MP3 Quality Modifier 2.4 – altere o bitrate das suas músicas MP3
Hoje em dia, são cada vez mais as nossas canções preferidas que queremos ter sempre a tocar no nosso leitor MP3 ou até mesmo no disco rígido externo ou do PC. Torna-se fundamental poupar espaço em disco e, acima de tudo, racionalizar e optimizar o espaço de forma coerente e eficaz, mantendo cada vez mais conteúdos com a máxima qualidade possível, ocupando o mínimo possível.
A dica que segue denomina-se MP3 Quality Modifier, cuja função específica consiste em alterar o bitrate das suas músicas de MP3, de forma sustentável, mantendo toda a qualidade das suas canções preferidas mas diminuindo o seu tamanho…
A qualidade de um ficheiro MP3, é determinada pelo seu bitrate (Bit rate). Isto quer dizer que o bitrate representa a quantidade de informação guardada por unidade de tempo durante uma gravação digital. Como o som original pode ser digitalizado com frequência diferentes e com compressão diferente, origina maior ou menor bitrate, dependendo claro do fim a que se destina o som: (mais bit rate = mais qualidade = mais tamanho) e o tamanho (menos bit rate = menos qualidade = menos tamanho).
Existem valores de bitrate fixos, padronizados para áudio MP3:
- 32 kbps — Qualidade AM.
- 96 kbps — Qualidade FM.
- 128–160 kbps — Qualidade Standard.
- 192 kbps — Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). Está a tornar-se o novo standard para música MP3.
- 224–320 kbps — Qualidade aproximada à de CD.
Segundo estes valores, a ideia é usar o MP3 Quality Modifier para diminuir de forma dinâmica o bitrate diminuindo consequentemente o tamanho do ficheiro. Claro que a qualidade estará a diminuir, mas até valores de bitrate de 192 kbps apenas os ouvidos mais profissionais conseguem notar a diferença em relação a um CD.
Agora é clicar em cima no botão Start Process e esperar uns segundos pelo ficheiro transformado e pelo resultado esperado.
Como é óbvio, se o ficheiro tiver já um bitrate reduzido, quando mais o reduzir abaixo dos valores que falamos, irá notar "grão" no som, uma espécie de ruído nas altas frequências. Ruído esse que começa a deturpar a boa condição audiófila.
Este processo pode ser repetido até que esteja satisfeito com os valores por si propostos. A aplicação é portátil o que a pode transportar na sua penUSB para qualquer computador.
Para todos os efeitos, o próprio programa traz consigo um pequeno e rápido tutorial escrito que poderá ser visto logo no arranque do programa.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7/8 Download: MP3 Quality Modifier 2.4 | Via KeroDonwload [702.03 KB] Homepage: Kevin Schneider
Este artigo tem mais de um ano
O que vai acontecer: o ignorante pega neste programa e aumenta o bitrate. Os ficheiros ficam maiores, o bitrate passa a ser uma mentira e a qualidade ainda piora. lol
Estava mesmo a pensar nisso 😛 hahaha
Não percebi porquê alguém haveria de fazer isso. Se ouve mp3 parte-se do principio que sabe avaliar a qualidade em bitrate, além de que o programa lista que qualidade tem o mp3 antes de executar qualquer operação.
E quem não sabe veja o tutorial.
Testei agora funciona muito bem, dá-me jeito para o meu leitor de MP3 que só tem 2GB
é muito bom saber isso, afinal não é só coisas negativas 😉
No meu leitor de 2GB também me dava jeito para comprimir audiobooks, que nem precisam de stereo.
Não vale mexer no que já está comprimido!!! No mínimo 192kbps!!!
192Kbps e VBR, pena que haja mp3 que se passam com VBR
Boa noite ZP? Sou leigo, dessa forma peço algumas orientações! Gosto de escutar músicas no som de casa e não em computadores ou smartphones então tento baixar músicas em 320kbps, quando consigo…rs e gravar em um CD/DVD, tenho um aparelho de 850 watts RMS enfim vamos para as orientações, por favor.
1ª Esse programa caso eu baixa músicas com 128kbps, posso passar para 320kbps? Caso eu possa realmente a qualidade vai melhorar?
2ª Você tem algum conselho para que eu possa baixar músicas com qualidades reais? Obrigado.
fiz download duma compilação com o bitrate medio de 250kbs e já andava a adiar a procura dum programa para o baixar para metade, uma vez que pretendo gravar a compilação num CD.
Já está a trabalhar e está a reduzir cada ficheiro para metade. Não me faz muita diferença porque o meu ouvido não é esquisito
Obrigado!
Já agora, Offtopic: Como evitar que o Google Chrome não envie Referrers? Já coloquei no atalho –no-referrers, mas não funciona sempre, nem com variadas extensões.
aLGUMA ideia?