PplWare Mobile

NetBeans 6.5 RC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro Pinto says:

    Pois é sempre uma decisão complicada: Netbeans ou Eclise.

    Ambos são free, o Netbeans é da SUN e após instalado traz mais objectos que o eclipse, mas o Eclipse é mais leve…..

    A escolha é dificil 🙂

  2. J.C says:

    O NetBeans é no meu entender um editor mais maduro do que o Eclipse. São ambas excelentes ferramentas. Tenho pena de não as ver a evoluir ainda mais e suportar mais linguagens. Uma das maiores dificuldades que vejo no Linux é ter um IDE de desenvolvimento ao nível do que estamos habituados no windows.

    Eu por exemplo gostaria de ter um editor para MONO a sério no Linux…

    PS: Uma sugestão para os editores: falem das versões Express Edition do VS2008. Já as podem ir buscar aqui:

    http://www.microsoft.com/express/

    Sim são da Microsoft… “mas” sim… são gratuitas 🙂

  3. Eu para desenvolvimento Web uso o BlueFish no Ubuntu.

    Open Source Rocks!!!

  4. Eu uso o Quanta Plus e o MonoDevelop.

    Vou experimentar o NetBeans e esse bluefish

  5. Hugo Paixão says:

    Já usei ambos, e há muito que me rendi ao NetBeans.

  6. TMP says:

    Uma dúvida.
    De momento utilizo o c# express da microsoft para programar (c# claro).
    Gostaria de saber se com este software posso programar da mesma maneira. Tipo, tem na mesma interface grafico (configuraçao das forms) ? e’ mais complicado de utilizar?
    Digam coisas..

    Obrigado.

  7. Filipe Lourenço says:

    O netbeans tem simplesmente o melhor editor de código que alguma vez experimentei. O do Visual Studio 2008 está bomsinho, mas não chega aos calcanhares do NB. Isso do Matisse é que espero que venha melhorar muito a edição de GUIs porque na versão 6, apesar de já ser aceitável, ainda ocorriam muitas manhas, especialmente com posicionamentos de items num painel.

  8. J.C says:

    Filipe Lourenço : Fiquei curioso. Quais são as funcionalidades do netbeans que te fazem dizer que é muito melhor que o VS? Trabalhas com os dois? Podes enumerar aí umas coisas? É que eu ja experimentei os dois mas trabalho diariamente com o VS e em termos de código… considero o VS.NET a ferramenta mais produtiva com que alguma vez trabalhei. Em 15 anos. Daí a curiosidade 🙂

  9. Pedro Silva says:

    Também trabalho com os dois (NetBeans e VS C# Express) e acho os dois bastante equivalentes, a nível do código. o NetBeans tem uma coisa porreira que é fazer highlight da variável que está seleccionada, em todo o código.. isso está porreiro. Também preenche automaticamente os argumentos das funções, consoante o tipo destes, mas como é claro, acerta poucas vezes… De resto parecem-me bastante parecidos.

    A nível de edição de GUI, o NetBeans tem vindo a evoluir bastante, mas melhor que o VS não conheço. Então agora o WPF Editor está bastante “à frente” !

    cumps

  10. Filipe Lourenço says:

    JC, trabalho com os 2, NB há 5 anos e VS há 3. Por exemplo, no NB tens um histórico de onde o cursor esteve, e contas com botões de avançar e retroceder como no browser, para código extenso dá imenso jeito. 🙂 Outra coisa, é a melhor auto-indentação, os atalhos de teclado são melhores, isso que o Pedro Silva referiu de fazer highlight no item em que tens o cursor em cima é excelente para ter logo a noção de todas as ocorrências desse item. Assim de repente são coisas que marcam a diferença 🙂

  11. João Campos says:

    Eu uso eclipse mas depois destes comentários (obrigado já agora) vou experimentar o NetBeans.

  12. J.C says:

    Filipe : Eu nao tenho muita experiencia no NB mas o VS uso desde a versao 2002. Por isso vou falar apenas do que eu gosto no VS 🙂

    Eu uso apenas os BOOKMARKS para navegar por partes do código que me intreressa. Essa funcionalidade do historico parece interessante sem duvida. Não a conhecia.

