Opera 9.50 Build 9972 Beta
O Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
O Opera é conhecido como o mais completo, pequeno e rápido navegador de Internet, a primeira opção para as pessoas que usam PCs antigos com o Windows 95 e é uma brilhante alternativa ao predefinido IE da Microsoft.
O Opera é, em primeiro lugar, um cliente da World Wide Web, quer isto dizer que é um programa para extracção de informação da WWW. Com baixos requisitos de sistema, o Opera funciona até nos computadores 386 com 6MB de memória RAM. Com a interface MDI o utilizador pode abrir sem especiais necessidades de memória, qualquer quantidade de janelas dentro da mesma janela, podendo alternar a vista das janelas em cascata ou em separadores.
Bem-vindo ao Opera 9.5 – Nome de código Kestrel
Se é um utilizador diário deste browser e quer fiabilidade total, pois utiliza-o em operações com maior relevo ao nível da estabilidade, então continue a usar a última versão estável a 9.27, mas caso goste de aventura instale esta nova versão.
Este é sem dúvida o mais rápido browser à face da terra, segundo parece agora está definitivamente na vanguarda. Esta última versão tem um novo motor de renderização, alteração que lhe permite maior performance.
Novas Funções e falhas específicas que foram resolvidas: Ver a totalidade de alterações aqui
Segundo os autores, a versão final mostrará magníficas ferramentas que elevarão o browser a um patamar muito além do que existe na actualidade.
NOTA: Esta versão será instalada em separado de versões anteriores. Se escolher instalar por cima da sua versão existente faça um backup dos plugins e favoritos pois se algo não for devidamente absorvido por esta versão não ficará irremediavelmente perdido.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Opera 9.50 Build 9972 Beta [6.65MB] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Proposta:
Em vez de se tornar ridiculamente notório que cada actualização de um programa significa um copy paste e está a andar, não seria melhor (e mais simples) porem apenas um pequeno texto a dizer que o programa foi actualizado, fazendo-se um texto completamente novo e específico para cada versão importante?
É que ler este post sobre o Opera faz-me um bocado de comichão… Não só estão a dizer exactamente o mesmo há quê? Meio ano? Mas dizem meias verdades e erros. Actualmente não é o mais rápido. É o Safari. Quando o Firefox 3 sair vai ser o mais rápido. Mais leve e mais pequeno também não é, já que há browsers bem mais leves e pequenos, se bem que muito menos poderosos. E o mais completo também não é, já que essa honra cabe ao software da Mozilla, hands down.
A propósito, estou a construir um post para um certo fórum sobre o Firefox, e extensões recomendadas. Acham que será bom mandar o post para ver se se pode postar aqui no pplware? São mais de 70 extensões, mas TODAS elas de muita qualidade e utilidade para qualquer um…
Morbus em relação à rapidez… depende de quem paga o teste, mas ok.
Em relação às actualizações, é um facto que se pode tornar maçudo se quem estiver a ler o faça em todas 😉 mas há muitas gente que chega pela primeira vez, mas compreendo o que diz.
Em relação ao post.. eu aceito claro 😛
Eu fiz os testes eu próprio, em três locais diferentes. Das três vezes o Opera fica em terceiro, duas vezes o Firefox em primeiro e o Safari em primeiro na outra. Isto claro, em JavaScript. E com as betas. O Firefox 2 é muito fraquinho já…
Ah, e assim que tiver o texto pronto mando-to por email.
Boa Morbus, vou ficar então a aguardar poe esse excelente post.
Está faltar umas extensões ao Ópera. Mas eles chegam lá (o Safari é que me parece que não chega a parte nenhuma)
http://www.techcrunch.com/2008/05/06/opera-releases-firebug-alternative-dragonfly/
@Morbus
Tás a esquecer que a Opera não está a desenvolver esta versão mas outra que volta a ser bastante mais rápida que o firefox, mas o safari ainda fica à frente.
@ Nuno José
Os testes que eu efectuei foram feitos com todas as versões de testes. Se estão a desenvolver, ainda não há versões públicas. Não podes dizer que são mais rápidas.
E não, o safari já não fica à frente, nem em javascript, nem em DOM.