Ultra Defragmenter 1.2.3
Na nossa utilização diária do PC, usamos o disco constantemente de forma despreocupada, não temos ideia nem queremos saber onde os dados são gravados, queremos é que sejam gravados e se possível de forma rápida. Fica-nos na ideia que um determinado documento guardado no disco ocupa de forma sequencial os muitos cluster que compõem um disco.
A longo do tempo em que se utiliza o computador, onde criamos, modificamos e apagamos ficheiros, a sequência de clauster perde a lógica de encadeamento, isto é coloca partes do que estamos a gravar onde tiver indicação de disponibilidade, em vez de colocar um ficheiros nos clusters 4, 5, 6 e 7, esse ficheiros poderá ser colocado nos clusters 4, 25, 18 e 1024. É a isto que de forma muito sintética chamamos de fragmentação.
Por esse motivo é que a Microsoft, desde o Windows 95, salvo erro, lançou uma ferramenta para desfragmentar o disco. Ferramenta que até aos dias de hoje acompanha as versões do Windows. Pode encontrar essa ferramenta dentro do menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de sistema, Desfragmentados de Disco. Nunca é demais lembrar que deverá fazer uma desfragmentação periódica, dependendo do tipo de utilização que faz do seu PC.
Quando este se encontra muito fragmentado, uma vez não chega para sequenciar os cluster, é uma incapacidade da ferramenta do Windows.
Que alternativas existem?
Existem no mercado algumas ferramentas para o efeito, uma mais complexas e persistentes que outras, conheci várias pagas que desempenham bem esta tarefa, grátis conheço o Ultra Defragmenter, entre outras.
Esta ferramenta é uma poderosa aplicação Open Source de desfragmentação para o Windows. Tem um motor rápido criado em modo Kernel, digamos que foi criado como uma camada de software próxima do hardware, com chaves de código dirigido ao hardware. Com 3 interfaces disponíveis, interface gráfico, consola e nativo torna-se numa ferramenta minimalista e versátil.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: Ultra Defragmenter 1.2.3 [182.94KB] Homepage: Ultra Defragmenter
Este artigo tem mais de um ano
Obrigadinho. Vou experimentar.
Fica uma ideia (de um gajop preguiçoso 🙂 ), que tal uma comparação entre os varios pagos e frees.
Olha, serei bem claro: não me agrada nem um pouco que alguma coisa grátis se comunique com meus dados em “uma camada de software próxima do hardware, com chaves de código dirigido ao hardware”. Isso é assustador.
Com meus dados não!!!
Não conheço, costumo usar o O&O Defrag e acho muito bom, mas lá está é pago… por alguns!
oh Sniffer mas se ficares menos assustado por pagares e ser tudo igual paga e fica tudo bem nesse teu mundinho..
Não há nada assim para linux? hehe…comece a flame war 😉 …estou a brincar.
Eu também uso o O&O Defrag, algum expert me sabe dizer se este é melhor ou é uma questão de gosto 😉
Eu uso o MVDefrag 116 que é do mesmo autor do MVRegclean, ambos muito bons, a primeira desfragmentação é um tanto lerda mas depois…nosssa é rapidinho, e também freeware.
Correção MVDefrag 1.6
Desculpem o off-topic mas já estou a “bater maleiro”. Necessito de ajuda. O problema é o seguinte:
Um familiar adquiriu um portátil TOSHIBA com o VISTA pré-instalado (daqueles do Sócrates). Como não há quem se entenda com aquilo, resolvemos fazer um “downgrade” e instalar o XP. Mas, azar dos Távoras… Nem XP, nem Server 2003, nada… Só entra mesmo Linux: qualquer um, desde Mandrake, passando pelo Red Hat e terminando no Ubuntu. Com os Windows, excepto o Vista, o diagnóstico na instalação é que não detecta qualquer unidade de disco e, portanto, não instala…
Começo a desconfiar que os nossos “amigos” querem obrigar-nos a digerir o Vista, quer gostemos ou não !
HELP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SOS SOS SOS SOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu uso da auslogics, free e muito porreiro!
