11 razões que podem estar a abrandar o seu Mac
Os utilizadores do OS X vão-se apercebendo com o tempo que, numa situação ou outra, o sistema começa a ficar lento. Há algumas razões para isso e uma delas, nos MacBooks, é o excesso de calor. O calor é terrível para a performance das máquinas. Mas há outros factores que devem ter em atenção.
Para ajudar a manter o sistema do seu Mac sempre afinado, deixamos hoje 11 dicas.
Ter uma máquina lenta é uma experiência frustrante e então num Mac é ainda mais, não só pela máquina que é, mas pelo que se paga para ter um sistema oleado e bem afinado.
Há, contudo, muitas situações que podem facilmente provocar um abrandamento da performance do seu Mac, vamos conhecer algumas e em cada uma delas veja se tira algum proveito.
1 - Carga extra sobre a unidade de processamento gráfico
As máquinas anteriores a 2012 podem sofrer com os efeitos dos sistemas operativos actuais, mais gráficos, com mais animações e que consomem mais recursos das placas gráficas.
Podemos aliviar um pouco a carga sobre as unidades de processamento gráfico nessas máquinas que têm já alguma idade, basicamente podemos tornar o sistema ligeiramente menos belo, mas igualmente eficaz. Para isso vamos a Preferências de Sistemas > Acessibilidade > Monitor > Reduzir transparência.
2 - Animações desnecessárias
Se numa máquina antiga a obrigar a consumir recursos para esconder os ícones da Dock ou fazer saltar e dançar esses ícones, então o mais provável é que esses recursos possam fazer falta noutro lado. Seja prático, desligue o desnecessário.
Para isso vá a Preferências de Sistemas > Dock e desligue o que não for relevante, por exemplo, o efeito Ampliação ou o efeito que esconde os ícones quando não estão a ser usados. Mas há outros.
3 - O Safari colecciona dados de navegação que o entopem
Para que o Safari fique mais fluído, faça uma limpeza no histórico de navegação e nos cookies que este guarda. Os dados que o navegador da Apple recolhe vão-se acumulando, garantindo que alguma da informação seja carregada de forma mais rápida.
Contudo, ao longo dos vários meses, estes dados tornam-se mais num estorvo que numa solução, para quem tem máquinas com poucos recursos.
Para alterar isso, abra o Safari, vá a Safari na barra de menus, canto superior direito e escolha a opção Limpar histórico.
Actualmente pode definir desde quando quer apagar o histórico, se de hoje, da última hora, de ontem ou todo o histórico. Agora já não necessita de remover as palavras passe que antes estavam juntas a estes dados. Limpe todo o histórico e comece de novo. No início carregar uma página será ligeiramente mais lento, mas o Safari despacha-se depois mais rápido.
4 - Falta de memória
Por vezes um pequeno upgrade de memória RAM é o suficiente para dar uma vida nova ao seu Mac, principalmente aos MacBooks. Facilmente poderá trocar as memórias pois existem vários guias na Internet que ensinam como se faz e não é difícil.
Há só uma recomendação. Pior que não ter a memória suficiente no seu Mac é ter memória de má qualidade. Cuidado com o que compra. Nem todas as memórias são apropriadas para o seu computador. Vá a uma loja certificada Apple e pergunte, veja preços, compre algo que seja de confiança, pois é um componente que lhe vai trazer mais vida ao seu computador e muito provavelmente o vai fazer viver uns bons anos a mais.
5 - Disco SSD é o ideal
Se tem um iMac ou um Macbook já com um par de anos e este começa a ficar lento, garanto que se lhe meter um disco SSD vai pensar que lhe deram um computador novo. Os discos SSD fazem milagres em termos de velocidade e muitas vezes é preferível investir primeiro num disco SSD e só depois nas memórias RAM.
Os discos SSD, contudo, são ainda caros, provavelmente o ideal é manter dentro do seu Mac ou fora, em modo disco externo, o seu disco actual e colocar o SSD como disco principal, pois se colocar um disco SSD de 256GB terá uma máquina muito mais rápida, mas não terá os 500GB ou o 1TB que provavelmente o seu computador originalmente trazia de disco (a não ser que queira abrir os cordões ao bolso).
