PplWare Mobile

O Fim do SPAM?!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ricardo Santos says:

    O melhor antispam é mesmo o do GMail. Desde que tenho lá conta que é bem capaz de já ter recebido mais de 20.000 (vinte mil) mails de spam, e desses só cerca de 20/30 é que foram para a caixa de correio, normalmente porque vinham de endereços de email que tinha na lista.

    O que interessa fazer é mesmo parar com o envio de spam, pois enche os servidores desnecessariamente, apesar de tal como referi, os clientes de email já não serem afectados com mistura entre spam e correio normal, pelo menos no meu caso.

  2. joao says:

    se nao foce o petrolio nao havia golbenkian..

    sem gulbenkian protugal estava pior..

    há males que veem por bem..

  3. azeiteiros says:

    Isso não é nada de inovador, o email devia ser pago da mesma forma que as cartas de correio, pagando uma pequenissima quantia por email apenas os spammers teriam bastante prejuizo, sem lucros eles mudavam de ramo e as nossas caixas de correio ficavam mais limpinhas.

  4. azeiteiros says:

    Desculpem o offtopic mas só agora me lembrei, porque raio este blog não coloca as recentes noticias sobre os problemas graves do iphone que circulam na web ?

    Só colocam noticias em forma de campanha publicitária, é pena.

    referências:

    usando:
    http://www.google.com/search?client=opera&rls=pt&q=iphone+lack+of+security&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8

    descobrem:
    http://www.dslreports.com/forum/r20748025-Apple-iPhone-lack-of-security-updates-and-patches
    e
    http://www.theregister.co.uk/2008/08/05/iphone_enterprise_again/
    e
    http://www.zdnet.com.au/video/soa/Does-the-iPhone-s-lack-of-e-mail-compatibility-threaten-security-/0,2000065477,22171986p,00.htm
    e muitos mais …

    Ou o apple fanboy que dizia maravilhas sobre o iPhone
    http://chris.pirillo.com/2008/08/06/iphone-problems-2
    agora nem por isso ahahaha

    Vá não chateio mais, vejam os links que coloquei, cumprimentos

  5. Nuno A. says:

    Concordo, o do gmail é o melhor e se lhe juntar reencaminhamento para outlook, com análises de antivirus, então não passa nada

  6. t@ndre says:

    Bom que comentários estes a cima do meu…

    @Ricardo Santos
    o meu gmail deixa passar bem mais do que esses 😉

    @joão
    Se associação não conheço podes ilucidar aqui o noob

    @azeiteiros
    que solução essa.. creio que daria cabo da internet e esse senhores continuariam a mandar spam, pois os lucros cobrem essas despesas.

    De resto espero apenas que este mecanismo saia ca para fora o mais rapidamente possivel 😉 Bom trabalho

    ———————————–
    http://www.sounatural.com

  7. Redux says:

    @azeiteiros:
    Concordo contigo! Isso vê-se no correio tradicional… Pelo menos eu recebo pouca publicidade, comparativamente com os quilos de spam que recebo diariamente. E a minha morada está publicada em listas telefónicas, etc.

    Outra coisa que podia ajudar, era obrigar a que todos os e-mails fossem assinados digitalmente, assinatura essa emitida por uma entidade que verificasse a identidade da pessoa. Se o certificado fosse gratuito (nem que fosse oferecido pelos próprios ISP, já que só iam ganhar com a diminuição de tráfego causado pelo spam), pelo menos acabava-se de certa forma com o phishing, a única publicidade que poderíamos receber seria de empresas reais e legais, o que já era bem diferente…

    Claro que isto levanta a questão da privacidade, já que todos os utilizadores de e-mail teriam que se identificar às entidades emissoras dos certificados… Mas a maior parte das pessoas cria endereços de e-mail falsos para receber e-mails, e não para os enviar (normalmente é para activar contas de websites, fóruns, etc.), por isso, certamente não se iam preocupar muito se os e-mails enviados pelo endereço “da tanga” fossem sempre marcados como spam…

    Enfim, são só umas ideias que me surgiram. O que acham?

    Abraços!

