ReactOS 0.3.9
O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.
Para isso, os programadores do ReactOS pretendem atingir uma total compatibilidade de binários, seja para aplicações ou para controladores de dispositivos feitos para os sistemas operativos NT ou XP, utilizando uma arquitectura similar e oferecendo uma interface completa e equivalente.
O ReactOS é o modelo mais completo e funcional disponível de um sistema operativo idêntico ao Windows. Consequentemente, vários programadores poderão aprender muito estudando o código fonte do ReactOS ou até mesmo participando no seu desenvolvimento.
Licença: GNU Download: ReactOS 0.3.9 (CD de Instalação) [32.56MB] Download: ReactOS 0.3.9 (Live CD) [32.43MB] Homepage: ReactOS
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia!
Ando a pensar mudar para Linux, e ando a testar algumas versões em VirtualBox. Agora este Sistema Operativo só com 32Mb… Vai lá vai…
Isto é mesmo seguro?
Tem mesmo muita compatibilidade com Windows?
Não haverá por ai mais detalhes?
Obrigado.
Se quiseres mudar para Linux não vais pelo tamanho das distribuições, porque enquanto o Ubuntu se instala de um CD de 700mb o openSuse instala-se normalmente a partir de um DVD mas o software que vem é basicamente o mesmo…
Por outro lado tens sempre o Damn Small Linux que é uma distribuição com “very versatile 50MB mini desktop”, nunca cheguei a testar mas é ideal se quiseres usar numa pen…
A segurança de Linux deve em grande parte ao Núcleo do Sistema Operativo e esse normalmente é idêntico em todas as distribuições (varia só as versões), quanto às compatibilidades eu nunca testei o ReactOS, mas em qualquer distribuição de Linux te permite instalar o WINE que te permite emular software feito para Windows… Eu tenho ambos Vista e KUbuntu e digo-te que não tenho falta de nenhum software tanto num como no outro….
@ DonkeyKid,
é naturalmente um sistema ainda “verde”.
tem as suas vantagens e as suas desvantagens, como tudo.
Para quem anda a pensar mudar, mais vale pensar em uma de três distribuições, OpenSUSE, Ubuntu (ou uma das suas variantes, como Kubuntu) e Linux Mint.
Depois para compatibilidade de binários, se efectivamente precisarem disso, usar o programa Wine.
Cumps,
JP
Acho esta distro tão useless…
Os fabricantes de copias da epoca do IBM PC voltaram!
eu pensava 2x antes de aderir a estes OS…
http://www.tagravado.com
antes de instalarem este S.O. vejam o road map ( http://www.reactos.org/en/index.html )
esta versão ainda está em alpha. e eles mesmo dizem que este O.S. ainda não está em condições para se ter num computador para uso diário.
este sistema operativo há muito que anda nas versões 0.3.x
e isto em parte deveu-se há microsoft ter levantado um processo contra o reactos alegando que estes tiveram acesso ao codigo fonte do windows ou algo do género.
No roadmap eles dizem que a beta só irá sair na 0.5 e para uma versão estavel não há previsões.
para experimentar este S.O. o melhor será faze-lo em Virtual Machine.
isto como outro S.O., o HAIKU ( http://www.haiku-os.org/ ) que é um outro S.O. baseado no descontinuado BeOS com o kernel do newOS, que só ainda tem imagens virtuais para testarmos. embora estivessem a programar uma realese no inicio de 2009 mas tal não aconteceu.
Já só faltava esta – a MS a reclamar direitos autorais… A empresa menos inovadora do mercado, que copia TUDO (o próprio Windows é uma cópia do Mac OS) processa um pequeno SO opensource por cópia?
O SO ainda está atrasado no desenvolvimentos, mas estou convencido que se isto for avante irá dar origem a um SO muito melhor que o Windows!
Fala o roto do remendado!!!!
Eu testei a versão anterior, por simples curiosidade.
É engraçada, faz-nos sentir em frente ao win98 mas tem, ainda, muitos pequenos bugs que não têm desculpa.
Vale pela ideia e pelo código aberto… na prática ainda deixa muito a desejar.
Eu já testei, ainda assim prefiro o meu Ubuntu.
Mas gostos não se discutem…
http://www.nanoferias.com
Daqui a nada ta a Microsoft a reclamar de direitos de autor disto e daquilo… começando pelos ícones de Fechar/Minimizar/Maximizar
O ReactOS não é uma distro e não é um SO derivado de *nix.
Aconselho a leitura das FAQ para se informarem sobre o projecto e compreenderem melhor a sua existência, tais como obter respostas a alguns dos comentários que fizeram.
Particularmente venho a tempo esperando uma oportunidade de testar este OS mas devido a falta de tempo ainda nao consegui faze-lo. Tenho acompanhado muita gente descendo o pau no OS sem lembrar de um detalhe, é um sistema ainda jovem, e tem muito o que melhorar, e se tornar um otimo OS. Eu ao contrario de criticar, eu apoio e parabenizo a ideia, tudo tem que começar de um começo. Bugs? concerteza tem muitos, mas o proprio Windows que está ai a muitos anos, tem atualizações praticamente semanais para coreção de bugs.
Na minha opinião o OS da Microsoft se encaminha cada vez mais para o fundo do poço, e vejo neste OS uma alternativa para pequenas estações, onde a limitação de hardware seja um problema.
@Off topic:
Por falar em Linux, desatino com a configuração do Ubuntu! Não consigo configurar a Net com o meu Desk ligado a router. Alguém me dá umas dicas? Será preciso qualquer daqueles comandos esquisitos?
Agradeço…
Conforme eu disse no principio, ando a pensar no Linux.
E agradeço a opinião do JPedrosa. Por acaso o Linix Mint é talvez a minha favorita. Todas as distribuições que ando a ver estão a ser testadas em Máquina Virtual.
Mas agora também descobri o Sabayon Linux… Mas que confusão para aqui anda..
Isto parece mais uma brincadeira para programadores 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Wow… que sentimento nostálgico… este UI é tao… anos 70. 🙂
ele reoda coisas do windows? .exe,.msi,etc..???
ele roda .exe,.msi,etc???
@JuaAo
Sim. A ideia é mesmo essa.
Mas ainda está em alpha por isso não é recomendável para uso diário.
Alguma mudança neste aspecto? O projecto teve algum impuso nos últimos tempos? É que pela atitude que tinham há meia dúzia de meses não vi grande futuro naquilo!
Da última vez que o instalei nem dava para configurar o acesso à internet. No fórum diziam que ainda era apenas para ensaios e não para uso(!).
Os planos deles:
Plano de curto prazo
A próxima versão será a 0.3.5, cujo lançamento está previsto para Abril de 2008.
Plano de médio prazo
A versões da série 0.4 serão ainda de estado alpha, e a versão 0.5 será marcada como beta, o que significa que poderá ser utilizada no dia a dia.
Plano de longo prazo
De momento não existe nenhum plano de médio prazo ou os que existem são irrelevantes.
Isso é o que está na página em português… e que quase sempre não contam por serem desactualizadas ou incompletas. Na página principal , em inglês, o texto diz que a versão 1.3.10 sai em Junho
http://www.reactos.org/en/index.html
Entretanto o suporte a som já existe mas é mínimo e placas de rede começaram a ser suportadas… vai em dez delas! A próxima versão terá mais!
Para mim, este sistema é algo que só é interessante para programadores, está muito longe de ser para o público, mesmo o técnico