É igualmente muito simples substituir. Basta remover o disco rígido que o Macbook traz, tirar os pernos laterais de fixação, colocar no disco esses mesmos pernos, repor o disco SSD no sítio do disco que removeram, ligar os cabos, fechar o computador e ligar o MAC.
Agora o Mac liga-se, detecta que há uma rede Wifi, liga-se a essa rede, depois liga-se à Apple, descarrega o sistema operativo e a seguir já podem ligar o vosso disco antigo e transferir o que entenderem. Isto se não tiverem uma cópia feita na Time Machine, claro.
6 - Desligue processos que estão a aterrar a máquina
Não é uma solução permanente, mas pode ajudar quando está a desempenhar uma tarefa que exige mais performance e não sabe onde a ir buscar.
Recorrendo ao Monitor de Actividade, pode verificar que processos estão a consumir mais recursos do seu computador e o sistema, dentro desta ferramenta, permite que os termine, pode forçar ao seu término na actividade quer de CPU quer de Memória. Para chegar a esta ferramenta vá a Finder depois na barra de menu Ir depois Utilitários e Monitor de Actividade.
Aqui, contudo, é necessária alguma cautela, isto porque pode desligar alguma aplicação que está a fazer uso e que não queria de todo desligar. Por exemplo, cada separador do Google Chrome é um processo em separado, por vezes pode ver muitos processos, pensar que é uma duplicação de recursos e disparar a fechar. Contudo o que está a fazer é fechar os separadores que tinha aberto no browser.
Mas há também casos que depois de fechar a aplicação esta fica ainda aberta a consumir recursos. É aqui que pode verificar esses casos, assim como verificar aquelas situações onde certas ferramentas estão a correr em modo de segundo plano, sem fazer qualquer falta ou trazer qualquer utilidade. Vamos imaginar que está debaixo da sua rede WiFi, então para que tem o software da sua pen de internet a correr? Aqui vai descobrir que esse software está a "comer" recursos. Desligue-o aqui no botão X em cima, no canto superior esquerdo.
7 - Disco rígido corrompido
Os problemas no disco rígido são invisíveis e podem ser a causa de muitos problemas relatados nos Mac em termos de desgraças. A Apple tem disponível um programa que se chama Utilitário de Discos no OS X, que permite verificar se o seu disco rígido tem problemas.
Se for detectado um problema grave, o Utilitário de Discos irá aconselhar a executar determinados procedimentos. Com a chegada do El Capitan a ferramenta de verificação ficou bem mais amigável, chama-se agora Primeiros socorros e permite uma verificação mais rápida e com mais informação "simplificada".
Para ter acesso a esta ferramenta vá ao Finder, depois ao menu Ir, depois a Utilitários e depois a Utilitário de disco (se usar o Spotlight basta escrever disco que aparece logo o Utilitário de disco).
Para uma informação mais detalhada, a Apple tem um artigo em português sobre o Utilitário de discos e como isto o pode ajudar.
8 - O Mac está cansado de estar em Pausa
Sem dúvida que uma das funcionalidades que mais usamos é "fechar a tampa e siga", verdade? O Mac adormece e a seguir acorda como se nada fosse, pronto a trabalhar em segundos. Depois habituamos-nos a este ritmo e raramente o desligamos. No fim de uma jornada de trabalho, em vez de o desligar usamos a Pausa. Andamos nisto tempos e tempos (a não ser que falte a luz ou haja uma actualização que exija que este seja reiniciado).
Ele fica cansado com este comportamento, precisa que de vez em quando seja desligado para refazer a sua estrutura e iniciar fresco. Dê-lhe uma pausa, verá que compensa em desempenho.
9 - As actualizações não são para decorar as janelas
Pode ficar bonita a bolinha vermelha, ainda por cima vem aí o Natal, mas as actualizações são para ser feitas e normalmente uma das vantagens das actualizações é aumentar a performance do sistema, quando não é do sistema operativo é das apps que o compõem.
