VirtualDJ, o poder da mistura nas suas mãos
Ter como profissão a arte de DJ, Disco-Jóquei, é hoje uma realidade com os pés bem assentes na terra. Ao contrário do passado, uma carreira como misturador profissional de áudio tornou-se atingível sempre e quando estejamos acompanhados pelas ferramentas mais acertadas e, claro, tenhamos o gosto música adequado ao nosso público.
Como nem todos podemos ser profissionais, e há quem goste de misturar como hobby ou simplesmente por diversão em sua casa, apresentamos o VirtualDJ: um software de DJ para PC e Mac que nos transforma quase instantaneamente em profissionais DJs com toda a nossa colecção de música digital.
Podemos definir o VirtualDJ como algo muito mais superior que um mero player de média, estilo iTunes, pois neste caso estamos perante uma ferramenta que permite "misturar" as nossas músicas favoritas ao conseguir tocar duas ou mais faixas ao mesmo tempo. O ajuste da velocidade da música para corresponder entre ritmos, a aplicação de efeitos como loops, crossfade de um lado para o outro, o scratch, flanger, echo, efeitos de "beat-aware" mais modernos como beatgrid, cut de som, loop-roll entre outros efeitos conferem as características que se depositam na arte da mistura manual.
O VirtualDJ permite organizar a nossa colecção de faixas, inclusivamente por grupo de forma a facilitar o seu reconhecimento mais tarde em especial através de filtros que nos dão a hipótese de encontrar as músicas mais recentes, os hits do momento, as músicas com uma determinada batida por minuto (BPM), a escala da música, etc. Mas, em caso de emergência nos falte alguma faixa específica, o VirtualDJ pode descarregá-la directamente da Internet embora esta função seja um extra pago.
O facto de se tratar de um software famoso em todo o mundo tornou-se possível que com os milhões de relatórios automáticos que a marca vai recebendo todos os dias dos seus utilizadores o VirtualDJ oferece conselhos significativos sobre quais músicas que outros DJs consideram interessantes para adicionar ao nosso set.
Nas últimas versões do VirtualDJ os seus autores decidiram ainda incorporar e têm vindo a aperfeiçoar a reprodução não só de faixas áudio mas também de vídeo e até mesmo karaoke para aquelas festas que requerem mais animação que somente o DJ. Em boa verdade, o VirtualDJ vem apetrechado com um vasto conjunto de efeitos de vídeo e transições para podermos dar largas à nossa imaginação. Os utilizadores mais originais poderão fazer verdadeiras maravilhas com todas estas funções.
Outra importante mais-valia deste gratuito software para uso caseiro é a sua compatibilidade com a maioria dos controladores de DJ que existem no mercado. Basta ligar o nosso controlador favorito para estar ligado e poder adaptá-lo às nossas necessidades, graças a uma bem desenhada linguagem "VDJScript" que acaba por permitir ajustar quaisquer funções, inclusive na interface. Se for nossa intenção alterá-lo, o site da aplicação deixa à disposição centenas de interfaces personalizados que substituem o padrão.
Em suma, podemos afirmar com toda a segurança que a versão 8 tornou-se num ponto de viragem, um marco significativo, na história do VirtualDJ. Superior às versões 5, 6 e 7 a adição de recursos significativos de vídeo, até 99 decks, conteúdos ilimitados além de ter sido totalmente reescrito tornaram o VirtualDJ ainda mais apetecído sempre indo de encontro às necessidades de DJs e produtores.
Entre os vários recursos podemos encontrar:
SANDBOX
Um dos mais atractivos recursos. É uma função exclusiva do VirtualDJ 8, o Sandbox é um recurso que ajuda a preparar a próxima mistura enquanto o público ainda está a escutar a música anterior. O sandbox permite saltar para o final da faixa actual e tentar misturar para a próxima faixa, escutando o resultado apenas nos nossos phones até encontrar o ponto de saída ideal. Uma vez desactivado é só esperar calmamente para chegar ao ponto definido.
