OnlyOffice, a alternativa ao Office da Microsoft agora com colaboração na cloud
Nunca as funcionalidades colaborativas foram tão importantes como agora, pelo menos para quem está em teletrabalho. As alternativas disponíveis dão margem para que possamos escolher a solução da nossa preferência, e o OnlyOffice é um sério candidato a essa escolha.
Conheça um pouco mais desta solução open-source, onde pode aproveitar a oferta que está a decorrer.
O OnlyOffice é uma plataforma open-source distribuída com a licença AGPLv3, com todo o código disponível assim no GitHub. Inclui diversas ferramentas, como gestão documental, gestão de projetos, CRM, cliente de email, calendário e ainda edição de documentos online. Tem total compatibilidade com os formatos do Microsoft Office (docx, xlsx e pptx) e, além disso, o seu editor online oferece ferramentas colaborativas, permitindo co-edição em tempo real, comentários, revisão e chat interno.
É um facto que o Office da Microsoft é a suite de produtividade mais completa disponível, mas também é verdade que a maioria dos utilizadores não precisa das funcionalidades exclusivas do Microsoft Office. Além disso, a suite da Microsoft não é barata e no mercado são várias as alternativas de qualidade gratuitas.
O OnlyOffice destaca-se pela sua interface em tudo semelhante ao Office da Microsoft (Ribbon), que nos familiariza assim que o experimentamos. Recentemente, foi lançada a versão 5.5 que inclui algumas novidades bastante interessantes.
As novidades da mais recente versão OnlyOffice 5.5
Na nova versão 5.5, o OnlyOffice ganhou novos recursos corporativos. As equipas que lidam com várias revisões do mesmo documento podem agora monitorizar e seguir facilmente as alterações, utilizando a nova opção Comparação de Documentos, localizada no menu Colaboração.
Mesmo que o documento original e o revisto sejam, aparentemente, iguais, qualquer alteração mínima será mostrada com as marcas de revisão. Além disso, as duas versões dos documentos podem ser facilmente fundidas numa só.
Além disso, na versão 5.5, é possível a criação de formulários a serem preenchidos digitalmente. Sejam contratos ou questionários, estão disponíveis novas opções que permitem, além da adição de texto, adicionar também imagens, caixas de combinação, datas, listas suspensas e caixas de seleção.
Com a nova versão, os utilizadores poderão preparar os seus documentos para publicação, adicionando assim margens espelho útil para encadernações. Além disso, é ainda possível estruturar imagens, formas, tabelas e equações, adicionando legendas diferenciadas.
Quanto às folhas de cálculo, o trabalho agora tornou-se mais confortável. Assim, é agora possível definir regras personalizadas para classificação de dados e recalcular facilmente fórmulas em todo o "livro de cálculo" ou apenas numa folha. A impressão também se tornou mais simples, agora com a opção Ajustar ao tamanho que faz o ajuste da folha de cálculo para a página de impressão.
No editor de apresentações, agora é possível trabalhar com slides mais rapidamente. Assim, agora os utilizadores podem adicionar objetos, como imagens, tabelas e gráficos, ao espaço reservado e redefinir instantaneamente o aspeto do slide.
Trabalho colaborativo agora gratuito durante 180 dias
Retomando o assunto do início do artigo, sim, o teletrabalho está a pôr à prova as ferramentas de trabalho remoto e colaborativo. Nesse sentido, o OnlyOffice decidiu reunir esforços e ajudar empresas a concretizar o seu trabalho, com os seus funcionários a trabalhar a partir de casa.
Assim, para facilitar todo o processo, a OnlyOffice tem atualmente uma oferta para utilização gratuita do serviço Cloud do OnlyOffice, por um período de 180 dias (6 meses).
Dessa forma, a oferta permite que usufrua de todas as ferramentas Office na Cloud, com alojamento seguro e confiável, permitindo até 50 utilizadores ativos no portal corporativo. Além disso, é ainda possível o acesso a um número ilimitado de convidados, e é disponibilizado um espaço de armazenamento de 20 GB.
No que diz respeito a escolas e organizações sem fins lucrativos, o OnlyOffice Cloud Service é gratuito.
