Pandora Recovery 2.0.1
Pandora Recovery é capaz de recuperar ficheiros de sistema de ficheiros NTFS. Pandora Recovery examinará o seu disco e criará um índice de pastas e ficheiros que foram apagados.
O utilizador tem o controlo total sobre os ficheiros que podem ser recuperados e para onde devem ser recuperados. Pode examinar a organização dos ficheiros existentes e apagados, pode também pressionar a aplicação usando o sistema de pesquisa para encontrar o ficheiro especifico, bastando para isso saber algum dos seguintes requisitos:
- O nome parcial ou completo do ficheiro, - O tamanho do ficheiro, - A data de criação do ficheiro, - A data do último acesso ao ficheiro.
Além disto, Pandora Recovery permite a vista prévia de certos tipos de ficheiros. Esta função pode ser muito importante se o objectivo é recuperar um ficheiro na mesma unidade onde está instalada a aplicação.
São suportadas várias extensões de ficheiros de imagens (BMP, GIF, JPG, PNG, ICO,TIF, TGA, PCX, WBMP, WMF, JP2, J2K, JBG, JPC, PGX, PNM, RAS, CUR) e vários formatos de ficheiros de texto (TXT, LOG, INI, BAT, RTF, XML, CSS). "Quick View" permite a vista previa do conteúdo de um determinado ficheiro de texto, se não conseguir apontar o ficheiro ao certo para recuperar.
Para utilizar esta função, só tem que seleccionar o ficheiro apagado e clicar no ícone na barra de ferramentas da aplicação "Quick View", pode também utilizar este comando com o botão direito do rato.
Pandora Recovery mostrará o conteúdo do ficheiro apagado.
Varrer a superfície (cluster) A partir da versão 1.1.20 a aplicação permite analisar a superfície do disco, onde poderá: - Recuperar ficheiros mesmo que não existam cópias na tabela de ficheiros. - Recuperar ficheiros de uma unidade formatada. - Recuperar ficheiros de uma unidade com a tabela de ficheiros danificada.
A análise da superfície do disco não utiliza como guia a tabela de ficheiros. Este processo, examina as áreas do disco não utilizadas, colocando aí a sua estrutura de apoio à recuperação, a partir daí enceta várias pesquisa a ficheiros apagados, principalmente nas zonas onde a probabilidade é maior de os encontrar. Este tipo de método garante a recuperação de dados mesmo dos discos formatados., pois nunca se posiciona numa zona onde poderia estar a sobrepor-se a eventuais ficheiros apagados.
Cada tipo de ficheiro tem propriedades únicas, por exemplo os ficheiros de imagem JPEG, contêm caracteres JFIF no princípio do ficheiro. Com esta informação e sabendo do tipo de estrutura a ferramenta pode determinar o tamanho do ficheiro a recuperar, com o tamanho Pandora Recovery poderá recuperar pois identifica possíveis locais onde se situará o ficheiro.
Claro que há algumas dificuldades, ao utilizar este tipo de método, nunca recuperará os nomes originais das pastas, por exemplo, não poderá recuperar fragmentos de ficheiros ou mesmo ficheiros fragmentados em vários locais do disco, além de outras limitações.
Recuperar ficheiro especiais ou diferentes
Com o Pandora Recovery no só poderá recuperar ficheiros ditos "normais" como também poderá recuperar ficheiros comprimidos, ocultos e mesmo encriptados, desde que não estejam fragmentados e tenham mais de 1kb de tamanho.
Quando estiver no desespero, pois perdeu algum ficheiro importante, utilize esta ferramenta. O seu grau de sucesso é muito satisfatório.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: Pandora Recovery 2.0.1 [2.14MB] Homepage: PandoraRecovery
Este artigo tem mais de um ano
Agora fiquei confuso: Panda Recovery ou Pandora Recovery?
Um pequeno lapso na 1ª linha.
Cumprimentos.
Miguel 😉 ao enviar o texto para o WordPress, algumas letras ficaram pelo caminho 😛
Obrigado pelo reparo.
Nada, sempre às ordens!!
Download: http://www.download.com/Pandora-Recovery/3000-2094_4-10694796.html?tag=lst-1&cdlPid=10865321
Intalei o Pandora Recovery e consegui recuperar os arquivos, só estou com um probleminha, qdo mando abrir o arquivo, o conteúdo aparece em forma de caracteres, o que fazer para lê-lo da forma original???