PplWare Mobile

Opera 11 alpha – Será o 11 o número do sucesso?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Não sendo eu um perito ou super entendido nesta area mas sim um mero utilizador penso que há aqui uma coisa a salientar. Eu já instalei o opera, tenho-o praqui na ultima versão para o caso de necessidade, sempre o achei um browser avançado e com muito bom aspecto e nunca me tornei um utilizador a fundo provavelmente porque estes meninos não se juntaram à google como aqui à uns anos fez o firefox, e agora uso o chrome por causa de todas as extensões que há, compatibilidade com o meu telemóvel android, etc.
    Eu não sei se a opera está associada a alguma empresa, ou a quem pertence, se é mesmo alguma empresa chamada opera etc, o que sei é que quem não tem nada a ver com a google acaba por passar despercebido ou simplesmente não tem uma cota de mercado significativa.
    vejo isso nas estatisticas (lá está, no analytics) dos meus sites, o opera ocupa lá uma fatiazita

    • alberto says:

      Paulo Ribeiro, o Opera se juntou ao Google sim. Ganha dinheiro da mesma forma, quando você inicia a busca pelo campo do Opera e clica num anúncio.

      • eu sei disso, mas uma coisa é lucrarem com a google como motor de busca, outra coisa é serem da google e numa questao de meses passar a terceiro browser mais usado como aconteceu com o chrome

        • Nuno José says:

          Então é assim, o OPERA foi durante muito tempo um browser pago muito mais avançado que o IE, mas com o aparecimento do gratuito FF, o Opera perdeu um bocado a oportunidade.

          Entretanto tornou-se gratuito mas já o FF tava implantado. O chrome é de ORIGEM da google e foi criado com o objectivo de controlar um browser que fosse quase por si um SO, isto tudo devido à estratégia online da google.

          Quanto ao IE a M$ andou sempre atrás de todos como em quase tudo que faz tirando o seu office (e e), na realidade o IE já devia ter sido banido pelos utilizadores mas infelizmente não foi.

        • Mário Mendes says:

          Engraçado o chrome é um broswer que nunca me cativou, instalei usei e tirei, é um pouco como o Bing de vez em quando uso para tirar a fotos de fundo e depois esqueço.

    • Joe says:

      Por acaso o Opera foi dos primeiros navegadores a juntar-se ao Google, aliás ainda o FF e o IE não tinham a tal caixa para pesquisar, já no Opera tinha o Google como defeito.
      Claro, o Opera nunca teve a sorte de ser publicitado por parte da google (que eu saiba), como foi o FF e então depois com o Chrome a publicidade foi mesmo enorme.

  2. Acho eu says:

    Permite, permite, permite, permite. Um “permite” no inicio chegava. Lendo-se:

    Este browser permite navegar com mestria e elegância na Internet, gerir mail através de um cliente de mail embutido, gerir contactos, conversar online, descarregar ficheiros da Internet com rapidez e segurança, leitura de texto, descarregar ficheiros torrent, agregar feeds, utilização de widgets, extensões e muito…

    O 3º “permite” esta mal escrito e “rapidez” também a não ser que seja parte do novo acordo. (:

  3. Pedro says:

    Este browser é fantastico
    realmente axo que nos proximos tempos nao mudo de browser tao cedo
    visto que com o Opera tudo é excelente.
    Recomendo que experimentem !!!

    • Pedro R. says:

      Neste momento estou a utilizar o Opera e estou a adorar.

      Problemas que tenho encontrado:
      *Consumo de memória, sempre dos 200 MB para cima e se abrirmos muitas páginas então é para esquecer. O Firefox consome muito muito menos.
      *Atalhos são diferentes dos outros browsers e não torna-se dificil habituar-nos.
      *Incompatibilidade com atalhos(ex: google docs, CTRL + S, CRTL + B para colocar negrito abre a barra de lado do opera e mete negrito….)
      *Não dá para carregar com o scroll em cima da aba anterior e na home.

  4. Freitas says:

    Todos os números relacionados com o opera são de sucesso.

  5. joao says:

    è pena que alguns sites, teimosamente, não carregam correctamente p.ex: http://www2.seg-social.pt/default.asp

    • Hugo says:

      Está se referindo ao mal posicionamento do banner em flash?

