MouseClick – Dê descanso a si e ao seu rato
No nosso dia-a-dia de utilização do computar usamos o rato vezes sem conta e "andamos" com ele dezenas de quilómetros. Foi uma das melhores ferramentas que inventaram para interagirmos com os diferentes sistemas operativos. Mas ao fim de uma utilização mais intensiva começamos a sentir cansaço nos pulsos de estar repetidamente a clicar nos seus botões. Por forma a aliviar este esforço repetitivo, foi criada uma ferramenta, o MouseClick.
Esta pequena ferramenta portátil consegue simular os botões do rato, evitando que os utilizadores estejam a repetir sucessivamente os cliques que precisam.
A sua interface de utilização é extremamente minimalista e comporta apenas seis pequenos botões. Quatro deles estão atribuídos a funções dos botões do rato e os restantes dois servem para activar a ferramenta e aceder às configurações do MouseClick.
A sua utilização é extremamente simples, basta que escolham o botão que pretendem simular e activem a ferramenta no botão S. As funções disponíveis são as seguintes:
- Botão esquerdo do rato (L)
- Botão direito do rato (R)
- Duplo clique (DC)
- Arrastar inteligente - Smart Drag - (SD)
Depois deste processo podem começar a navegar com o vosso rato. Sempre que o pararem, o MouseClick vai aplicar a função escolhida. Naturalmente que esta ferramenta requer alguma habituação, mas podem sempre parar o vosso rato em cima de uma zona não clicável pois não acontecerá nada.
Se pretenderem, e porque não devem estar sempre a invocar a interface da ferramenta, podem usar as teclas de atalho definíveis. Com elas podem activar ou desactivar o MouseClick ou alterar a função do rato que pretendem que esteja activa.
Estas teclas de atalho são definíveis na zona de configuração. Ai definem então as teclas associadas às funções do MouseClick. As restantes definições estão associadas à apresentação da interface do MouseClick (transparência, presença na barra de tarefas e sobreposição às demais janelas) e ao tempo de resposta após a paragem do rato.
O programador que desenvolveu esta ferramenta fê-lo com o propósito de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (em Inglês RSI), o que começa a ser uma praga que ataca a maioria dos informáticos.
O MouseClick é uma ferramenta extremamente interessante do ponto de vista do utilizador intensivo do rato pois permite poupar os movimentos repetitivos executados a clicar nos botões do rato. Ainda para mais porque está disponível para os 3 principais sistemas operativos do mercado (Windows, Linux e Mac).
Testem e vão com certeza sentir-se um pouco mais aliviados.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: MouseClick 2.0 (Windows) [256.13KB]
Download: MouseClick 1.0 (Linux) [368.47KB]
Download: MouseClick 0.3 Beta (Mac) [168.26KB]
Homepage: MouseClick
Este artigo tem mais de um ano
comecem por usar tapete de rato com almofada para o pulso… Notam logo uma grande diferença…
infelizmente ainda há muito parolo que acha aquilo amaricado…o povo tuga em certas situações atinge um nível de estupidez que mete dó…enfim
desde que uso não quero outra coisa.
“infelizmente ainda há muito parolo que acha aquilo amaricado…o povo tuga em certas situações atinge um nível de estupidez que mete dó…enfim”
!?
Mas o que é que tu conheces sobre os hábitos de utilização do rato dos “parolos povo tuga” para teceres essas afirmações? Baseado nalgum estudo? Sondagem? Publicação? E é só o “parolo povo tuga” que tem esses maus hábitos ou há também noutros países? Como sabes? Foi algum estudo feito a nível mundial que te deu essas conclusões?
O “parolo povo tuga” que tu conheces são pessoas como tu, que não sabem falar, não sabem escrever, não sabem do que que falam, opinam sobre tudo, e por muito estranho que possa parecer, existem em todo o mundo.
já cá faltava o outro tipo de parolo, o esperto.
meu amigo, se para ti para se formar uma opinião se tem de elaborar inquéritos e estudos tenho pena, porque não deves ter opinião para quase nada. O que sei é do que me rodeia, do que vejo no dia-a-dia, vi na universidade, vejo em locais de trabalho, para mim chega. Não preciso de publicações para saber o que a casa gasta. Mas já que achas que sim, faz um estudo e envia para a Time ou assim, depois mostra a ver se me enganei.
Depois quem és tu para dizer que não sei falar? Já me ouviste? Como podes tecer tal comentário se nunca me viste? Em que estudo de baseias? Opinião de outro? Quem?
Não sei escrever porquê já agora? Em que difere o meu discurso do teu para saber menos que tu?
Falo do que vejo, sabendo mais ou menos, se não falar é que não aprendo, e tenho direito à minha opinião, se não convives bem com ela problema teu, não leias.
está tudo dito
então? não há nenhum estudo sobre o meu comentário para poderes sobre ele? deve ser isso
Há certas conclusões que parecem ter saído de um estudo estapafúrdio á boca das urnas. Não concordo em nada com o que diz o Frigo, não por saber de tem ou não razão mas porque parte de um prossuposto errado baseado apenas num cenário pessoal.
