Virtual CloneDrive 5.4.4.0 – Discos Virtuais na sua Máquina
Com a chegada dos dispositivos do tipo netbooks, por exemplo, foram "banidas" a drives ópticas de leitura de CD's e DVD's. Umas das soluções para não deixar de ter um CD ou DVD carregado na máquina é transformar o conteúdo do mesmo numa imagem ISO.
Um ficheiro ISO (.iso) é uma imagem de CD, DVD ou BD de um sistema de ficheiros ISO9660. Isto é, um ficheiro ISO tem tudo o que um CD ou DVD guarda, mesmo os metadados do sistema de ficheiros, incluindo o código de arranque, estruturas e atributos.
Com o Virtual CloneDrive, podemos instalar na nossa máquina uma ou mais drives virtuais. O sistema operativo como tem tudo instalado, até drivers de uma estrutura física, fica convencido que tem de facto uma drive óptica e carrega as imagens ISO como se fosse um disco na drive de CD's ou DVD's.
Este software é muito robusto mas ao mesmo tempo é estável e leve. "monta" as imagens ISO e disponibiliza na área de Dispositivos com Armazenamento Amovível, no Windows, até 15 drives virtuais.
No entanto há aqui uma questão legal. Há dias, no nosso fórum, alguém perguntava como poderia utilizar o conteúdo do DVD da enciclopédia que havia comprado, no seu netbook. Sem intenção de "ensinar" a contornar a legalidade, um utilizador ensinou a fazer este "truque". Basicamente o proprietário da obra que comprou, deslocava do DVD o conteúdo protegido por direitos de autor e colocava-os no seu netbook.
Não foi assim que a editora entendeu e fez-nos chegar um pedido para remover essa "dica". Alegaram que essa dica usurpava a "veracidade" do produto, pois este era apenas para ser utilizado a partir do suporte DVD físico. DVD esse que fora pago e não seria para vender, ou para qualquer outro fim não pedagógico.
Fica a questão: será ilegal criar um ISO de um disco que adquirimos e usar esse ISO conforme entendermos?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Virtual CloneDrive 5.4.4.0 [1.49MB]
Homepage: SlySoft
Este artigo tem mais de um ano
Acho que é mais que legitimo, poder criar backups de suportes adquiridos e usar os mesmos para uso pessoal. Ou será que quando um CD/DVD fica riscado, o fabricante da um novo ao cliente?
É um pouco ridículo o utilizador em questão ter de usar uma drive externa para poder utilizar a enciclopédia legalmente…
Ora essa…..
A editora que se ****
Então eu compro o DVD e na prática não o posso usar?
Diz lá qual é a editora para eu não voltar a comprar nenhum dos seus produtos.
Segundo o responsável pela editora, não o podes usar dessa forma.
Se foi criado para ser utilizado com suporte DVD, em que somente usa quem tem o DVD e logo somente será usado por uma única pessoa, não poderá ser copiado ou “ripado”.
Há uma área cinzenta, nesta lei da propriedade intelectual.
Que eu saiba é perfeitamente legal fazer uma cópia para uso privado.
Essa coisa da “veracidade” do produto cheira-me a treta legal. Nunca ouvi tal coisa e parece-me que vai contra o que está escrito na lei.
E de qualquer maneira não é assim que uma empresa deve tratar os seus clientes que apenas querem usar o produto que compraram.
O responsável da editora está a armar-se em esperto!
O produto ou obra é independente do suporte. Fazer uma cópia para outro DVD ou uma imagem para o disco é mesma coisa.
Ele que suporte a sua alegação com a lei. Até lá é só treta.
Quanto à integridade da obra, que eu saiba, uma imagem cumpre esse requisito.
Cumps
Implicitamente percebo bem a que editora se refere o Vítor. Esses senhores deviam ter vergonha é na qualidade vergonhosa de alguns dos seus produtos… enfim.
Quanto à questão do posts, a não ser que tenha havida alguma mudança legal nos últimos tempos, não há nada que impeça o utilizador de replicar o suporte em que o software veio, para uso pessoal, desde que ande a distribuir/vender “cópias de segurança”. Quando adquirimos algo em suporte CD/DVD, não compramos o produto/software/obra mas sim o direito de posse do suporte em que ele é distribuído, logo, e porque até deveria ser a editora a repor, ainda que a um preço muito mais acessível, é perfeitamente legítimo proceder a uma salvaguarda desse mesmo suporte. Até porque com a “moda” dos netbooks, PDA’s e afins, não faz muito sentido ser obrigado a usar CD/DVD’s…
O problema que se põe, muitas vezes, é que essa “cópia” deve respeitar, na íntegra, toda a estrutura original, não podendo ser alterada em nenhum aspecto. O recurso a alterações nos dados, seja os de protecção, ou outros, constitui uma violação dos direitos de autor e é passível de ser considerada crime.
Só uma pequena coisa que me esqueceu:
Esta versão do VCloneDrive é de fins de Dezembro de 2009… alguma razão especial para a “actualidade” deste software, apesar de realmente ser a versão mais “recente”?
Sou leitor há muito tempo, e comentador ocasional, do vosso blog, que considero excelente e imprescindível para quem queira estar minimamente informado, mas de vez em quando… lá vem uma “novidade” um pouco fora de época… ainda não percebi muito bem esta política editorial. Não considerem isto uma crítica, é somente um pequeno reparo e dúvida que me surgiu. 🙂
Fora de época? Novidade ou versão nova?
Fora de época não se adequa de maneira nenhuma a esse comentário!
De outra forma, não percebi a duvida?
Para mim, os softwares desta empresa são do melhor que existe.
Sempre com qualidade, facilidade de utilização e muito cómodos de usar.
Tenho um pequeno problema que não consigo resolver.
Como Criar um arquivo .ISO de um Disco Rigido???
é Possivel??
quais ferrametnas utilizar??
ja testei Vmware, Virtual pc,Hd Clone, any2iso e não tive exito.
Um ISO é uma cópia de um disco óptico(CD, DVD etc) e não de um disco rígido.
Com o HD Clone ou outros podes fazer uma cópia de um disco rígido mas para um outro formato.
Fica tambem a Pergunta para quê comprar uma enciclopedia se não a pudemos usar num netbook ?
Uso este programa já há muito…mas o que me irrita é, sempre que reinicio, tenho de montar o iso novamente. Mas de resto cinco estrelas
Já seleccionaste a opção ‘Automount last image’?
Nem tinha reparado nessa opção, obrigado!
Está claro que a dita empresa está a deturpar e a insinuar factos por conta própria, sem suporte externo, com intuito de auto-defesa. Mas porquê chatear? Por isso é que cada vez vendem menos.
… btw (e para os mais crentes), sempre que haja uma rede local por perto e um PC com leitor, basta partilhar esse leitor na rede. É claro que aí perde a lógica e o conceito do uso de um netbook… mas pronto.
nós podemos ter copias de discos protegidos por direitos de autor desde que tenham o original e a copia nao seja para vender. se comprarmos um album de musicas podemos ter uma copia para por exemplo ter no carro e ter o original em casa.
Utilizo há bastante tempo.
Pequeno, leve e faz o que é suposto fazer!
Recomendo!