PplWare Mobile

Pidgin 2.5.4

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Zé do Pipo says:

    Isto assim não passa duma simples notícia a anunciar a saída de uma nova versão do pacote em causa.
    Vamos lá a introduzir conteúdo nos artigos.

  2. racoq says:

    Zé de Pipo
    Nada de pessoal, e não leves isto a peito, mas porque é que quando te vejo a comentar é só para criticar 😉 ?
    As novidades estão bem patentes no link para o ChangeLog no artigo. Não sei que mais queres que se meta na noticia.

  3. @Zé do Pipo

    Porra, até parece que te ando a perseguir 🙂

    Isto é um anúncio de versão, é verdade. Se queres um artigo sobre o pidgin, procuras lá em cima na caixinha, não se vão andar a repetir artigos, não é?

  4. EacHTimE says:

    Ouvi dizer que andavam a trabalhar para por o chat do facebook também no pidgin.. alguém confirma isso?

  5. Zé do Pipo says:

    Calma. Realmente este nosso país está cada vez pior.
    O pessoal é muito susceptível, e afina por tudo e mais alguma coisa.
    Qualquer dia uma pessoa tem de dizer amen a tudo.
    Então já não se pode criticar, sobretudo quando apenas se critica acções ou ideias e nunca pessoas?
    Por amor de Deus. Acho que isto é da crise, ficamos assim. lol

    Bem, no meio disto tudo tenho de reconhecer uma coisa… A atitude mais digna de crítica aqui foi a minha, embora por uma rzão que os caros amigos “esqueceram-se de apontar”:

    É que, já que critiquei o artigo por falta de conteúdo, eu próprio deveria então ter escrito algo a dar mais conteúdo à notícia sobre o Pidgin. eheheheh

    Enfim, mas não vou bater mais em mim próprio antes que julguem que sou sadomasoquista ou algo do género. 🙂

    A ver se daqui a nada digo então algo de substancial a respeito do nosso Pidgin.

  6. Vítor M. says:

    Zé do Pipo sabes o que te falta?

    Não sabes… eu digo-te.

    Uns artigos aqui escritos por ti, homem.

    Vá anda dar uma mão aqui ao povo.
    vitorm.peopleware@gmail.com

    Ajuda aqui o pessoal a alimentar este gigante.
    Abraço.

  7. Zé do Pipo says:

    Vamos então ao Pidgin:

    Aquela funcionalidade de o Pidgin permitir que uma pessoa se ligue, em simultãneo, a uma data de serviços de mensagens instantâneas, é muito linda, sim, mas se todos fossem como nós portugueses, mais valia os programadores do Pidgin estarem quietos…

    É que isso de se assegurar a ligação a tantos serviços de instant messaging é algo que dá bastante trabalho aos “developers”….

    E acontece que, dado o nível enorme de ignorância e falta de cultura de nós portugueses (no geral), e dado também o facto de termos muito pouca flexibilidade e sermos dados a carneirismos/seguidismos, na prática praticamente todos usamos o MSN e apenas o MSN…

    Eu tenho mais de 700 contactos no Pidgin e nenhuma dessa s pessoas usa outra coisa que não seja o MSN!

    Uma vez consegui que um amigo meu também cria-se conta no jabber (XMPP), e foi tudo!

    Até gostava também de saber se o próprio autor da notícia, que elaborou a mesma salientando quase em exclusivo a questão dos outros serviços de instant messaging, usa, ele próprio, algum outro destes serviços que não seja o MSN… Se usar vai ser lindo, pois já seremos dois portugueses a fazê-lo…

    Enfim, eu acho que antes de mais falta dar cultura, capacidade de diferenciação e espirito crítico aos portugueses. Este seguidismo até arrepia de tão doentio e nefasto.

  8. Pad says:

    @Zé do Pipo

    Mas agora o mundo gira à volta dos portugueses? Os programadores do Pidgin vão começar a desenvolver o seu projecto tendo em mente apenas os portugueses?

    É verdade que existe um nº considerável de utilizadores do protocolo MSN, mas os que utilizam XMPP não se ficam nada atrás.

    E isto é uma alternativa para quem quer um cliente simples com suporte para vários protocolos e não quer andar com um cliente por casa protocolo que usa. Quem quiser uma alternativa que se foque apenas no MSN, por exemplo, tem o emesene ou o aMSN.

    Foi uma filosofia que os autores do Pidgin adoptaram.

  9. racoq says:

    Zé do Pipo
    Eu uso XMPP, por intermédio da minha conta do gtalk, no pidgin por isso não serás certamente tu e o teu amigo as únicas pessoas

  10. Vítor M. says:

    Zé do Pipo e em relação à minha sugestão?