Um sistema actualizado está mais seguro e mais afinado e muita gente não quer saber de o actualizar e queixa-se que o OS X está lento neste ou naquele aspecto, quando tem várias actualizações a "suplicar" para que sejam aplicadas. Esteja atento a isso também.
10 - Demasiadas aplicações no arranque do sistema operativo
Não deixe que as aplicações que usa se pendurem logo no arranque do OS X. Não fazem sempre falta estarem no início da sessão a consumir recursos, além de atrasarem o arranque do sistema, estão logo à partida a gastar o que não é necessário.
Vá a Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos > Início de sessão. Aqui verá alguns dos programas que estão a ser carregados com o início do sistema operativo. Remova com o sinal de menos no fim da janela ou retire o "visto" atrás de cada ícone. Quando usa clientes de serviços de Cloud, estes podem ser úteis iniciarem logo de início para sincronizar de imediato, ou então haver uma disciplina de sua parte de activar essas apps à posteriori, para que seja feito esse trabalho, deixando assim o sistema muito mais rápido no início.
11 - Tenha em atenção à desordem que vai no Desktop
Quanto mais organizado for, mais simples torna o trabalho do Mac OS X em colocar tudo como tinha. Um Ambiente de trabalho cheio de itens desnecessários é causa para a performance do seu Mac abrandar. Como o que está permanentemente visível é o seu desktop, este “exige” ao sistema que tenha sempre atenção no que lá está colocado. Seja organizado e isso aplica-se também às pastas, concretamente as Descargas no Finder.
Muitas vezes e porque é mais prático, usamos o Ambiente de trabalho para descarregar o que nos chega dos downloads, criamos pastas e colocamos ficheiros que usamos mais regularmente. Isso na hora do arranque ocupa RAM do seu sistema e abranda o sistema.
Claro que poderá ter alguns no desktop, contudo pode ter regras de organização. Por exemplo, se descarregar música para o desktop, crie pastas inteligentes, para estes ficheiros irem directamente para pastas criadas por si. Assim evita que sature o desktop.
Conclusão...
Estas são algumas boas dicas, boas práticas que podem ajudar de certeza a melhorar a performance do seu Mac. Umas mais eficazes que outras mas todas elas trazem algo de importante ao hábito de gerir os recursos. Esperamos que sejam úteis e que melhorem a performance do seu computador Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Qt ao desligar é mesmo isso, pelo uma vez por semana (dica dada por um técnico certificado Apple).
Qt à RAM tanto a kingston como a Crucial tem ram certificada Apple é ver as especificações e depois procurar nas referidas marcas, a ram equivalente não certificada 😉
Tantos motivos? Qualidade
Resumindo e concluindo, é como no Windows!…
Não, não é. Mais fácil de resolver pois é um sistema mais arrumado.
Por isso é que na minha opinião, Mac é para quem não percebe muito. É por isso que esta a ganhar terreno, a maioria não sabe o que faz, por isso a Apple não deixa mexer, simples e resulta… mas em comparação ao Windows, sem duvida que Windows ganha, mas so concorda comigo quem percebe.
Mas conheces o OS X? Eu não creio que conheças, mas… 😉
Yap, reparar (Software) Mac OSX desde 10.6 até 10.11 é o meu dia-a-dia.
Se o dizes…
Já agora, o que resolve mesmo a lentidão dos Mac não está ai em cima descrito, nem perto, ajuda sim, mas como já comentaram é como no Windows.
Estás enganado, nem de perto podes afirmar isso. É muito mais rápido mas muito mais. 🙂 Então a correr num SSD 😉
Trocar para SSD implica reinstalar o SO e claro se isso não resolve deita a maquina ao lixo, Windows ou OSX, eu referi foi ao Mac estar lento e só mexendo em Software sem formatar conseguires melhorar o desempenho.
Mas isso consegues e estamos a falar em máquinas com alguns anos, afinando alguns pontos porque vamos actualizando o sistema operativo, não vamos ficando lá atrás no Windows XP!!! Por isso é que serve afinar para continuar a tirar o melhor desempenho e é possível. Não precisas de deitar a máquina fora, com um simples update de memória consegues grandes ganhos. Mas ainda voltando ao software, tens nativamente formas de melhorar o desempenho por vezes corrigindo erros do próprio disco com as ferramentas de diagnóstico e mais, tens por exemplo algumas desafinações que podes corrigir com um reset ao SMC e à PRAM e os resultados são logo visíveis. Mas não se ficam por aqui 😉 e nem precisas de aplicações de terceiros s atenção!!!