      É um erro de “programação” da página. O webmaster tentou colocar um banner flash MAIOR que o espaço disponível para seu container div.

      Mais precisamente, bastaria configurar o width do flash para 465 pixels. Pronto, está arrumado.

      Se todos webmasters seguissem standards, não teríamos páginas com problemas.

      • Estás enganado, amigo.
        O Opera não trabalha bem com páginas .asp 😉

        Experimenta configurar um router, acedendo ao ip dele e abrindo a página (que normalmente está em .asp) e verás do que falo. É claro que há algumas que dá na perfeição, mas eu nunca consegui configurar nenhum router com o Opera. Ele nunca gostou de .asp.

        E eu nunca gostei do Opera, nem tão cedo irei gostar!
        Enquanto não se tornar num browser em que eu encontro um addon para uma página ou para algo que preciso, em 1 minuto, para mim é lixo!

        Pior que Opera só mesmo o Internet Explorer.

        Chrome e Firefox…Nada mais!

        Acordem, pessoal! 😉

        MAIS UMA VEZ DIGO E QUASE APOSTO QUE TODOS OS UTILIZADORES DO OPERA NÃO SÃO WEB DEVELOPERS/DESIGNERS, PROGRAMADORES E AFINS…são meros utilizadores/downloaders,…

        É apenas a minha opinião, mas sinceramente gostava que todos vocês, utilizadores do Opera me dissessem quais os defeitos que têm a apontar ao Chrome.

        Se quiserem uma lista dos do Opera, eu faço-a 😉

        • kendimen says:

          Utilizo Opera como browser padrão!

          Dizes tu: “MAIS UMA VEZ DIGO E QUASE APOSTO QUE TODOS OS UTILIZADORES DO OPERA NÃO SÃO WEB DEVELOPERS/DESIGNERS, PROGRAMADORES E AFINS…são meros utilizadores/downloaders,…”
          Se for assim, óptimo, pois há muito mais utilizadores/downloaders que Web developers/Designers, programadores e afins!
          Mas alguém alguma vez te disse o contrário?? Mas um browser não é direccionado principalmente ao utilizador??
          E essa intenção de conflito de gostos e opiniões por comparação com outros browsers é perfeitamentes desnecessária! Cada um gosta do que gosta, certo?
          Cumprimentos!!

          • kendimen says:

            Correcção:
            Onde se lê “te disse” >> “te disseram”

          • Não se trata de gostos…Eu não olho para o Opera e digo: Não gosto! 😉

            Uso, tento realizar o que tenho a realizar e simplesmente ele não me oferece nem metade do que o Chrome e o Firefox me oferecem.

            Sim, realmente há mais utilizadores normais, downloaders, etc do que web designers, etc…
            Mas quando se diz que este é o melhor browser do mundo…wow..por amor de Deus.. Pensem um pouco no que dizem!

            O melhor browser do mundo tem que ser bom a todos os níveis e para todo o tipo de User! 😉

            Tenho dito.

            Cumprimentos.

          • kendimen says:

            Já pensaste em comparar os browsers no sentido “out of the box”? O comum utilizador não instala extras e extensões, à partida! O Opera neste comparativo merece destaque!
            E quando se fala do melhor browser do mundo, depende do contexto e do público alvo 😉
            Pessoalmente, acho impossível escolher o melhor browser do mundo, pelo atrás referido!
            Cumprimentos!

        • Um says:

          Uso o Opera desde a versão 8, primeiro portable depois instalada.

          Qualquer Web Developer que se preze tem de utilizar o Opera, nem que seja para verificar se os sites que cria funcionam correctamente neste browser.

          Tenho 5 browsers instalados, IE, FF, Safari, Chrome, e Opera. Dou por mim a utilizar o Opera 90% do tempo, o Firefox 9% (por causa do Firebug) e os outros apenas para testes.

          Há 3 anos tive de fazer alterações de templates num site em produção de modo a que este cumprisse normas de acessibilidade nível 1, que browser utilizei para testar? Opera …
          Desactivar Flash, Javascript, Imagens.. com um click de rato deu muito jeito.

