OpenOffice.org 3.0.1 RC1
O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.
Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.
Licença: LGPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: OpenOffice.org 3.0.1 RC1 [128.02MB] Download [linux]: OpenOffice.org 3.0.1 RC1 [148.69MB] Download [mac]: OpenOffice.org 3.0.1 RC1 [162.5MB] Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
Estou a gostar muito do 3, acho é que a canonical já o deveria ter disponibilizado nem que fosse nos backports… tive de lhe meter o repositório do launchpad.
Utilizo e recomendo a quem me pergunta o que utilizar 🙂
Depois de umas afinações nas opções a nível de memória fica tão bom (ou melhor) como o M$ Office a nível de performance 🙂
@Miguel Pedruco
Nunca mexi em nada, mas explica aí ao pessoal o que fazer 🙂
Nunca me queixei da performance, sempre abriu bem e rápido (o 3, porque o 2.4 estava a ficar lentinho)
Caros amigos!
Tendo em conta que utilizei todas as versões do ms office, posso dizer-lhe que a ultima versão do Open Office está simplesmente EXCELENTE!
O ms office 2007 tem bugs incomportáveis… tais como… erro ao fazer Ctrl C e Ctrl V… devia copiar…. há alturas que apagas linhas… outras vezes que abre janlas que não tem nada a ver…
Outro bug… Ctrl + Page UP ou Down… para saltarmos entre folhas… há alturas que simplesmente não faz nada!!!!
No final do ano passado convenci a entidade patronal que o openoffice é tão bom… na minha opinião melhor que o software a pagantes!!! O pessoal rendeu-se às evidências com a utilização!!!
Aconselho vivamente a utilização do mesmo! Abre todos os formatos do MS Office
Abraços
Acho que é importante referir uma coisa, e até no seguimento do que o anjodefogo disse.
O OpenOffice abre “tudo e mais alguma coisa”, ao contrário do MS Office, que só abre os formatos dele.
Ou seja, basicamente pagam por um programa que “não sabe” abrir mais do que meia dúzia de tipos de ficheiro, enquanto que podem ter um gratuito melhor e que para além de abrir os que o MS Office cria, os que o StarOffice cria e os que ele próprio cria (standard, que todos deveriam abrir), abre também mais algumas coisas que por aí andam.
Não falando na liberdade do opensource (que para alguns não interessa, se bem que para mim é o mais importante), pensem assim:
OpenOffice – É rápido, gratuito, faz tudo o que precisam.
MS Office – É lento, caro (ou ilegal quando não pagam por ele), tem coisas a mais que não precisam, de certeza absoluta.
Experimentem, não custa nada (mesmo!) e vão ver que vão preferir.
Já utilizo à algum tempo e só tenho a dizer maravilhas. Onde costumo ‘empancar’ mais é em algumas formatações exigidas em relatórios académicos onde as primeiras páginas têm de ter um tipo de numeração e as seguintes outro, e coisas do género. Mas nada que o google não ajude.
@Miguel Pedruco
Fico à espera das dicas
Abraços
Este RC1 saiu antes do dia de natal, ou seja foi um presentinho para quem gosta muito do OOo, como eu.
Uso e abuso, como se custuma dizer, desde o desde a versão 1, e sempre tive muita esperança que um dia o OOo desse cartas no sector das suites de produtividade e parece que não me enganei muito.
Costumo dizer que 90% dos utilizadores alem de não saberem utilizar mais de 10% do que as aplicações oferecem, tambem não necessitam na sua grande maioria de muito mais.
A grande maioria usa as suites de produtividade para o chamado “bater à maquina” cartas e documentos de texto, mas é possivel fazer muito mais.
Gosto do MSOffice mas a verdade é que me apaixonei pelo OOo e acreditem já tivfe de recorrer ao OOo para resolver problemas em ficheiros criados no MSO.
Quanto ao MSO2007, acho que este sim foi uma diarreia mental dos developers da MS, para mim o ultimo MSOffice que realmente gostei foi o MS Office Xp, já o 2003 foi o baixar das calças.
