Services Suite – Gerir serviços Windows de forma simples
A gestão dos serviços de uma máquina deve ser realizada com critério e com particular atenção. Se por um lado se consegue manter a máquina afinada e plenamente funcional, por outro consegue-se deixar o sistema operativo com problemas e comportamento estranho e instável. A gestão desses serviços pode ser feita de forma fácil no Windows, mas a interface desta gestão pode ser complicada de utilizar devido à mistura que o Windows faz entre os tipos de serviços e os seus estados.
O Services Suite é um software que permite fazer essa gestão numa interface mais amiga do utilizador e com tudo o que o Windows oferece.
Este software permite que os utilizadores façam a gestão dos serviços correntes da sua máquina de forma muito mais facilitada. A sua interface está dividida em três zonas distintas. Na zona da esquerda temos os serviços que estão configurados para arrancarem de forma automática. Na zona central têm os serviços que estão configurados para arrancarem de forma manual e na zona da direita os que estão configurados para não arrancarem.
Caso pretendam mover um serviço de uma categoria para outra só têm de o arrastar para a pretendida. Desta forma e de automaticamente o serviço passa a estar configurado.
O parar ou arrancar de um serviço pode também ser feito directamente no Services Suite. Basta que carreguem com o botão direito do rato em cima do serviço que pretendem iniciar/parar. O menu que aparecer permite para além do indicado aceder à entrada do registry de cada serviço.
Caso pretendam podem exportar ou importar a configuração do Services Suite para um ficheiro XML e assim partilhar as configurações entre máquinas.
Esta é uma excelente opção se pretenderem uma alternativa ao gestor de serviços do Windows. O facto de ser portátil permite que seja transportado de forma rápida entre diversas máquinas e que as configurações sejam aplicadas, graças à capacidade de importação/exportação.
O Services Suite vem preparado com dois ficheiros de configuração XML, preparados e afinados, para Windows XP e 7, por forma a que consigam ter a vossa máquina afinada em poucos minutos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Services Suite 1.0.0.5 [59.09KB]
Homepage: Services Suite
Este artigo tem mais de um ano
Tem este programa (http://rbtech.info/09/2010/downloads/rb-services-optimizer-2-1-free) que tbm serve para gerir os serviços do Windows, inclusivo os do Vista. E possui 4 perfis de configuração para ajustar o desempenho conforme a necessidade de uso de serviços do PC. Pode tambem restaurar toda configuração ao estado original do sistema…
O programa a meu ver é bom mas falha numa característica que me parece que importante, visto tratar-se de algo que poderá destabilizar o sistema devia ter uma explicação do que cada serviço faz à semelhança do que acontece no gestor de serviços windows, mas muito mais detalhado e indicando quais se podem desligar com segurança. Ai seria perfeito.
uma boa aplicação, dá mais versatibilidade de gerir um dos recursos do windows. sou de acordo que a propria microsoft fizesse melhorias, que são bastante simples mas de muito utilidade.
Em tempos que já lá vão, com o XP e com máquinas de poucos recursos, era fã do Blackviper que listava quais os serviços que se podia pôr em manual ou parar.
Comigo funcionou sempre bem – excepto, por erro meu, num computador em que tinha desligado o serviço de impressão, por pensar que nunca o ligaria a uma impressora. Quando, passado uns tempos o liguei a uma impressora, lembrava-me lá eu que tinha desligado o serviço. Demorei uma data de tempo até encontrar a dica para resolver.
Aqui há uns tempos instalei o Windows 7 num netbook e pensei em fazer o mesmo. Desisti porque são muitos serviços e partir da lista ordenada do Blackviper, com o nome (display name) em inglês, para a lista dos serviços em português no Windows 7 era um bocado ingrato e as traduções não são lineares.
Isto tudo para dizer que na lista do Blackviper a segunda coluna é o “service name (registry)”, o mesmo que aparece posicionando o rato sem clicar na lista dos serviços listada pelo ServiceSuite. Fica-se assim com a certeza da correspondência nos nomes (display name) em inglês e em português. Naquela altura tinha-me dado jeito.
P.S. Desliguem só os serviços do Windows que não precisam, depois de saber para que serve cada serviço. Se tiverem dúvidas não mexam. Acho que a lista dos serviços que valia a pena parar no XP era bem maior que no 7.
http://www.blackviper.com/Windows_7/servicecfg.htm
Aproveito esta notícia para perguntar se não há nada parecido que permita a gestão dos processos do Windows mas com dois requisitos:
1 – que tenha em conta o utilizador ao qual pertence o serviço (numa máquina com vários utilizadores activos em simultâneo)
2 – que estabeleça um tecto para a utilização dos recursos da máquina para um utilizador ou processo (por exemplo percentagem de processador/memória que um utilizador ou um processo podem utilizar).