Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima
Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque implica «fugir» a uma apertada rede de «vigilância e análise» de tráfego que impera por toda a rede. Proteger a nossa privacidade online só pode ser alcançado através de ferramentas de software adicionais que podem esconder a nossa localização e podem evitar que as nossas informações online e os hábitos de navegação sejam revelados a alguém.
Para quem precisa ocultar todo, ou quase todo, este tipo de informação, o Tor Browser Bundle é uma sugestão que deve ser considerada como uma grande mais valia para adicionar à lista de software favorito - com a grande vantagem de ser totalmente gratuito. Em resumidas palavras, a aplicação conta com uma rede de servidores virtuais que nos permitem fazer as nossas sessões de navegação anónimas. O Tor disponibiliza um conjunto de regras e algoritmos que encaminha a comunicação através de vários servidores no mundo inteiro, tornando todo o tráfego aleatório e que torna o rastreio da fonte uma tarefa quase impossível.
O pacote de download disponibilizado é inclui o Tor que pode ser executado a partir da linha de comandos, uma plataforma cruzada de controlador apelidado de Vidalia e uma versão feita à medida do Firefox equipada com uma série de addons que garantem o anonimato online. Os autores do software recomendam ao utilizador com conhecimentos médios de informática a utilização do Vidalia devido à sua interface gráfica e que facilita bastante a interacção com o Tor, ao invés de tentarem utilizar a linha de comandos que é muito mais díficil de entender.
O Vidália, quando executado pela primeira vez, conecta-se automaticamente à rede Tor e, caso o processo seja bem sucedido, o status será exibido na janela principal. Ao nível da interface, o Vidalia de encerra uma colecção de atalhos que permitem parar o serviço, para iniciar a configuração dos relays (comutadores), para desencadear uma visão global da rede e mais importante de tudo, possui um ostentoso e precioso botão para usar uma nova identidade a qualquer momento que bem desejarmos.
Caso sejamos daqueles utilizadores que se preocupam com o uso da largura de banda, o Vidalia possui um utilitário separado que serve apenas para mostrar um gráfico que mede a largura de banda com a recepção e envio de pacotes.
A versão portátil do Firefox, incluída neste pacote, é uma versão personalizada, conforme previamente indicado, e faz-se acompanhar com algumas extensões que tornam a experiência mais fácil da navegação anônima. Entre os vários incluídos podemos encontrar:
- Torbutton - permite criar uma nova identidade cada vez que iniciarmos uma sessão de navegação;
- NoScript - bloqueia os scripts de domínios não fiáveis ;
- HTTPS Everywhere - permite criptografar a comunicação com um vasto conjunto de sites populares.
Com todos os componentes aqui apresentados, o Tor Browser Bundle é, sem margem para dúvidas uma das mais fiáveis ferramentas de navegação anónimas disponíveis na net, de forma totalmente gratuita. O programa pode ser configurado a partir da linha de comandos, ou executado a partir do controlador dedicado GUI - Vidalia e ainda traz um poderoso navegador pré-configurado.
Sem dúvida que qualquer um destes métodos, independente daquele que escolhamos, vai permitir uma experiência de navegação segura e controlada na Internet.
Para termos uma melhor ideia como funciona a rede Tor e de que forma é conseguido o seu anonimato de forma tão eficaz e gratuita, deixamos abaixo 3 esquemas de imagem disponibilizados pelos próprios autores:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Não resta qualquer questão relativamente ao sucesso deste sistema em esconder e encriptar as ligações tornando a detecção de um utilizador do mesmo quase impossível de atingir.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Tor Browser Bundle 2.3.25-6 |
Homepage: Tor Project
Este artigo tem mais de um ano
Não é só para win.
Já o utilizo tem muito tempo. Não só o navegar anonimamente mas tambem para ter acesso à Deep Web ps denominados dominios “onion” e para muito mais…
Faltou referir as verdadeiras potencialidades do software TOR para aceder a sites .onion ou deepweb.
e ja agora comentar o pouco os perigos da deep web
Concordo plenamente! Vamos lá pplware…
https://pplware.sapo.pt/informacao/deep-web-o-o-lado-obscuro-da-internet/
já foi falado
Obrigado pela info, desconhecia.
E para Linux? O que aconselham?
O mesmo. O Tor Browser funciona também para Linux. É só ires à página e descarregares 😉
Tens o mesmo software para sistemas Unix.
Tor e o Polipo,podes usar em varias aplicaçoes e não apenas em Browsers…
tenho só uma duvida: quando ativamos o tor, só funciona para navegar no browser deles, não por exemplo jogar CS ou usar a steam?