Aguardêmos ansiosamente pelo OOo 3.1 Final, que pelo que já tive oportunidades de testar na versão DEV vai sair mesmo muito bom, não deixem de experimentar, e se possivel ADOPTEM.
Cumprimentos e um Bom Ano 2009
JyKa
Já agora para quem gosta de ter uma versão cheia de extras não deixem de dar uma vista de olhos na versão “tunnig” do OOo cheia de templates, cliparts, samples, fonts e com suporte VBA.
OxygenOffice Professional – Office Suite
http://sourceforge.net/projects/ooop/
Acelerar o arranque e funcionamento do OOo
1) Na barra do OpenOffice clique em Ferramentas > Opções
2) Na parte esquerda da janela clique em Memória e configure os valores:
Numero de passos: 30
Utilizar para openoffice.org: 128
Memoria por objecto: 20,0
Numero de objectos: 20
Carregar Openoffice.org ao iniciar o sistema: Activar
3) Na parte esquerda da janela clique em Java e configure:
Utilizar um Java Runtime Environment: Desactivar
4) Guardar definições e encerrar o OOo
5) Reiniciar o Windows/Linux/OSx
6) Inicie novamente o OpenOffice e desfrute da rapidez.
Por acaso na versão 3 já não sinto grande necessidade de mudar estes parâmetros. Ainda assim aumento sempre :
Utilizar para openoffice.org:
Memoria por objecto:
e desligo o java
atenção que activar no arranque vai fazer o arranque mais lento um bocadinho 🙂
Realmente já punham o 3 nos repositórios do Ubuntu… não sei porque demoram tanto..
@ JyKa
“a verdade é que me apaixonei pelo OOo e acreditem já tivfe de recorrer ao OOo para resolver problemas em ficheiros criados no MSO.”
SUBSCREVO INTEIRAMENTE O QUE ESTE SENHOR DISSE!!!
VIVA O OPEN SOURCE!!! VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIVA!!!!
Esta versão é apenas em ingles é que no site ( http://pt.openoffice.org/) da versão PT está a versão 3.0. corrijam-me se estou enganado.
JyKa eu actualizei no ubuntu o OOo do 2.4 para o 3.0 e na parte da memória não aparece a opção de carregar o OOo ao iniciar o sistema. Sabes onde está?
@CientistaMaluco
Diz qualquer coisa de iniciar o quicksys no systray, é isso 🙂
Não activei isso porque nem sempre que ligo o pc uso o openoffice, logo não me compensa perder esse tempo no arranque.
@Balanta
Language Pack PT-pt para OOo 3.0.1_RC1
ftp://neacm.fe.up.pt/pub/openoffice/extended/3.0.1rc1/OOo_3.0.1rc1_20081219_Win32Intel_langpack_pt.exe
“Bruno Bernardino diz:
7 de Janeiro de 2009 às 12:36 pm
@CientistaMaluco
Diz qualquer coisa de iniciar o quicksys no systray, é isso ”
Acho que não é quicksys mas sim quickstart
@JyKa
Falei de cabeça, por isso não tenho a certeza, mas faz mais sentido ser quickstart.
Aqui tem uma explicação de como fazer para utilizar um corretor ortográfico no openoffice já com as novas regras ortográficas:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL944341-6174,00-SAIBA+COMO+INSTALAR+UM+CORRETOR+ORTOGRAFICO+ADAPTADO+A+NOVA+LINGUA.html
Nada mais simples é descarregar a extenção e dois cliques para instalar.
European Portuguese spelling and hyphenation dictionaries and thesaurus.
http://extensions.services.openoffice.org/download/1530
Para um leque alargado de extenções nada melhor que consultar:
http://extensions.services.openoffice.org/project
Olá pessoal.
É possível encontrar algum documento que explique como utilizar o base e conseguir dar fuções aos butões que adicionamos (por exemplo para abrir um novo formulário num previamente existente). E já agora onde o encontrar.
PS:
Tentando explicar o que pretendo (e porque sou mesmo leigo), fiz uma ficha para identificar daiabéticos (dados) e nessa mesma ficha quero criar um botão para abrir uma nova onde cada vez que entregamos fitas para medicação da diabetes possamos indicar o dia e a quantidade de material entregue e para depois ao final do mes contabilizarmos o total de material entregue.
