Safari for Windows 4.530.17.0
A Apple, como atenta que anda, avançou com o seu novo browser. Pela inactividade (aparente) do Firefox e pela apatia da nova versão do IE, a Apple vê aqui oportunidade e faz dessa oportunidade trampolim para promover o Safari 4.
Um interface partilhado com o Chrome O interface é muito sóbrio e desde a última versão está mais moderno. Há claramente uma intenção de mudança, um extremo adaptar ao estilo Aero. Está menos cinza pálido, nota-se uma colagem à imagem do Windows 7 onde predominam as sombras suaves e transparências maduras.
Está mais prático, deixa ali à mão uma barra de favoritos simples mas muito útil. Há também algumas ideias que foram já implementadas no Internet Explorer 7 e posteriormente no 8: a função que oculta os menus (normalmente pouco utilizados). São ocultados permitindo aumentar a área de visualização.
Na primeira amostra do Safari 4, disse que tinha ficado surpreso, desta vez fiquei, acima de tudo, curioso por testar uma versão mais aberta a criticas logo mais afinada e polida. Quero comparar com o Firefox, com o Opera e com o Internet Explorer, pois continuo a acreditar no potencial deste browser. Este sim, tem todas as condições de ser o melhor browser de todos, mas...
Desenvolvimento conjunto e sustentado Ao contrario do Opera (o melhor da actualidade) este tem uma empresa por trás que domina o marketing. Este browser continua a apresentar novas e sustentadas ideias de evolução. Ao contrario do Internet Explorer (cheio de preocupações na segurança e rígido na evolução) tem mais maturidade na sua construção e uma tecnologia por trás capaz de gerir plugins e extensões de forma controlada e experimentada.
Plataformas abrangidas Este browser tem uma "tentacularidade" útil e necessária. Nos Mac OS corre perfeitamente, pois foi desenhado à medida. Com a expansão para os ambientes Windows ganhou aqui também uma sóbria equidade face aos demais existentes. Para Linux, utiliza o suporte do Wine e também aqui tem uma pequena mas fiel quota de utilização. Integração de favoritos Este browser apresenta um gestor de favoritos, que disponibiliza um esquema bem mais organizado e minimalista que a concorrência, além disso, o navegador integra vários serviços da Apple, como o QuickTime; permite também acesso para vários serviços iTunes.
Separadores de navegação Para uma navegação moderna e segura este browser oferece um novo local para abrir os separadores (tabs), caixa de pesquisa Google, preenchimento automático de formulários, gestor de passwords, verificador ortográfico, pop-up ad blocker, entre outros aspectos de segurança anti-pishing.
Desde o seu lançamento, para Windows, que o Safari tem cativado utilizadores de forma expressiva, provavelmente será pela inércia dos seus concorrentes directos.
12 razões para gostar do Safari:
- É o browser mais rápido do mundo em qualquer plataforma.
- Elegância da estética, padronizando uma limpeza gráfica.
- Facilidade de cativar os favoritos, organização e usabilidade.
- Bloqueio efectivo de Pop-up.
- Primazia nas pesquisas.
- Navegação por separadores (Tabbed browsing).
- Rapidez em voltar a vasculhar material arquivado resultante das visitas anteriores.
- Preenchimento automatizado de formulários.
- Leitor RSS integrado.
- Redimensionamento do campo de texto.
- Navegação privada com apenas um clique.
- Segurança
Depois de tudo o que foi dito, resta-me referir que o motor do Safari, o Webkit consegue um pleno 100/100, no famoso teste de renderização de padrões web, Acid3.
Não são, no entanto, só rosas, há ainda espinhos que deverão ser removidos. Na minha opinião e suportando a mesma num aproximar recente entre o Google e a Apple, este browser será um desenvolvimento comum (Chrome+Safari), vamos ver o que daqui sai!!! Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac Download: Safari for Windows 4.530.17.0 [27.15MB] Download: Plugins para o Safari Homepage: Apple
Este artigo tem mais de um ano
Que interessa passar o teste acid3 se continua a dar problemas com o display property dos inputs e textfields? :\
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Neste ultimo não tenho verificado isso…
E outra coisa não directa, mas por vezes causava problemas com a visualização de caracteres,etc..era na sua versão Windows não usar o ClearType e agora já usa…
Vou ter de experimentar no Hackintosh lá de casa 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Realmente é surpreendente a velocidade no meu imac, e no meu asus eeepc 1000e, a correr o Leopard.