Eu conheço e bem, aliás, ainda esta semana fiz o que há uns anos achava impensável no OS X, ou seja, tuve de formatar o disco do meu Mac Mini com 9 meses de vida porque se tornou um pesadelo a lentidão. Acho que a nova política da Apple em se voltar e dar demasiada prioridade ao iOS está a causar muitas falhas no OS X e é uma má opção, pois poderá acabar com o que até então era um ecossistema bem concebido e oleado. Basta olhar para a loja iOS e para a OS X e tirar conclusões. No momento, sim, considero o Windows 10, e com muita pena minha, como um SO superior e com muito mais potencial. O ecosistema Microsoft, caso dê seguimento com rumo, tem tudo para ter sucesso a medio prazo. Gosto deste novo CEO deles.
O Windows 10 está muito bom, mas atenção que ainda agora começou e já vai com uma grande actualização. Depois este Windows 10 é um Windows 7 poluído, mis organizado, moderno o que foi inteligente por parte da Microsoft. Mas ainda vai no adro a procissão.
Quanto ao El Capitan, depois de corrigiram as várias falhas que o estavam a prejudicar, parecer agora muito mais estável e é fantástico a gerir recursos, isso é embatido. Mas, claro, tal como o Windows 10, em máquinas mais antigas, não tens o desempenho que tens nas novas.
Resumindo todos os teus comentários, para ter o OSX a correr que nem um brinco tens de utilzar umas apps de “limpeza”, retirar algumas das mariqueses do SO (animacões, etc), ter atenção a apps comilonas, e tens de fazer fazer upgrade ao hardware… Por experiência própria não estou a ver a diferença para windows, aliás se for uma pessoa que não faça nada de especial, desdo windows XP ao 10 (metendo o Vista na lixeira que é o lugar dele) o “Disk Cleanup” do próprio windows consegue ser o suficiente para manter a maquina estável e limpa.
E lá está hardware envelhecido vai tendo sempre problemas para se aguentar com software mais recente, mas isso passa por todos os SOs e fabricantes. tenho um amigo meu com um macbook de 2011, já lhe acrescentou ram e meteu um ssd e não tem uma performance superior ao meu laptop da hp da mesma altura, que continua todo de origem.
Onde falo em apps de limpeza? Pisaste na mina 😉
Desculpa tens razão, não falaste em apps de terceiros (apesar de existirem, e haver que utilize, mas isso não foi para aqui chamado por ti). De resto, e assim sendo, acabam por estar todos ao mesmo nível, tal como disse por experiência própria mesmo sem apps de terceiros é possível manter uma maquina windows sem problemas e sem grandes empenasos.
O tipo de cuidados a ter acabam por ser os mesmo entre SOs, todos acumulam lixo, lixo diferente de forma diferente com causas e consequências diferentes, mas é possível tratá-los, ambos vão pedindo mais hardware o que leva a upgrades.
O Windows fica lento porque tem problemas inerentes na sua arquitectura. Aquele registry… ui ui. O OSX leva vantagem devido à sua base Unix (BSD), mas também tem alguns problemas tais como um sistema de ficheiros péssimo e lento, e claro, a obsolescência programada, bastante visível com os updates do OS, para obrigar a malta a comprar macs novos de 4 em 4 anos. Para evitar que a máquina fique lenta basta usar Linux, tanto num PC normal como num Mac.
🙂
O mac ser para quem não percebe muito é uma ideia um pouco errada a meu ver. Controlar um computador para quem n percebe muito da coisa, dá jeito ter uma user interface arrumada e coerênte – Mac OS tem isso, sim.