SAMPLER
A versão 8 permite tocar um número ilimitado de samples simultaneamente. Os samples podem ser áudio, vídeo ou ainda imagens. O sampler agora tem acesso através da lateral, onde podemos seleccionar qualquer base de dados e arrastar e largar directamente nas slots. O sampler também tem um banco especial chamado "modo de remix", que transforma os samplers à nossa escolha como almofadas entre músicas, isto é, o VirtualDJ irá automaticamente detectar e preencher os remix de pontos com as quebras na nossa música. Estes podem também podem ser, obviamente, editados.
SOUND ENGINE
No VirtualDJ 8, todos os componentes áudio internos foram reescritos para aproveitar todo o poder dos computadores modernos e dar-lhe um som cristalino. O som do motor interno processa tudo em alta qualidade de áudio de 32 bits, mas o SampleRate interno pode ser ajustado nas opções. A ter em conta que o ideal é o uso de 44100: no caso de usar ficheiros de áudio que tenham sido gravados com 44100 (como arquivos de MP3), ou 48000 caso utilize principalmente vídeos de alta definição que têm na sua faixa de áudio em 48000. Definir um SamplerRate mais elevado do que os ficheiros que estamos a tocar irá resultar, sem dúvida, numa menor qualidade de som, nunca superior.
EXPLORER
O navegador no VirtualDJ 8 como muitas melhorias em comparação com a versão v7. O navegador agora exibe três zonas: as pastas, a arquivo e a visualização "lateral". A vista lateral pode exibir e facilmente alternar entre várias pastas úteis ou listas especiais. Entre as listas especiais estão a listagem de automix, a lista de karaoke, um bloco de rascunho, chamado "side list" e o samples. Mas devemos ter em conta que é sempre possível arrastar e soltar qualquer pasta para a lateral e incluí-la lá, ou até mesmo criar botões de atalho para várias pastas, navegando entre eles com um clique.
EFEITOS
A página de efeitos já não é um "substituto" do navegador, em vez disso é um painel como a lista de reprodução. Estas páginas de efeitos também pode ser desencaixadas e tornar-se janelas flutuantes que podem ser movidas em redor do programa. A selecção de efeitos agora é feita através do botão de efeito sobre a skin em cada um dos decks. Além disso, nesta versão, os efeitos podem ser aplicados para uma plataforma específica, ou para a saída master.
EDITORES
Um das grandes novidades no VirtualDJ 8, é a sua infinidade de editores embutidos, como por exemplo:
- AUTOMIX EDITOR: O AutoMix editor permite pre-editar as nossas sequências de automix, a fim de ajustar a mistura, o tipo de transição caso se tratem de vídeos. Quando ajustamos de forma manual a mistura entre duas músicas, o VirtualDJ irá lembrar essa opção e usar nas suas configurações preferidas da próxima vez que o motor de auto-mistura esteja a misturar essas exactas duas músicas juntas;
- TRACK CLEANER: Este editor permite criar "edições" das nossas faixas. Podemos remover qualquer letra ofensiva por "inversão" do som, podemos cortar introduções mais longas ou discurso irrelevante, ou estender uma secção da nossa faixa em loop;
- VIDEO EDITOR: O editor de vídeo tem 2 principais usos: pode ser usado para editar um vídeo existente, adicionando alguns efeitos de texto ou pode ser usado para adicionar uma faixa de vídeo completamente nova para uma música existente apenas de áudio, utilizando peças a partir de outros arquivos de vídeo. Ele também pode ser usado para criar uma faixa de vídeo para uma versão remixada usando partes da pista de vídeo da versão original;
- SAMPLE EDITOR: Para aproveitar o poder do novo sampler na versão 8, o editor de samples permite ajustar a maioria das opções em suas amostras de áudio, vídeo ou imagem estática;
- POI EDITOR: Todos os cue points, loops guardados, pontos de ancora - beatgrids, pontos de mistura, pontos de macro, etc foram renomeados de POI (point of interest) no VirtualDJ 8. O editor de POI permite organizar e gerir todos esses pontos para cada uma das nossas faixas.