Pode não agradar a toda a gente, mas para um utilizador do Opera à cerca de 10 anos, este safari convence.
Sem mouse gestures não há qualquer hipótese de me fazer pensar em mudar…
Ou Opera ou Firefox com extensão.
Ele tira partido do Multi-Touch pelo menos no Mac,
no PC não sei…mas possivelmente sim
“3 dedos para virar as paginas…etc..etc…etc.. 😉 “
A velocidade deste browser a interpretar javascript é impressionante!
O único browser, na sua versão final, a atingir os 100% no acid3 test.
Usava o Firefox desde o seu aparecimento como browser pré-definido, mas com a saída da versão 4 do Safari, fiquei “rendido” às qualidades deste browser. E que trabalha em programação web, facilmente se apercebe que no Safari, tudo funciona à primeira.
Sem querer entrar em demagogismo, apenas digo que este usa o melhor que existe nos dois mundos, fazendo uma sombra “considerável” ao Firefox.
Como já referi antes, para mim este browser a nivel de rápidez é o melhor da actualidade, tanto no Windows como no MacOsX está incrivelmente rápido.. chego a abrir paginas quase instantaneamente e a velocidade do proprio GUI está impressionante. Desta vez superou qualquer espectativa.
Recomendo para ambas as plataformas, embora no Windows continue a ter um ponto fraco que são os addons.. já no MacOSX não fica a perder…
Este browser veio levantar a fasquia do mercado dos browsers com a velocidade e estabilidade que alcançou, em que a Mozilla Firefox e Opera vão ter que fazer um bom trabalho pela frente nas futuras releases, porque embora seja um ponto fortissimo, os addons não são tudo… 😉
Porque é que continuam a usar as tabs como uma qualidade? 12 razões para usar o safari: 1 delas é ele ter tabs.
Todos têm tabs! Por amor de deus, só faltava dizer que uma razão para o usar era ele dar para ver filmes do youtube, ou para visitar páginas…
As tabs eram argumento há muitos anos, agora são característica óbvia. (Assim como pop up blockers e etc).
Não tentem fazer parecer que uma coisa tem mais novidades do que as que realmente tem. Desses 12 pontos aproveitam-se 1 ou 2.
Concordo em certa parte com este comentário, na parte em que as 12 razões para se usar, são coisas actualmente banais..
Mas diria que os pontos principais desde browser é a sua rápidez, robustez e fiabilidade…e claro.. acid3 a 100 é obra, com estes factores todos juntos.
Faltou falar destes pontos importantes do browser.. como por exemplo o “cover flow” que facilita e muito todo o nosso historico com um printscreen de cada pagina que visitamos… outro exemplo é em vez de se falar nos “tabs”, falar na nova forma de navegar nos nossos favoritos e top10 de paginas, que aparece como thumbnails e dentro destes, as paginas que tiverem “sofrido” alterações desde a ultima visita, aparecem com um icon azul a indicar que a pagina foi actualizada.. entre outras boas novidades, mas que diga-se de passagem, os principais factores deste browser que o tornam quase o melhor, nem estão à vista…
info mais detalhada em
http://www.apple.com/safari/features.html
depois de vários anos a usar firefox, com este novo Safari tenho-o usado quase sempre mesmo sem dar conta 😀
o que mais me tem levado a usar o Safari é a rapidez e a RAM usada, é que o firefox usa imensa RAM, e não é tão rápido…
Uma pergunta: a versão que está anunciada (4.530.17.0) é diferente da versão instalada (4.0(530.17)).
Penso que a versão 4.5 seja diferente da 4.0 não?
É a mesma versão..