    Em relação à autoidentação nao percebi. O código foi-me sempre identado na perfeição. Alias nem me preocupo com isso.

    Uma coisa que gosto bastante desde a versão 2005 é os code snippets que me permitem escrever código com uma produtividade fora do normal. E também ferramentas como o refactor que me permite fazer operações de extract method por exemplo, que me ajudam a organizar o código tipo esparguete de uma forma extremamente fácil. Ok mas isto é um addon 🙂

    Gosto tambem do ambiente integrado. As facilidades drag & drop do server explorer… o designer da Entity Framework (com algumas “features chatas mas poupa muito tempo de desenvolvimento) ou Linq 2 Sql, o novo designer de html com a possibilidade de fazer split, e a capacidade de lidar com herança de vários niveis no designer asp.net por exemplo. Muito cool.

    E a ideia de fazer databind com um simples drag&drop tb é altamente.

    Depois temos as funcionalidades do compilador. Quando estou a escrever código o editor está-me logo a avisar se uma variavel que declaro está a ser usada ou não no código, se um objecto é inicializado antes de ser usado, para evitar null exceptions, e está-me constantemente a avisar de possiveis violações das boas práticas na escrita do código. E eu posso definir as minhas regras para isso tb.

    O Debug então está simplesmente fantastico.

    Não sei se é de estar habituado ao VS mas penso eu de que em termos de produtividade, que é o mais importante para as empresas, está um pouco a frente da “concorrência”.

  13. Porfirio says:

    J.C:
    Refactoring? O netbeans tem isso desde a verção 5 é altamente, pões o cursor numa variavel, e como mais pessoal referiu, ele faz highlight de todas as vezes que é usada e um simples ctrl+r e renomeias a variavel inline
    E muitos mais refactor’s existem.

    “Depois temos as funcionalidades do compilador. Quando estou a escrever código o editor está-me logo a avisar se uma variavel que declaro está a ser usada ou não no código, se um objecto é inicializado antes de ser usado, para evitar null exceptions, e está-me constantemente a avisar de possiveis violações das boas práticas na escrita do código. E eu posso definir as minhas regras para isso tb.”
    Sim também tem, e é realmente interessante.

    Drag and drop de tabelas de base de dados funciona quer para uma form em swing (matisse), uma tabela feita em Visual Server Faces, ou um simples php file, neste caso gera o php para aceder á tabela!

    Concordo com quem disse que o Netbeans é um editor á frente do VS, o 2008 confesso que ainda não testei!

  14. J.C says:

    Porfirio: Embora não duvide que na tua opinião o NB seja melhor que o VS.NET (tudo depende da experiencia pessoald e cada um obviamente) no NB só ha uma coisa que me afasta dele logo a partida. Java 🙂 Eu sou mais .NET. 😛

    O NB é sem duvida um produto muito interessanten e vou ficar de olho.

    Alguém sabe se está previsto vir a suportar o Mono? Com designer de win e web forms? Isso sim é que era altamente!

    Cheers

  15. Filipe Lourenço says:

    Ah, ainda outra coisa. Antes de criares um método, escreves a sua chamada num contexto qualquer tipo “String s = fazCoisa(int n);”. No NB, aparece uma luzinha de lado que te cria logo o método com o cabeçalho, valores de entrada e de saída 🙂 É extremamente útil. Em geral é mais agradável programar em ambiente NB do que VS. Não desgosto do VS, mas o NB 6 habituou-nos mal (BOM!!) 😀

  16. E ai ! estou iniciando a mexer no netbeans, se alguem tiver uma apostila boa, que possa me recomendar……valeu

  17. Ilo Meneses says:

    Se você quer produtividade, facilidade, a resposta e a IDE da microsoft, o VS2008 e 2010. Se você não tem condição de pagar use o netbeans mesmo. Linguagem pra mim não é religião, programo em qualquer uma. No meu caso a produtividade paga o preço de usar o VS2008, ainda mais pelos novos recursos do c#. Java é uma grande linguagem, ruby tb é muito bom apesar de ser um pouco pessada, e php eu programei por 7 anos e não tenho nada a reclamar. O netbeans tem uma interface otima, e você consegue os mesmos resultados que o Vs2008, so que demora mais tempo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.