SkyDrive com alterações importantes
Apenas seis meses depois da introdução do seu primeiro cliente para os maiores sistemas operativos e a de alterações importantes e de fundo, a equipa do SkyDrive anunciou que a sua utilização duplicou ao longo deste período.
A facilidade com que os utilizadores agora podem usar o serviço de alojamento de ficheiros Cloud da Microsoft veio permitir esse crescimento e tornar esta ferramenta e este serviço muito mais atractivos.
Para assinalar esta data e este marco, a equipa de desenvolvimento do SkyDrive apresentou uma outra funcionalidade no seu cliente que era esperada e pedida por muitos utilizadores, a sincronização selectiva de pastas e ficheiros.
Este serviço da Microsoft está disponível já há bastante tempo, mas foi apenas com a disponibilização dos clientes para os sistemas operativos que este passou a ser considerado uma alternativa viável para todos os que usavam outras soluções de armazenamento e sincronização.
Desde que o cliente para Windows e para Mac foram disponibilizados em Abril que o espaço ocupado nos servidores da Microsoft duplicou e o aumento da utilização do serviço foi uma realidade.
Estes números foram apresentados num post do blog do SkyDrive, onde também foram apresentadas algumas novidades para os clientes de Desktop e para algumas das versões para dispositivos móveis.
SkyDrive no Windows e Mac OS X
A primeira grande alteração que foi introduzida na versão Windows e na versão Mac é a possibilidade de definirem uma sincronização selectiva, o que vos permitirá escolher apenas as pastas ou ficheiros que pretendem ver sincronizados entre a vossa máquina e o serviço SkyDrive.
Conseguem assim ser mais restritivos no que podem sincronizar e ter apenas os ficheiros realmente importantes alojados no SkyDrive.
A forma de fazerem esta selecção de pastas ou ficheiros que vão ser sincronizados é, como se deseja, muito simples. Podem fazê-lo na instalação do SkyDrive e definir de imediato o que pretendem sincronizar ou a qualquer momento através da interface de gestão do cliente no Windows ou no Mac.
Vejam no vídeo abaixo como esta sincronização funciona e qual a forma de a configurar.
Mas as novidades no SkyDrive não se ficaram apenas na sincronização. Passam a poder partilhar de forma muito mais simples os ficheiros que pretenderem com os vossos amigos ou colegas.
Esta partilha poderá ser feita directamente a partir do Explorador de ficheiros do Windows ou no Finder do Mac. Basta que cliquem com o botão direito do rato no ficheiro pretendido e depois no menu de contexto devem apenas escolher Partilhar. Estará também disponível a opção de Ver no SkyDrive, o que em conjunto com as Office Web Apps vai permitir editar praticamente qualquer ficheiro.
SkyDrive no Android e Windows Phone 8
As mudanças não foram exclusivas das versões desktop e houve também alterações e melhorias no cliente de SkyDrive para Android e para Windows Phone 8.
No caso do primeiro passa a ser possível fazer uplad de todos os ficheiros do cartão SD, renomear pastas e ficheiros no SkyDrive e definir a ordenação mais precisa para a apresentação dos ficheiros. No Windows 8, e para além das alterações estáticas para se adaptar ao novo layout e melhorias de performance, a aplicação o SkyDrive passou a permitir a pesquisa de ficheiros e pastas e um maior controlo nos tamanhos do envio e recepção de imagens.
A integração plena do SkyDrive no Windows 8 e no Office 2013 vão dar um fôlego ainda maior a este serviço que a Microsoft fez renascer há pouco tempo e que tem estado a voltar a cair nas boas graças dos utilizadores.
É já uma alternativa que consegue ombrear com outras soluções disponíveis, não apenas nos preços praticados mas também nas funcionalidades que já disponibiliza nas suas suas versões mais básicas.
Este artigo tem mais de um ano
O Skydrive é definitivamente um serviço de armazenamento de eleição para muita gente.
Não temos que andar a pedinchar espaço como na Dropbox, não temos termos de uso duvidosos como no Google Drive e, se quisermos mais 20Gb, são 60 cêntimos por mês ou 8€ por ano.
Para além de que está a alastrar-se para o maior número de plataformas e é bastante fácil de utilizar. Um senão, apenas. Não existe uma integração no Mac OS como a Dropbox tem.
E pior que isso, não tem suporte para Linux 🙁
Como user linux sinto-me excluido pela skydrive, e então uso dropbox que funciona com perfeição em todas as plataformas.
Eu tenho mais de 20GB e nada pago. Como já tinha conta Microsoft quando o software standalone do Skydrive foi disponibilizado, fiquei com 25GB. Eu e muita gente. Quem se limitava à manada Google, ficou a arder…
…e vão 2!! Estes 4X25 Gigas fazem muito “jeito”.
Parece-me que essa oferta dos 20Gb não é definitiva… Ora ficam as carneiradas todas iguais!
