Shotwell 0.6.1 – Gestor de imagens Open Source
A equipa responsável pelo projecto Shotwell disponibilizou recentemente a versão 0.6.1 do seu gestor de imagens/fotografias.
Como já é do conhecimento geral, o Shotwell integrará nativamente o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que tem como data definida para a versão final o dia 10 de Outubro. O Shotwell é também, por omissão, o gestor de imagens do Fedora 13.
Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc. Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.
Principais características do Shotwell (a partir da versão 0.5)
- Suporte básico para imagens RAW (CR2 e DNG)
- Suporte para .PNG
- Abrir imagens/fotografias em editores externos (ex. GIMP)
- Possibilidade de importar/exportar tags e títulos de imagens via MXP e IPTC metadata
- Suporte para publicação de imagens no Facebook, Flickr e Picasa
Todas as novidades da versão 0.6.1 aqui
Como instalar no Ubuntu 10.04
sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa sudo aptitude update sudo aptitude install shotwell |
O Shotwell possui também suporte para Windows. Além disso, consome menos recursos quando comparado com o F-Spot, e ainda disponibiliza um grande conjunto de funcionalidades.
Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: shotwell 0.61 [7,78 MB]
Homepage: shotwell
Este artigo tem mais de um ano
parece injusto isso de a maior parte do software livre criado para atender necessidades da comunidade livre em linux ter versões para windows e mac, enquanto os caras que fazem para windows e mac, raramentes se importam com os usuarios linux. Ok, ainda bem que o pessoal do linux faz para windows, é bom ser legal com todos.
Não deixo de concordar com a tua opinião 🙂
Eles fazem para outra plataformas porque o objectivo de quem perde tempo com open-source é ver os seus programas a serem usados e quem sabe terem a atenção de uma empresa que os acaba por contratar. É sempre assim que acontece.
Open-source = Curriculum Vitae de muitos programadores.
Ninguém trabalha para aquecer… 😉
A galera do Debian discorda, mas fazer oque, vindo de um cara que escreve “perde tempo com open-source” não se pode esperar uma analise mais profunda ou qualificada.
Isso é muito muito verdade!
No entanto, existem MUITOS exemplos de grande rentabilização através de projectos openSource. Por exemplo o Firefox, a GOOGLE!!!!!, twitter, o próprio Ubuntu, vários programas de reprodução de música também ganham uns bons trocos com isso, através da venda de música.
Como vês, existe muito dinheiro a passar por este mundo. A única diferença é que tens de pensar para além da rentabilização simples: venda do próprio produto.
Para além dos projectos anteriores, depois existe aqueles que tu crias, ganhas popularidade e depois vendes: Java, blogs, sites de torrents.
Estes são os exemplos mais conhecidos, mas existem muitos outros!!!
Abraço 😉
Bem, teos de admitir que este programa é bastante parecido com o iPhoto, mas é belissimo!
Desculpem, mas o pessoal vem logo comparar tudo com o raio do “I”.
Por isso fez-me lembrar do verdadeiro “I” à Portuguesa…
https://www.youtube.com/watch?v=hwvOsg4wxEg
gostei muito deste comentário, visto que quando aparece uma aplicação ou seja o que for para Mac a pergunta é “e para Windows?”
peço desculpa pelo meu “desabafo”
Instalei e desinstalei de imediato. Sou utilizador de Windows e devo admitir que gosto de aplicações com um bom visual o que não é o caso desta para Windows. A versão para Linux está muito melhor conseguida…
boas…
isso é evidente o target principal nao é windows…mas é bom suporatr outros os’s.
cmps
Boas…
era de esperar que o tempo ditasse o insucesso do F-Spot, pois este é baseado em Mono, ou seja na implementação a nivel de licenciamento meia esquesita do C# da Microsoft, além disso, era muito pesado e o pessoal do linux gosta pouco do termo “Idiot inside” por isso venha ele, mas mesmo assim…o melhor era c++ com qq coisa em cima podia ser qt(iso sou eu a sonha lol). 😛
cmps
Boas,
Por acaso já tinha testado com o Fedora 13 é o que vem de base, mas acho que estes aplicações (f-spot,shotwell, gthumb…) estão a esquecer uma coisa muito importante, o vídeo. Hoje em dia penso que não têm nenhuma máquina fotográfica “mesmo comprada nos chineses” que não tenha a capacidade de vídeo. Já tinha visto qualquer coisa para o f-spot mas funcionava tão mal e era necessário compilar o software, que nem sequer encorajo ninguém a testar. Acrescentar o vídeo à Wish List do shotwell.
🙂
Keep the GOoD Work
🙂