USB Write Protect – Nada apagará a minha PenUSB
Tenho uma forte convicção que num futuro próximo, o nosso trabalho e os dados que produzimos, serão fortemente influenciados pela tecnologia "cloud". Não usaremos grandes dispositivos de armazenamento físico (quer internos ou externos), porque teremos tudo o que precisamos disponível na nuvem.
No entanto e baseando-nos ainda no presente, uma PenUSB ou um disco externo USB ainda são de grande utilidade, para transportar dados de um computador para outro.
O problema destes dispositivos são os azares que podem acontecer... e por vezes acontecem!
Um dos problemas que ocorrem nestes dispositivos é a eliminação acidental de documentos. Por vezes pensamos que não os queremos e removemos esses ficheiros da PenUSB. Mais tarde, se nos arrependermos, pode ser tarde.
USB Write Protect
Esta aplicação pode ajudar nesse problema. Pode bloquear qualquer escrita dentro da pen. Esta protecção ajuda a que material sensível e importante não possa ser apagado, nem mesmo de forma acidental.
Como funciona?
Antes de mais, coloquem esta aplicação portátil dentro da pen ou disco USB. Depois execute-a como administrador. Aplique o Enable Write Protect e clique no botão Apply.
Remova a pen ou disco USB da porta USB e volte a conectar para as definições entrarem em funcionamento. Verá agora que o dispositivo de armazenamento externo está fechado à escrita.
Esta pequena protecção, que poderia ser feita por outros caminhos, pode ajudar a preservar os dados existentes lá dentro do dispositivo. Obviamente não o irá proteger da perda da penUSB ou mesmo se esta ficar corrompida. Tirando isso, apagar por distracção ou engano, está controlado.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: USB Write Protect 1.1.0 [12KB]
Homepage: Naresh Manandhar
Este artigo tem mais de um ano
Mas presumo que isto não funcione em linux…
Ou estou enganado?
Se utilizar a pen em linux já posso apagar o que quiser, ou não?
Cumprimentos
Nada melhor que tentar xD
É uma boa questão. No entanto o Linux tem uma ferramenta ainda mais poderosa que é as permissões para user/grupo/outros. Todos os ficheiros estão associados a um user e a um grupo, pelo que toda a informação é mantida no inode correspondente.
o famoso chmod . 😉
Mas para isso tens de ter a pen formatada num sistema de ficheiro a sério nunca um fat ou ntfs
E o NTFS não tem um grau de controlo até mais fine-grained? 😉
Não funciona em Linux!
Isso protege a pen de virus?
Boa pergunta !!! Alguém sabe responder ?
Boa pergunta !!! Alguém sabe responder ?
Eu utilizo este: https://pplware.sapo.pt/software/protegpen-101/
A funcionar desde que foi apresentado aki…. ainda não me deu problemas…(a pen tem que estar em NTFS!)
O Vitor M. pode ajudar-te mais… foi ele que fez o artigo!
Este é muito bom! O link para download não funciona, mas o da homepage sim. Daí façam download.
Para o efeito primário a que se propos está aplicação, funcionar bem. 🙂
Eu ainda tenho uma PEN USB de 256MB (velhinha) que guardo porque têm um “switch” para não permitir escrever na PEN.
É muito útil quando preciso de usar em PC’s públicos para imprimir algo e assim não ficar contaminada com vírus.
Tenho a mesma dúvida que o Nit Not se isso consegue proteger contra vírus? Isto é, qualquer tipo de escrita na PEN.
Eu tenho uma PQI de 8GB com o famoso switch, mas nunca mais vi nenhuma com esta função. Alguém tem conhecimento de alguma coisa destas à venda?
Realmente, se consegue proteger contra escrita, deverá proteger contras os vírus que tentam escrever alguma coisa na pen. A menos que o vírus já tenha isso em conta e consigo contornar a protecção o que acho um pouco difícil de acontecer…
Já respondi acima vê este: https://pplware.sapo.pt/software/protegpen-101/
A aplicação funciona bem, mas infelizmente fica “agregada” ao pc onde está ligada a pen no momento que se corre o programa. Se ligarmos a pen noutro pc, teremos de repetir o processo…
Qualquer solução baseada do software nunca será 100% eficaz. Nada como as patilhas de antigamente… nunca percebi porque deixaram de lado essa idéia.