Your Menu 1.0 – Melhore os seus menus de contexto
Já expressei algumas vezes a minha admiração e predilecção pelo menu de contexto. Uma função que melhora de sobremaneira a usabilidade dentro do Windows. Gosto de tal forma que, mal comecei a mexer no MAC OS X, tive de ligar lá esta função, que vem nativamente desligada. Não sei trabalhar sem o menu de contexto, ainda mais quando o temos optimizado com o nosso método de trabalho. Para simplificar deixo uma sugestão : Your Menu.
Esta aplicação é "inofensiva" mas muito interessante. Como não precisa de a instalar, pode simplesmente usar para criar as entradas de registo. Tudo limpo seguro e rápido.
Depois de descarregar a ferramenta, abra o zip e corra a aplicação. Verá que se abre uma janela, como pode ver em cima, onde poderá dizer se quer um menu dentro do menu de contexto ou se quer apenas um link para uma aplicação.
Comece por dar o nome a esse link e vá buscar a aplicação que pretende ver associado a esse link. Eu para este exemplo vou associar ao nome pplware o Google Chrome, então coloquei o caminho para o Google Chrome. Depois cliquei no botão Generate REG file.
Ora, o que esta aplicação faz é criar dois ficheiros .reg que depois de executados pelo utilizador, escrevem no registo do Windows, abrindo as tais entradas no menu de contexto. Um dos ficheiros cria a entrada no registo, a outra remove, quando não quiser ter mais lá essa entrada.
Conforme pode ver, depois de clicar no reg que a aplicação criou e eu escolhi o lugar para a depositar e executar, o menu de contexto ganhou uma entrada nova, a tal que tem o nome pplware e abre o Chrome. Mas podemos adicionar mais aplicações.
Na opção Cascading, poderá escolher 6 opções para incluir num menu dentro do menu de contexto. O processo é o mesmo: damos o nome da entrada e escolhemos as 6 aplicações que rechearão o tal menu dentro do menu de contexto.
De novo a aplicação disparará o aviso que os dois ficheiros foram criados, dando a vez ao utilizador de concluir o processo. Vamos então ao local onde estão os ficheiros e clicamos no que permite instalar estas linhas.
As chaves e os valores contidos no reg que criamos, serão adicionados com êxito ao registo e está feita a criação de um menu rápido de acesso... ao toque do botão direito do rato.
Pode sempre alterar estas aplicações e juntar outras de seu agrado. A aplicação além de gratuita e não precisar de instalação, prepara com segurança as entradas de registo... óptimo para quem não gosta de mexer naquele ponto critico do Windows.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Your Menu 1.0 Portable [58KB]
Download: Your Menu 1.0 [356.44KB]
Homepage: Win7utilities
Este artigo tem mais de um ano
Porreiro pá !
😉
e porque hoje é sexta !!
Muito bom!
Vou testar agora mesmo eheh.
Nota: no parágrafo da “opção cascading” não é ‘dá-mos’ mas sim ‘damos’.
vitor M., como fizeste para activar essa opção no MAC OS X?
ifpaulo
preferencias de sistema > trackpad > clique secundário
LFSPAULO (em minúsculas) 😉 😀
Existe algo parecido para o Windows XP?
FileMenu Tools
“Fantabolástico”! 😀
Só uma coisa antes de experimentar; Só permite 6 menus? 🙁
deve dar pra contornar o aparente limite de menus(6);
se abrires o ficheiro .reg (com o bloco de notas por exemplo) que é gerado pelo programa e inserires manualmente mais aplicações… é so seguir a mesma estrutura da que ja existe dentro do ficheiro…
PS: eu só testei a aplicação em modo portatil, talvez o ficheiro .reg que falei em cima nao exista se utilizarem a aplicação em modo instalavel!!!
Fácil contornar o limite, basta editar o arquivo .reg.
Editei o arquivo .reg e acrescentei mais 4 outros programas. 😀
vitor M., como é que activas isso no MacOS?
Realmente faz alguma falta esta funcionalidade.
Viva Jorge.
preferencias de sistema > trackpad > clique secundário
Ah.. tá bem. Isso também ja tinha… o que eu queria era ter algumas opções que tinha no windows e nao tenho no mac.
Passei o artigo numa diagonal mto acentuada e pensei que a questão aqui era como configurar o menu de contexto. Isto porque as vezes sinto a falta de uma ou outra opção que no windows tinha e no macos nao tenho.
Obrigado na mesma.