PplWare Mobile

Novo Opera 49: O browser que merece ser instalado no seu PC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jaugusto says:

    Brutal, já usei no debian e fiquei surpreendido com a leveza e rapidez.

  2. jedi says:

    the best browser 😉

  3. Adriano Souza says:

    Olá PPlware. Utilizei o opera a bastante tempo, mas depois da venda para os chineses, deixei de utilizá-lo, pois ao pesquisar sobre o mesmo verifiquei que alguns MVP da Microsoft informaram que quem entende de segurança não instala produtos chineses. Tem fundamento este tipo de discurso?

    • André says:

      Não se pode generalizar, não é?…

    • AlexAlex says:

      Não ponho minha mão no fogo, mas até a ultima vez que ví, o Opera continua a ser integralmente desenvolvido na Noruega. Assim, penso que a grande porta para os Chineses dentro do Opera seja o VPN integrado, que eles podem facilmente utilizar na saída para monitorar o tráfego.

      Em todo caso, penso extamente igual em matéria de segurança quanto aos produtos da Microsoft…

      • Hugo Freitas says:

        Agora os chineses são os papões… e os Americanos? Sempre se usou SW americano e nunca houve receios do quer que fosse. A partir do momento que se usa código fechado, estamos à mercê de quem fez esse código, independentemente da nacionalidade. E quando falo de SW começa logo no firmware da board (BIOS/UEFI) e acaba no OS e SW instalados.

  4. Bruno says:

    É pena não ter tradução de páginas nativo como o Chrome tem…

  5. Vitor says:

    É só no meu PC que mesmo com “autorização” não abre sites em flash…pede sucessivas instalações da última versão do Flash que já está instalado!!

    • Vasco says:

      Também notei isso. No meu os vídeos reproduzem normalmente, sem problemas, mas em alguns sites aparece uma mensagem a dizer “instalar o flash para melhorar a qualidade da reprodução”. Simplesmente ignorei a mensagem e correu tudo sem problema.

    • José says:

      A mim acontece-me o mesmo (pelo menos nas versões anteriores). Acho que é a única coisa que vou apontando a este browser, de resto tenho usado com bastante frequência. (Não é o meu browser principal, esse continua a ser o chrome).

    • André Silva says:

      Instalei hoje de manhã e deu o mesmo problema

    • Belmiro says:

      Ainda bem, a ver se o flash morre de vez

      • Vitor says:

        O Flash só pode se morrer e ser “enterrado” de uma vez quando todos os sites que acessamos mudarem eles mesmo o protocolo…e a maioria ainda só funciona com Flash!
        Por isso mesmo um browser que lhe faça um “bloqueio” total…está “condenado” a ser residual!!

  6. Vasco says:

    Mudei recentemente do Chrome e Mozilla pra Opera.
    É muito melhor que os outros. O chrome era muito um pouco lento. O mozilla era MUITO LENTO. Eu uso o browser sobretudo pra YOUTUBE e NETFLIX e no Mozilla drenava a bateria do PC muito rápido.
    O opera é muito muito mais rápido e consome menos RAM e não puxa nada pela bateria. Até agora é o melhor. Só notei a falta de adblock e popupblock, porque não tem extenções. Acho que aceita as extenções do chrome, mas não consegui instalar. Faz falta o adblock porque vejo series no watchseries.to (tipo netflix ilegal) e sem adblock tem mais do que demasiada publicidade a atrapalhar.
    Recomendo o Opera a 100%, se a pessoa consegue viver sem addons. Vou instalar esse nova versão, que pelos vistos dá essa capacidade e deve ficar perfeito.

  7. Lagaffe says:

    Como diz o Miguel Costa, ele tem Adblocker. Tornou-se o meu navegador principal há muito, tanto no computador, como no telemóvel.

  8. rodrigojds says:

    Utilizo Opera desde 2005/2006..naquela altura nem existia Chrome 😛
    Sempre gostei do Opera e ainda utilizo hoje em dia.