Mas agora para aqueles que gostam de usar a linha de comandos e percebem as vantagens de sistemas baseados em BSD / Unix, percebem que a linha de comandos do Windows (não só a linha de comandos, mas a arquitetura do sistema em si) deixa um pouco a desejar. Quando se percebe que a linha de comandos é a interface do SO e também uma linguagem de programação em si, percebe-se também que a linguagem de programação que o Windows oferece não está no calibre do bash ( BSD / Unix oferecem )
Uso Mac OS há 1 ano e meio (comprei por na altura o ultrabook com a melhor relação qualidade/preço ser o macbook air com desconto de estudante pela apple) e a nível de gestão gráfica, gestão de processos e interação com o bash.
Relativamente a “a Apple não deixa mexer”: é um sistema baseado em BSD – dá para mexer em bastante coisa.
Não me vejo como um “apple fan”: tanto trabalho com sistemas linux, com sistemas windows ou com sistemas mac os – mas até agora a melhor experiência que tive foi com sistemas mac os.
Continuo na minha, é como no Windows:
Acumula lixo e depois tens que limpar.
No Windows há programas que te resolvem isso com um click!
Penso que no Mac também.
Que te posso dizer… não tem muito a ver até porque são arquitecturas diferentes, e só por isso não trabalham da mesma forma.
Exatamente
acaba por ser a mesma treta…
MC era o tal quando ele não tinha assim muitas funcionalidades, com dizem
Grandes poderes trazem grandes responsabilidades
o windows sempre teve grandes poderes de funcionalidades, por isso é o que é.. e Mac esta caminhando pelo mesmo camionho
Cada vez se vão notar mais problemas, porque cada vez mais pessoas o compram porque todos dizem que Mac é que é bom… mas os problemas que a Microsoft teve no passado já começaram a afetar a Apple a algum tempo…
A resposta está no crescimento do sistema operativo da Apple, que tem conquistado o segmento empresarial. Isso é um dado importante para mostrar que mesmo o Windows sendo ainda o sistema mais abrangente, o OS X está a conquistar um público alvo que quer um sistema diferente, com mais estabilidade, mais ecossistema. Mesmo sendo o Windows o melhor sistema ainda da actualidade, pelo menos o mais abrangente.
Melhor e mais abrangente, sim. Mas não vejo o OS X ganhar terreno em nada, aliás vejo sim o OS X a piorar a cada atualização de SO.
Na área empresarial sim, aliás, muitas empresas hoje portaram já o seu software para OS X, o que permite uma escolha, por parte do consumidor empresarial, dos produtos Apple.
Vítor, dá-me nomes de empresas onde fizeram isso e o software que foi “portado”. É que “muitas”, não quer dizer grande coisa. Eu, das “muitas” empresas que conheço, absolutamente nenhuma fez uma “enormidade” dessas.
Até entendo que os quadros superiores utilizem OSX para enviar emails, mexer em apresentações ou folhas de cálculo e para dizer que o fazem num mac, por uma questão de status. Entendo também que existe uma certa portabilidade mas convenhamos no facto de que, para o mesmo efeito, uma estação de trabalho em mac é bem mais cara do que em windows. Só se for uma empresa com muito capital porque os custos seriam altíssimos para qualquer mais-valia que pudesse trazer.
Há muitas, muitas mesmo mas uma que tem feito um esforço considerável é a autodesk por exemplo. Mas há muitas mais, inclusive a Sage está já a desenvolver software de gestão e irá portal muito do que tem somente para Windows para OS X, provavelmente nem sabias, que é o mais certo Mas há muitas mais, ligadas sobretudo à área da medicina. Mas há muitas e cada vez mais, isto basta andares atento. Ouvi dizer até que a Corel vai lançar a sua próxima Suite CorelDraw com suporte para OS X 🙂 não sei se é verdade mas era um passo fantástico!!! Mas não era de admirar nada.
Estas dicas também são válidas para qualquer PC Windows.
Alguns destes motivos, aplicam-se a Mac com muitos anos de idade (discos rotativos, pouca Ram)
A questão do monitor de actividade tem a ver com os programas que se usam… já se sabe que o chrome é guloso em Ram…
A questão do secretária, é bom senso e é igual em todos os SO.
Os outros, não se aplicam…
É claro que um disco avariado, pode sempre acontecer, a qualquer um.
