OpenOffice.org 3.0.1 – Final
O OpenOffice.org é uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.
Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.
Licença: LGPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: OpenOffice.org 3.0.1 Final [128.02MB] Download [linux]: OpenOffice.org 3.0.1 Final [148.68MB] Download [mac]: OpenOffice.org 3.0.1 Final [162.5MB] Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
Tenho que testar esta nova versão para ver se já é mais compatível com ficheiros Office. Se for, dou já o salto 😀
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Os links para Windows e Mac não estão a funcionar….
E isto bomba com documentos *.DOCX ou *.PPTX por exemplo?
@dc
sim, é compativel com os formatos office OpenXML
E a versão PT_pt, quando aparece?
Uso o OOo direto da pendrive.
@ José Gaspar
Para ter esta versão em Português de Portugal (enquanto não sai a versão final em Português), basta instalar o ficheiro de linguagem.
Aqui fica o link para o(s) interessado(s):
ftp://neacm.fe.up.pt/pub/openoffice/extended/3.0.1rc2/OOo_3.0.1rc2_20090116_Win32Intel_langpack_pt.exe
Em relação a este FABOLOSO programa… só posso dizer que a cada versão está melhor! Para quem não quer andar da ilegalidade… é uma solução que não fica nada a trás do Office da Microsoft
Abraços
Alto lá! Então isto já papa os ficheiros do Office 2007? :O
Ai caramba! Isso é altamente!
E recursos? Como é que vai isto?
(Estou a ver que vai já direitinho para o Pentium3 da minha irmã!)
Só continuo a não perceber porque é que o pessoal do Pplware insiste em links internacionais quando temos vários mirrors nacionais do OpenOffice…
Eu sei que somos o único país no mundo com separação de tráfego de internet nacional/inter e que isso é uma aberração, mas já que ainda não nos conseguimos rebelar contra isso (aliás rebelar não faz parte do modo de ser dos portugueses, infelizmente), então que utilizemos os bons recursos que temos…
No Núcleo Estudantil da Association for Computing Machinery
http://neacm.fe.up.pt/pub/openoffice/stable/
No Técnico (ainda não está a 3.0.1 mas amanhã já está de certeza…)
http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/
Bons downloads (descargas?) nacionais!
E já tem dicionário para o novo acordo ortográfico ?
Vocês não se lembram mas aqui há uns tempos houve uma série de comentários indignadíssimos de que facto se tinha que escrever obrigatoriamente fato.
A Priberam lançou um conversor no link abaixo. Experiementem converter o seguinte texto:
É um facto que muitos vêem se o que lêem está correcto.
http://www.flip.pt/FLiPOnline/ConversorparaoAcordoOrtogr%C3%A1fico/tabid/566/Default.aspx
(Surpresa, hem ?)
boa isto sim é assunto
@aver, já!
http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/12/acordo-ortogrfico-no-teu-openofficeorg.html
Pedro Lino
Não sabia. E não é que a primeiríssima questão comentada no post de que puseste o link era a palavra “facto” passar obrigatoriamente a ser escrita “fato” em português ??!!
Pois não passa. Pode continuar a escrever-se facto 😀
Eu sei disso. Obrigado na mesma. O link era sobre a existência de um módulo para o OpenOffice. Já agora se o puderes testar e comentar, a comunidade agradece 😉
… mais um aspecto, que reparei depois. Se for como diz no post referido pelo Pedro Lino o “acordo ortográfico” disponível para OpenOffice é só para PT-BR.
– Em PT-BR não há “facto” (há fato), nem antes, nem depoios do acordo.
– Em PT-PT há “facto (diferente de fato), antes e depois do acordo.
Como o acordo só passa a ser obrigatório em 2012 … até lá o OpenOffice já deve ter acordo para PT-PT que, mesmo assim continuará a ser diferente do PT-BR.
E lembrem-se os portugueses, que se sentem prejudicados pelo acordo, que os brasileiros choram a perda do trema do pingüim, que passou a pinguim 😉