Eu não uso tapete ou almofada mas uso um rato ergonómico e trabalho numa posição correcta, o repete e a almofada são acessórios que são utilizados por quem se sente confortável com eles, nada tem a ver com parolice.
Somos tugas
…. somos tugas, não somos os melhores em tudo, mas somos dos mais curiosos, interessados e ávidos pela tecnologia, neste mundo tão pequeno.
Somos dos povos onde qualquer criança domina o inglês ou francês, temos a inata capacidade do “desenrascanso” que aliado á nossa inteligência, nos torna num povo único e de topo.
Somos hospitaleiros e em qualquer parte do mundo encontramos a nossa cultura.
Agora… Não somos perfeitos. É aborrecido mas temos parasitas no nosso “intestino financeiro, político e social” á parte disso somos os melhores.
Com recursos financeiros de países tidos como mais desenvolvidos, faríamos muito mais como no passado demonstramos.
Abraço a todos e viva os tugas e viva o nosso pplware 😉
O parolo armando em esperto a chamar de parolo esperto ao cientificamente correcto.
Pior o Tugazinho parolo a chamar de tuga parolos ao português normal. Porquê, nos outros países é diferente? Se há coisa neste país é a falta de cuidado com o que se diz.
Engraçado que são inúmeros os estudos que desaconselharam esses tapetes pois resolvem um problema mas criam outro. O que se deve fazer é o mesmo que fazem os pianistas, esticar as mãos e rodar os pulsos frequentemente.
como já respondi a outros, o parolo era para quem manda bocas foleiras, não era para quem não usa, não era para todos os tugas…
mas ler tudo dá trabalho eu sei, mas não tenho culpa de não poder editar o comentário.
Tens links para os estudos, agora fiquei curioso.
Não me quero meter ao barulho e só digo isto: de todas as formações de bem estar ao computador que já dei ninguém conhece/utiliza/quer utilizar essas almofadas e muitos dizem “não da jeito” ou “é feio” ou “isso é só marketing” ou até “que paneleirice…”. Mas isto é só a minha experiência, nada mais…
pronto. era o que estava a dizer, não devia ter usado o parolo talvez, para não me caírem em cima.
eu sei bem o que ouvi… “tapete com almofada? que paneleirice”, “isso é para gaja”… etc
Se for cor de rosa com fotos da família… É cena de gaja 😉
Á parte disso o Frigo deu a sua opinião. É respeitar, mesmo que eu não concorde 🙂
RAW RAW RAW
Fight the POWER!
Isso é verdade sim senhor… há uns tempos senti uns espasmos provenientes do pulso e comprei um rato maior (tinha aqueles pequenos que vêm com o portatil) e um tapete com almofada. Maravilha! Recomendo! A minha próxima compra é uma almofada para o teclado mas não é fácil encontrar isso nas lojas… pelo menos na Fnac e Worten em Leiria não é fácil… e tenho medo de mandar vir pela net sem ver bem como é o material…
para o teclado ainda não comprei, falha minha :S
um colega meu tem uma pequena, separada do tapete, aquilo também serve para o teclado, pelo menos ele use. Mas ainda não testei.
Eu ja encontrei no ebay e são +-10€ já com portes… mas não sei se é demasiado alta se não, se realmente é gel ou se é esponja…
Concordo. e sublinho!Mas para quem não conseguiu entender bem, eu faço o desenho: o povo tuga parolo são aqueles gajos que olham para outro gajo com um tapete desses, e começam a rir-se feitos parolos e a mandar bocas. Em resumo:
Parolo tuga: Gajo português, que vive a vida a gozar e a mandar bitaites aos outros portugueses que tentam viver a vida da maneira mais correcta/educada/civilizada.
portanto, não sei quem é mais parolo nestes comentários todos…se foi o Frigo que criticou e com razão uma percentagem de tugas(os parolos), ou se foram os outros todos que lhe caíram em cima com críticas (que ainda nem as entendi bem).
Nada melhor que dizer mal só por dizer. Chama-se verborreia. Eu também não acho esta ferramenta especialmente útil, mas porquê partir logo para a intolerância infundada? Enfim… é o que temos!
E um bocadinho de calma, pessoal?!? Eu, enquanto “povo tuga”, não me considero “parolo”. E não uso tapete para o rato!!!
A aplicação é interessante, mas não me parece que a venha a utilizar. Parece-me que a uma certa altura perdemos um bocado o controlo daquilo que estamos a fazer! Como vocês! Isto é um fórum sobre tecnologia que leio várias vezes por dia. Não é um pantanal para andarmos a chafurdar…
eu tb não me considero parolo, e sou tuga. Eu quando referi parolos era os que acham amaricado, não são os que não usam.
