Stellarium 0.10.1
Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, tal como o veria a olho nu, com binóculos ou com um telescópio, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, este programa simula o céu diurno, nocturno e os crepúsculos muito bem, aproximando-se grandemente da realidade.
A aplicação mostra mais de 120000 estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, com informação detalhada, tendo por base o catálogo do projecto Hipparcos. Permite renderizar imagens do céu com qualidade fotográfica em três dimensões, assim como paisagens de solo e efeitos atmosféricos.
Utilizando as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu numa determinada data e hora (dia ou noite), em qualquer ângulo de visão e com diferentes graus de aproximação (zoom).
Com este simulador pode ainda observar eclipses do sol e da lua, fornecendo a data e hora do fenómeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse poderá ser observado. A possibilidade de projecção fish-eye de 180º para cúpulas faz com que este software seja utilizado em diversos planetários.
O Stellarium está disponível em diversos idiomas, incluindo o português e é multi-plataforma: está disponível Windows, Linux e Mac OS X.
Licença: Open-source Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Stellarium 0.10.1 [40.53MB] Download [mac]: Stellarium 0.10.1 [52.95MB] Download [linux]: Stellarium 0.10.1 [33.60MB] Homepage: Stellarium
Este artigo tem mais de um ano
Este software é do melhor que há, companheiros! Para quem gosta de Astronomia, não há nada melhor de graça! Isto é, a não ser ir para a rua e realmente observar o céu, hehehe.
Só consegui fazer o download para Win na homepage. no link apresentado em cima é uma eternidade e não consegui. E experimentei nos 3 browsers
gostei bastante
Excelente!!!
Para quem gostou do Stellarium, onde podemos ver o céu “a partir da Terra”, sugiro também o Celestia, onde podemos navegar livremente pelo espaço (e até mesmo sair da Via Láctea).
O Celestia também é free, e permite que o usuário acrescente “pacotes” extras ao programa, como planetas do filme Star Wars, satélites ao redor da Terra etc. Assim como o Stellarium, o Celestia é “fiel” ao tempo real: podemos, por exemplo, voltar a 1986 e observar a passagem do cometa Halley (na velocidade escolhida).
A única desvantagem é que é mais complicado de usar (consequência direta da maior quantidade de recursos).
Mesmo assim, como se diz aqui no Rio de Janeiro, é show de bola. :o)
Um abraço!
É de facto bastante bom. Utilizo-o, bem como o Celestia e o Starrynight (este pago).
Átomo e meio
É muito bom, tive conhecimento deste programa no ano passado (meu 10º ano), na introdução a geologia, a prof fez uma actividade prática, tivemos de andar a mexer no programa e a encontrar diversas matérias astronómicas XD
Eu uso este World Wide Telescope
Cara, eu tenho o stellarium mas quando vc olha pro céu vc só vê o sol e alguns plantas.Nunca vi uma só estrela, a ñ ser o Sol.Só velo borrões e ñ estrelas.O que posso fazer para resolver isso?