PplWare Mobile

VMware Workstation Pro, Fusion Pro são agora gratuitos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    não vale a pena festejarem muito, isto está ligado à compra da VMware por parte da Broadcom, estão a desinvestir em produtos de end user e focar-se nos produtos enterprise com um modelo de licenciamento não perpétuo e agressivo.
    Horizon e workspace one foram vendidos
    produtos da linha de desktop foram descontinuados e agora estes passaram a gratuitos
    no segmento empresarial as licenças só por subscrição e 30% mais caras

    a broadcom estraga todas as empresas que compra, acaba com produtos e desinveste na inovação, esta não será uma excepção, por isso já está tudo com planos de containerização sobre kubernets

    • Molécula says:

      A ser verdade, é triste. Longa vida ao VMware Workstation, dá uma abada ao VirtualBox

    • Mike says:

      A maioria das empresas que tem o VMware ESXi estão a ponderar uma migração para o Proxmox (Open Source), que inclusive acabou de lançar uma nova versão que permite importar automaticamente as máquinas virtuais do VMware ESXi para o Proxmox: https://pve.proxmox.com/wiki/Migrate_to_Proxmox_VE#Automatic_ESXi_Import:_Step_by_Step
      Acho que a jogada da Broadcom vai-lhe sair cara, com a perda de muitos clientes…

      • Zé Fonseca A. says:

        Proxmox? Só se for para projectos de universidade ou para micro empresas, ninguém que precisa de uma infra-estrutura 24/7 se aproxima de proxmox, mais depressa iriam para hyper-b.
        Mas está tudo a fazer transformação para terraform + kubernets para terem flexibilidade

        • RPG says:

          Tanta mas tanta empresa com media/grande dimensão que usa proxmox, com ou sem storage, com ou sem ceph.. solução altamente robusta e estável.. mas claro, é preciso algumas unhas pq nem tudo está disponível na GUI, portanto n é à prova de utilizadores com menos experiência

          • Zé Fonseca A. says:

            E com VMware está tudo disponível no gui?
            Boa sorte com automação…
            Boa sorte montar um DR com RTO de 15 min sobre proxmox sem gastares umas quantas dezenas de milhares numa solução dedicada para DR.
            Nao conheço uma única empresa com mais de 200 VMs que arrisque proxmox, empresas dessa dimensão nem da gozo trabalhar.

          • Mike says:

            Zé Fonseca A. com o Veeam a suportar Proxmox, a migração de VMware para Proxmox será ainda maior nos próximos tempos…
            https://www.veeam.com/blog/veeam-backup-for-proxmox.html

    • Alexandre says:

      As empresas estão a investir à bruta em SaS, com a desculpa dos custos da cloud – daqui a um tempo, como acontece com os jogos, vai tudo voltar à componente “offline” e ao complemento cloud, e soluções híbridas, e outras sem subscrição.

      • João says:

        O SaS é um caminho sem volta e ficamos 100% nas mãos do fornecedor

        • Zé Fonseca A. says:

          Se tiveres a tua infra-estrutra como infraestructure as code sobre terraforms não ficas nas mãos de ninguém, vais para onde queres quando queres, até podes ter ambientes híbridos ou multicloud.

    • João says:

      Infelizmente é verdade.
      Com o fim do licenciamento perpetuo e com o aumento absurdo dos custos de manutenção, a situação está a ficar muito complicada.
      Existem alternativas, mas quem trabalha com ambientes virtualizados em VMware, sabe que melhor não há.

      • Zé Fonseca A. says:

        Aqui começamos há uns anos a passar tudo para terraform e kubernets, on orem em VMware estão ainda 15% da infraestrutura, cerca de 2000 VMs, maioritariamente legacy, VDIs, IT tools e algum shadow IT, faz parte, o resto já está tudo ou em containers, ou PaaS ou SaaS, e alguma coisa em IaaS.
        Quem não se adaptar aos tempos que correm vai perder flexibilidade e ficar para trás e com custos abusivos de hypervisors, segurança, LBs, storage, etc

        • RPG says:

          Como tem sido a experiência com kubernets, tendo em conta a lista interminável de problemas de segurança inerentes a esse tipo de sistemas com containers, e algo que inicialmente não foi desenhado para ambientes enterprise com coisas em produção etc?

          • Zé Fonseca A. says:

            Quem não sabe dá nisso, a curva de aprendizagem de melhores práticas e hardening precisam-se para poder falar. Aqui rodamos com mais de 10k containers multitenant e multi cloud ha 5 anos e nunca tivemos nenhum problema nem em cenários de migração, HA ou DR.
            Mas lá está, é preciso saber-se..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.