Skip Metro Suite, desactive o arranque Metro no Windows 8
O novo Windows 8 veio para mudar uma tendência de longos anos, apresentando por isso uma interface e interacção com os seus utilizadores bem diferente daquela a que estamos habituados. Para começar, quando o Windows 8 arranca a primeira coisa com que nos confrontamos é um ecrã de opções e quadrados coloridos que colocam à nossa disposição vários itens: as nossas aplicações mais utilizadas, informação diversa (o estado do tempo, etc, etc), a Microsoft Store entre outros plugins que podemos adicionar...a tudo isto baptizaram de ambiente Metro.
Ora para aqueles e aquelas utilizadores que pretendem evitar tudo isso de raiz e que não pretendem nem "Metros nem Kilómetros" - passo a expressão -, como sinceramente é o meu caso, gostaria de apresentar o Skip Metro Suite, uma preciosa ferramenta que nos lança directamente no pós-arranque para a área de trabalho bem ao estilo das versões anteriores Windows. Vamos conhecer melhor?
O Skip Metro Suite é uma ferramenta bastante completa e que se pode adequar às necessidades dos utilizadores que procurem um ambiente mais familiar, pois além de eliminar o menu de arranque em ambiente Metro traz consigo algumas pérolas de funções no Windows 8:
- Remover do Switcher (janela que surge quando colocamos o rato no canto superior à esquerda);
- Evitar todos os "cantos quentes" onde nos são apresentadas "coisas estranhas" nesta nova versão do W8;
- Activação/desactivação do Menu Iniciar;
- Activação/desactivação da Charms Bar.
Enfim, as possibilidades oferecidas são algo interessante e ao utilizar Skip Metro Suite evitamos ter instalar outras aplicações para fazer diferentes acções que já estão aqui incluídas. A aplicação é instalada de forma normal, como se de uma aplicação normal se tratasse e depois escolher a primeira opção "Skip Start Screen". A partir daí podemos escolher as restantes opções.
Fica um pequeno vídeo de demonstração da aplicação:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Skip Metro View 2.0 | Via KeroDownload [182KB]
Homepage: WinAero
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
existem 2 softwares que sugiro para menus iniciar “oldschool”: O ViStart, mais parecido com o 7 e o Classic Shell Menu, mais parecido com o XP. Ambos permitem skins.
Tenho neste momento o ViStart com uma skin do Windows 8, até parece que é nativo.
Ainda não instalei o Windows 8, mas fiquei muito satisfeito com esta noticia, no futuro é capaz de ser muito útil, obrigado 🙂
Assim vai tornar o uso do Windows 8 um belo inferno 😛
Mais vale ficar pelo W7 porque ainda vai ter uns bons anos de suporte e até lá pode ser que a moda do Metro passe.
Na minha opinião, ainda nao acertaram bem no UI e UX mas estão num bom caminho, no entanto entendo a frustração principalmente para utilizadores num ambiente produtivo, mas por isso é que manteram o ambiente de trabalho (isto claro para alem da retro-compatibilidade)
Na minha humilde opinião, se instalar-mos uma aplicação deste genero o Windows 8 deixa de fazer sentido.
Estás a ignorar todos os melhoramentos de performance em relação ao windows7, w8 não é só mariquices, é 90% mariquices + 10% performance, poder-se desligar as mariquices e ficar só com a performance é bom, digo eu….
Em alguns testes o desempenho até piorou, por exemplo em benchmarks 3D e de jogos. Mas não é uma diferença significativa.
Falem tambem do Start8 para o menu iniciar.
eu uso o start8 da stardock e é muito bom mesmo.
Ja utilizo o W8, desde que saiu a versão beta, e de inicio tb estranhei, depois entranhei e agora não quero outro.
… é claro que estou a falar do W8 com o ambiente Metro.
é claro que quem nunca experimentou o w8 não sabe que o ambiente metro é o que faltava no windows, um iniciar como este, fácil e objectivo era o que eu estava a espera a muito tempo num sistema operativo.
O metro não faz falta a ninguem que use um desktop/laptop, podem é dizer eu gosto. Outros como eu podem dizer não gosto. O que a microsoft devia ter feito é ter as coisas separadas, uma pequena opçao a dizer remove/disable metro. Oiço falar num windows cada vez mais modular e persomalizável desde o vista e agora obrigram o pessoal a ter metroUI? Não faz sentido!
as pessoas falam em querer o windows à maneira antiga, mas esquecem-se que começando as apps a aparecer com a interface “Metro”, vão precisar daquele menu, e da charm e de todas aquelas coisas
Continuo a dizer que quando apareceu o menu inciar do XP também havia muita gente que queria o menu iniciar antigo
Já ando com o win8 desde que me foi disponibilizado (umas 2 semanas) e para ser sincero, também era da mesma opinião quando o instalei (ambiente estranho, pouco funcional, etc).
Na prática, agora até gosto bastante. É bastante prático até. Vê-se que foi pensado para TAMBÉM funcionar em tablets mas não perde funcionalidade nenhuma no pc. Penso apenas que podia ainda ter mais integração com a forma como mostra o desktop. o “metro” e o desktop são 2 entidade praticamente independentes uma da outra.