I’m thinking… Deep Web
Boas,
Experimentei isto mas fica tudo tão lentooooo! É normal?
É porque não te ligas directamente ao host…
Não sei, usei logo o browser que abriu após a extração do .exe.
Como é que faço isso?
Os dados andam de proxy em proxy até chegarem ao destino e permitirem assim a navegação anónima, logo é normal!
Muito bom!
1 questão, ao usar Tor, podesse ter acesso à mesma web que costumamos ter, ou levamos obrigatoriamente com a deep?
E como já colocaram aqui, só funciona para browser, ou dá para usar por exemplo com bitorrent, utorrent, steam, coisas do genero ?
Cumps
com o tor tens acesso à web normal também!
para utorrent e assim acho que tens que definir a proxy ou vpn por ti mesmo
Não sei se existe a possibilidade de sacares torrentes pela rede Tor, mas à luz dso meus conhecimentos isso não é possível.
também consigo burlar as limitações da rede do trabalho com o tor 🙂
certos sites são inutilmente bloqueados – pois precisamos de determinadas informações (por exemplo o Blogspot/youtube). Portanto utilizo-o bastante 😉
Provavelmente porque no sítio onde trabalhas não existe um network admin que se preocupe com isso (ou suficientemente competente).
O Tor é mesmo muito bom ja uso isto a quase um ano quando surgiu-me uma necessidade de querer ligar por exemplo ao facebook no trabalho e que a rede possui filtros que não deixe entrar no site, e com o Tor Browser vai-se na boa a qualquer site
Lá vão os miúdos e graúdos ver CP.
VOLTA NUNO 2013
Então é que os t se reúnem.
Então é aqui que os t se reúnem.
Para isso ja existe a “operação darknet” dos anonymous contra esse tipo de porcarias. Felizmente!
Caro Mário Sousa, convém referir que existem alguns riscos na utilização do TOR. Por exemplo, o nosso IP pode ficar associado à visualização de conteúdos perigosos. A rede TOR é conhecida por esconder pornografia infantil e apesar do esforço de alguns grupos (ex. Anonymous) para erradicar este tipo de conteúdos, esta realidade permanece como um dos lados negros da rede TOR.
+ Info: https://www.muckrock.com/news/archives/2012/jun/08/hunting-child-porn-fbi-stymied-tor-undernet/
Se fores ver esses conteúdos…
Baixei o Tor Vidalia e não fui avisado de que era necessário configurar o javascript antes de iniciar a navegação. Resultado: meu pc foi invadido e roubaram meus arquivos, fotos íntimas e dados bancários meus, além de boletos e contas bancários cotendo meu cpf, rg, endereço completo de onde moro e etç.
Como soubeste que foste invadido ? foi logo que usaste? ou foi em algum site que foste?
Visitei um site estrando repleto de cookies e javascripts. Como meu Tor não estava configurado, talvez conseguiram alguma informação minha, não sei, então um backup foi iniciado através do meu pendrive onde havia também um arquivo desconhecido. Agora eu acesso a rede onion de domínio sem o Tor e sem anonimato. O problema é que muitos desses sites onion possuem conteúdos ilegais e que dão cadeia, por isso eu não posso entrar sem estar anônimo já que os endereços não falam sobre o que tem na página. Portanto, a gente acessa e cai em uma cilada . Contudo, eu estudo filosofia e não tenho um conteúdo tão “sincero” na rede .com ou .net, já que estas redes são mais monitoradas pelos seus navegadores do que a rede Tor Onion que não tem censura.
Tenhos uns dados pessoais mas não a competência para fazer alguma coisa com isso, então vou compartilhar com vcs a ver se alguém consegue “algo”. valeu.
Nome: Dayane Martins Barbosa Serfaty; Nascimento: 27/01/1989; Naturalidade: Manaus, estado do Amazonas; RG: 1924577-7; Órgão expedidor: SESEG; Data emissão : 01/12/2004; UF: AM; Nacionalidade: brasileira; CPF: 978.779.132-49; Título Eleitor / Zona / Seção:
0323 3375 2275 /40 /160; Endereço residencial: RUA 18, QD 26, NO. 10; Bairro: Lirio do Vale 2; CEP: 69038-289; Banco/Agência/Conta Corrente: Banco do Brasil/3053-8/41.242-2. Nome do pai: JOSE MARCOS BRASIL SERFATY; Nome da mãe: JEANE MARTINS BARBOSA SERFATY.