Safari 4.0 (build 530.17.0) mas tanto quando sei já saiu um update para 4.0.1 (build qq coisa.. lol.. ) pelo menos na versão Mac através do update do sistema apenas.
O update que falas, deve ter sido só para Mac, porque veio para corrigir um problema qualquer de sincronização entre o Safari e iPhoto.
Pois exactamente, verifiquei isso depois.. mas aqui por acaso quando vi o topico também chamou a atenção porque parece se tratar de a versão 4.5 .. mas é a versão 4 apenas… o resto dos numeros é a build…
Gostei da velocidade dele. Superior ao Chrome.
Mas voltei ao Chrome, porque achei a interface pouco práctica. Não no aspecto mas na utilização. No aspecto é quase o Chrome.
Gerir favoritos por exemplo, no Chrome é 5 estrelas no Safari não gostei. Temos de fazer muitos mais cliques. E como tenho centenas de favoritos preciso desta funcionalidade o mais fácil possível.
As opções de configuração também não achei superior aos outros.
Em termos de configurações o Opera é imbatível.
Acho que a Apple podia ter feito melhor para além de performance.
Safari está bem mais rápido que o Chrome sem duvida embora as semelhanças saltem a vista…
Mas concordo que ambos têem uma coisa que me enerva bastante… a navegação pelos favoritos…
Obriga-nos a um clique por cada abertura de pasta dos favoritos em vez de ser como o Firefox, que basta abrir a primeira pasta, e as restantes abrem conforme se passa sobre elas… ( open on hover… )
É das coisas que mais tenho reportado tanto para os programadores do Chrome como para o Safari, mas ainda não lá chegaram infelizmente… e as queixas quanto a isso até não são poucas…
Eu por acaso gosto dos Favoritos do Chrome, porque posso clicar com o botão direito do rato nos menus e agir directamente sobre o favorito.
No Safari não dá para fazer isso. Temos sempre de abrir a janela de favoritos. E ainda por cima funciona tipo pastas, pelo que um favorito directo é considerado uma pasta que só contém um link e aí temos de clicar sempre duas vezes.
Outra coisa que o Chrome tem e o Safari não, é poder arrastar um endereço da barra de endereços directamente para a barra de favoritos e fica logo lá.
A primeira parte sim… é verdade.. infelizmente
a segunda não.. é possivel arrastar directamente para a barra de favoritos, é so clicares sem largar no favicon da pagina e arrastar até lá.. 😉
Gostei muito do safari 4.0, mas não consigo deixar o corretor ortográfico em português.
Uso o windows 7 teclado internacional e idioma português.
Alguém ai sabe resolver esse problema?
Uma característica muito interessante para quem programa para a web, é o facto de podermos activar o menu “Programação” e passamos a ter funções similares às do Firebug do Firefox. Podemos fazer um debug de uma página web e ele mostra-nos qualquer erro de html ou javascript.
Na minha opinião, e depois de usar nunca mais deixei, o Chrome é sem duvida o browser mais rápido de todos…
Não consigo utilizar outro pois parecem me bem mais lentos xD
Até agora, não desgosto do Safari….em relação ao facto de se dar mais clikes para aceder aos favoritos, isso tem solução 🙂 eu simplesmente arrastei a pasta dos marcadorres importados do IE para a barra de marcadores 🙂 e ele cria logo uma pasta automaticamente q fica bem acessivel, mal se abre o browser 🙂
Só ainda não fico com este de vez, pq ainda falta a oferta de plugins q o Firefox tem 🙂
no meu ranking particular, o resultado esta assim :
1-Ópera 10
2-Safari 4
3-Firefox 3.5 RC
4-IE8
5-Chrome
Ja usei a Safari no ano passado. As fontes dele são imbativeis, assim como a forma com apresenta os favoritos, e claro a rapidez, que sempre foi uma marca dele, mesmo quando era muito bugado para Windows. O Firefox, mesmo o 3.5 RC, que ja instalei, somente uso quando preciso do uso de algum addon. O Ópera não aceita aquele botão do vodpod para inserir o video no seu blog e por isso tenho que postar do Firefox. O Chrome é daquele tipo de aplicação que com certeza, não usarei.
carlos rajas
EDIT : desinstalei o Firefox 3.5 RC. motivo : os addons que tinha na versão “estavel” não funcionam, ainda, nesta versão…. 😕
3.0.0.11 🙄
Boa tarde,
Estou a experimentar o Safari e até estou a gostar (sou utilizador habitual do Firefox), mas tenho 2 questões a colocar:
1º- Como importo os meus marcadores do Firefox para o Safari?
