-se que o Chrome é mais responsivo e não engata.
Cuidado ao falar dessa divisão em processos, eu vejo isso com olhar muito desconfiado 😉
Uma cache para recuperar mais rapidamente dos crashes, o browser nem devia ter crashes.
Em tantos anos neste ramo, o Mozilla Firefox, é o unico browser do mercado, que continua a crashar sem razão aparente, muito devido ao código instável.
Tanto o Internet Explorer, Google Chrome e o Opera, nunca deram tiveram nenhum crash no meu computador, o mesmo não se pode dizer pelo o Mozilla Firefox.
Quando não aparecia aquela mensagem irritante ” O Internet Explorer encontrou um problema e vai ser encerrado ” 😉
Uso FF como default browser desde que me lembro de usar browsers. Recentemente tive the mudar pro Chrome e Safari. É chato usar um browser com uma só tab aberta e que consome quase toda a RAM existente na minha máquina.
tenho 3tabs = 392MB 😀
Uma pequena GRANDE dica..!!!
Obg PPLWARE..!!!
É “apenas” mais uma grande dica, do calibre a que vos habituámos.
Modéstia à parte 😀
Já fiz o teste, não notei muita a diferença pouca mesmo talvez em 1 seg mais rapido, mas talvez por usar SSD,a única coisa que noto é que o site peopleware demora ligeiramente mais abrir do que os outros todos que tenho nos favoritos, estranho.
da para ubunto?merci
Mas isto será implementado em futuras versões por pré-definiçao ?
Inicialmente notei que o browser se tormou um pouco mais lento, e começou a apresentar instabilidade a carregar videos com flash… Inclusive tinha um video que dava erro a carregar e logo que desativei esta opção ficou a funcionar perfeitamente. Não sei porque, mas notei melhor performance sem esta opção activa.
Cuidado com estas dicas ó pplware. Este cache NÃO respeita o tamanho limite e cresce sempre sem parar até ocupar todo o espaço da drive. Tem que ser limpo manualmente.
Vou experimentar!