Personal Block – Esconda resultados indesejados nas pesquisas
Ontem, no artigo em que noticiámos a disponibilização por parte da Google de uma extensão que permite eliminar resultados de pesquisas que podem ser resultado de Spam ou de conteúdos, indicámos que infelizmente esta apenas estava disponível para o seu browser, o Chrome.
Felizmente que a Internet não pára e descobrimos uma alternativa viável para todos os que usam outros browsers ou que não pretendem usar a extensão Personal Blocklist, da Google. Chama-se Personal Block, tem o mesmo comportamento e é utilizável no Chrome, Firefox e IE.
A grande diferença entre a extensão da Google e o Personal Block não se limita aos browsers que consegue atingir. Alarga os seus serviços e abrange outros motores de busca habitualmente usados por quem navega na Internet. Estamos a falar, para além do Google, do Bing e do Yahoo.
Esta maior abertura consegue dar ao Personal Block uma maior abrangência. Por seu lado o facto de conseguir ser usado num número maior de browsers e de motores de pesquisa consegue certamente ser mais apelativo para todos os utilizadores.
A maior diferença, e que pesa contra o Personal Block, é que os dados recolhidos não são enviados para a Google e assim não estão a alimentar o motor de busca com resultados já identificados como não desejados.
A sua utilização é em tudo idêntica ao que apresentamos ontem. Sempre que efectuarem uma pesquisa num dos motores de busca, ficam com a hipótese de marcar um domínio como a ser bloqueado e desse momento em diante, sempre que efectuarem uma pesquisa, os resultados que forem obtidos desse domínio são excluídos.
De notar que domínios que forem bloqueados num dos motores de busca são também escondidos se efectuarem a mesma pesquisa noutro dos motores de busca.
Se em qualquer altura pretenderem visualizar os resultados das pesquisas com as listas de exclusões que criaram, têm disponível no final da página de qualquer um dos motores de busca um link que vos permite activar essa vista. Esses resultados serão mostrados a vermelho e será dada a hipótese de desbloquear esses domínios.
Vejam abaixo um pequeno vídeo que mostra a forma como o Personal Block funciona e comprovem a sua utilidade e o seu bom comportamento.
Alternativas para os serviços que são apresentados existe, basta que para isso procurem com algum cuidado. Esta extensão é a prova disso.
O Personal Block é mais completo que a extensão da Google por ser mais abrangente. A Google, graças à sua dimensão consegue no entanto tirar um proveito maior da sua extensão. É natural que tenha desenvolvido apenas para o seu browser, como forma de o tornar mais seguro e a de assim cativar mais utilizadores.
Download: Personal Block para Chrome
Download: Personal Block para Firefox
Download: Personal Block para IE
Homepage: Personal Block
Este artigo tem mais de um ano
É uma boa aplicação, mas já existiam aplicações semelhantes para Firefox…
OFF-TOPIC:
Já alguem reparou no novo cabeçalho da página Google Images?
http://www.google.com/images?q=Imagens&oe=utf-8&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=en&tab=wi&biw=1364&bih=644
Em relação ao off-topic, o cabeçalho do Gmail e do Google Maps também está diferente.
Como sempre deixaram o Opera de fora… 🙁
Este plugin já devia existir á 10 anos !
Os resultados do google é só lixo
têm de se criar pacotes com listas negras para se banir resultados emanados de sites completos !