Projecto Colibri 7.1.0 – Mais para a gestão do seu negócio
Actualmente são muitos os profissionais liberais e as pequenas e médias empresas que querem soluções de gestão que sejam úteis, práticas e a preços justos. Se possível terem mesmo uma vertente gratuita, para impulsionar o sector. O Projecto Colibri oferece isso ao mercado nacional.
Agora com uma nova versão, onde foram actualizados alguns reports e muitas novidades sugeridas pelos muitos utilizadores que têm adoptado esta suite como o seu parceiro de negócio.
O software está cada vez mais simplista e simplificado. As pessoas já não toleram novelos de funcionalidades que obrigam cada pessoas a imensas horas de treino. É nesta perspectiva que o Projecto Colibri tem desenvolvido a sua suite: simples, útil e abrangente... tudo com o lema de bem servir desde a suite versão gratuita até à versão paga. Ahhh e é portuguesa a empresa!
Esta nova versão traz alguma boas novidades, entre elas os processamentos automáticos, onde foi criada uma nova opção na barra de ícones chamada "Processamento". Também existem novidades nas opções de alteração de "Taxas de Iva" e processamento do ficheiro SAF-T que passam a estar integradas nos processamentos.
Mais novidades:
Controle de séries de Integração.
Os ofícios circulados relativos à certificação introduzem excepções na exportação do campo HashControl do SAFT, nomeadamente no que toca a documentos registados na aplicação cuja origem é um sistema manual (em caso de impossibilidade de utilização do sistema electrónico) ou importados automaticamente de outro sistema. O Colibri passa a estar conforme as recomendações técnicas no que toca à integração de documentos manuais.
NOTA: Esta funcionalidade apenas está disponível na versão profissional.
- Foi criado um novo campo em séries de documentos, a ser editado na grelha, que define o Tipo de Série. Apenas a integração manual está a ser tratada internamente, no entanto a integração automática está visível, pois pode ser implementada através da API, por exemplo.
- A lógica do processamento da Mensagem apresentada nos documentos foi actualizada para ter este cenário em conta
- A exportação do SAFT foi actualizada para ter este cenário em conta.
Controle de fórmulas por unidade de medida.
- Os campos de variáveis e formula passam a ser validados nas unidades de medida. A formula pode ser qualquer equação matemática, incluindo ou não as variáveis definidas, e será sempre validada na sua introdução.
- Na vista de documentos será sempre necessário colocar no layout o campo "peças" e pelo menos 1 dos campos variáveis. O resultado da fórmula será calculado de acordo com os valores introduzidos nos campos variáveis, e por sua vez multiplicado pelo numero de peças vendidas.
- Caso a unidade de medida base contenha variáveis, o nome das colunas nas vistas de documentos serão substituídos pelo conteúdo dos campos variáveis.
Controle de impressora por documento.
- Criado novo campo em Gestão de Documentos, que será sempre inicializado com as impressoras definidas no sistema. A impressão directa do documento passa a ser possível na versão profissional.
Actualização de preços na emissão de documentos com moeda estrangeira.
- A actualização de preços passa a ter em conta o valor do cambio da moeda, por forma a não adulterar os preços quando é emitido um documento em moeda estrangeira.
Correcções:
- A validação do NIF não estava a ter em conta a possibilidade de existência de números começados em 7 (ex: heranças).
- Correcção na lógica de gravação de ENTIDADES por forma a evitar a criação de elementos a NULL na tabela ENTIDADES ARTIGOS.
- O ficheiro SAF-T passa a ser gravado mesmo que seja gerado com erros.
- O ficheiro SAF-T era gerado com erro caso o código postal da empresa não estivesse no formato xxx-yyyy.
- O ficheiro SAF-T não estava a ter em conta a possibilidade de existir MAIS de uma entidade do tipo CLIENTE com ligação SAFT.
- Os avisos de facturação estavam a ser incorrectamente aplicados a alguns documentos.
- Diversas correcções e melhorias relativas ao INTERFACE em todas as plataformas.
- Diversas correcções relativas ao comportamento da aplicação na plataforma MAC OSX.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X Download [win]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits Download [linux]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits Download [mac]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
Gostei de ver que o módulo POS está a ser desenvolvido na versão 8.
Já agora, o link “visitem este link.” está errado. Devia ser:
http://www.projectocolibri.com/forum/announcement/read/id-6
Senhores programadores, é bom que vejam este tipo de projectos, Português e com os três principais SO disponíveis, isto sim é um projecto valido para as empresas.
PARABÉNS….
x2
Antes de mais parabéns pelo artigo e pela divulgação deste excelente software!
Para mim como pequena empresária foi um autêntico deleite descobrir esta preciosidade, com muito fácil utilização e a cobrir todas as minhas necessidades de negócio 🙂
Confesso que senti algumas dificuldades na fase de instalação mas mesmo sem contracto de assistência prestaram-me todo o auxilio por telefone a qual fiquei muitooooooo agradecida! 🙂 Parabéns uma vez mais !!
Aproveitando o tema …. Conhecem ou recomendam algum software decente que permita gerir ocorrências/serviços ? Obg.
Não é bem o que tu pretendes mas pode servir, chama-se tiddywiki. Procura.
Fiz a actualização do program….e agora estou com problemas de login..
Ja contactei o suporte….
Espero nao perder os meus dados….
Isto é fantástico, de certeza que funciona em win,mac e linux, e com certificação, tenho que testar.
Este projecto é muito bom, e é nacional! Na altura, quando abri uma pequena empresa, ainda ponderei instalar o colibri, no entanto tinha falta de um sistema de POS, sendo assim, acabei por instalar o Primavera Express. Talvez um dia, quando o Projecto Colibri tiver um modulo de POS, faça a mudança. Continuem com o bom trabalho, força!
Já uso desde a versão 2 e sem problemas de maior. Sempre a bombar com motor postgres. Recomendo vivamente. Aguardo ansiosamente pelo POS. Vai com certeza facilitar ainda mais a vida.
Continução do bom trabalho aos programadores e ao pplware pela noticia…
Viva, como posso testar o software sem a certificação, ou utilizador? No sage, primavera, isso é possível, agora neste não dá.
faz download da licença “outros países” 🙂
tenho o colibri v.8 mas não consigo abrir a licença, o que tenho de fazer?
obrigada
Boa tarde,
Sabem quando estará disponível o modulo POS?
Tenho a versão 8 instalada (gratuita) mas não consigo alterar para o modelo POS…