2º- Como se altera a língua do corrector ortográfico?
Se me puderem ajudar agradecia, pois até estou a gostar da parte gráfica do Safari e da sua velocidade, mas sem estes problemas resolvidos vou continuar a usar o Firefox…
Cumprimentos
Pedro Silva
Marcadores: ‘Arrastas’ um a um de uma janela para a outra.
Corrector ortográfico: Não sei, como se pode ver pelo comment abaixo.
Para importar os marcadores do Firefox para o Safari é simples:
No Firefox
– Marcadores | Organizar Marcadores | Importar e fazer copia de segurança | Exportar HTML
e salvar o ficheiro bookmarks.htm no desktop por ex…
No Safari
– Carregar no ALT para aparecer os menus, depois
FILE | Import Bookmarks
E seleccionar o ficheiro exportado do Firefox, bookmarks.htm
e voi-la 😉
Muito Obrigado. Problema dos marcadores resolvido.
Só falta mesmo o do corrector 🙁
Cumprimentos
Eu por acaso nunca uso muito o corrector, mas já tentei ver isso no Firefox que é a versão em Português, mas como o meu Windows é em inglês, ele só corrige o que escrevo em inglês.. o que me faz acreditar que o corrector está associado ao idioma nativo do sistema operativo e não do browser em si…
Idioma do meu SO é PT-PT…
Será que alguém me pode dizer como adicionar dicionário de ortografia e gramática português ao Safari? Ou se é possível de todo, visto que ele já vem com o Inglês e eu gostaria de ter ambos, Português e Inglês.
Obrigado.
Bem, realmente este Safari esta mesmo rapido! So falta mesmo o corrector ortografico e compatibilidade com windows 7.
Tenho o SO W7 e se puser o icon do safari no taskbar e abri-lo, em vez de abrir uma pagina dentro do icon que coloquei no taskbar abre uma pagina mas noutro icon. Não sei se me faço compreender :p
Uso o Safari como browser predefenido… o unico problema que encontro é quando me quero lembrar dum site que tem o nome diferente do url tenho de ir procurar ao historico porque se o escrever o nome na barra de endereços ele nao o encontra por “palavras chave”, acho que o firefox e os restantes fazem isso. Se houver algum plug-in para isso avisem!
Corrector em Português ='(
Tres coisinhas que os outros tem que o safari deixou a desejar:
1) Corretor ortografico em português. O site do navegador afirma que há 14 idiomas do corretor ortografico.. mas eu ja mexi em tudo e nao consigo mudar pra PT ;/
2) O safari na re-abre abas fechadas forçadamente so abre janelas e isso é muito importante no caso de você esta visitando um site e o pc reiniciar por algum motivo maior…
3) Não é possivel ver a propriedade da pagina onde nos outros navegadores basta clicar com o botao direito na pagina desejada e selecionar Propriedades.
Mas mesmo faltando esses quisitos, o navegador é muito bom… é todo configuravel, muito rapido e com uma interface agradavel…
Passei a utilizar ele ;D
achei uma dica que vale para o safari no mac sempre abrir em nova aba, abra o Terminal em Aplicativos -> Utilitários e insira a seguinte linha de comando:
defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool true
e para desabilitar essa função, insira a linha a seguir no Terminal:
defaults delete com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs
Reabra o Safari a os links abrirão em uma nova janela novamente
so que a mesma não funciona no windows, alguem sabe como configurar o safari no windows, pra sempre abrir em nova aba em vez de uma nova janela.
fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2009/07/28/ensine-o-safari-a-abrir-links-de-paginas-em-uma-nova-aba/