Às vezes o meu MacBook pro, 13 de 2010, fica meses sem desligar… Não noto nenhuma degradação na velocidade. Só ultimamente, como me meti a testar as betas do El Capitain é que é desligado mais frequentemente. Claro que já substitui a drive de DVD por um SSD e meti 8GB, isso sim, põe o computador novo… Mas isso é para todos, certo?
Pensei que só o windows é que tinha estes problemas
Não, o OS X também os tem, só que aqui há uma facilidade maior em resolver.
Por exemplo, imagina que queres desinstalar uma aplicação, vais à pasta Aplicações, arrastas o ícone da app para a lata do Lixo e pronto, está desinstalada. Percebes a diferença? 😉
Uma grande diferença, claro que um tens umas facuilidade aqui outra tem as suas
mas todos carreguem os mesmos problemas.. falando assim no geral
Não fica 100% desinstalada, queres desinstalar 100% tens que apagar o resto a mão.
Não é bem assim, não digas o que não sabes.
Abre a pasta ~/library/ e vê por ti.
Sim e o que tem? Olha. acabei de remover uma app que removeu tudo o que tinha nessa pasta. E depois? Pode alguma deixar aí alguma coisa? É provável sim, olha, os da Adobe são um exemplo, mas não é regra!
Não estou a dizer que é regra, é como no Windows, quando desinstalas, uns são programados para eliminar tudo, outros não, no Mac é igual, é mais simples é de desinstalar, mas o processo é o mesmo.
Não é igual, de usas OS X sabes que grande parte são aplicações que no pacote têm tudo e quando são removidas levam tudo com elas. Há, depois, outras mais complexas que de facto deixam para trás algum lixo, mas em sítios bem definidos. Dou-te um exemplo fácil para percebermos onde as apps escrevem os seus ficheiros. Há uma app que se chama appCleaner que é muito interessante porque rastreia todos os sítios onde as aplicações escrevem ficheiros. Podes ver se quando as removes fica algo ou não. Se usares esta app, há uma certeza que limpas tudo, mas para testares se fica algo para trás, usa a app para ela te identificar os sítios la biblioteca onde estão os ficheiros e remove uma app, depois vai verificar se estão lá.
No Windows e todos sabemos bem, há aplicações que deixam rasto até em sítios que nem sabíamos que existiam!!!
appCleaner
oh cra2sh dizes tu ser tecnico Apple, pelo teu discurso, não sei não… qd não conheces as aplicações externas que ajudam a desinstalar e a manter o SO. Mas já agora gostaria de saber o que é o vitor não incluiu no artigo e que ajuda a manter a vida do OS X. Poderias contribuir com uma boa contribuição em vez de andares a mandar pedras ao teu ganha pão.
No Windows: botão direito -> uninstall.
Só no registo do Windows ficas com metade do lixo da aplicação. Não tentes comparar. E mais, falas de algo agora, mas isto no OS X tem barbas amigo, barbas 😉
+1
http://9to5mac.com/2015/10/28/ibm-mac-v-windows-costs/
Basta lerem… mas só se quiserem claro 😉
desativar finder com index é possivel ou não?
Aqui vão algumas dicas para melhorar a performance:
– Utilizar ícones de ficheiros em vez da sua previsualizacao (Finder > Visualização > Opções de visualização)
– Remover animação de ampliação/diminuição de janela (Terminal > defaults write -g NSWindowResizeTime -float 0.003 > fechar todas as aplicações )
– Tornar as animações do Mission Control mais rápidas (Terminal > defaults write com.apple.dock expose-animation-duration -float 0.10 > killall Dock )
Com isto, o Mac fica mais rápido, e as animações tornam-se mais solidas
Em relação à primeira, é uma forma de carregar mais rápida a janela, principalmente quando tem muitos ficheiros. Boas dicas.
também acho o mesmo, uso os 3 SO todos os dias, no trabalho windows, em casa OSX e tenho 1 servidor dedicado com linux em casa e definitivamente é tudo igual, windows aguenta-se bem sem ter dados problemas nenhuns, o OSX tem dado barraca desde o Yosemite, o linux, se for servidor somente e gestão por linha de comandos é algo de fenomenal, mas se colocarem ubuntu ou outra treta qq a coisa muda, no meu em 5 meses crachou pelo menos 5 vezes e foi tudo ao ar, o que me vale são os backups com r-sync e tudo vai ao sítio…
Concordo!
