phurl – Vamos instalar o seu próprio encurtador de URLs
Se efectuarmos uma breve pesquisa na Internet sobre encurtador de URLs vamos verificar que são imensos os serviços disponíveis. De facto, esta "recente" tecnologia/conceito, que começou a ganhar popularidade com a rede social twitter (devido a limitação dos 140 caracteres), está hoje disseminada por várias redes sociais e serviços online.
E se pretendermos ter o nosso próprio encurtador de links a funcionar no nosso ou na nossa empresa? O phurl é uma das soluções.
O phurl é um conjunto de scripts, em PHP, gratuitos, que permite implementar um verdadeiro sistema para encurtar links. O phurl instala-se e configura-se em apenas 5 minutos e oferece um conjunto de funcionalidades muito interessantes:
- Interface simples e bem organizada
- Interface de administração para ver, pesquisar e eliminar URLs encurtados
- Notificação no painel de administração de novas versões
- Disponibilização de assistente para instalação e configuração
Como ter o phurl a correr no seu serviço?
Se ficou interessado em ter o phurl a funcionar na sua máquina/servidor, poderá instalá-lo e configurá-lo seguindo os seguintes passos e ter os seguintes pré-requisitos:
Pré-Requisitos:
- Ter o xampp na máquina ou ter o Apache e MySQL INstalado
Passo 1 - Considerando que vamos usar o xampp, vamos começar por activar os serviços Apache e MySQL. A activação dos serviços pode ser realizada via XAMPP Control Panel
Passo 2 - De seguida vamos criar uma base de dados para dar suporte ao phpURL. A criação da base de dados no MySQL por ser, por exemplo, realizada através do phpMyAdmin ou então via CLI. Para este tutorial vamos recorrer ao CLI.
Para isso, entramos no MySQL (considerando que não tem password) usando o comando:
mysql -u root |
Para criar a base de dados phurl, usamos o comando
create database phurl |
Passo 3 - Após a realização com sucesso dos passos anteriores, vamos agora proceder à instalação e configuração propriamente dita do phURL. Para isso fazemos download do phpURL aqui e copiamos para dentro de xampp\htdocs\phurl. De seguida, abrimos o browser e escrevemos o endereço http://localhost/phurl/install/ que apresentará a página de instalação serviço, devendo ser preenchidos os seguintes campos (no nosso caso):
- MySQL Server: localhost
- MySQL Username: root
- MySQL Database: phurl
Se tudo estiver correcto, somos informados que o serviço foi corretamente instalado.
Passo 4 - No passo 4, no nosso caso, recebemos um erro relativamente ao MySQL. Após algumas pesquisas, verificamos que a resolução do problema passa por trocar no ficheiro install/3.php "TYPE = MYISAM" por "ENGINE = MYISAM" nas linhas 28 e 30.
Após essa alteração, fazemos F5 para actualizar a página e em seguida Next.
Nota1: Não se esqueçam de ir a pasta do phpURL e apagar o directório de instalação (install)
Nota2: Para finalizar devem o ficheiro config.php, e definir a variável SITE URL para o endereço do vosso site. Para este exemplo vamos usar o http://localhot
Feitas as configurações anteriores, acedemos ao endereço http://localhost/phurl/ e deverá aparecer a interface do serviço para encurtar links
Para acedermos à página de administração, basta usar o endereço http://localhost/phurl/admin/ e inserir as credenciais de acesso. Caso a autenticação tenha sido realizada com sucesso, é possível a partir desse momento gerir os URLs encurtados.
Esperamos que este tutorial vos seja útil e em caso de duvida ou algum problema na instalação/configuração, não hesitem em deixar os vossos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Mais vale usar um dominio .info por 2 dollars e usar as urls no facebook, twitter, etc
Muitos parabéns Pedro Pinto ta um tutorial 5 estrelas para quem quiser usar 😛 lol..
O Helder7 não entendi o teu comentário mas enfim….. o Pedro Pinto só ta a ensinar a instalar o phurl mais nada e como e lógico pós os primeiros sites que lhe vieram a cabeça…. mas em fim….
cumps
PS: continua assim Pedro Pinto
eh eh eh, eu acho que o Helder7 é preguiçoso 🙂 Não quer aprender mais umas coisas
Sim eu sou preguiçoso, ehehehehe
So dei uma dica 😀
Boa tarde, qual é a vantagem disto? Não consegui perceber. É só pelo facto de as url’s serem menores? Então não passam de ALIAS certo?
Estava a pensar que seria uma compactação da url, para utilizar por exemplo da passagem de parâmetros.
O conhecimento não ocupa lugar e nunca é demais. 🙂
Já agora conhecem alguma ferramenta que faça aquilo que eu pensava que era?
Thks.
Estava a pensar no mesmo :s
Jorge, o Yourls.org permite isso, via plugin.
Pessoalmente considero o Yourls.org muito mais avançado e maduro. E tem uma interface gráfica mais apelativa.
Para além de fazer tudo o que este faz, tem um amplo sistema de estatísticas e dá para expandir as funcionalidades através de plugins (já existe uma lista enorme). Tudo gratuito! Além de ser relativamente fácil (para quem está acostumado com programação) criar o seu próprio plugin.
Só é pena ainda não permitir a funcionalidade “expiring links” que vemos no HideURL (http://www.notpublic.info/hideurl/images/screenB5E.jpg).
Experimentem o Yourls.org e acreditem que não vão querer outro.
Legal muito bom mesmo, valew!!!
http://lojahost.net
Brilhante postagem!!!
Obrigado pela postagem, muito boa mesmo!
Host