VirtualBox 3.0.4
VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
Sem cair em incongruências e salvaguardando as devidas diferenças deixo-vos a nova versão do VirtualBox, ferramenta de virtualização, leve, flexível e muito ágil que permite "carregar" um sistema operativo e sobre ele desempenhar os papéis que desejar.
Esta multi plataforma, permite que tenha um interactividade entre sistemas operativos, não necessitando de trocar de partição ou mesmo de máquina. Estas soluções de virtualização estão, a cada dia que passa, numa patamar de maior relevo e utilização por parte das várias aplicações sobre sistemas. Lembro aqui a recente inclusão de uma plataforma de virtualização no Windows 7 e lembro os vários serviços que estão já a utilizar esta tecnologia em toda a sua extensão.
Seja criativo, teste aplicações, simule cenários, use a realidade virtual que esta aplicação oferece.
Esta versão sofreu importantes alterações. Podem ver aqui as várias novidades.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: VirtualBox 3.0.4.50677 [67.89MB] [Win x86/x64] Download: VirtualBox 3.0.4.50677 [62.25MB] [Mac Intel] Download: VirtualBox 3.0.4.50677 [Linux] Homepage: VirtualBox
Este artigo tem mais de um ano
Já usava ainda antes de pertencer á Sun. Vale mesmo a pena!
Cumprimentos a todos.
Bons dias!
Eu já conheço o conceito de virtualização à alguns anos e inclusivé cheguei mesmo a usa-lo, na altura em linux (VMWare) mas sempre tive uma ideias que o consumo de recursos da máquina era muito elevado do que o inicialmente desejado. Actualmente não recorro muito a ambientes virtualizados, mas gostava de saber se a nivel de recursos as coisas estão mais equilibradas!?
Cumps,
o Vbox usa muito menos recursos que o VMware, que é o melhor mas é um elefante de pesado. Lamento ainda a não inclusão da função drag and drop entre host e guest. Mas esta chegando bem perto da qualidade total, alias, depois que a Sun absorveu o Vbox, as atualizações e melhoramentos são muito mais frequentes.
Pena que a Microsoft não atualize tão a menudo o seu Microsoft Virtual PC. Seria imbatível para sistemas Windows.
ok 😛
Boas
Eu já usei o Virtualbox, quer em Windows, quer em Linux e também usei o VMware, também em ambos os sistemas, o Virtual PC da MS e o Paralels em ambientes Mac.
Nunca fiquei grande fan desses sistemas porque, como já referiram, o consumo era superior ao esperado e o que eu queria era trabalhar em vários sistemas ao mesmo tempo.
Descobri então o Kvm do Linux e na minha empresa instalamos um servidor Xeon quad-core, 8 Gb de Ram, 3 discos de 250Gb Sata e instalamos uma base em Linux Geento, instalamos o Kvm e criamos partições reais, uma para o sistema e as restantes para sistemas virtuais e criamos as máquinas virtuais. O que temos em máquinas virtuais neste momento é uma com o MS Windows 2008 Server com MS SQL e a nossa aplicação de gestão a funcionar, uma com o Windows Vista para testes, uma com o Windows XP para testes, uma com um servidor LAMP em Ubuntu que faz de servidor Web, e quatro com a distribuição Slackware para testes de servidores diversos (e-mail, ldap, e etc.).
Todas funcionam em simultâneo, por norma estão todas ligadas, e inclusivé as máquinas com Windows 2008 Server, Vista e Ubuntu não podem ser desligadas, também podemos aceder a todas elas como se fossem máquinas individuais de rede, têm IPs diferentes, posso usar o Qemu localmente ou um VNC remotamente para lhes aceder como cliente, enfim é só maravilhas, só não sei como com apenas 8Gb de Ram consegue ter 4Gb no Windows 2008 server, 1Gb no Vista e 512Mb nas restantes máquinas e é bastante rápido.
As maravilhas da virtualização.
Eu mesmo estou a pensar construir uma máquina potente e utilizar este sistema para a minha casa, o que me evita ter vários PCs, um com Ubuntu, um com XP e um servidor Windows 2003 SMB, assim ficava tudo num.
Ah, só mais uma coisa, claro que temos licenças reais para todas as máquinas virtuais, isso é obrigatório (mesmo em minha casa, só o meu 2003 é uma versão do meu MS Technet Pack que deve caducar por estes dias, pois só tem um ano de validade, mas entretanto vou renovar a licença e já devo receber o 2008 para mais um ano).
Cumprimentos,
A. Pedro Coelho
Boas amigo eu fiz isso ( trocando o server 2008 pelo 2003 server) mas com o Citrix XenServer
Instalei 3 maquinas virtuais, XP, 2003 Linux Ubuntu e Linux Feroda, mas percebo que elas tem o mesmo IP 10.0.2.15 , estou estudando AD do 2003 e gostaria de saber como posso alterar os IPs das maquinas virutais e fazer elas se conversarem,
Ficarei agradecido se alguem me ajudar.
Grato
Pois se mudo um maquina para o IP 10.0.2.16 ela nen consegue acessar a internet, e quando mudo para DHCP ela fica com os IP das outras máquinas