E o windows 8 tem outras vantagens em relação ao 7:
– tempo de arranque FENOMENAL. Nem há qualquer espécie de comparação. o meu Asus G53SW leva 18 segundos desde que carrego no botão de ligar até estar completamente pronto a trabalhar no windows com um arranque normal.
– antivirus incluido. Security Essentials + win defender, segundo o que li algures. Não sei se é bom ou não mas TEM, o que é mais do que qualquer outro windows até à data. É sempre melhor que ser uma porta aberta.
Também tem uma ferramenta chamada SmartScreen que quando activada, o win verifica com os servidores da M$ se o programa que eu estou a instalar/executar pode ser malicioso. Teoria da conspiração e violações de privacidade à parte, é mais um mecanismo de segurança.
– integração/sincronização fenomenal com serviços como o google calendar, windows mail e, obviamente com tudo que é microsoft.
– apps “metro”, que, embora tenha começado praticamente vazia, a loja já começa a ter mais apps e algumas até bastante úteis (pplware incluido que é de onde estou a escrever agora). O que é bastante bom, sendo que o win ainda está no seu inicio.
Em termos de performance em windows é incrivelmente rápido. Ainda não o vi gagejar em NADA. Em termos de performance em jogos, embora não seja nada de significativo, penso que o 7 ainda está ligeiramente melhor, embora a nvidia já tenha drivers para win8. De certeza irá melhorar quando o win8 massificar. Para tudo o resto os drivers do win7 funcionaram lindamente até à data.
– Um upgrade directo sem limpar nada do 7 para 8 não funcionou. Após a instalação, bluescreen com um enorme smiley 🙁 a dizer que algo não correu bem. A boa noticia é que depois desse bluescreen, o windows também me restaurou impecavel e automaticamente o win7 ao estado que estava antes de começar a instalação. Nada perdido e tudo a funcionar impec. Uma imagem da partição do 7 (just in case…) e uma instalação limpa do win8 depois e tudo correu lindamente. Ainda não vi mais nenhum BSOD até à data.
Veredicto final: recomendo. Se não fosse por mais nada, os tempos de arranque brutais já valem a pena e um gajo até se habitua ao “metro” 😛
Concordo completamente contigo a Microsoft fez um excelente trabalho com este sistema operativo, só tenho de apontar duas coisas a incoerencia que existe entre os diversos design (por exemplo ao clicar-mos no icon de rede ele abre uma aba metro sem qualquer sentido prático) e o botão de desligar que não se encontra à mão.
Já agora deixo a dica em relação ao ultimo ponto, se quiserem desligar a maquina de uma maneira mais rápida basta estar no desktop e carregar em alt+f4.
Subscrevo, e para mim a actualização 7->8 funcionou impecavelmente… Apesar de demorar 45 minutos “preparing desktop” xD
Falando do que sei o Security Essentials está disponivel a praticamente toda a gama windows e não só win8. (acho que é para vista e 7). basta só ires ao site da microsoft e sacar 🙂
Está sim senhor.
As versões mais antigas não funcionam (quer dizer, funcionar até funcionam…) no Windows Server, mas a mais recente funciona.
Na minha opinião – vale o que vale – acho que a Microsoft devia dar a oportunidade de escolhermos um ou outro interface. Já o têm feito quanto há concorrência por perto. Este menu faz todo o sentido em dispositivos móveis mas num PC acho um atrofio!
A Apple por exemplo meteu no Lion o Launch sem obrigar ninguém a usa-lo.
Aprecio pouco esta “arrogância” a que a Microsoft já nos habituou.
Mas nem tudo é mau. Estou a trabalhar já há uma semana com o Enterprise 64bits e o desempenho do meu portátil já com 4 anos está como nunca. Está mesmo muito bom!
LMA
“arrogância”???? não trocaste os nomes das marcas?
este menino precisa de ver south park de preferencia o episodio de critica á apple para ver o que a apple faz,
a ver se ele ao menos com cartons percebe alguma coisa
É impressionante aquilo que sai pelas pontas dos dedos de certas pessoas quando escrevem na net.
Pessoalmente pensariam certamente um pouco antes de abrir a boca. Enfim…
Vê se cresces! Deves andar a ver muitos desenhos animados e trabalhar pouco.
Também não percebi a parte da arrogância… se não queres, não usas. Simples.
O pessoal anda a fazer grande escandalo por causa do metro no windows 8.
Tambem eu quando vi o metro fiz, mas depois de usar e sem andar a desactivar cenas adaptei-me perfeitamente.
O metro é pouco intrusivo e recomendo a todos evitarem este tipo de coisas… afinal de contas é a evolução.
Não vejo grande utilidade nesta aplicação. Se desactivarmos o Charmbar, como é que então desligamos o computador (sem fazer o log out e só depois power off.) Eu acho que as pessoas deveriam adaptar-se ao novo interface e novas maneiras de utilziar o Windows, do que estar constantemente a procurar como “voltar para trás”. A própria Microsoft disse que Metro veio para ficar o que significa que mais tarde ou mais cedo teremos que aceitar e adaptar-se a mesma. Com estes tweaks só estamos a adiantar o inevitável.