Já falei nele aqui à algum tempo mas os “crânios” aqui do site nunca se interessaram em dizer nada, bem ou mal.
Talvez desta vez o analisem se é que não o conhecem já e digam de sua justiça.
Ben hajam!
Uso o defraggler da Piriform, a mesma produtora do CCleaner…..e recomendo.
Vocês ainda não conhecem o jkDefrag.Insuperável
Uso o diskeeper.
Por aqui uso o Diskeeper 2008 bem configuradinho e nunca me deixou mal, excepto o crack que ainda é um bocado ranhoso, mas em termos de funcionalidade e desempenho está certamente lá.
Quanto a esta solução, vou testar no computador da minha irmã.
No meu PC pessoal não porque não quero arriscar trocar, quando o Diskeeper faz tudo aquilo que quero e gosto, mas é comercial, mas se este Freeware me surpreender e não der problemas logo se vê.
Mesmo assim Obrigado pela dica, e continua sempre a divulgar estes programinhas que são sempre bem vindos, nem que seja para ter mais alternativas na lista.
CUMPS
Para o J.Cunha , no toshiba L40 caso o cd do windows xp não detecte o disco, vais ter que adicionar as drives SATA no cd utilizando o nlite. Em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=195879 terás lá a ajuda de como o fazer, também tens uma guia de inserir as actulizaçoes do xp no cd em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=214217 este tópico foi feito por mim . Assim terás um cd actualizado.
Caso queiras as drives do xp vais a http://www.techzonept.com/showthread.php?t=207882 . Também queria um portátil destes, mas só compensa com as novas oportunidades porque são 12 meses de contrato nunca 3 anos. O meu problema é que não preciso de portátil porque tenho Pc em casa com Internet, tenho que convencer a mulher para o mandar vir. São sempre 330 euros que no meu caso nunca iria fazer muito uso dele. É um caso a pensar.
Com respeito ao desfragmentar o disco utilizo o UltimateDefrag 1.** muito bom por sinal.
Por aqui usa-se o Auslogics Disk Defrag (free). Não faz muita questão de ter 15% de espaço livre em disco.
http://www.download.com/Auslogics-Disk-Defrag/3000-2086-10567503.html
Associado à desfragmentação do disco está a gestão do espaço no disco (como libertar espaço gravando para DVD meia dúzia de ficheiros – quais são e onde estão os maiores ficheiros e pastas).
O melhor programa free que conheço é o WinDirStat (Sourceforge).
http://lifehacker.com/software/hard-drives/download-of-the-day-windirstat-154071.php
Ao amigo FERNANDO MACHADO o meu agradecimento pela simpática ajuda.
Assim já tenho ocupação para esta tarde…
Afinal, desta vez, os nossos “amigos” estão inocentes ! Para eles, as minhas sinceras desculpas.
@Dado
Bem, experimentei o jkDefrag e fiquei sem palavras… :O
totalmente automático, super rápido e super eficaz…
Fiquei colado…
Melhor de tudo: Não precisa de instalar, muitissimo leve, mostra todas as informações do que anda a fazer, e acaba com aquele esteriotipo dos “quadradinhos ás cores”
não quero outra coisa…
@João Rocha
O Linux usa um sistema de ficheiros chamado de Ext3 que é muito mais evoluído e não se fragmenta.
Logo este tipo de programa é desnecessário em Linux.
Sem problema, use esse ai e depois usei o ashampoo magical defrag, nesse ultimo o hd ficou desfragmentado, recomendo o Ultra Defragmenter 1.2.3.
O melhore que já usei entre os free é o JKDefrag Gui…..não necessita instalar ( dá pra utilizar numa pasta zipada ), além de desfragmentar o disco, também otimiza….outro bastante conhecido, o auslogics tem uma ótima interface, desfragmenta muito rápido, mas não otimiza.
desde que nao apagar os ficheiros temporarios com JKDefrag, td bem, por acaso este programa da m****, limpou-me o disco todo e tive que instalar td de novo (Vista)