Vanity Remover 1.5 – Limpar de forma subtil
O nosso Windows tem vida própria - tomem esta verdade como absoluta - à medida que o tempo passa, vão aparecendo cada vez mais ficheiros que desconhecemos a procedência, pastas com nomes sinistros e avisos que para nós não fazem qualquer sentido. Acredito mesmo que nem fazem sentido para o próprio Windows!
Só nos resta ir removendo esses ficheiros e pastas, mas com cuidado, um passo em falso e temos o nosso Windows estendido com um AVC. Para não haver azar, vamos limpar subtilmente. Primeiro removemos as pastas vazias.
Esta pequena aplicação a mim fez-me algum jeito numa pasta de imagens onde existiam centenas de pastas e muitas delas estavam vazias: pastas dentro de pastas dentro de pastas... era uma chatice andar à procura delas manualmente.
Executei esta ferramenta nessa pasta que me limpou de forma eficaz as pastas vazias. Fiz o mesmo na raiz do Windows e esta ferramenta limpou o que devia e provavelmente oq ue não devia, a seguir em algumas aplicações era solicitado que se criassem pastas que não existiam, óptimo pelo menos não fiquei mal, as aplicações têm essa capacidade, de criar pastas que precisam de forma automática se estas não existirem.
O mais sensato é arrastar para cima desta aplicação portátil a pasta que quer verificar, verá que é um trabalhinho limpinho, sem rastos e o próprio Windows agradece.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Vanity Remover 1.5 [32.50KB]
Homepage: Codeplex
Este artigo tem mais de um ano
Interessante.
Prefiro o Remove Empty Directories. É uma boa alternativa ao Vanity Remover. Peço ao pessoal do Pplware que verifique o tal programa que mencionei..
Sim já o fiz, conheço.
https://pplware.sapo.pt/2008/04/15/remove-empty-directories-2100/
Obrigado pela sugestão.
Bastante interessante.
Cumps
boas
olha eu ando ah procura de um plugin para o Windows Media Player, que mexe com o som… conheces algo???
cumps
o DFX
na minha opinião muito bom… mas não é freeware
Bem interessante. Experimentei e gostei.
por vezes nem fazemos a minima ideia da quantidade de pastas vazias que andam escondidas no computador.
Na faz falta…….rua!!!
Não tenho coragem de utilizar esse programa, ainda m apaga o que não quero :S
Bom, tenho uma aplicação que comecei a utilizar há pouco tempo e reconheci seu valor.
Glary Utilities (Portable no meu caso).
Ela faz a mesma coisa, mas você tem a opção de selecionar as pastas que não deseja que seja feita a verredura (ex: C:\Windows – ele não irá procurar as pastas nem subpastas que estão dentro da citada)
Ele remove também, arquivos duplicados.
É um programa como o CCLeaner, porém com utilidades do TuneUp.
Bem fácil de usar e muito rápido.
Baixem e comprovem.
Mas faz algum mal ter pastas vazias? Se o Windows está lento, é ao eliminar pastas vazias que se torna um pouco mais rápido? Não se esqueçam que ao existir pastas vazias, não quer dizer que não sejam necessárias. Se não faz mal, porquê eliminar? Se não está estragado, não arranjem!! Uma coisa é falar de ficheiros temporários, eles ocupam espaço, fragmentam o disco rígido, etc., mas pastas vazias….?
Não me parece que este “utilitário” tenha alguma razão de ser.
Há pastas que “parecem” vazias… mas na realidade não estão. Ele não as apaga. Há outras que embora estejam de facto vazias estão barradas pelo sistema contra qualquer remoção.
Mas há outras que ele apaga e que as aplicações têm a capacidade de regenerar. É possível que ele apague alguma que faz de facto falta e que a aplicação ou serviço não a consiga criar. Pode acontecer, no meu caso para testar essa possibilidade criei um ponto de restauro e, conforme podem ver na imagem, fiz a tentativa de limpeza directamente na raiz.
Duas aplicações não detectaram as pastas vazias que precisavam e criaram imediatamente ao serem requisitadas, ainda não tive qualquer problema no meu Windows 7 e de facto limpou-se muito lixo.
Só para avisar que uma pasta vazia não é uma paste desnecessária.
Já encontrei um bug enorme devido a faltar uma pasta vazia.
E vamos dois. Mas nada que o restart não resolvesse. A mim foi o problema do sistema deixar de aceitar aplicações com certificados.
Acho que falta uma lista com checkbox depois do scan.
No entanto a aplicação deve ter algum cuidado, pois há pastas que ela não tocou.
E vamos três.
Não recomendo correr esse tipo de utilitários na raíz do sistema. Mas cada um faz o que quer. Como disse o Vítor, há aplicações que não têm a capacidade de recriar uma pasta e pensarem que a sua instalação está corrupta e, consequentemente exigirem nova instalação.
Concordo que deveria ter um ecrã intermédio onde o user pudesse escolher as pastas que quer eliminar antes de efectivar a operação.
Abraço
Aplicação interessante e útil, sem dúvida. 🙂 Convém é ser usada com precaução. 😉
“yehh”! 😉
Vou experimentar!!