- BPM EDITOR: O novo editor de BPM ajusta de forma fácil e conveniente o beatgrid das nossas músicas. Este editor permite mesmo especificar um BPM diferente dentro da mesma música.
A nossa opinião
Se os leitores me permitem a opinião, pessoalmente nas minhas actuações uso o Traktor 2 da Native Instruments face ao hardware que possuo. Já o nosso colega autor Edgar Clérigo é um fervoroso fã deste software. Sem dúvida que vou começar a dar mais importância a este software embora também reconheça que a mudança nem sempre é fácil especialmente, como disse, devido ao hardware utilizado.
As últimas versões, dentro da 8, têm mostrado um grande crescimento e adaptação, jutsificando o VirtualDJ como um dos softwares mais usado por milhões de pessoas todos os dias, podendo ser usado tanto para actuações ao vivo em clubes e estádios grandes, como casamentos, festas privadas, ou apenas para treinar em casa.
NOTA: é importante nunca esquecer que por muito bom que seja o software é sempre a capacidade de discernimento do DJ que conta, seja no set, seja na playlist, seja na interpretação do público que está a entreter....
Licença: Gratuito para testar
Sistemas Operativos: Windows 10, Windows 8, Windows Vista 64-bit, Windows 7, Windows 7 64-bit
Homepage: Atomix Productions
Download: Opção 1 | Opção 2
Este artigo tem mais de um ano
São todos “DJs” até lhes porem 4 Technics Sl 1200MK2 sem DVS nas mãos.
Ai sim, podemos falar….. E é quando quiserem 😉
lool verdade… nojo estes de hoje em dia… edm… hahaha
Posso ter passado “por cima” do link e não ter reparado. Caso contrário, aqui fica: http://www.virtualdj.com/download/
São todos “DJs” até lhes porem 4 Technics Sl 1200MK2 sem DVS nas mãos.
Ai sim, podemos falar….. E é quando quiserem
lol.. a noticia n tem a ver com os dj’s, mas o software em si!! :))) que metade dos DJ no mundo sao do botaozinho.. isso ja sabemos Lima 😛
Tens carro? Não sei como. Devias de andar a pé como o homem das cavernas. Isto sem falar em super mercados.
Ser DJ tem mais a ver com sensibilidade artística. Confesso que valorizo (e conheço) quem acerte tudo de ouvido em vinil. É lindo de se ver. Mas no fim de tens uma excelente parte técnica mas pouca sensibilidade artística mais vale arranjar emprego como técnico de som.
DJ e sensibilidade artistica na mesma frase faz-me lembrar um elefante a visitar uma loja de porcelana…
Ricardo, Técnico de som n entra muito nesta area,
Dj é uma area de acerto de duas faixas, Tecnico de som ja vai para a area de Masterização ou produção ou samplagem :))))
Valorizas quem acerta tudo de ouvido ?? mas se isso e a arte como ela foi criada lolololo… tens de valorizar é quem usa software para chegar ao nosso ponto e mesmo assim as vezes ainda sai um pitch bend ao lado LOL 🙂 mas apesar disso sync ou n , há por ai mt bons dj’s,, seja tech, drum, trance ! há de dar valor a eles todos 😛
Eu sou a favor tanto de um metodo analogico como um digital.. só NAO só é a favor do digital quando o mesmo já vai para area profissional e já engloba dinheiro por tras !!! O preço que te pagam, pagam-te para mostrares aquilo que sabes como DJ e nao como botão.. mas lembra.te, lá pq uma pessoa toca em botao, não significa que ela nao saiba acertar por ela mesmo 😛 as vezes é mais uma questão de comodismo, digo eu! de levar discos.
Sim, é só isso que importa. E toda a gente que está a ouvir as coisas que estás a tocar está interessadissima nisso.
