Quick hide – Para ter acesso às pastas e ficheiros ocultos
Existem diversas tarefas no Windows que, no meu entender, deveriam estar mais acessíveis. Não gosto de ter as pastas de sistema "à vista" mas preciso frequentemente delas. O facto de estas estarem escondidas, além de uma maior segurança, tornam o sistemas mais limpo, visualmente!
Irrita-me também ter as extensões escondidas, mas em certas tarefas não ter as extensões visíveis ajuda, principalmente quando trabalho com imagens em determinadas aplicações. Claro que podemos ir aos locais próprios e activar ou desactivar a pedido e até podemos criar atalhos para essa janela
Esta aplicação ajuda e, em caso de ataque de malware, coloca disponíveis estas funções (normalmente atacadas) para o utilizador poder agir. É uma pequena e singela aplicação mas que pode tornar mais fácil nalgumas tarefas.
Um cenário que muitas pessoas utilizam, é criar pastas e colocar um atributo que as mantenham ocultas. com esta ferramenta pode, com um clique e um refresh, mostrar e ocultar essas pastas.
Fica a sugestão.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Quick hide [217.60KB]
Homepage: Quick Hide
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
Na minha humilde opinião, mais um bloatware publicitado aqui no pplware.
Em primeiro lugar, gostaria que aprofundasse mais o argumento em que diz as pastas e ficheiros sistema ocultos tornam o sistema mais seguro.
Em segundo lugar, vou deixar aqui uma alternativa que até ao dias de hoje funcionou (vejam a data do post) e não vejo porque razão haveria de começar a utilizar essa aplicação…
Sinceramente não troco a minha pastinha de scripts úteis por essa aplicação, visto a portabilidade não se por sequer em causa (nem todos nós utilizamos máquinas no dia-a-dia em que nos podemos dar ao luxo de ter .NET instalado).
Finalmente deixo aqui o link para o blog onde encontrei o script que tão útil me tem sido: http://www.edbott.com/weblog/2005/05/tip-of-the-day-show-hidden-files-with-a-simple-script/
Peço que não interprete este post como uma crítica destrutiva, mas sim como uma alternativa viável à utilização (e consequente instalação) de outras aplicações, quando podemos obter o mesmo efeito com um simples vbscript que corre em qualquer máquina windows com menos de 10 anos.
Cumprimentos
De maneira nenhuma.
Quanto ao script, apenas vem confirmar que o que apresento é útil. Pode não ser o mais eficaz para quem domina certas áreas da informática, como o da utilização segura de scripts, mas permite a um utilizador comum, ter acesso instantâneo, sem ter de andar a vasculhar pelas ferramentas do Windows, a pastas ocultas, ficheiros ocultos e demais funcionalidades.
Depois e porque muitas vezes, depois de ataques de malwware, as pessoas deixam de ter acesso ao paivel de controlo e às pastas Local, esta ferramenta consegue mostrar os ficheiros ocultos para podermos agir, por exemplo, em pastas temporárias dentro das pastas de sistema, que estão ocultas. É lá muitas vezes que está a correr o problema.
Quanto à segurança dos ficheiros e pastas ocultas, apenas um apontamento: longe da vista… longe da tecla Delete. E mais não digo. 😀
Como é uma singela aplicação, tão singela que nem tamanho tem para ser apelidado de bloatware.
E obrigado pela partilhares a tua opinião e experiência.
Em bom português, paivel de controlo, significa: painel de controlo.Hihihi…
Nao funciona no win7 32…
A utilidade? é obvia pedro caetano… eu tenho o hide system files activo pq não quero ver 3 ficheiros no meu desktoop (thumbs.db, dekstop.ini, etc) pq torna o desktoop «feio» alem disso ao copiar uma pasta nao preciso de copiar o thumbs.db caso selecione tudo.
A alternativa de teclar + E, , tools, view, show hiden files and folders e depois voltar a fazer tudo de novo é aborrecida e time consuming.
Correr um script em VB (ou ate uma macro do windows para fazer isso) e correr um .exe de 200kb para mim é indiferente, com a vantagem q o icon do .exe fica + bonito na toolbar 🙂
é pena é nao funcionar….
Tem de funcionar. A utilização que faço é no Windows 7 a 32bits do meu VAIO. 😉
Funciona no Win7 x64, depois de fazer refresh.
Caros,
Obrigado por partilharem a vossa opinião relativamente aos comentários que fiz.
O problema não é a aplicação em si ter 200kb, mas sim a dependência em .NET que essa sim, é bastante pesada.
Vou evocar um conceito que explica de forma simples aquilo que quero dizer (não tomem isto como uma provocação, pois é um bom modus operandi): KISS (Keep It Simple, Stupid).
Quanto a manter os ficheiros ocultos com o intuito de evitar que sejam removidos inadvertidamente, lembro que não devemos utilizar a conta de administração (que consegue escrever/apagar ficheiros sem restrições) no dia-a-dia 🙂
Cumprimentos
Pois, isso é interessante, volto a frisar, para quem domina o conceito de informática segura,obviamente a grande maioria dos utilizadores dos “computadores” não domina.
Então depois da chegada do projecto e-escolas e e-escolinhas (grandes projectos na minha opinião) o número aumentou, daqueles que de informática percebem muito pouco e que só lá vão na tentativa/erro.
Concordo com o KISS numa óptica do utilizador que entenda o conceito de administrador do sistema operativo. 🙂
Também qualquer um que tenha um pouco de conhecimentos fácilmente acede a essas pastas.
Mas para tornar-lo visualmente melhor é uma boa dica 🙂
ainda não testei.. mas a todos que andam para ai a falar mal do dotNET.. lembrem-se apenas que deve ter o java instalado (ocupa o mesmo) lol.. mas o windows vista (ou superior) vem com o dotnet 2.0 na base do systema.. e abaixo disso, é quase impossivel não ter pelo menos o 2.0 instalado… e mesmo numa maquina com mais de 10 anos, não vejo motivo para não ter instalado, não é isso que faz a maquina ficar mais lenta 😛
Boa dica, isto faz poupar alguns cliques e algum tempo.
(Obs: Deve ser difícil encontrar um PC com Windows mais ou menos actual sem dotNet, salvo erro a versão mais antiga suportada pela MS é o XP com SP3 e penso que já traz .net)