Agradecia se alguém me pudesse dar alguma ajuda.
Um abraço 😉
Erretas:
fuções = funções; butões = botões; daiabéticos = diabéticos; medicação = medição;
Peço desculpa pelos erros 😉
Viva!
O que mais me fascina no Office 2007 são os gráficos (3D e outros) e as suas opções de edição.
No OpenOffice também temos esta capacidade?
Cptos
A única coisa que mete o Open Office atrás do Word é a qualidade do dicionário de português. O do Word é muito melhor – versão 2003 -, imagino a do Office 2007. Tirando isso, o Open Office não fica atrás de nada. Agora no dicionário, sim, fica atrás, e bastante.
Para quem lida com trabalhos académicos, teses, e afins, é que vê a diferença de qualidade entre um e outro. Mas tem que se dar um ‘desconto’, afinal de contas, Open Office é grátis, e entre algo grátis e pago, melhor o grátis, claramente.
O dicionário do Word também funciona no OOo
Morbus,
Ai é? Como? De qualquer Word? ‘How to’?
olá. não posso deixar de me manifestar sobre este assunto.
No inicio trabalhei com os dois com algum receio.
Agora peço desculpa pela desconfiança.
O OOo como lhe chamam é apenas o máximo.
Se tivesse de o pagar em vez do MSO pagava-o. Não lhe fica a dever nada aqui no escritório.è de louvar quem cria estas coisas….
Eficazes, grátis e competentes.
Claro que há pequenas arestas a limar mas vejam quantos milhões pagamos no colectivo para o MSO chegar apenas onde chegou.
Já trabalho com a versão 3.o há algum tempo no Ubunto 8.10, já está nos repositórios em pt.
Para melhorar o dicionário todos podemos colaborar… Existe uma versão muito completa mas para o novo acordo ortográfico, mas ainda não estou psicologicamente preparado para tal e retirei.
@alex
“(…)Mas tem que se dar um ‘desconto’, afinal de contas, Open Office é grátis, e entre algo grátis e pago, melhor o grátis, claramente.”
Permite-me estar contra a frase descrita.
A qualidade do OOo nada tem a ver com a sua condição de gratuito!
A qualidade do OOo, para quem tem experiencia no seu uso, é comprovada pelo seu desempenho e eficacia.
Comparar MSO com OOo só pela condição de “gratuito” é um erro colossal.
Até porque ainda para muitos o MSO ainda é “gratuito”!
E o OOo tambem tem a sua versão comercial o StarOffice, cujo se baseia no OOo e não o contrario.
Inversamente ao que a maioria das empresas fazem, disponibilizam versões gratuitas baseadas nas suas versões pagas.
Em qualquer produto quer seja software, automoveis, hi-fi’s, etc, sempre encontraremos diferenças, pros e contras, que não tornam no seu todo um produto melhor ou pior.
O dicionario no conjunto total de uma suite de produtividade valerá para aí na minha opinião, claro, 1%.
Alem disso na versão 3 do OOo teve um grande acrescimo de qualidade.
Experimentar pra ver!
Já colocaram o dicionário na versão PT? Gosto de soluções integradas e não de caçar plugins para coisas que quando estou a fazer download penso que já lá estão.
Já agora, por favor melhorem os filtros automáticos no Calc. por exemplo para permitir filtrar por todas as células vazias, e já agora o atalhozinho dos filtros na barra de ferramentas também ajudava a malta.
Quando comecei a utilizar o openoffice este sequer tinha uma versão considerada 1.0 e minha maquina rodava windows 95, hoje o openoffice esta na sua versão 3.0.1 e já faz alguns anos que sequer utilizo o windows para nada, pois sou advogado e trabalho apenas com internet e texto, com isso rodo em casa e no escritório ubuntu 8.10, com o repositório ppa para openoffice 3 que sempre tem disponível a ultima versão, e estou livre a muito anos de determinadas pragas que disseminavam meus arquivos ao passar certo período de tempo e não estou obrigado a ter despesas com hardware apenas porque o so exige um hardware monstruoso como por exemplo o vista.