PenClean 2.0.3
Há uns anos... sim há muitos anos, os vírus eram temidos pela sua acção devastadora. O seu meio de transmissão eram as disquetes. Lembro-me de serem as disquetes de 5/4 do Wordstar (editor de texto primitivo) que me infectavam o computador nessa altura.
Hoje o grande foco de propagação é a Internet e... ultimamente, os dispositivos de armazenamento externo USB.
Nunca é demais avisar para que tenham cuidado e verifiquem a sanidade da vossa penUSB e imponham isso a quem vos pode transmitir problemas pelas pensUSB que se ligam à vossa máquina.
PenClean
Já falamos aqui num método que vos ajudará em caso de contágio. Uma das ferramentas sugeridas é o PenClean. Esta aplicação tem um método simples de verificar e limpar o vosso dispositivos de armazenamento externo (pensUSB, leitores portáteis de MP3 ou MP4, Cartões de memória e discos externos).
O software depois de descompactado e executado irá verificar o computador (se marcar para este o fazer) e irá verificar a drive escolhida. Esta verificação tem como objectivo detectar worms e vírus nos vossos componentes de armazenamento. Mas tenha em atenção que não deverá ter na drive óptica qualquer disco, caso tenha, remova e evite conflitos.
O Processo é rápido:
Após terminar o processo de verificação, o software irá apresentar uma mensagem dando conta do que foi ou não encontrado. Esses relatórios podem ser comparados posteriormente, obtendo mais informação em caso de ser detectado malware.
Por norma o malware encontrado é do tipo: Win32.Perlovga, W32.Resik.A (Small.i), Worm.RJump.A, VBS_RESULOWS.A, W32.VB-ATG Trojan ou W32/Catcher-A, entre outros.
Licença: Freeware
Sistemas Operativo: Windows 2k/Xp/Vista/Win7
Download: PenClean 2.0.3 [704.00KB]
Homepage: Renato Victor Mejias
Este artigo tem mais de um ano
Era mesmo disso que eu estava a precisar 🙂
Excelente site.
Obrigado.
Bem para prevenir os vírus informáticos de serem colocados de forma a correr automaticamente, nada melhor do que vacinar o computador com o Panda USB Vacinne.
http://research.pandasecurity.com/archive/Panda-USB-and-AutoRun-Vaccine.aspx
Se usam programas na pen que se iniciam automaticamente, por exemplo programas que são usados para abrir áreas encriptadas da pen, não devem vacinar as pens… ou caso o faço esses programas podem deixar de funcionar automaticamente e terem de ser executados manualmente.
beleza, pode ser muito útil. Eu mesmo tive muito trabalho para limpar o pc infestado com virus passados pelo pen drive…a testar já já.
Para não ter problemas na USB Pen uso o Ninja (programa Nacional) ou o Panda USB Vaccine.
Tenho Dito!
—-
http://www.nanoferias.com
Que bom…. Uso linux 😀
É pena é que essas viroses ainda ocupam alguns k’s na minha pen. 😛
este app é estupido pq assume à partida que nao ha novos virus nem que evoluiem
E depois existe sempre uns aplicativos “pouco” úteis que são os AV’s e os Anti-SpyWare e etc… pro-activos que também são muito “pouco” úteis e que mesmo assim são melhores que este programa.
E os autoruns.ini? Também os detecta?
Eu acabei por descobrir uma maneira de não o propagar nos PCs e prevenir que sejam executados quando se liga a pen drive, simplesmente pressionando Shift enquanto se insere o aparelho.
eu utilizo o ProtegPen….
Fabrico nacional…
Mais fácil e seguro é ir às propriedades do Autoplay no painel de controlo e desactivar “Usar o Autoplay para todos os dispositivos” (no topo).
Este programa é actualizável?
Eu uso o Ninja. Funciona bem, limpa e desactiva, mas ainda não testei a concorrência. Num caso não limpou embora tenha desactivado o autorun.inf
É um executável simples e portátil, dá para ser colocado no arranque do sistema de uma forma muito simples.
http://nunobrito.eu/ninja/
O autor é também Português (Nuno Brito)
Ninguem bate o Ninja 🙂
existe uma versão PenClean 2.0.6
http://superdownloads.uol.com.br/download/141/penclean/
Informação tirada da net
O Programa Penclean em análise feita pelo site http://www.virustotal.com.br apresentou resultado não satisfatório… O programa Penclean foi analizado com 42 ferramentas de segurança (antivirus) tendo sido acusada alguma infecção em 24, portanto 57,1 %.
Fica aí a dica….
Quem quiser constatar a veracidade da informação, veja em:
http://www.virustotal.com/file-scan/…f7f-1299078325