Tão…. mas vocês instalam o windows 8 e depois correm “tweaks “para o tornar igual ao windows 7?
Haaa, já percebi (ironia), deve ser para ficar funcional. Mas para isso mais vale não comprar do que andar a artilhar, para que a empresa que vende tenha uma percepção que foi uma aposta errada, ou não.
Shame on you guys!
Mas…Não foi uma aposta errada. Foi uma aposta bem certeira 🙂
Sim Dimu, mas assim perder a noção de evolução.
É como teres uma estrada alcatroada e insistes em andar de carroça de bois porque foste habituado a isso. Aqui é um conceito semelhante. Se o metro é tão inovador e bom, porque é que desactivam? Para isso não alcatroavas a estrada se insistes em andar de carroça.
Os comentários neste artigo comprovam o que se diz pela internet fora: Basta explorar um bocadinho o sistema para se habituar à interface, e muita gente acaba por concluir que não tão mau como isso, e não se trata do bicho de sete cabeças que tanta gente fala (sem saber) – como digo há muito tempo, primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Tentar resistir a esta mudança é o comportamento tipico das pessoas que não se conseguem adaptar à inovação e ao avanço tecnológico. Estão presas nos moldes antigos e recusam-se a aceitar algo de novo apenas porque é “diferente”. Ora, isto vindo de um autor de um blog/noticiário online de tecnologia é, na minha opinião, um pouco contraditório…
o autor do artigo não tem que expressar as suas preferências, tem que abrangir o maior nicho de leitores possível, com diversas opções para diversos grupos de preferência.
😉
😉
Claudio, exactamente. E daí eu dizer que é contraditório um autor de um blog de tecnologia deste calibre ter tomado esta posição de “anti-metro-UI” que é perceptível no artigo 🙂
Preferia que não se fizesse «rumorologia» ou «adivinhação» inusitada de intenções sobre pseudo-intenções alegadamente expressas no artigo sem se conhecer a opinião de quem o escreveu. Obrigado em adiantado.
“Ora para aqueles e aquelas utilizadores que pretendem evitar tudo isso de raiz e que não pretendem nem “Metros nem Kilómetros” – passo a expressão -, como sinceramente é o meu caso”
Não fiz qualquer adivinhação sobre pseudo-intenções! Apenas resumi o que é dito no artigo 😉
talvez não me tenha expressado bem da primeira vez, mas volto a insistir se me permitirem e cito: “Preferia que não se fizesse «rumorologia» ou «adivinhação» inusitada de intenções sobre pseudo-intenções alegadamente expressas no artigo sem se conhecer a opinião de quem o escreveu. Obrigado em adiantado.”
Li em qualquer lado que os Windows Phone 8 iam poder correr apps do Android…
Alguém do PPLWare consegue confirmar ou não? O software é o BlueStacks.
Windows 8, não Windows Phone.
Mas li que iam lançar a versão desktop e Metro, e como a microsoft disse que as apps metro iam funcionar no windows phone… daí a minha duvida.
Eu acho que a ideia do menu full screen está boa, agora a maneira como está feito é que não está a optimizar as possibilidades existentes
o menu principal é feito a pensar em toutch screens e cada vez mais vais começar a ver desktops com toutch screens
Uma sugestão, start8, ainda em beta mas com novas melhorias. Recomendo.
http://www.stardock.com/products/start8/
Sim, acaba sempre por ser mais interessante porque foi bem conseguida.
já testei e gostei bastante uma coisa simples que a Microsoft podia fazer e não faz.
Aquilo é uma trapalhada autentica, todos os atalhos ficam lá, até para desinstalar, leia-me, e mais o não sei quê.
Naquela coisa, alguém pensou em organizar o ambiente por Empresas, Categorias, sejam Vídeo, Musica, Fotos, ou outros???
Falta ali muita coisa para estar organizado….. até lá, longo caminho para percorrer.
Vou recorrer a um destes métodos. Se bem que a solução passa por criar uma tecla de atalho para o software mais utilizado. My Firefox Ctrl+ALT+F
Dá para organizar por grupos. Se tivesses pesquisado antes de falar…. 🙂
No fundo, vai dar tudo ao mesmo. É como qualquer outra mudança, para um sistema operativo novo, assim como foi para o Windows Phone. Ao início estranha-se um pouco, mas depois habituamos. No fundo, ate acabamos por ter os programas mais utilizados, ali à mão! Mas claro, será sempre a adaptação de cada um, que vai decidir, ficar com a interface metro ou não. A nível de performance, não tenham dúvidas, este sera muito superior ao 7.
Tenho usado o 8 em dual boot e concordo com o que dizem na falta de coerência na interface. Para quem parte e está habituado a uma interface clássica e interação com rato e teclado, a produtividade baixa MUITO e há gestos que são pouco intuitivos com o rato, como a charms bar (na versão “final” do 8 notei melhoria no gesto).
Mas este Windows para mim servirá de transição para os utilizadores, no próximo Windows a interface estará mais afastada da tradicional que conhecemos agora e coerente com um uso maioritariamente com touchscreens.