Exacto… O que interessa é saber carregar no “Sync” e meter umas “kizombadas” para os parolos…
Aliás, as cabines das Discotecas onde tenho tocado (Berghain, Tresor, Pacha Ibiza, Ministry of Sound….) estão todas equipadas com “Sync”…
deves ter tocado de crl
tocado? boa, essa é nova
Lima, aquando da elaboração deste artigo, estando também eu no meio, palmilhei todo o site do VirtualDJ e, a certa altura, encontrei uma página onde a Atomix explica o VirtualDJ vs. a sua concorrência e a verdade é que não podia estar mais de acordo. Deixo abaixo alguns dos pontos e de seguida o link original para que possas confirmar:
“POR QUE USAR UM SOFTWARE DE DJ EM VEZ DE UMA TURNTABLE OU CDS?
Porque você realmente quer ter todas as suas músicas num disco rígido em vez de caixas de vinil e CDs. As caixas são grandes e pesadas, podem perder-se nas companhias aéreas, o vinil e os CDs podem riscar ou, pior partir. Uma colecção digital pode ser armazenada à vontade, e até mesmo levada numa pen drive. Podemos trocar os remixes e bootlegs com outros DJs, comprar novas faixas instantaneamente on-line.
O software de DJ tem mais funcionalidade e permite fazer coisas novas que não eram possíveis em vinil ou CD. Desde fazer scratch com videoclips ao vivo até produzir complexos remixes ao vivo com um sampler. Queira-se ou não um computador permite melhores mixes.
MUITO IMPORTANTE: porque toda a indústria de DJ está em constante mudança. Por exemplo a Technics deixou de fabricar as suas conhecidas turntables e marcas como a Pioneer e afins já só fazem controladores de DJ Digitais que ligam a um computador, e ninguém mais faz leitores de CD.”
Mas de todos os argumentos, aquele que eu mais gosto porque este teu comentário me remeteu logo o pensamento para lá, que ando há MUITOS ANOS nisto, assumindo que nem de perto sou o melhor do mundo, é o seguinte:
“Você sempre vai encontrar alguns DJs que passaram anos de trabalho duro para aprender a fazer tudo isso sem um computador e são esses que nos dirão que você deve usar o mesmo software que eles fazem, porque eles querem que você passe por toda a dor e sofrimento que eles passaram. Eles têm medo do quão rápido você começaria a misturar melhor do que eles, se você usar o VirtualDJ.”
Claro que não sou naive ao ponto de não conseguir ver que isto é marketing do VirtualDJ mas que neste último parágrafo apresentam um ponto de lógica muito forte, lá isso é verdade.
No meu caso já deixei os pratos TOTALMENTE de fora há cerca de 2 anos, mas ainda continuo com o TRAKTOR. Este VirtualDJ ainda está em fase de testes, fora das festas e afins para não meter «pregos»…
O link dos argumentos da Atomix: http://www.virtualdj.com/products/virtualdj/why.html
Ricardo, Só nao concordo com o que disseste da technics 🙂
Eles nao pararam a fabricação,pelo avanço da tecnologia na area. Mas acho que foi mais o preço de um bom SL nao compensa para a technics o tempo e gasto na produção. penso mais que eles n fabricam mais por este motivo. Digo eu!
Mas acho que a fabricação de pratos ou CDJ nao vai acabar tao cedo, Ha sempre quem defenda o DJ puro e duro como ele é, por muitos poucos q sejamos 😛 podem n ser technics ou American Staton, mas eles hao de tar sempre por ai hehe :))))
No fundo Ricardo é uma questão moral. Eu passo discos a mt tempo, tanto como cd’s, tb, se tiver de passar em algum mac de um amigo meu com uma X1, passo 🙂 ( quem me conheçe sabe aquilo que eu faço a frente de uns pratos) agora lá tá, quando a fusao de Moral, com area profisional da musica e juntando o minimo q podes levar para um club (pq discos é mt pesado) e tambem aquilo q vais receber no final da festa pelo pouco esforço q fizesste, acho que ai é que está a maior confusão desta area de DJ 🙂
Já agora.. checka o XWAX, eu tenho isso no ubunto!! so serve para meter a agulha em cima do disco em absl. mode! nem mais nem menos 😛 de certeza q vais gostar hehe
DSCPL,n é Ricardo , é Mario 😉
“discos é muito pesado”!!! Então e os músicos que levam bateria, amps, etc.? Se fossem como os djs levavam apenas um dvd com vídeos de atuações passadas e estava feito.