Isso não é verdade. Os 25GB que eu referi são sem limite de tempo.
Eu tenho 3 contas com 25Gb e outra com 7 🙂
Comigo aconteceu o mesmo… mas eu tenho sempre 2 emails (o velhinho hotmail…)
Fiquei com 2x25Gb, logo, 50Gb de espaço gratuito 😉
Foi sorte, mas olha… 🙂
Não te importas de me explicar porque ficaste com 20Gb, eu sempre tive conta hotmail e so tenho 7 Gb 🙁
Eu… também sou um skydriver!! 🙂
Tenho conta em vários serviços deste género… mas definitivamente tenho usado este todos os dias. 😀
Já usei SkyDrive. Mas como referido acima, não tem aplicação para Linux, o que torna demasiado incómodo de usar para mim que uso Linux como o meu principal sistema. Mudei para Dropbox que se integra lindamente em Linux com o Nautilus.
Custava assim tanto à Microsoft desenvolver a aplicação SkyDrive para Linux? Já não seria a primeira aplicação da Microsoft para Linux, desde a sua aquisição, temos tido regularmente actualizações do Skype.
O mundo está a mudar e as pessoas querem cada vez mais multiplataforma.
Acredito que num futuro breve a Microsoft irá fazer o Skydrive compatível com Linux. Tal como disseste, já não será a primeira aplicação e também não será a última com certeza!
Também tenho os 25Gb, mas o que me faz NÃO usar este serviço é o tempo que demora a sincronizar. É exasperante a espera, quando noutros serviços faz a sincronização razoavelmente rápido.
E sim, já testei o mesmo ficheiro e no SkyDrive demora quase 4x mais tempo.
Malta, ajudem-me aqui, por favor.
Iniciei o meu Mac hoje (10.8.2) e o Skydrive, que inicia no arranque, diz-me que tenho um update para fazer.
Faço o dito cujo, e ele inicia um Daemon de nova configuração do skydrive.
Insiro as minhas credenciais de utilizador e depois de clicar em seguinte, recebo a seguinte informação, que poderão ver no screenshot que tirei:
http://imageshack.us/photo/my-images/248/capturadeecra20121117as.png/
Reinstalei a app, deu o mesmo problema.
Mudei até o nome da pasta para outra qualquer (para ele não assumir que a pasta a usar seria aquela que eu já tinha) e não deu na mesma.
Mudei de rede wifi, não deu na mesma.
Mudei o UID do meu utilizador para outro e voltei a fazer chown -R à minha directoria de utilizador. Não deu na mesma.
No Little Snitch consigo ver que o problema acontece quando chego a directory.services.live.com o que poderá indicar que o problema está no servidor. Até porque eu faço ping a esse endereço e tenho como resultado um request timeout.
Será que o problema é mesmo esse? Já alguém se deparou com o mesmo problema?
Olá João, bem fiquei mais descansado pensei que era problema no meu Mac, a mim acontece me o mesmo. Se alguém souber por favor ajudem.
Boas, também estava com o mesmo problema, e a única maneira foi mesmo voltar ao .app antigo que por acaso ainda tinha como backup.
Se alguém precisar da versão antiga do “skydrive” posso partilhar o link para download. (-:
Apenas questiono se este serviço tem a funcionalidade de disponibilizar online versões anteriores dos mesmos ficheiros depois de editados várias vezes e a possibilidade de recuperar online ficheiros eliminados recentemente.
Há muito que isto é possível no Dropbos por isso se não for possível no Skydrive, tenho que concordar que os utilizadores do Dropbox tenham fortes motivos para não mudarem para este serviço.
algiuém me sabe esclarecer?
boas,qual o tamanho máximo por ficheiro?
obg
Era 2 GB, que eu saiba não foi alterado.
No Skydrive não dá para restaurar um ficheiro para uma versão anterior, e se apagar um nao dá para recuperá-lo, por isso ainda não é melhor que a Dropbox.
O Skydrive não tem nenhuma vantagem em relação à Dropbox, excepto o espaço mas isso é um bocado relativo (e talvez o preço, nao sei bem, mas também não deve variar muito)
Restauram ficheiros… … A dropbox na verdade faz é copias numa pasta oculta no nosso disco… Não vejo como isso pode ser vantajoso, terem espaço ocupado “sem saber” mas ok. Isto é apenas a minha opiniao é claro. Eu uso google, sky e a boa da pen, preciso apenas de esporadicamente sincronizar todos os tres e para isso uso o FreeFileSync para ficar tudo atualizado em google, sky e pen. Tudo com espaço suficiente e free . . . menos a pen claro, essa paguei 🙂
O skydrive é brutal. uso com frequência tendo em consideração que me permite aceder a um ficheiro em qualquer lugar onde esteja.
E o melhor é que a versão free ainda permite 2GB.
Muito bom!