  9. AncientGameplays says:

    Sem dúvida um browser excelente. Uso diariamente. Estas novas opções incluidas são qualquer coisa de bom mesmo. As definições rápidas são sem dúvida uma coisa que faltava. Sem contar com a contínua leveza e rapidez de navegação.

    Já agora, quem gostar de testes de hardware e gaming, que passe pelo meu canal de Youtube, eu agradeço xD

  10. Fernando says:

    Curiosamente com o update passou para – 50.0.2762.4 (PGO).
    Continuo a ser fã do Opera apesar de ser o meu 2º browser.

  11. Jaime says:

    Sou só eu, ou com esta versão (49) deixei de ter vpn?

  12. Jaime says:

    Esqueçam… Ao fim de meia hora, ligou.

  13. Samuel P says:

    só eu que tive problemas a importar favoritos para o Opera ???
    Diz que importou …. nada aparece

  14. Zé_Pombo says:

    Boas,
    E que tal o Chromium? A maioria dos browsers hoje em dia usa de base o Chromium, quer seja o opera, como o chrome, entre outros, portanto, há alguma razão em especial para não usar logo o Chromium?

    • André says:

      Chrome is based on Chromium, but Google adds a number of proprietary, closed-source bits to their Chrome browser that Chromium lacks. Specifically, Google takes Chromium and then adds the following:

      AAC, H.264, and MP3 Support. Chrome includes licensed codecs for these proprietary media formats, giving you acess to a wider variety of media content—particularly sites using HTML5 video to stream H.264 videos. Both browsers include the basic, free codecs: Opus, Theora, Vorbis, VP8, VP9, and WAV.
      RELATED ARTICLE
      Using Firefox on Linux? Your Flash Player is Old and Outdated!
      Adobe Flash (PPAPI). Chrome includes a sandboxed Pepper API (PPAPI) Flash plug-in that Google automatically updates along with Chrome. This is the only way to get the most modern version of Flash on Linux. Even on Windows and Mac, you’re better off with the sandboxed PPAPI Flash plugin from Chrome rather than the older NPAPI Flash plug-in available from Adobe’s website. (You can actually get a Pepper Flash plug-in from Chrome and then install it and use it in Chromium, if you like.)
      Google Update. Windows and Mac users of Chrome get an extra background app that automatically keeps Chrome up-to-date. Linux users use their standard software management tools.
      Extension Restrictions. For Chrome, Google disables extensions that are not hosted in the Chrome Web Store.
      Crash and Error Reporting. User of Chrome can opt to send statistics on crashes and errors to Google for analysis.
      Security Sandbox (?). Google also notes that some Linux distributions may disable Chromium’s security sandbox, so you’ll want to navigate to about:sandbox in Chromium to ensure the sandbox is enabled and functioning by default. This is one of Chromium (and Chrome’s) best features.

  15. Zé_pombo says:

    Boas,
    Eu sei o que a Google diz que difere do browser deles do Chromium, mas a parte que eles não dizem no mesmo contexto é que por já trazer alguns extras incluídos, tem a contrapartida de também monitorizar que o utilizador faz. O Chromium é Open source, o chrome não é, e isso tb entra na equação. O facto de algumas distribuições alterarem a configuração da sandbox ou outro tipo de segurança no Chromium, isso é difícil de responder, porque não se pode falar de todas, por exemplo, a distribuição nixOS não altera nada.
    Mas mesmo que por defeito a distribuição alterar as configurações de segurança, tb configurar a gosto não é difícil, uma pesquisa de 1 minuto no Google e está lá tudo bem explicado.
    Em relação aos codecs, os que já vêm por defeito chegam para muito (todos os sites de vídeos conhecidos), fora o flash dos sites dos jogos da bola, ou aqueles sites de jogos, e mais uns específicos para música. No meu caso não achei necessário nada de mais, mas isso posso ser eu que sou pouco exigente.
    De resto, também se tinha esse problema ao instalar o Firefox, e é instalar os codecs próprios ao propósito e fica tudo 5 estrelas…
    E de realçar que a treta da Google vender a opção do browser deles com o medo da segurança, e com uns codecs a mais, mas de eles não garantirem que o browser não envia quaisquer dados para os servidores, aliás, como eles afirmam, “but Google adds a number of proprietary, closed-source bits to their Chrome browser that Chromium lacks.” que é como quem diz, a parte da vigilância não pode ser Open source, aguentem lá mas tem de ser, e tomem lá uns codecs para ficarem felizes…