          Actualmente penso que é o browser mais completo “Out of the box”.

          Se os outros são melhores porque têm mais add ons, não quer dizer que sejam melhores por si mesmos, mas sim pela comunidade que os utiliza e suporta.

        • Pedro says:

          Um defeito no chrome? Bem, assim de repente apenas um: CENSURA páginas não mostrando o seu total conteúdo. POr isso o abandonei. Para mim, Opera reina

  6. a Friend® says:

    Eu acho que este browser só não vinga mais por causa do logotipo, do nome e da cor… lol.. sério, é que tem tudo para ser o melhor, mas talvez seja por isso que não tem a atenção merecida.

    Imagem conta mesmo muito e tem uma enorme influência…

    É que.. numa conversa sempre dizemos.. usas o Safari?
    – O que é uma bussula e vem no Mac?

    Ou usas o Firefox?
    – Qual aquele da raposa??… yah.. e tal.. uso esse mesmo..

    ou o IE no Windows…?
    – Aquele do logotipo azul que diz internet?!.. é esse mesmo que uso… lol…

    … agora Opera… ou se lembram da música ou se for mulher associa à Oprah que dá na Sic Mulher…

    Sério, acho que o Karma deste browser é mesmo o nome e logotipo… se tentarmos associar uma bola vermelha, as pessoas no geral levam para filmes picantes…. é dificil encontar uma referencia para dizer ao pessoal pra usar este browser! (refiro-me aos leigos, claro)

    Os entendidos, somos poucos para fazer um bom share a estre browser, à excepção do mundo mobile que teve uma forte aposta por vir pré-instalado em alguns Windows Mobile e Symbian graças às operadoras.

    Por isso a minha recomendação para este browser.. não mudes de numero.. muda de logo e nome! 😀

      • Freitas says:

        Adorei LOL
        que raio de ideias foram essas tuas oh a Friend®.
        nunca na vida é “assim que funciona” fp.

        • a Friend® says:

          Porque achas que ele não vinga? Qual a tua opinião..?

          Todos os que frequentam o pplware sabem que ele é dos melhores browsers, mas o marketshare continua a ser fraco… achas mesmo que o nome e logo não tem influencia num mercado?

          todos os produtos precisam de:
          a) serem bons ( o opera é.. )
          b) ter uma imagem que cative, um nome que soe bem… para quando é feita a publicidade as pessoas fiquem com esse nome e imagem gravados.

          Parece estupido, eu sei, mas pergunta em qualquer empresa de publicidade e markting.

          • Nuno José says:

            Nunca vingou porque foi pago durante demasiado tempo só por isso, nem tem a estrutura de divulgação da google por detrás.

          • a Friend® says:

            @Nuno José

            Não é desculpa.. porque repara ele já não é pago aos anos e depois disso surgiram outros browsers que já o apanharam practicamente em share…

            A falha deste browser, para mim, mais plausível é a fraca publicidade em torno dele.. fraco investimento..e tenho sérias dúvidas que ele durará muito mais tempo (estilo mais de 5 anos adiante).. este browser um dia ainda terá o fim do netscape, que foi outro grande browser e morreu da noite para o dia…e na altura os browsers eram poucos.. não havia a rivalidade acesa que há nos dias de hoje.

          • kekes says:

            @a Friend a algum tempo atras o Opera era lento e tinha bastantes incompatibilidades, isto de ser bom, rapido, etc é uma coisa da versão 10. O facto de não ter extensões penalizou-o muito agora acho que sim vai vingar mais um bocado… Anyway, isso do nome… Achas Apple um bom nome? Eu acho formidavel, não é por ser um producto do dia a dia que vai ser penalizado antes pelo contrario, o mesmo se passa com o Opera. Agora que lhe falta publicidade sim tens toda razão, mas agora com estas coisa tem sido feita 🙂

          • cartoon says:

            Concordo a 120% com o a Friend! A imagem pode (re)lançar um produto ou acabar com ele. Vejam o caso flagrante do Pingo Doce com as suas novas cores preto e verde… Foi um sucesso! Antes disso, o Pingo Doce era conhecido sem dúvida, mas não atraia o olhar, nem vendia tanto.

