PplWare Mobile

O seu computador não suporta arranque por dispositivos USB?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. AirCrack says:

    Desconhecia esta ferramenta até apresentarem o “Multiboot”.
    É um CD indispensável!

  2. maurycio says:

    Excelente! Próximo passo: Ler ficheiros ISO directamente das Pens evitando usar programas externos para evitar criar pens com boot. Assim poderíamos ter várias imagens ISO numa pen, e com a opção de escolha de qual o ISO que pretendemos usar.

  3. Mandrake says:

    Excelente Solução.
    Mto útil.

    Agradeço a dica.

  4. t@ndre says:

    ideia engraçada no que respeita a solução

  5. Alexsandro says:

    Não conhecia, realmente dá muito jeito…

    Valeu pela dica.

  6. João Gomes says:

    Muito bom este artigo! Não fazia ideia desta possibilidade e já me tinha deparado com esta lacuna no meu laptop velhinho.
    Mas agora tenho 1 problema ainda maior: Instalei o Ubuntu 10.04 através do Windows, fiz reboot e qual não é o meu espanto – Deixei de poder aceder à drive de DVD. Ela nem aparece disponível na BIOS, mas “responde” quando introduzo um disco…

    Alguma ideia?
    Obrigado!

  7. Suicide-Squad says:

    De facto pode vir a dar muito geito, maaaaaas…
    E aqueles PCs que têm a drive de CDs avariada e não conseguimos boot pelo CD nem pela disquete (caso exista ainda)?
    Isso sim é um pau de 2 picos… aí só boot com PXE.

    Já tive em mãos um portátil com drive de CDs avariada, não suportava boot pelas portas USB e drive de disquetes nao tinha. Ou arrancava por PXE, ou então tinha que sacar o disco fora, e meter numa caixa externa para aí trabalhar nele à mão… foi o que tive que acabar por fazer. Foi chato, mas resolveu-se.

    De qualquer maneira, para conseguir fazer boot via USB, esta solução que apresentam é muito interessante. Mais uma vez, bom trabalho! 🙂

    • KSales says:

      Estou com um portátil nessa situação, se me pudesses explicar com PXE funciona, agradecia! 🙂 já fiz o mesmo que fizes-te, tirar o disco… para o por a funcionar mas agora queria experimentar como ele se dá com o linux mas sem arriscar a abri-lo mais uma vez…

  8. A.Miguel says:

    Obrigado por tocarem neste tema, o qual achei bastante útil…
    eu tenho uma motherboard ECS P35T-A, mas ela não me aceita qualquer dispositivo USB para boot, por exemplo, tenho uma pen de 1GB, dá na boa, uso uma EMTEC de 8GB e já não dá nada… tenho aqui um ISO do Ubuntu Ultimate 2.6, gostava imenso de experimentar, será que alguém me podia ajudar?

    um grande obrigado desde já!

    ps. usei o Unetbootin e o Linux Live USB Creator sem sucesso 🙁

  9. José Fonseca says:

    Que ideia interessante! Poderá ser muito útil, de facto!

  10. Kaxu says:

    Olhem, ainda vos digo mais, o que eu gostava mesmo mesmo, é que houvesse uma ferramenta tal como tá na figura, isso é que era!

    🙂

  11. JoseM says:

    Andava mesmo à procura disto 🙂

  12. lmx says:

    boas..
    antes de mais parabéns pela escolha desta ferramenta tão útil, para quem nao tem boot por usb, que também é o meu caso numa das minhas maquinas.
    nessa maquina tenho um boot que da para fazer mas parece que terá de ser por drive de disquetes usb, tendo em conta que por pen já tentei e ele lê , lê, lê a pen e acaba por não arrancar.
    será que só da para arrancar por pens pequenas, ou será que só da por disquetes?
    Em tempos tive um contacto muito rápido na net com uma ferramenta que simulava uma drive de disquetes para portas usb, e que seria talvez uma solução a este arranque por cd,alguém tem conhecimento de algo do genero, para usb?cumprimentos e mais uma vezg, grande trabalho que tem vindo a ser feito aqui.

    cmps

  13. Júlio Souza says:

    Gostei! Poderá ser útil para mim no futuro.

  14. noturnomt says:

    desconhecia esta ferramenta sera essencial em meu pendriver

  15. Simões says:

    Nem sabem o tempo que eu perdi na net à procura de algo do género.
    Bem me parecia que isto era possível, ou seja, carregar os drivers usb e só depois escolher qual a origem do boot.
    Agora a pergunta, porque é que esta não é uma das opções do grub, isto é, ter no disco do pc este gestor de arranque ou o seu principio e escolher qual a drive a arrancar. Assim desaparece o cd-rom. . .

  16. lmx says:

    boas é possivel sim

    cmps

  17. jpng81 says:

    Funciona 5 estrelas, é uma boa solução para máquinas com bios pré-históricas.

  18. Explosivo says:

    Tenho um cancrozinho bem antigo cá em casa, que tem o win 98, e queria reutilizá-lo instalado uma distro de linux ou até quem sabe tenta um win xp lite para meter aquilo a funcionar.. o problema é que o boot não arranca pelo CD, apenas por disquete… Já tentei por USB também mas sem sucesso… Alguma ideia?

  19. Dave says:

    muito util!!!

  20. kendimen says:

    Muito interessante! Vou experimentar 🙂

  21. Valter says:

    Também há como instalar o Windows 7 pelo pen drive usando este disco de boot quando o PC em questão não oferece possibilidade de boot direto pelo pen drive?

  22. julio cesar says:

    querido to querendo fazer este procedimento so que o meu windows foi pro beleleu ai nao to conseguindo fazer isso ja tenho a iso do xp no pen drive so nao sei como criar seus procedimentos meu windows ta todo comrropido me arrumem uma solucao

  23. luis says:

    Serio?… Qual e a logica desse programas?… Se o pc ja tem um drive de cd/dvd porque nao fazer logo o boot pelo cd. É parvo tar a criar um cd para depois fazer um boot por usb.

  24. Ailton says:

    Muito bom….no meu caso, como eu já tinha montado o instalador do windows 7 em um pendrive e como o PC não dava boot por ele, foi uma ótima saída.
    Quando a dar boot via CD/DVD, não sei porque, mas o infeliz não concluía a instalação, sempre dava tela azul e mensagem de erro.

  25. daniel says:

    como fazer isso no magalhaes 1???

  26. daniel says:

    cmo meter no magalhaes 1???

  27. Daniel says:

    Como meter no magalhaes 1?

  28. rose says:

    Instalei sem querer num pc e quero remover ficou na pagina inicial o ploplinux como remover-lo dá uma mensagem que o arquivo tá em system preciso tirar de lá não é meu pc obrigada

  29. Danny says:

    ”Gravar a imagem num CD usando por exemplo o CDBurnerXP”
    mas é em formato digital, correto?

  30. Pedro Afonso says:

    Boas ….alguém poderia colocar novo link da app?! É que o que está aqui não funciona!

    Cumps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.