  8. Redux says:

    @t@ndre:

    Não sei se os e-mails pagos dariam cabo da Internet… Os advogados p.ex. têm que pagar os e-mails “oficiais” que enviam (por causa do MDDE), para serem autenticados e registada a hora exacta de envio. Resultado? Não desperdiçam recursos… Só enviam mesmo os e-mails oficiais com o MDDE, e que acaba por não sobrecarregar os servidores dos CTT. E tal acontece com qualquer serviço, sempre que é gratuito há a tendência de haver um abuso maior (chamadas e sms’s grátis são um exemplo, há muito mais chamadas e sms’s inúteis por serem grátis, tal como as “envia esta sms para para 300 amigos”). Se os e-mails fossem pagos, por exemplo, se calhar apareciam novas alternativas (mais optimizadas) aos e-mails de anedotas e vídeos humorísticos gigantes que nos enchem as mailboxes, aumentam o tráfego de rede, etc. Já pensaram a quantidade de uploads do mesmo vídeo que se faz? Se usarmos o webmail é directo, mas quem utiliza POP3 e descarrega todas as mensagens, e depois reenvia a maior parte delas, está constantemente a fazer uploads que seriam desnecessários se todos esses vídeos estivessem num “repositório de humor” ou algo do género…

    Abraços!

  9. Dark says:

    Gmail power…

    melhor anti spam n conheço 🙂

  10. rapazinho says:

    @azeiteiros
    Concordo plenamente. Vamos portajar também o acesso a sites. Assim só sobrevive o que der rendimento e as coisas fraquinhas e desinteressantes acabam!

    O que eu quero dizer, é que não podemos optar por soluções extremas. Para já julgo que os filtros é o melhor…

  11. vala says:

    gmail for ever 😛

  12. Redux says:

    @rapazinho

    Viva!
    Os filtros não acabam com o spam. Continua a haver imenso tráfego de rede inútil por causa do spam, continua a haver um desperdício enorme de largura de banda por causa do spam, continua a haver uma sobrecarga desnecessária nos servidores para receberem e filtrarem o spam, etc. Os filtros “escondem” o spam mas não acabam com ele…

    Abraços!

  13. omgwtfbbq says:

    E-mails pagos… Quem pagaria para enviar e-mails seriam as pessoas que os usam de forma legítima e as máquinas de spam não acabariam…

    É infeliz comparar os serviços que os CTT nos fornecem com serviços de email. Se comparassem os CTT com os ISPs isso sim já seria mais sério.
    Já se paga entre 20 e 50 Euro por mês para se poder enviar e receber dados, sejam e-mails, estes comentários, os vídeos do youtube, etc.
    Quanto aos CTT apenas se paga se for usufruído do serviço, tal como certos tarifários de ISPs. E mais uma vez, o spam não acabaria, já que a maioria do spam não provem de serviços de e-mail…

    Portanto pensar que pagar e-mails acabaria com o spam está errado.

  14. Rui says:

    @Vitor M.

    O método não está muito claro… fiquei curioso, deves colocar as fontes correctas, a fonte da exame informática é o jornal de noticias. E cá está o link para a noticia do jn:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=975961

    Não está de todo esplicito qual é a inovação

    Abraço

    @joao
    http://www.portoeditora.pt/

    @azeiteiros
    recebes publicidade em casa que foi paga ao correio e que não queres receber, nem pediste. Se uma pequena parte das pessoas que recebe publicidade, comprar o produto já compensa.
    Obviamente os emails sendo mais baratos compensa mais, portanto irá continuar a chegar publicidade.

    @ t@ndre
    O gmail corta a maioria do spam, tal como (quase)todos os servidores, existe uma lista de spam que cresce diáriamente, seja por endereços seja por frases ou expressões.
    O gmail envia para a caixa de spam aqueles casos mais duvidosos, os outros filtra.

    @ Redux
    Quando te referes a um repositório de humor seria a base de dados de todos os sites de videos (you tube etc) mais sites de imagens (portugal no seu melhor etc) de todos os paises…

    1º problema quem geria isso (e pagaria)

    2º problema servidores distribuidos pelo mundo, ou centralizados???