    • AlexAlex says:

      Praticamente todos os browsers baseados no Chromium call home (Google). Essa coisa está tão integrada no codigo, em várias partes, que é um trabalho enorme para remover/modificar.

      Penso que a melhor opção nesse sentido (privacidade), dentro das que conheço, seja o Iridium. Porém, mesmo assim, ainda não é perfeito nesse sentido.

  16. Lincoln NAscimento says:

    Já utilizei muito o Opera e um bom navegador, porém depois que conheci o Yandex Browser GOSTEI, uso apenas yandex agora!!

  17. Douglas Ferreira says:

    Já venho usando há algum tempo no macOS.

    Ainda mantenho o Chrome instalado por conta de alguns plugins (Keep, Hoxx VPN, flash). Mas meu acesso aos sites tem sido divididos entre Safari e Opera.

  18. Biomass says:

    Uso o opera desde a versão 8. Adorei, foi o meu browser principal até ter evoluido para um simples fork do chromium, que acho ridiculo e muito user friendly. Gostava do lado ”power user” das antigas versões. Uma verdadeira estupidez na minhha opinião. Os criadores da Opera deixaram o projeto e accompagnei.

    Uso agora o verdadeiro Opera que tem o nome de Vivaldi. Esse sim é o verdadeiro Opera que devia ter sido. Pena ainda ser baseado no chromium…

    Enfim.

    • Zé_pombo says:

      Boas,
      Em que sentido é que o Chromium não é para power users? Ele é user friendly na medida que um browser é por definição um simples “terminal burro”, não é suposto ser mais do que isso, apesar do exagero que os “adereços” que podem ser acrescentados… Eu acho que há quem queira fazer do browser o seu sistema operativo…
      Na minha opinião, power user será aquele que usa o browser como ferramenta de trabalho, e nesse aspecto, o Chromium, assim como o Firefox, preenchem esse requisito, ambos têm a parte do developer tools…

      • Biomass says:

        Olà,

        Por “power user” queria referir me às funções integradas avançadas para uma utilisação intesiva do browser. Quando ainda era baseado no motor Presto, o Opera incluia un cliente torrent eficaz, un cliente mail, widgets, opera turbo, … Funçoes que muitos concirrentes nunca fizeram.

  19. thomas says:

    no opera tem tradutor automatico igual no chrome?

  20. thomas says:

    no opera tem tradutor automatico igual no chrome ?
    ou alguma extensao que traduza automatico uma pagina

  21. daylight says:

    Boa tarde
    Gostava de saber se o Opera bloqueia/esconde/muda o meu IP?
    É que estou bloqueado de aceder a um site (português) por identificação do meu IP e assim usaria o Opera apenas para aceder a esse determinado site. Conseguirei?
    Obrigado pela ajuda. 🙂

  22. Nobre Luso says:

    Vou desistir de instalar o Opera, que sempre usei a par dos mais conhecidos (Google Chrome, Firefox, Edge – que detesto porque não tem a funcionalidade de “arrastar” as URLS para o ambiente de trabalho, para assim se criarem “atalhos” e guardar em pastas específicas) e o Vivaldi.
    Actualmente, quando clico no ficheiro .exe de instalação, aparece sempre a janela do Opera com um X vermelho e a mensagem “Falhou a instalação do Opera”. – “Tentar novamente”.
    Mas depois é a pescadinha com o rabo a boca: volta tudo ao início e não instala!

    Utilizo sempre o site oficial do Opera.
    Há forma de ultrapassar este problema?
    (Não é da minha Internet – VODAFONE – com velocidade 200 MB download e 100 MB upload.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.