    Concordo contigo quanto à capacidade de diferenciação e espírito crítico aos portugueses.

    Tens muita razão…

  11. Zé do Pipo says:

    Uma das boas razões para se usar o Pidgin poderá ser um lindo plugin chamado “Pidgin-Encryption”.

    Numa altura em que neste “site”, e muito bem, se tem dado enfase ás questões de privacidade e segurança, não é dispiciendo salientar-se que, com o uso do Pidgin e do dito plugin, é possível, de forma absolutamente transparente e à distância de um click, ter-se conversas encriptadas com qualquer outra pessoa que também use o Pidgin.

    Para quem use Debian, a forma mais simples de se instalar o dito plugin será digitar no terminal, devidamente munido de poderes de root:

    aptitude update
    aptitude install pidgin-encryption

    No Ubuntu e outros derivados Debian será com certeza a mesma coisa.

    Depois será só abrir o Pidgin, ir a “Tools -> Plugins”, e activar o dito pidgin-encryption.
    As configurações que ele trás por defeito são óptimas, pelo que se bem me recordo não é preciso alterar nada.

    Depois, querendo-se inicar um chat encriptado com qualquer contacto que também use o Pidgin e também tenha instalado este plugin, é só ir á lista de contactos do Pidgin, clicar com o botão direito do rato no contacto pretendido, e clicar na opção “Turn auto-encryption On”.

    Este sistema de encriptação é extramente seguro. O método utilizado é o do par de chaves assimétricas.
    Um par de chaves assimétricas é sempre constituido por duas chaves: uma pública e uma privada.
    A chave pública serve para encriptar; a chave privada serve para desencriptar.
    A chave pública é para ser mesmo pública, e com o seu conhecimento não se consegue desencriptar nada que tenha sido encriptado por si (só se consegue isso com a correspectiva chave privada).

    Na altura da activação da encriptação são gerados dois pares de chaves assimétricas, um no computador do Contacto A e a outra no computador do Contacto B.

    Portanto no computador A é gerado um par de chaves assimétricas constituido por uma chave pública e a correspectiva chave privada.
    No computador B é gerado um par de chaves assimétricas do mesmo tipo.

    Seguidamente, a chave pública criada no computador do utilizador A é enviada ao computador do utilizador B, e vice-versa.

    A partir daí, toda a mensagem escrita pelo utilizador A será automaticamente encriptada pela chave pública do utilizador B, e logo de seguida enviada a este utilizador B. Só quando a mensagem chega ao computador do utilizador B, é que a mensagem é então desencriptada, através da utilização da correspectiva chave privada (do utilizador B).

    Toda a mensagem escrita pelo utilizador B, por sua vez, será encriptada, no seu computador, pela chave pública do utilizador A e só depois envida para o computador deste, onde será desencriptada pela correspectiva chave privada (a referente ao par de chaves assimétricas anteriormente criado pelo utilizador A, portanto).

    Se se quiser, podem-se manter estes dois pares de chaves assimétricas para todas as futuras conversas entre estes dois mesmos utilizadores.

    Resta referir que todo este processo de geração de pares de chaves assimétricas, sua troca, e procedimentos de encriptação/desencriptação, são asbolutamente automáticos e transparentes para o utilizador. 🙂

  12. BigLord says:

    Eu uso o msn há muuuuuuuuuuuuitos anos confesso, e estou muito bem com ele… mas se usasse Linux sem dúvida que me adaptaria ao Pidgin 🙂

  13. Zé do Pipo says:

    Vitor M: Obrigado, aceito a sugestão.
    Há bocado tive de sair, daí não ter tido hipótese de responder.
    Vou tentar arranjar um tempinho para ajudar.

    abraço.

  14. joe_le_taxi says:

    E alternativas a este Pidgin, alguém mais sábio destas coisas me pode aconselhar?

    Ah e fugindo do MSN da Microsoft claro.

    Obrigado

  15. PauloR says:

    Sou iniciante no Pidgin, preciso usar o silc, para confidencialidade de mensagens, porem estou tendo alguns problemas. Uso o silc em maquinas linux (ubuntu) e windows (xp) e em ambos os casos tenho problemas “Nao foi possivel conectar par de chaves Silc”. Ja exclui a conta, senha…re-criei, mas continuo na mesma..ou seja sem conexao. Atraves do protocolo msn, me conecto normalmente, porem nao eh o que preciso. Aguardo sugestoes. Obrigdo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.