Tenho tapete com almofada em gel. Muito bom e recomendo. Muitos utilizadores desconhecem o objectivo destas almofadas e por isso não utilizam. Não significa que sejam parolos.
Já uso há vários anos, tanto no rato como no teclado, no rato tenho uma almofada de liquido (gel?) da Case Logic, não me lembro onde comprei, mas tenho ideia que esta já foi em Portugal, a primeira que adquiri lembro-me perfeitamente que foi nos States, por cá esses “gadgets” ainda não andavam, para o teclado é uma “régua” de silicone, esta comprada no Media Market passo a publicidade.
Relativamente a bocas ou afins…deixa-los rir…porque quem ri por ultimo…
Não tenho nada contra tapetes com almofada e até acho que ajuda muita gente, mas por exemplo para gaming esses tapetes nao oferecem muita liberdade de movimento.
@Gilberto Pereira e outros
quando referi parolos era os que criticavam o uso com argumentos estúpidos, não era por não usarem!
Se não fui explicito, peço desculpa, mas não posso editar o comentário…
és tuga e dos chatos !!! da-se
“off-topic” ou nem por isso.
Malditas segundas-feiras
lol, uma boa semana para todos
Ahah! Bem observado! 😀
Um bom rato é um bom investimento. Os mini-ratos são o pior inimigo dos tendões 🙂
Eu também uso tapete com almofada.
@ Frigo: não tenhas medo de chamar os bois pelos nomes. Somos mesmo um país de parolos. É claro que não somos os únicos parolos no mundo, mas lá que o somos é uma verdade.
“@ Frigo: não tenhas medo de chamar os bois pelos nomes. Somos mesmo um país de parolos.”
É verdade. E só de exalta com esse comentário quem enfia a carapuça.
Ora nem mais…
para pessoas com deficiencia fisica é muito bom
Boas,
Vi por aqui criticas de todos os níveis, mas esquecem sempre os factores, cada um tem as suas preferencias.
Por exemplo, ratos pequenos, sem duvida um problema para os tendões, mas também reduzem a área percorrida. Então a repetição é maior ou menor?
Os tapetes almofadados, esponja quase não tem efeito, gel o ideal, resolve parte dos problemas cria novos. Positivo ou negativo?
Sinceramente, não há um padrão definido, nem há parolos nem parolas por usar A ou B, simplesmente há um leque de escolhas para ajudar a conciliar as necessidades de cada um.
Quem passa pouco tempo no computador pouco quer saber, quem usa muito portáteis muito deveria se preocupar, porque no meio disto tudo o touchpad é o pior.
Deixando o tema mais actual, o que acham que os touchscreen são? piores ou melhores? Sim, estes reduzem a área de navegação a níveis descomunais mas em contra partida não há almofadas, não há clique o que obriga a trabalhar com tudo da mão e pulso.
A variedade de respostas é tanta que nem vale o tempo de debate. Cada um deve esforçar-se em melhorar as suas condições de trabalho. O pplware usou o programa como solução, mas se não estou enganado o principal intuito foi de alertar quem estes pequenos acessórios trazem problemas mas no entanto há soluções para todos gostos.
Resta-me despedir me aos parolos aos cientistas aos críticos… a comunidade do pplware.
Desculpem qualquer coisinha 😀 😀 😀
Cumps
Os ratos pequenos reduzem a área percorrida?
Estou a usar um (óptico) e não consigo perceber porquê…
Penso que a distância que o deslocas não depende do tamanho, uma vez que é o centro que interessa…
Hora vejamos, numa área limitada provavelmente iras levantar o rato para continuar.Alem do mais a área circundante ao centro é menor, logo percorre menos.
Embora seja possível ajustar a sensibilidade do sensor são diferenças, pois nem toda gente compra ratos de 3200dpi para ajustar a 100%. Os mais comuns são de 91dpi e por vezes têm variações bruscas.
Existem demasiadas questões que podem ou não melhorar o desempenho do equipamento, desde drivers a própria capacidade do hardware.
E alguém já testou o software?
Hum, não. É um software muito parolo 😉
Pois, muito comentário mas tudo ao lado do artigo, até porque as almofadas (que dãp muito jeito, até a manga da camisa esticada para baixo do pulso alivia a quem estiver muito tempo a usar o rato) não tem nada a ver com o software em questão, que pretende prevenir a RSI *NOS DEDOS* (click no rato).
Digo pretende porque (sem experimentar) presumo que atrapalhe um bocadito a quem tenha muito que clicar…
Mas a ideia é boa…
e começarem a viver ? a quantas horas em frente ao computador corresponde um problema nos tendoes por causa do rato?
Oh miguito… há pessoas que têm que trabalhar… Eu passo, em média, 9 horas por dia em frente ao computador a trabalhar…
Oh juventude…