OnlyOffice Cloud Service - Trial 180 dias
Editores gratuitos para desktop e mobile
Paralelamente ao serviço Cloud, o OnlyOffice disponibiliza software Office de utilização completamente gratuita.
Nesse sentido, pode contar com o OnlyOffice para os sistemas operativos Windows, Linux, MacOS. Os sistemas operativos móveis também não foram esquecidos, com apps disponíveis gratuitamente para Android e iOS.
Este artigo tem mais de um ano
Eh pá,parece ser mesmo bom. 🙂
Daqui a pouco, vem os críticos criticar um software cujo o objetivo é ser uma alternativa.
E ainda bem que existem alternativas, pois são elas que fazem o mercado mexer. A concorrência se esforçar mais para o produto ser melhor produzido, gerido e melhorado.
Sempre é melhor que nada, pode não fazer igual ao Office, pode não ter a qualidade que o Office tem, mas certamente serve como alternativa a quem não pode pagar por uma licença empresarial ou pessoal (e sim sei que há a venda no Ebay mais barato etc)
Mas nem todos sabem disso, logo é uma boa alternativa. Antes de criticar é experimentar, e experimentar não é um par de horas, e sim dias de forma a podermos ter um amplo ponto de vista crítico.
Há anos que espero uma alternativa ao OneNote e que seja multiplataforma… 🙁
Efectivamente. E um dos críticos sou eu, não pelas possibilidades do software que constitui uma alternativa válida ao Microsoft Office, isto mesmo o acesso à cloud sendo pago, mas sim porque já experimentei no Android (há versões para vários sistemas operativos, o que é bom) e mesmo com um processador que no ano passado era considerado dos mais rápidos, a execução do software é extremamente lenta. No Windows não vou para já experimentar, pois já tenho o Libre Office, que para a maior parte do que faço chega.
E acho bem que se lancem alternativas de vários programadores no mercado, sejam elas gratuitas ou pagas, porque a supremacia da Microsoft, mesmo tendo uma suite de grande qualidade, torna-se enjoativa.
Só que há uma situação que, por questões comerciais, nunca será resolvida, pelo menos de forma legal e por muitos softwares que existam e venham a existir, que é a relacionada com o código utilizado para as macros do Excel e do Word. Só por causa disso muita gente por imperativos profissionais é obrigada a comprar uma licença.
Mais uma alternativa a testar, sendo que já vi que há também versão para Android. Mas o que me daria mesmo jeito seria uma solução de software deste tipo que permitisse executar as macros do Microsoft Excel para não ter de ficar preso a uma solução de software pago por causa de alguns ficheiros de trabalho.
Já reparaste que isto também é pago?
Sim, o serviço “cloud” é pago, e não é propriamente barato após os três meses de “oferta”. Mas penso que se pode usar gratuitamente se se prescindir do serviço de “cloud”.
De qualquer forma entretanto testei no Android, e mesmo com um SD 855 (do ano passado) a aplicação é estupidamente lenta. Até o Andropen Office consegue ser mais rápido, e é bem mais completo.
Este podes usar gratuitamente, mas é muito espartano. É mais uma alternativa ao GDocs que ao Microsoft Office.
Se estás há procura de algo gratuito que execute Macros tens o WPS Office (para Windows/Linux/Mac/Android).
O LibreOffice também é bom embora a versão BASIC do Calc tenha ligeiras diferenças para o BASIC do Excel por isso terias que adaptar macros que já tenhas feito. MAS podes escrever macros em Python para o Calc. 🙂
Se precisares do equivalente para Android instala o Collabora Office. A Collabora é uma empresa que providencia uma versão paga do LibreOffice com suporte técnico e que emprega muitos developers que trabalham no LibreOffice. O Collabora Office no Android é gratuito, baseado no LO e funciona bem.
Contudo, o LibreOffice Calc tem algumas limitações comparado com Excel ou alternativas da Softmaker Office e WPS Office. Não tem tabelas semelhantes ás do Excel (tem tabelas pivot, não tem é as outras). Não tem o comando Remove Duplicates.
Mas alguém ainda usa macros?
Eu não tou para aí virado. Tenho o windows 365 home, pago mensalmente à Microsoft e posso te-lo em 5 máquinas, com cloud para cada um dos utilizadores. Fica barato por € 120,00 por ano.