    2º problema tinhas uma indexação e capacidade de controlar de onde vem e para onde vai a informação, tinhas perfis de pessoas, e publicidade dirigida a targets especificos (SPAM)

  15. Vítor M. says:

    Rui e a fonte do Jornal de Notícias?

  16. Redux says:

    @Rui

    1.º problema:
    A questão de “quem pagaria isso” dava para uma longa discussão (amigável), mas se pensarmos nos recursos que os e-mails de humor gastam (seja em largura de banda, tráfego, processamento, armazenamento, etc.), o que os isp’s e redes empresariais iriam poupar caso conseguissem reduzir esse tipo de e-mails dava bem para cobrir um projecto desse tipo (o tal repositório de humor ou algo do género). Chego a receber e-mails com mais de 10Mb (vídeos), e vários por dia… E claro que em termos de espaço, os e-mails de humor representam uns bons 99% do total de e-mails…

    2.º problema:
    servidores distribuídos pelo mundo, afinal é essa a base da própria Internet. Se houvesse um repositório de conteúdo engraçado e as pessoas enviassem e-mails uns aos outros com apenas um link para visualização directa em vez de enviar o vídeo a todas as pessoas, gastava-se muito menos recursos.

    3.º problema:
    tens razão quanto a isso, não seria um sistema ideal, mas afinal, foi só uma ideia! 😉

  17. Redin says:

    Ora,,, estamos a falar exactamente daquilo que mais me preocupa e não é por receber o spam, mas sim porque eu tenho a solução (não… não descobri a pólvora não, apenas sou objectivo) para acabar com o spam do dia para a noite, mas infelizmente não sou programador e não conheço nenhum que esteja ligado a alguma empresa que se digne e queira ouvir-me.
    Bastava simplesmente que deixasse de haver interesses por parte da Microsoft em que isso aconteça.

    De que forma? Bom, penso que pelo mesmo motivo que a conspiração releva os pensamentos para as companhias que criam os “Anti-vírus”, ou mesmo os “Bate-chapas”. Eles têm todos interesse que continue a haver vírus disseminados por esse mundo fora e os outros que “Infelizmente” continue a haver mortos e feridos nas nossas estradas, etc etc.

    Eu sei que estou a ser radical, mas o SPAM também o é e não me pediu PERMISSÃO para entrar em minha casa.

    Depois disso seria extremamente fácil acabar com todo o lixo que existe por todo o planeta. Mais de 80 por cento da largura de banda estaria livre para o que é mais importante.
    Quem estiver interessado em me ouvir tem de fazer uma boa proposta.
    E para já não é de dinheiro que estou a falar, mas sim de uma oportunidade para que me deixem explicar como…

    Correndo o risco de parecer presunçoso gostaria de poder contar com os vossos comentários.
    Obrigado.

  18. Redin says:

    Na data em que este artigo saiu ainda que de forma embrionária, o meu projeto já dava sinais de vida. Agora que as condições tecnológicas permitem outra abordagem, estou perto de conseguir ter um contacto direto com o autor deste estudo.
    Mas sobre aquilo de que eu penso sobre o spam.

    Os meios tradicionais de combate ao correio electrónico não solicitado, estão cheios de falhas e centram-se exclusivamente em métodos de filtragem onde a complexidade impera. Apesar dos 99,5% de taxa de filtragem existirem em alguns métodos, é certo saber-se que os spammers apenas precisam de 0,005% para conseguir obter sucesso no seu negócio o que explica os consecutivos avanços técnicos exigidos para conseguir nestes 40 anos tentar sem sucesso acabar com esta praga informática.
    O método que eu criei coloca o ónus do encargo no remetente e a segurança do lado do destinatário com aquilo que ele deseja unicamente receber na sua caixa de correio através da criação de um servidor de correio electrónico inovador e de um método que eu chamo de “Controlo de fluxo por selecção”
    As 11 vantagens encontradas em relação ao método tradicional estão descritas numa tabela que poderá ser consultada em:
    https://docs.google.com/document/d/1LyJDTg_pWbMkeH59aJhIKeMwOP9QyGfEDOD_P_WhaB0/edit?usp=sharing

  19. Redin says:

    Para seguir nas notificações…

  20. Redin says:

    E já vamos no final de 2016…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.