Eu uso o mint e não percebi essa de ir tudo ao ar… Considero até o. Melhor s.o dos 3
Na minha opiniao os macbook estao na lista de ficarem obsoletos, daqui a 2 anos os macbook vem com Ios, se virem bem ja so falta o ipad pro vir com aspeto a la macbook. Acredito que nao se tejam a focar muito no osx porque ja sabem que e para acabar.
Falta aí a principal causa do abrandamento da performance de equipamentos:
As novas versões do OSx pouco optimizadas, com muitos bugs e as novas funcionalidades inacabadas ou inúteis mas que atrasam o sistema.
Esta é para mim a maior razão da quebra de performance nos equipamentos.
O El Capitain melhorou ligeiramente depois deste ultimo update, mas continua mau.
Melhorou bastante e não é nada mau, está já sem aqueles bugs parvos e acima de tudo é um sistema que faz uma gestão de recursos de forma como a Apple nunca teve. Além disso traz ferramentas que precisavam de ser melhoradas e, como referiste, este último update veio limar bastante essa parte. Não está, contudo, perfeito, ainda há trabalho a fazer, até porque pode ser melhorado em vários aspectos, mas isto como sabes é uma obra inacabada, há sempre por onde melhorar. Mas não tem sido como o Windows que a cada versão TOP, sai uma que arruina com a reputação. Tem havido uma evolução no OS X, há um crescimento em termos de funcionalidades, mesmo em termos de segurança, agora já se sabe, é cada vez mais usado e é cada vez mais alvo da cobiça dos ataques.
Nesta altura tem a par dele o que será o melhor Windows de sempre, o Windows 10, embora ainda este mesmo Windows, tem ainda muito que melhorar. Mas há ferramentas que não podemos comprar nem de um lado nem de outro.
Eu só sei que o meu Mac ficou lentooooo como tudo desde que actualizei para a última versão do OSX!! Resumindo e concluindo, vou formatar aquilo e instalar tudo de raiz… provavelmente para o OSX anterior, para ver se fica melhorzito, mas também não vou esperar milagres já que o portátil tem 6 anos (com upgrade de RAM entretanto)! Comprar um está fora de questão… já que os preços praticados para um que não seja o de entrada de gama são assustadores!
Uma máquina com 6 anos ainda é uma boa máquina. Se levar um SSD pode ainda durar com boa performance uns bons anos (provavelmente já o fizeste não?). Antes da RAM investe num SSD, sentirás mais impacto com um SSD.
Isso é um problema de juntas – que eu também estou a ficar com esse problemas.
Juntas tudo e mandas fora.
manda-lhe com a RAM toda que possas e disco SSD, vais ver que a tua máquina não é mesma 😉
Eu gostava de ver uma prova do que o Vítor m afirmou..” é muito mais rápido “.. Falar é fácil
Usar durante muitos anos não é assim fácil e não preciso de te provar, se mudei de vez a estrutura de trabalho foi porque as garantias de um sistema Apple são, para mim, superiores em termos de performance, segurança, estabilidade daquelas que oferece um Windows. Inclusive cada vez mais certas aplicações que antes só existiam para Windows hoje já existem para OS X e então é escusado ter no Boot Camp Windows ou usar máquinas virtuais para ter um Windows. Uso Windows sim, e constantemente mas noutros níveis de produção, em software de gestão que ainda não existe em OS X e aí não há como ter o bem velho Windows, além de outras funcionalidades que ninguém bate o Windows. Agora, em termos de performance, e depois de uns anos para quem quer uma máquina sempre a rolar sem problemas, sem o horrendo problema do malware, dos constantes updates aborrecidos, do arranque que se torna lento, dos updates que falham… até de um simples trocar de disco SSD… ligar à web, descarregar o sistema, ir à TimeCapsule e pronto… está pronta a máquina. Tudo é mais simples, mais seguro, mais organizado. 🙂
Não tenho que te provar nada, porque é a realidade. E quem chega a este sistema sabe disso, mas sim, não é um sistema que serve para todos, o Windows é muito mais abrangente mas nem todos necessitamos de toda essa abrangência ou poucos são os que precisam, uma minoria mesmo. Apenas os Macs são extremamente caros, demasiado caros mesmo. E muita gente não tira proveito deles, Usam o computador para ir ao mail, fazer uns joguinhos, ir à net ver uns videos no YouTube, ir ao Facebook fazer uns textos no word, ver umas fotos e pouco mais… o Windows chega. Por isso éter fácil pedir que qualquer um prove seja o que for 😉
Vítor M. deixa-me começar por dizer que trabalho na área da informática há muitos anos embora muito focado em ambientes Windows, mesmo assim tenho alguns conhecimentos sobre o ecosistema Apple. Não vou entrar em grandes discussões sobre os argumentos que usas em grande parte dos teus comentários, embora pudesse refutar alguns.
