Virtual CloneDrive 5.4.3.2
Esta aplicação foi uma das pérolas que descobri apenas quando me vi forçada a deixar o Daemon Tools, incompatível com a Beta do Windows 7. E realmente há males que vêm por bem.
O Virtual CloneDrive é um programa gratuito que cumpre aquilo que promete: montar de uma forma simples e eficaz um vasto leque de formatos de imagem de CD/DVD, bem ao nível do conhecidíssimo Daemon Tools.
Esta ferramenta trabalha e comporta-se como se fosse uma drive CD/DVD física, emulando-a de uma forma virtual.
O ecrã de configurações é simples, contendo apenas o essencial. Daqui, o mais importante a configurar é o número de drives virtuais. Uma é suficiente, mas por alguma razão em especial, poderá pretender aumentar o seu número, até um máximo de 15.
Podemos descarregar as imagens ISO e montar uma drive com o conteúdo como se fosse um disco. Este tipo de utilização permite uma maior rapidez no acesso a conteúdos que estariam num disco físico, de acesso mais lento e sujeito a factores físicos externos.
Para montar uma imagem, basta clicar simplesmente com o botão direito do rato sobre a imagem a montar e seleccionar Mount. Simples, não é?
Para desmontar a imagem deverá seguir o mesmo processo e escolher Unmount. Pode ainda montar e desmontar imagens a partir do ícone da drive virtual na janela O Meu Computador.
É claro que esta aplicação é menos artilhada que o Daemon Tools, mas será que esta não satisfaz as suas necessidades por completo? Na minha opinião, acho-a bastante mais simples, leve e directa que o Daemon Tools. Se precisa de uma aplicação que monte rapidamente uma imagem de CD/DVD com apenas um clique, esta aplicação é para si.
Para quem costuma fazer download de ficheiros sob a forma de ficheiros de imagem, fazer backups de CD/DVD, ou para aqueles que nem drive de CD/DVD têm, como é o caso dos netbooks, o Virtual CloneDrive é a resposta ao seu problema.
Pode consultar as alterações desta versão aqui.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: Virtual CloneDrive 5.4.3.2 [1.48MB] Homepage: SlySoft
Este artigo tem mais de um ano
Olha a pirataria Ana… A não ser que só seja um exemplo que estejas a dar para o nome do ISO. (piada, não tenho nada contra)
Em relação ao artigo:
Uso e recomendo. Se querem algo básico e fiável aqui esta o programa ideal.
🙂 aquilo é meramente académico, pois ela já tem o Windows 7 RTM instalado e original 😛
ATENÇÃO! Não pratique pirataria! NÃO ROUBE BARCOS!!!!!
Ana, parabéns: finalmente um texto claro, bem articulado, sem omissões técnicas importantes e sem vírgulas estúpidas.
LOL… Grande programa… Substituí o Daemon tools por este quando o windows 7 era incompatível com o Daemon Tools. Usei-o, gostei e agora continuo a usá-lo.
Off-topic: Google Wave – The Revolution Reloaded
http://baixaki.ig.com.br/info/2405-google-wave-primeiras-impressoes.htm
Eu também desde que descobri o Virtual CloneDrive deixei ficar o Deamon Tool de lado!
O dtools não é incompativel com windows 7…
Eu tenho no meu instalado e não tenho problemas nenhuns
Ainda usas a versão beta do Windows 7? Acho que não, até porque se não estou em erro o prazo de utilização dessa versão já expirou.
Sim ainda hoje de manha utilizei
Atenção, deves estar a falar da versão RC e não da beta. Seja como for, as últimas versões do Daemon já não são incompatíveis com a Beta do Windows 7, mas quando saiu o Windows 7 Beta, o Daeomon era totalmente incompatível. Logo, o exemplo reporta-se a essa altura.
o Beta acaba no dia 1 de Junho de 2010
Então não é a Beta, mas sim a RC grátis por um ano.
Boa aplicação Ana.
No entanto, ainda não me vi forçado a deixar o daemon tools por causa do win7.
Falas da incompatibilidade com o SPTD? Além de ser possível instalar o SPTD 1.58, já saiu a versão 1.59 que é 100% compatível.
Tive apenas um problema pontual na instalação (devido ao meu win7 ser upgrade da beta) em que tive de apagar os registos correspondentes ao SPTD.
btw, deixo a sugestão de outra alternativa freeware: Gizmo Drive v2.7.6
também confirmo que nao deixei de usar o daemon tools por causa do win7.. daemon tools 100% funcional!