          • cartoon says:

            Um exemplo ainda melhor de como o nome e imagem contam. Lembram-se da marca Golstar? Pois se calhar não, nem fazem a mínima ideia sequer do que vendia. Mudou de nome para LG e está tudo dito!

            Um caso de mudança de nome que considero ter sido um enorme erro, foi o da BASF para EMTEC. Ainda me lembro do tempo em que ter uma cassette BASF ( e TDK), era quase um luxo. Que prestígio tem hoje a EMTEC? Quantas pessoas a associam à falecida marca?

          • a Friend® says:

            @cartoon

            Agora sim já me sinto mais em casa.. tava complicado! 😀

            Esse exemplo da LG é dos melhores mesmo. Foi um refresh que em tempo record a fez ser das marcas mais conceituadas dos dias de hoje…

            E quem sabe que ela era a antiga Goldstar?… pois… se calhar a grande maioria nem sabe o que é a Goldstar ou nunca ouviu falar sequer.. 😉

            BASF.. é verdade.. muito VHS ainda tenho dessa marca.. lol.. só me falta é o video para as poder ler.. isto se ainda funcionarem!! 😀

    • -_-' says:

      Rapaz: -_-‘
      A sério, por causa do logo e da cor… -_-‘

    • Pedro R. says:

      Se calhar é mesmo verdade! Eu uso e gosto, mas os meus colegas dizem sempre que é o logo da Vodafone!

      • a Friend® says:

        Realmente o botão “menu” então dá mesmo uns ares ao logo da Vodafone… 🙂

        Este browser e o Firefox agora estão praticamente iguais e a tendencia irá ser do pessoal usar sempre o Firefox (como eu).

        Há mesmo estudos sobre isso.. da influência do nome das marcas, logotipos, etc…isso mexe com o subconsciente das pessoas e por vezes influência as escolhas.

        Quantas e quantas vezes, por ex.. a procurar aplicações (na Appstore ou Market) o pessoal não dá atenção a bons programas porque o logo não cativa e quando vamos a ver, esse programa (ou jogo) até é bastante bom…

        • -_-' says:

          Sim, há estudos sobre isso.
          Agora dizer que o Opera não é mais popular por causa do nome e/ou cor… Really? -_-‘

          • a Friend® says:

            E porque não? É assim tão invulgar esse tipo de situações acontecer?

            Vai uma aposta que se o Opera muda-se de logotipo, nome.. fizesse uma nova publicidade de cara lavada, mantendo todo o motor potente que tem….não iria ter um crescimento brutalmente elevado da noite para o dia?

            O Firefox aconteceu isso! Eles andaram nas primeiras versões meio “xoxos” que até a página principal deles era da Mozilla… depois fizeram uma aposta na imagem.. começaram a publicitar o Firefox, com logotipo renovado e melhorado, criaram uma página mais chamativa e fizeram uma campanha com o objectivo de obter um numero de downloads num dia, para anunciar esse novo Firefox e até bateram o record de downloads….

            Pequenos detalhes que fazem muita diferença…

            Este browser é bom… é dos melhores mesmo e é o que tem o share mais fraco… eu aposto com quem quiser que a influencia dele ser fraco está relacionado ao markting porque a nível técnico não há rigorosamente nada (de grave) a apontar a este browser…

            É rapido, é leve.. Acid3..HTML5.. tudo a funcionar bem… o que mais precisa? Chamar a atenção! É obvio.

            Se um logotipo e nome não fossem importante as marcas não gastariam milhões por ano a obter os melhores resultados e até mesmo registar logotipos para não sofrer plágio.

            Tens a Optimus.. que tinha o logo azul e um boomerang como imagem de marca… mudou para a bola laranja (lava), apostou nessa nova imagem e campanha, teve um crescimento abismal…no entanto, a marca é a mesma e os serviços idem aspas.