Vou apenas referir que o simples facto de estares a responder a todos os comentários que aqui se colocam em que o sistema da Apple é posto em causa não abona a favor da isenção que o PPLWARE merece!
Já todos percebemos que preferes Apple a M$, mas não precisas de a defender tão intensamente de toda a gente pois preferências temos todos mas aqui deverias ser mais neutro. Quero vêr se uma noticia semelhante sair acerca do W10 irás comentar tantas vezes!
😉
O facto de comentar e explicar, dar alguns exemplo e elucidar por vezes ideias erradas não quer dizer que tenha de forçar as pessoas a usar o mesmo que eu, alias é o que tu muitas vezes queres dar a perceber. Elucidar quando as pessoas têm uma ideia errada ajuda a perceber melhor os cenários de informação. Repara na tua forma de estar. Colocas o ponto de partida que por eu usar Apple não sou neutro. Mas nem tenho de o ser porque não estou a falar de mim, estou a falar genericamente num sistema. Eu pessoalmente acho o Windows o melhor sistema que até hoje usei e usei mais de 20 anos, contudo, para mim e na actualidade face ao que preciso, e tendo em conta vários aspectos argumento da forma como o fiz e que tu entendes não ser neutra.
Muito provavelmente tens uma ideia errada e não conheces a área da informática assim tão bem e por esse motivo não entendes determinados pontos de vistas explicativos, são meramente informativos e não políticos ou clubisticos, como poderás ter os teus. Cada um usa o que quer, mas quanto mais informação tiver, mais e melhor poderá escolher. Esse é o meu ponto de vista e o comentar mais ou menos só a mim diz respeito tu nunca me condicionarás 🙂 nunca 😉 até porque informar é uma obrigação e não uma decisão de tua parte, percebes? E poderás igualmente fazer ser seres de qualquer forma deselegante ou tornares o ponto de vista como irredutível, comum, não, os meus são pontos de vista meus, porque é do meu ponto de vista e cada um tem o seu, e quanto mais capacitado cada um estiver, melhor poderá opinar. E sempre ouvi dizer, desde pequeno caro Mike, é a conversar que as pessoas, repito, as pessoas se entendem 😉
O meu Macbook Pro de 2010 tem instalado (por mim) um SSD Crucial de 1TB. Ganhou uma nova personalidade…
Achei piada ao “abrandar”, excelente forma de dizer que o mac está lento.
Não está lento, abrandou.
Nao é de todo como o windows. Uma das coisas que mais torna os OS X lento são aplicações de segurança, assim como firewall e principalmente o filevault activado. Algo que ajuda muito sistemas lentos é também limpar os ficheirostemporários do mac.
Desempenho ruim? Formatar do zero!
Até o fuckin’ ubuntu (dizem que SOs Linux ficam muito, mais muito tempo mesmo sem formatar) eu formato, pelo menos anualmente…
qualquer pessoa junta bastante lixo, não sei quanto no mac, mais no ubuntu existem caminhos que nunca explorei, tipo a pasta x11, usada pra guardar configurações de aplicações, não tenho coragem de apagar, só formatando!