Quanto ao pagamento, qualquer valor pago ao dj acima do valor pagam a um musico é exagero.
Ultimamente tenho assistido a mais djs (e até em locais onde deveria haver qualidade), e a coisa continua igual: Djs pelos vistos qualquer um pode ser, mesmo que seja surdo que nem uma porta.
E tu vens com essa do é pesado… tá boa…
Para a próxima que for tocar ao vivo levo só 1 par de baquetas e uma tarola… o resto é pesado.
Calma Mikes, penso que deve haver alguma confusão:
– Pesado? esse é APENAS um dos argumentos, de todos talvez o mais irrelevante pois trata-se da eventual caixa de vinis ou cds do DJ
– Pesado? Sempre que sou contratado para festas privadas, casamentos e afins carrego som sozinho e às vezes com ajuda, sei bem o que isso é com mais de 300KG de material para acartar…agradeço a lição de moral mas não conheces a minha história.
– Comparar músicos com DJs? Isso não tem, na minha opinião, qualquer sentido pois são trabalhos completamente diferentes.
– Pagamentos? Não sei até que ponto conheces a realidade nacional mas uma grande maioria dos DJs de bares e discotecas são pagos por valores muito baixos e é quando são pagos…neste último caso posso dar-te um ou dois exemplos de colegas de profissão que têm «cães» a morderem e que provavelmente nunca mais vêem o dinheiro.
Quanto a isso de que qualquer um pode ser DJ, concordo plenamente mas lá está: o conceito de hoje em dia é muito diferente e evoluiu. Hoje em dia o DJ tem de ser visto como um entertainer musical e pouco mais. Quem se adapta vai singrando quem fica para trás a viver de um passado que perde muita força, ah e tal antigamente é que era, vai perdendo oportunidades, mas é apenas a minha opinião.
Eu disse que é pesado, Porque para um Dj já que anda aqui a uns anos, A maior parte deles vão dar esse argumento, e é verdade!! além disso, nao temos de carregar instrumentos como voces!!! Apenas os discos, A turntables já é o club que te dá, vuistu q sao universais e todas fazem o mesmo ( mais qualidade menos qualidade, apesar de na decada de 90’e após, 80% dos clubs tinham SL.1200 ) Apenas referi porque é o que eu ouço mais do pessoal da geração a seguir a minha e dao mais esse “desculpa” por assim dizer lol n é bem esse o termo. Mas mesmo assim, desculpa lá amigo, se te feri a susceptibilidade como meu engano 🙂
Parallax, por favor não leias na diagonal….ora lê la bem o meu comentário de novo e repara a quem ele se destina? estás a chatear-te sem motivo…
eu nao me xateio… 🙂 nunca… !! como tb referenciei relativamente peso do material! só tava a referenciar, na boa!! 😛
Apesar de dentro do Digital até gosto mais do VDJ do que do traktor! .. Traktor é bom para controladoras, mas em termos de timecode o VDJ chega a ser melhor na minha opiniao, usei durante algum tempo ao invés do traktor.
pessoalmente, nos ultimos anos uso o XWAX, projecto exclusivo para Linux, Somente para timecode.
http://www.xwax.org
🙂
Para quem brincava de DJ em mundos como o Second Live este software fazia maravilhas embora preferisse o Sam Broadcaster…
É um bom software para home djs, garage djs ou ate radio djs sim senhor.. apesar que existe bastantes outras alternativas…. no entanto para live act… nada como traktor ou para mim pessoalmente ainda muito superior é o SERATO, sendo que se trata do software de eleição de muitos verdadeiros DJ’s de topo… portugueses e não só..