          • a Friend® says:

            Lembrei-me agora, nem precisamos ir tão longe.

            https://pplware.sapo.pt/informacao/microsoft-renova-imagem-de-marca/

            Embora fosse uma noticia posteriormente desmentida pela Microsoft (o que pode ter sido um teste da própria marca para ver a aceitação) basta ver tanto no pplware como noutros sites internacionais o efeito negativo que só a alegada mudança de logotipo fez…

            Portanto, não percebo sinceramente qual o espanto de acharem que aquilo que disse (embora em tom de brincadeira) achar que é assim tão descabido…

  7. Callavero says:

    O meu favorito à muito tempo e sem extensões!! Agora ainda vai ficar melhor 😉 aconselho.

  8. zp says:

    É impressão minha ou este opera é igualzinho ao firefox 4?! Já parecem as parecerias existentes no mundo automóvel…só muda o carimbo!…

    • Leandro Pereira says:

      Não, é mesmo parecido ao 10.6 ou versões anteriores que tenho aqui instalado há muito quando ainda ninguém imaginava como seria o FF4.

    • a Friend® says:

      Esse é precisamente um dos pontos que tentei explicar e fui mal interpretado.

      Ele por acaso foi o primeiro a ter este look… quem imitou foi o Firefox.. mas como é mais conhecido, fica a ideia que o Opera é que imitou! 🙂

      offtopic:

      Para quem tiver saudades do velhinho netscape:
      http://browser.netscape.com/releases

      Há quem se esforce para manter a todo custo esse lenda viva… o suporte não é oficial mas ainda roda… e sendo um antepassado do Firefox, tem certa compatibiidade até nas extensões (segundo dizem..)

      • kekes says:

        Por acaso o NetScape tem uma historia MUITO engraçada no seu auge 😀 não houve uns tempos que se baseou no Firefox?

        No outro dia vi um documentario sobre os seus criadores e financiadores e quando lhes perguntavam setinha sido um falhanço… “nahhhhh, deu milhoes de $$$ de lucro… Quando deixou de dar fechamos xD”

  9. Fleming says:

    Estou apaixonado pelo Opera e só o estou a usar há 10 minutos…

  10. wyldkat says:

    Colocar o Opera 11 Alpha em Português:

    > Copiar este (http://files.myopera.com/wyldkat/Opera/Geral/pt.lng) ficheiro para a pasta da linguagem PT (por uma questão de coerência, assim quando a Opera lançar a linguagem em PT completa ele substitui automaticamente) que fica em C:\Program Files\Opera\locale\pt (criar se necessário);
    > Ir a Menu > Settins > Preferences (Ctrl + F12);
    > Em baixo onde diz Language clicar em Details…;
    > Em User Interface Language fazer Choose…;
    > Apontar para o ficheiro que fizeram download no passo nº 1;
    > Em Preferred languages for webpages verificar se está em [pt] e clicar em Ok;
    > Profit.

  11. Nuno J. says:

    Tenho saudades de usar o oOpera…
    Usei-o muito (versão 7) porque em 2 ou 3 passos conseguia torná-lo portable. Depois apareceu o Firefox Portable, a possibilidade de usar extensões e mudei.
    Actualmente sou “refém” das extensões do Firefox. Se estas passarem a existir no Opera, talvez regresse.
    Quanto ao Chrome, não sei por quê, mas nunca me convenceu.

  12. Paulo Heleno says:

    Apenas não o utilizo devido à falta de compatibilidade com alguns sites. No Blogger e no WordPress, por exemplo, não faz quebra de linha automática.De resto, o browser é mesmo muito bom em termos de funcionalidade.

    PH.

  13. ApacheDraco says:

    É o meu browser por defeito, pelo menos à 3, 4 anos. Mas para editar no moodle ainda tenho que recorrer ao velhinho Explore. Pode ser que com esta versão já não seja necessário, mas tenho dúvidas.

  14. Flacco says:

    Sempre gostei do Opera, só não o considero o browser de eleição porque tem falhas que eu não percebo. Certos sites não abrem, incompatíveis (???), empanca, não carrega alguns conteudos flash, enfim…De resto, tem tudo.