Claro que á aqueles que dizem que o verdadeiro dj é o do vinil…. No entanto a tecnologia também evolui.. e apesar da técnica ser algo que distingue o trigo do joio, a uma grande diferença entre o dj que usa o virtual dj e passa o tempo todo de braços no ar que nos os macacos do jardim zoológico… e o deejay que usa o avanço tecnológico para não ser somente um passa discos… mas para inovar… mixar e remisturar ao vivo e até usar o improviso de forma a criar algo novo com o que existe sendo o objectivo supremo não só educar musicalmente o seu publico como faze-lo provocar diversos sentimentos, amor, alegria, diversão… pois afinal o objectivo de ser dj não se trata de usar a musica para divertir os outros???
No entanto gostos não se discutem…mas uma coisa é verdade, enquanto muitos ditos djs acabam por atuar só pela fama ou em troco de um cartão de bebidas usando softwares deste género (virtualdj) ou cd pré-mixados em casa..a verdadeira essência de ser dj e a cultura musical infelizmente perde-se.
Como um bom amigo meu diz…. djs a muitos….agora artistas verdadeiros…. esses cada vez mais escasseiam…
equalização do VDJ é péssima, mas sim para quem está a começar aprender dará perfeitamente..mas n há nd cmo uns bons cdj´s e uma djm
Tendo eu um controlador Pioneer DDJ-ERGO-V, que inclui gratuitamente uma versão limitada do VDJ (e que suporta a versão 8), ainda assim preferi investir 99€ no Traktor. A verdade é que, por mais que tente abstrair-me do aspecto de design da aplicação, que acho horrenda, até mesmo a parte funcional da aplicação lembra-me um brinquedo de criança. Algo que não sinto, de forma nenhuma, com o Traktor. Nunca testei foi o Serato DJ, nem o MixVibes Cross, nem o PCDJ Dex. Já agora podiam falar do gratuito Mixxx ( http://www.mixxx.org/ )
Virtual DJ podem falar muito bom, mas, na minha opinião, é simples e fácil de utilizar. Coisa que não acho tanto no Traktor, apesar de ser mais completo, é preciso saber mexer nele.
Já o Serato penso que seja uma aproximação entre VDJ e Traktor, se bem que eu prefiro atuar sem nenhum tipo de controladores e/ou laptops, apenas os CDJ’s e a DJM 🙂
Não percebo porque raio o Pplware não aprovado os meus comentários que digo que dj e arte é algo que não cola…
Mas tudo bem…
É só DJ’s de Pen, perdem a pen acabou. Nem sabem o k fazer.
Para mim são os Play DJ
desculpem dizer isto mas tanta ignorância junta só para dizerem que sabem mexer em mesa?
existe uma grande diferença entre live performers e dj do play!!!
a maioria dos djs comerciais sao do dj tipo play…
hoje em dia o djing digital permite muito mais creatividade que o old school, ponto!!
ou vao dizer que destes grandes nomes : richie hawtin, sven vath, marco carola etc etc são dj do play porque usam digital apenas??
muitos dos comentários que o old school é que é bom, é de pessoal que não tem conhecimento profundo da área, e que so deve ouvir djs de radio orbital, cds mixados summer etc…
o mundo evolui, e existe sempre os bons e os maus… saibam diferenciar.
Sem qq intuito de ofensa, acho sempre interessante pessoas q não mudam para novas tecnologias e que se prendem ao passado, por questões q não mencionarei, criticando quem fez mudanças. Na visão de quem ouve estamos a borrifar o q usam, só interessa aqueles q sabem interpretar o q queremos ouvir e no momento, ou nos sabem canalizar para uma batida. Nesta caso independentemente do q usam, são poucos os supostos DJ´s q o sabem fazer.
Boa noite..alguém me pode ajudar? Eu uso o virtual dj, e preciso de saber se consigo aceder ao conteúdo de um disco externo por wireless?o disco ja vem com wireless e não sei se dá para aceder ao mesmo com o virtual dj…agradecia ajuda…obrigado