  15. Pedro says:

    As estatisticas subiram de 2,2% para 22% :D:D:D
    Opera o melhor browser do mundo “PERIOD” 😀

  16. kendimen says:

    Parece que a única novidade serão as extensões, pois tudo o resto referido no artigo já existe na versão actual!! E muito bem! Sou utilizador Opera há anos e a única coisa que precisei de acrescentar foi o dicionário português, ao corrector ortográfico! De resto, existem já funcionalidades que a maioria dos leitores do PPLWARE que aqui comenta, desconhecerão!
    Bom artigo!

  17. João Dias says:

    Epá, não estou com paciência para ler os comentários todos.
    Alguém já fez um teste ACID3 ao Opera 11 Alpha?
    E no html5test.com quanto é que ele dá?

  18. Pinto da Costa says:

    O FF é uma desgraça.
    O Opera metade das pag não abre e qd abre já eu tirei dois cafés e comi um bolo.
    O Chrome é tão absurdo que nem sequer comento.
    Falam mal…mas o que ainda se mexe em condições é o IE.

    • kekes says:

      Nunca me ri tanto nos ultimos tempos 😀 mas quê o Opera tambem tira cafes e finos agora? Deve ser por isso que demora muito… Sobrecarregas o CPU xD

      Neps serio, é uma questão de perferencias mas tirando o FF creio que todos sejam melhores que o IE pelo menos na versão 8, a 9 coloca-os a par.

  19. Allan Robs says:

    Pra mim o melhor.

  20. Alberto says:

    Tai um browser que eu não consigo me acostumar por mais que tente usar desde o primeiro!
    A falta de compatibilidade dele em algumas páginas é irritante, num mundo onde tudo está na web eu não gsoto de aplicativos instalados em PC ou mesmo junto ao navegador.
    Hoje em dia prefiro meu Chrome que desde que ganhou extensões abandonei de vez o IE e o Firefox.
    No meu mundo que necessita de um browser simples e ágil não acho o Opera um concorrente. Uso ele no celular e até mesmo lá acho um terror de tanto que trava.

  21. Nuno Pais says:

    Por causa do logo, da cor, Pingo Doce?
    Ninguém utiliza porque foi lento e as extensões eram uma trampa.

    As pessoas preferem a Audi ao Fiat por causa do nome! Vê-se aqui com cada um!!!

  22. ajcaf says:

    Prefiro o meu Chrome

  23. Gil Azevedo says:

    O OPERA é o browser mais completo que conheço. Uso no desktop e no meu android.

    Sinceramente, será que os add-ons são assim tão importantes para o utilizador báscio? Na minha opinião, não.

    Para o comum dos mortais navegadores da internet, um browser, com leitor de mail, gestor de torrents, gestor transferências, chega perfeitamente.

    E o OPERA TURBO que ninguém fala … é pá, para mim até é a melhor feature deste browser. No desktop, e se tiverem uma boa ligação, até pode não fazer muito sentido (mesmo assim uso), mas no android tem todo o interesse.

    Este browser só não tem mais utilizadores, porque não tem uma Microsoft ou uma Google a divulgar/promover/financiar.

    Mas se formos a ver, até prefiro assim.
    Ao menos, quem está a desenvolver este browser, não tem a loucura dos cifrões na cabeça.
    Eles são os maiores. E são eles que fazem com que os browsers evoluam para melhor.

  24. wolfytuga says:

    Olá!

    Já saiu a versão 11, compilação 1156 que substitui a versão 10 do Opera por meio de upgrade!

    Cumps!

  25. Aphex Twin says:

    Sou um utilizador do OPERA á vários anos e não o troco por nenhum browser inferior (IE, FF, Chrome… etc, etc).
    O OPERA é sem duvida o melhor em termos de segurança funcionalidade e agora com as extenções, fico um pouco com o pé atrás. Aliás, creio que estas extensões vão ser um problema no futuro, visto que irão tornar o browser mais lento, mas isto é só a minha opinião.
    De qualquer forma, devo salientar que esta nova versão é sem duvida um excelente upgrade, visto que se o OPERA já era mais rápido que a concorrência, agora então é mesmo para arrasar.
    Para quem nunca usou o OPERA, recomendo vivamente o seu uso.
    Ao principio pode ser um pouco estranho, mas assim que começamos a usar, não queremos mais nada com os outros browsers.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.